É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Freitas, Lucas Bueno de lattes
Orientador(a): Casagrande, Lindamir Salete lattes
Banca de defesa: Souza, Ângela Maria Freire de Lima e lattes, Tortato, Cintia de Souza Batista lattes, Casagrande, Lindamir Salete lattes, Carvalho, Marília Gomes de lattes, Kovaleski, Nadia Veronique Jourda lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4602
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as manifestações de estereótipos de gênero, baseados na cultura patriarcal, nas relações entre meninas e meninos no cotidiano das aulas de ciências do 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Pinhais – PR. Tal objetivo foi delimitado a partir de um problema: o número inferior de mulheres em profissões científicas e tecnológicas. Das diferentes abordagens possíveis para explicar tal diferença numérica, optei pela educação básica, momento em que as crianças não estão definindo seu futuro profissional, porém são os primeiros passos do processo de aprendizagem que culminarão em tal definição. A metodologia escolhida para a pesquisa foi a de abordagem qualitativa, adotando métodos de estudos etnográficos. Uma vez elegida a escola para a pesquisa foi realizada a aplicação de um questionário com as crianças para conhecer a realidade profissional de suas famílias, seus sonhos profissionais e identificar o imaginário delas sobre uma pessoa que trabalha como cientista. Após um ano de presença em sala de aula, observando o que acontecia naquele espaço, elegi quatro categorias para análise: a primeira é uma análise de como as representações de gênero são manifestadas pelas crianças; a segunda é a análise da interação dessas representações com o saber científico sob o ministério e orientação da professora; a terceira analisa a relação de gênero durante os trabalhos em grupo proposto pelas professoras de ciências, nos quais as crianças têm maior liberdade e autogestão do conhecimento; a quarta e última categoria analisou os enfrentamentos e resistências expressos pelas meninas. A tese obtida após a realização da pesquisa é de que o patriarcado interfere no processo de ensino-aprendizagem das meninas, embotando padrões e estereótipos não condizentes com o desenvolvimento do conhecimento científico.
id UTFPR-12_c776aa6a8ab9fd1be084a23a1d5074bb
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4602
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2019-12-11T21:43:51Z2019-12-11T21:43:51Z2019-10-04FREITAS, Lucas Bueno de. É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4602O objetivo deste trabalho é analisar as manifestações de estereótipos de gênero, baseados na cultura patriarcal, nas relações entre meninas e meninos no cotidiano das aulas de ciências do 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Pinhais – PR. Tal objetivo foi delimitado a partir de um problema: o número inferior de mulheres em profissões científicas e tecnológicas. Das diferentes abordagens possíveis para explicar tal diferença numérica, optei pela educação básica, momento em que as crianças não estão definindo seu futuro profissional, porém são os primeiros passos do processo de aprendizagem que culminarão em tal definição. A metodologia escolhida para a pesquisa foi a de abordagem qualitativa, adotando métodos de estudos etnográficos. Uma vez elegida a escola para a pesquisa foi realizada a aplicação de um questionário com as crianças para conhecer a realidade profissional de suas famílias, seus sonhos profissionais e identificar o imaginário delas sobre uma pessoa que trabalha como cientista. Após um ano de presença em sala de aula, observando o que acontecia naquele espaço, elegi quatro categorias para análise: a primeira é uma análise de como as representações de gênero são manifestadas pelas crianças; a segunda é a análise da interação dessas representações com o saber científico sob o ministério e orientação da professora; a terceira analisa a relação de gênero durante os trabalhos em grupo proposto pelas professoras de ciências, nos quais as crianças têm maior liberdade e autogestão do conhecimento; a quarta e última categoria analisou os enfrentamentos e resistências expressos pelas meninas. A tese obtida após a realização da pesquisa é de que o patriarcado interfere no processo de ensino-aprendizagem das meninas, embotando padrões e estereótipos não condizentes com o desenvolvimento do conhecimento científico.The aim of this paper is to analyze the manifestations of gender stereotypes, based on patriarchal culture, on the relationship between girls and boys in the daily science classes of the 4th and 5th grade of elementary school in a municipal school in Pinhais - PR. This objective was delimited from one problem: the lower number of women in scientific and technological professions. Of the different possible approaches to explaining this numerical difference, I opted for elementary school, when children are not yet defining their professional future, but are in the early stages of the learning process that will culminate in such a definition. The methodology chosen for the research was the qualitative approach, adopting methods of ethnographic studies. After choosing the school for the research, a questionnaire was conducted with the children, to know the professional reality of their families, their professional dreams and identify the children's imaginary about a person who works as a scientist. After a year of ethnography I chose four categories for analysis: the first is an analysis of how gender representations are manifested by children; the second is the analysis of the interaction of these representations with scientific knowledge under the teacher's ministry and guidance; the third analyzes this gender relationship during the group work proposed by science teachers, in which children have greater freedom and self-management of knowledge; the fourth and final category will analyze the confrontations and resistances expressed by girls. The thesis obtained after the research is that patriarchy interferes with the teaching-learning process of girls, with patterns and stereotypes that are not consistent with the development of scientific knowledge.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSociais e HumanidadesCiência - Estudo e ensinoDiscriminação de sexo contra as mulheresAntropologia educacionalIdentidade de gênero na educaçãoEstudos feministasTecnologiaScience - Study and teachingSex discrimination against womenEducational anthropologyGender identity in educationWomen's studiesTechnologyÉ que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamentalFor me you are invisible: gender relations in elementary school's science classinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCuritibaCasagrande, Lindamir Saletehttp://lattes.cnpq.br/0187104361289192Souza, Ângela Maria Freire de Lima ehttp://lattes.cnpq.br/3131920317976457Tortato, Cintia de Souza Batistahttp://lattes.cnpq.br/0225705256573236Casagrande, Lindamir Saletehttp://lattes.cnpq.br/0187104361289192Carvalho, Marília Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/5881969503611262Kovaleski, Nadia Veronique Jourdahttp://lattes.cnpq.br/7344004573418682http://lattes.cnpq.br/9264675673476606Freitas, Lucas Bueno deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGTE_D_Freitas,Lucas_Bueno_de_2019.pdfapplication/pdf1697196http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4602/1/CT_PPGTE_D_Freitas%2cLucas_Bueno_de_2019.pdf7e2d76609be5a7485522a54434699c49MD51TEXTCT_PPGTE_D_Freitas,Lucas_Bueno_de_2019.pdf.txtCT_PPGTE_D_Freitas,Lucas_Bueno_de_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain386977http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4602/2/CT_PPGTE_D_Freitas%2cLucas_Bueno_de_2019.pdf.txtd9b96833a2942a4323e50eeb390d2b22MD52THUMBNAILCT_PPGTE_D_Freitas,Lucas_Bueno_de_2019.pdf.jpgCT_PPGTE_D_Freitas,Lucas_Bueno_de_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4602/3/CT_PPGTE_D_Freitas%2cLucas_Bueno_de_2019.pdf.jpg916553692bbf3d8b7702338ee5ccd1cdMD531/46022019-12-12 04:00:47.391oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4602Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2019-12-12T06:00:47Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv For me you are invisible: gender relations in elementary school's science class
title É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental
spellingShingle É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental
Freitas, Lucas Bueno de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ciência - Estudo e ensino
Discriminação de sexo contra as mulheres
Antropologia educacional
Identidade de gênero na educação
Estudos feministas
Tecnologia
Science - Study and teaching
Sex discrimination against women
Educational anthropology
Gender identity in education
Women's studies
Technology
Sociais e Humanidades
title_short É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental
title_full É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental
title_fullStr É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental
title_full_unstemmed É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental
title_sort É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental
author Freitas, Lucas Bueno de
author_facet Freitas, Lucas Bueno de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Casagrande, Lindamir Salete
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0187104361289192
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Souza, Ângela Maria Freire de Lima e
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3131920317976457
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tortato, Cintia de Souza Batista
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0225705256573236
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Casagrande, Lindamir Salete
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0187104361289192
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Carvalho, Marília Gomes de
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5881969503611262
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Kovaleski, Nadia Veronique Jourda
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7344004573418682
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9264675673476606
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Lucas Bueno de
contributor_str_mv Casagrande, Lindamir Salete
Souza, Ângela Maria Freire de Lima e
Tortato, Cintia de Souza Batista
Casagrande, Lindamir Salete
Carvalho, Marília Gomes de
Kovaleski, Nadia Veronique Jourda
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ciência - Estudo e ensino
Discriminação de sexo contra as mulheres
Antropologia educacional
Identidade de gênero na educação
Estudos feministas
Tecnologia
Science - Study and teaching
Sex discrimination against women
Educational anthropology
Gender identity in education
Women's studies
Technology
Sociais e Humanidades
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Estudo e ensino
Discriminação de sexo contra as mulheres
Antropologia educacional
Identidade de gênero na educação
Estudos feministas
Tecnologia
Science - Study and teaching
Sex discrimination against women
Educational anthropology
Gender identity in education
Women's studies
Technology
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Sociais e Humanidades
description O objetivo deste trabalho é analisar as manifestações de estereótipos de gênero, baseados na cultura patriarcal, nas relações entre meninas e meninos no cotidiano das aulas de ciências do 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Pinhais – PR. Tal objetivo foi delimitado a partir de um problema: o número inferior de mulheres em profissões científicas e tecnológicas. Das diferentes abordagens possíveis para explicar tal diferença numérica, optei pela educação básica, momento em que as crianças não estão definindo seu futuro profissional, porém são os primeiros passos do processo de aprendizagem que culminarão em tal definição. A metodologia escolhida para a pesquisa foi a de abordagem qualitativa, adotando métodos de estudos etnográficos. Uma vez elegida a escola para a pesquisa foi realizada a aplicação de um questionário com as crianças para conhecer a realidade profissional de suas famílias, seus sonhos profissionais e identificar o imaginário delas sobre uma pessoa que trabalha como cientista. Após um ano de presença em sala de aula, observando o que acontecia naquele espaço, elegi quatro categorias para análise: a primeira é uma análise de como as representações de gênero são manifestadas pelas crianças; a segunda é a análise da interação dessas representações com o saber científico sob o ministério e orientação da professora; a terceira analisa a relação de gênero durante os trabalhos em grupo proposto pelas professoras de ciências, nos quais as crianças têm maior liberdade e autogestão do conhecimento; a quarta e última categoria analisou os enfrentamentos e resistências expressos pelas meninas. A tese obtida após a realização da pesquisa é de que o patriarcado interfere no processo de ensino-aprendizagem das meninas, embotando padrões e estereótipos não condizentes com o desenvolvimento do conhecimento científico.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-11T21:43:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-11T21:43:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Lucas Bueno de. É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4602
identifier_str_mv FREITAS, Lucas Bueno de. É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4602/1/CT_PPGTE_D_Freitas%2cLucas_Bueno_de_2019.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4602/2/CT_PPGTE_D_Freitas%2cLucas_Bueno_de_2019.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4602/3/CT_PPGTE_D_Freitas%2cLucas_Bueno_de_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e2d76609be5a7485522a54434699c49
d9b96833a2942a4323e50eeb390d2b22
916553692bbf3d8b7702338ee5ccd1cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923635946323968