Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4702 |
Resumo: | Acompanha: Atividades de modelagem matemática em livros didáticos, é possível? |
id |
UTFPR-12_d861f1e119a7955317a49a78e4e8b860 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4702 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-02-10T20:33:05Z2020-02-10T20:33:05Z2019-08-26GOIS, Victor Hugo dos Santos. Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4702Acompanha: Atividades de modelagem matemática em livros didáticos, é possível?A Modelagem Matemática enquanto alternativa pedagógica possibilita a participação ativa dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem. Além disso, há diversos trabalhos que apontam que, quando a modelagem é aliada à semiótica peirceana facilita ao professor evidenciar significados que os discentes atribuem aos objetos matemáticos e, a partir dessas percepções, traçar novas estratégias para aprendizagem dos alunos. Com isso, vemos a necessidade de tal alternativa pedagógica se tornar cada vez mais comum e conhecida por professores que atuam nos diferentes níveis de ensino. Para tal, propomos uma articulação entre modelagem e semiótica com o livro didático de matemática, que é uma importante ferramenta e muito usada por docentes em sala de aula. Pensando nas possibilidades dessas articulações, investigamos: “Que situações-problema, que tratam de funções definidas por mais de uma sentença, presentes em livros didáticos do PNLD–2018 têm potencial para serem encaminhadas enquanto atividades de Modelagem Matemática?”. Para isso, analisamos livros didáticos de matemática do Ensino Médio que foram aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. A partir das atividades analisadas, planejamos e desenvolvemos duas atividades de modelagem em uma turma de 21 alunos do Ensino Médio de um Colégio Estadual de Londrina e entrevistamos a professora regente da turma. Inspirados na Teoria Fundamentada em Dados (grounded theory) expomos os códigos que emergiram, as análises e categorias realizadas dos signos identificados no desenvolvimento das duas atividades. Com isso, pudemos inferir que a seleção de situações-problema em livros didáticos que podem ser encaminhadas como atividades de modelagem deve ser feita a partir de temas que se aproximam do cotidiano dos alunos. Além disso, o “potencial para” desenvolver essas atividades de modelagem demanda que o professor conheça seus alunos e estabeleça uma articulação com as experiências dos discentes. Por fim, indicamos as considerações finais considerando todos os aspectos da pesquisa, além da descrição do produto educacional vinculado a esta dissertação de mestrado.The Mathematical Modeling, while an pedagogic alternative, allows the active participation of the students in the learning and teaching processes. Beyond that, there are several works that appoint that when the modeling is allied to the peircean semiotics facilitate the teacher to highlight meanings that the students give to the mathematical objects and, as of these perceptions, plot new strategies to the student’s learning. With that, we see a need to such pedagogic alternative to become more and more common and known to teachers that work on the different levels of education. For such, we propose an articulation between modelling and semiotics with the mathematics textbook, which is an important tool and very used by professors in the classroom. Thinking on the possibilities of these articulations, we investigated: “What situations-problem, that deal with functions that are defined by more than one sentence, present in textbooks from PNLD-2018, have the potential to be forwarded as Mathematical Modeling activities?”. For that, we analyzed High School mathematical textbooks that were approved on the National Program for Books and Didactic Material (PNLD – Plano Nacional do Livro e do Material Didático) from 2018. Starting from the analyzed activities, we planned and developed two modeling activities on 21 high school students from a State High School from Londrina and interviewed the class regent teacher. Inspired by the Grounded Theory, we exposed the codes that emerged, the analysis and categories performed from the signs identified on the development of the two activities. With that, we were able to infer that the selection of situations-problem on textbooks that can be forwarded as modeling activities must be done from themes that are close to the students’ day-today life. Beyond that, the “potential to” develop these modeling activities demands that the teacher know his students and develop an articulation with them. Lastly, we indicate the final considerations, taking in mind all the aspects of the research, beyond the description of the educational product linked to this master’s dissertation.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsino de matemáticaMatemática - Estudo e ensinoModelos matemáticosLivros didáticosSemióticaTeoria fundamentada em dadosMathematics - Study and teachingMathematical modelsTextbooksSemioticsGrounded theoryLivro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulaçõesTextbook and mathematical modeling activities: some articulations.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaSilva, Karina Alessandra Pessoa dahttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xhttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812Silva, Karina Alessandra Pessoa dahttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812Dalto, Jader Otáviohttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661Rosa, Claudia Carreira dahttp://lattes.cnpq.br/7445744306144782http://lattes.cnpq.br/8133123369343120Gois, Victor Hugo dos Santosreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALLD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdfapplication/pdf4108203http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/1/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdfc41f85619d2fc53b7330ef0848b248f2MD51LD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdfapplication/pdf2006341http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/2/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf49b396806c68206294da12c4c8c92db8MD52TEXTLD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.txtLD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain266931http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/3/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.txta5c3cc7eb06dba3f5d4b7e55be440049MD53LD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.txtLD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.txtExtracted texttext/plain58705http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/5/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.txt2e42542d0a5d4ef937776c8d927753ebMD55THUMBNAILLD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.jpgLD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/4/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.jpg75bcfeaf6edb15809332d06a39a6cbb7MD54LD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.jpgLD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1480http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/6/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.jpg96579f396d4a71e519e3de971c60655bMD561/47022020-02-11 04:00:51.37oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4702Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-02-11T06:00:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Textbook and mathematical modeling activities: some articulations. |
title |
Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações |
spellingShingle |
Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações Gois, Victor Hugo dos Santos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Matemática - Estudo e ensino Modelos matemáticos Livros didáticos Semiótica Teoria fundamentada em dados Mathematics - Study and teaching Mathematical models Textbooks Semiotics Grounded theory Ensino de matemática |
title_short |
Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações |
title_full |
Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações |
title_fullStr |
Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações |
title_full_unstemmed |
Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações |
title_sort |
Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações |
author |
Gois, Victor Hugo dos Santos |
author_facet |
Gois, Victor Hugo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Karina Alessandra Pessoa da |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-1766-137X |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4960826662569812 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Karina Alessandra Pessoa da |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4960826662569812 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Dalto, Jader Otávio |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3499880434249661 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rosa, Claudia Carreira da |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7445744306144782 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8133123369343120 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gois, Victor Hugo dos Santos |
contributor_str_mv |
Silva, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Karina Alessandra Pessoa da Dalto, Jader Otávio Rosa, Claudia Carreira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Matemática - Estudo e ensino Modelos matemáticos Livros didáticos Semiótica Teoria fundamentada em dados Mathematics - Study and teaching Mathematical models Textbooks Semiotics Grounded theory Ensino de matemática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Modelos matemáticos Livros didáticos Semiótica Teoria fundamentada em dados Mathematics - Study and teaching Mathematical models Textbooks Semiotics Grounded theory |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de matemática |
description |
Acompanha: Atividades de modelagem matemática em livros didáticos, é possível? |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-10T20:33:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-10T20:33:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOIS, Victor Hugo dos Santos. Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4702 |
identifier_str_mv |
GOIS, Victor Hugo dos Santos. Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/1/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/2/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/3/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/5/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/4/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/6/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c41f85619d2fc53b7330ef0848b248f2 49b396806c68206294da12c4c8c92db8 a5c3cc7eb06dba3f5d4b7e55be440049 2e42542d0a5d4ef937776c8d927753eb 75bcfeaf6edb15809332d06a39a6cbb7 96579f396d4a71e519e3de971c60655b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044313532661760 |