Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Gois, Victor Hugo dos Santos lattes
Orientador(a): Silva, Karina Alessandra Pessoa da lattes
Banca de defesa: Silva, Karina Alessandra Pessoa da lattes, Dalto, Jader Otávio lattes, Rosa, Claudia Carreira da lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4702
Resumo: Acompanha: Atividades de modelagem matemática em livros didáticos, é possível?
id UTFPR-12_d861f1e119a7955317a49a78e4e8b860
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4702
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-02-10T20:33:05Z2020-02-10T20:33:05Z2019-08-26GOIS, Victor Hugo dos Santos. Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4702Acompanha: Atividades de modelagem matemática em livros didáticos, é possível?A Modelagem Matemática enquanto alternativa pedagógica possibilita a participação ativa dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem. Além disso, há diversos trabalhos que apontam que, quando a modelagem é aliada à semiótica peirceana facilita ao professor evidenciar significados que os discentes atribuem aos objetos matemáticos e, a partir dessas percepções, traçar novas estratégias para aprendizagem dos alunos. Com isso, vemos a necessidade de tal alternativa pedagógica se tornar cada vez mais comum e conhecida por professores que atuam nos diferentes níveis de ensino. Para tal, propomos uma articulação entre modelagem e semiótica com o livro didático de matemática, que é uma importante ferramenta e muito usada por docentes em sala de aula. Pensando nas possibilidades dessas articulações, investigamos: “Que situações-problema, que tratam de funções definidas por mais de uma sentença, presentes em livros didáticos do PNLD–2018 têm potencial para serem encaminhadas enquanto atividades de Modelagem Matemática?”. Para isso, analisamos livros didáticos de matemática do Ensino Médio que foram aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. A partir das atividades analisadas, planejamos e desenvolvemos duas atividades de modelagem em uma turma de 21 alunos do Ensino Médio de um Colégio Estadual de Londrina e entrevistamos a professora regente da turma. Inspirados na Teoria Fundamentada em Dados (grounded theory) expomos os códigos que emergiram, as análises e categorias realizadas dos signos identificados no desenvolvimento das duas atividades. Com isso, pudemos inferir que a seleção de situações-problema em livros didáticos que podem ser encaminhadas como atividades de modelagem deve ser feita a partir de temas que se aproximam do cotidiano dos alunos. Além disso, o “potencial para” desenvolver essas atividades de modelagem demanda que o professor conheça seus alunos e estabeleça uma articulação com as experiências dos discentes. Por fim, indicamos as considerações finais considerando todos os aspectos da pesquisa, além da descrição do produto educacional vinculado a esta dissertação de mestrado.The Mathematical Modeling, while an pedagogic alternative, allows the active participation of the students in the learning and teaching processes. Beyond that, there are several works that appoint that when the modeling is allied to the peircean semiotics facilitate the teacher to highlight meanings that the students give to the mathematical objects and, as of these perceptions, plot new strategies to the student’s learning. With that, we see a need to such pedagogic alternative to become more and more common and known to teachers that work on the different levels of education. For such, we propose an articulation between modelling and semiotics with the mathematics textbook, which is an important tool and very used by professors in the classroom. Thinking on the possibilities of these articulations, we investigated: “What situations-problem, that deal with functions that are defined by more than one sentence, present in textbooks from PNLD-2018, have the potential to be forwarded as Mathematical Modeling activities?”. For that, we analyzed High School mathematical textbooks that were approved on the National Program for Books and Didactic Material (PNLD – Plano Nacional do Livro e do Material Didático) from 2018. Starting from the analyzed activities, we planned and developed two modeling activities on 21 high school students from a State High School from Londrina and interviewed the class regent teacher. Inspired by the Grounded Theory, we exposed the codes that emerged, the analysis and categories performed from the signs identified on the development of the two activities. With that, we were able to infer that the selection of situations-problem on textbooks that can be forwarded as modeling activities must be done from themes that are close to the students’ day-today life. Beyond that, the “potential to” develop these modeling activities demands that the teacher know his students and develop an articulation with them. Lastly, we indicate the final considerations, taking in mind all the aspects of the research, beyond the description of the educational product linked to this master’s dissertation.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsino de matemáticaMatemática - Estudo e ensinoModelos matemáticosLivros didáticosSemióticaTeoria fundamentada em dadosMathematics - Study and teachingMathematical modelsTextbooksSemioticsGrounded theoryLivro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulaçõesTextbook and mathematical modeling activities: some articulations.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaSilva, Karina Alessandra Pessoa dahttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xhttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812Silva, Karina Alessandra Pessoa dahttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812Dalto, Jader Otáviohttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661Rosa, Claudia Carreira dahttp://lattes.cnpq.br/7445744306144782http://lattes.cnpq.br/8133123369343120Gois, Victor Hugo dos Santosreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALLD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdfapplication/pdf4108203http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/1/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdfc41f85619d2fc53b7330ef0848b248f2MD51LD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdfapplication/pdf2006341http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/2/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf49b396806c68206294da12c4c8c92db8MD52TEXTLD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.txtLD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain266931http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/3/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.txta5c3cc7eb06dba3f5d4b7e55be440049MD53LD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.txtLD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.txtExtracted texttext/plain58705http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/5/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.txt2e42542d0a5d4ef937776c8d927753ebMD55THUMBNAILLD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.jpgLD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/4/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.jpg75bcfeaf6edb15809332d06a39a6cbb7MD54LD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.jpgLD_PPGMAT_M_Gois,_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1480http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/6/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.jpg96579f396d4a71e519e3de971c60655bMD561/47022020-02-11 04:00:51.37oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4702Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-02-11T06:00:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Textbook and mathematical modeling activities: some articulations.
title Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
spellingShingle Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
Gois, Victor Hugo dos Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Livros didáticos
Semiótica
Teoria fundamentada em dados
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
Textbooks
Semiotics
Grounded theory
Ensino de matemática
title_short Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
title_full Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
title_fullStr Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
title_full_unstemmed Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
title_sort Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
author Gois, Victor Hugo dos Santos
author_facet Gois, Victor Hugo dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1766-137X
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4960826662569812
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4960826662569812
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dalto, Jader Otávio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3499880434249661
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rosa, Claudia Carreira da
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7445744306144782
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8133123369343120
dc.contributor.author.fl_str_mv Gois, Victor Hugo dos Santos
contributor_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Dalto, Jader Otávio
Rosa, Claudia Carreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Livros didáticos
Semiótica
Teoria fundamentada em dados
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
Textbooks
Semiotics
Grounded theory
Ensino de matemática
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Livros didáticos
Semiótica
Teoria fundamentada em dados
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
Textbooks
Semiotics
Grounded theory
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino de matemática
description Acompanha: Atividades de modelagem matemática em livros didáticos, é possível?
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-10T20:33:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-10T20:33:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOIS, Victor Hugo dos Santos. Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4702
identifier_str_mv GOIS, Victor Hugo dos Santos. Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/1/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/2/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/3/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/5/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/4/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4702/6/LD_PPGMAT_M_Gois%2c_Victor_Hugo_dos_Santos_2019_1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c41f85619d2fc53b7330ef0848b248f2
49b396806c68206294da12c4c8c92db8
a5c3cc7eb06dba3f5d4b7e55be440049
2e42542d0a5d4ef937776c8d927753eb
75bcfeaf6edb15809332d06a39a6cbb7
96579f396d4a71e519e3de971c60655b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044313532661760