Veja o verde: website como ferramenta em saídas de campo de botânica nas praças do município de Ponta Grossa, PR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ribeiro, Beatriz lattes
Orientador(a): Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter lattes
Banca de defesa: Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter lattes, Miquelin, Awdry Feisser lattes, Bertoni, Danislei lattes, Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de lattes, Carvalho, Silvia Meri lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31206
Resumo: Acompanha produção técnica: Veja o Verde
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spelling 2023-04-25T13:53:19Z2023-04-25T13:53:19Z2023-02-28RIBEIRO, Beatriz. Veja o verde: website como ferramenta em saídas de campo de botânica nas praças do município de Ponta Grossa, PR. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31206Acompanha produção técnica: Veja o VerdeApesar de serem essenciais para a manutenção da vida no planeta, as plantas muitas vezes são pouco notadas pelos seres humanos, sendo ignoradas a sua grande diversidade e importância. A essa falta de capacidade de perceber as plantas em seu ambiente se dá o nome de cegueira botânica. A educação é uma importante ferramenta para sanar esse problema, mas para que seja efetiva é necessário que ocorram mudanças nos métodos tradicionais de ensino, explorando diferentes recursos didáticos para que a aprendizagem se torne mais dinâmica e instigante. A saída de campo é um método amplamente utilizado, conectando o aluno com o exterior da sala de aula, podendo interagir com o ambiente com todos os seus sentidos e contextualizar o que aprendeu na escola. Para que a saída de campo tenha seu potencial aproveitado ao máximo, é preciso que haja objetivos claros para sua realização e que seja feito um bom planejamento. As praças apresentam-se como locais acessíveis e com grande potencial didático muitas vezes ignorado pelos educadores. As tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem ser importantes aliadas no momento da saída de campo, facilitando a obtenção de informações, registro de dados, áudio e vídeo, enriquecendo a interação com o ambiente. Tendo em vista o potencial da utilização das praças para o ensino de botânica e a utilização cada vez maior das TIC no nosso cotidiano, buscou-se desenvolver uma aplicação web que pudesse servir de ferramenta na realização de saídas de campo em praças da cidade de Ponta Grossa, trazendo informações sobre como utilizá-las como espaço de ensino e também listando e descrevendo as espécies arbóreas presentes nessas áreas. O site Veja o Verde pretende facilitar o desenvolvimento de atividades de saída de campo, estando disponível para download listas de QR-codes que podem ser impressas e fixadas próximo às árvores das praças da cidade, ou acessadas diretamente através do site. Para a validação do produto educacional criado foram realizadas três aulas em uma turma do terceiro ano do ensino médio, sendo uma delas atividade de campo realizada em uma praça. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram dois questionários, um pré e outro pós-aulas, além de anotações realizadas pela pesquisadora. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos não possuíam muitos conhecimentos sobre as praças da cidade, mas que tinham boa noção dos conceitos de arborização urbana e espécie nativa e exótica. A atividade de campo com o uso do site possibilitou a construção de novos conhecimentos em relação às praças e à diversidade ali presente. Além disso, percebeu-se uma mudança de atitude por parte dos alunos que, antes desinteressados pelo assunto, mostraram-se motivados durante e após a atividade de campo. Assim, concluiu-se que o site foi útil na obtenção de novos conhecimentos e auxiliou na superação da cegueira botânica.Despite being essential for the maintenance of life on the planet, plants are often little noticed by humans, their great diversity and importance being ignored. This lack of ability to perceive plants in their environment is called plant blindness. Education is an important tool to solve this problem, but for it to be effective, changes in traditional teaching methods must occur, exploring different didactic resources so that learning becomes more dynamic and exciting. The field trip is a widely used method, connecting the student with the outside of the classroom, being able to interact with the environment with all his senses and contextualizing what was learned at school. For the field trip to have its full potential, it is necessary that there are clear objectives for its realization and that good planning is carried out. Public squares are accessible places with great didactic potential often ignored by educators. Information and communication technologies (ICT) can be important allies on field trips, facilitating the acquisition of information, data, audio and vídeo recording, enriching the interaction with the environment. Considering the potential of the use of squares for teaching botany and the increasing use of ICT in our daily lives, we sought to develop a web application that could serve as a tool in carrying out field trips in squares in the city of Ponta Grossa, bringing information on how to use them as a teaching space and also listing and describing the tree species present in these areas. The Veja o Verde website aims to facilitate the development of field trip activities, with lists of QR-codes available for download that can be printed and fixed on trees in the city's squares, or accessed directly through the website. For the validation of the educational product created, three classes were held in a third-year High School class, one of which was a field activity in a public square. The instruments used for data collection were two questionnaires, one before and one after the classes, in addition to notes taken by the researcher. The results obtained showed that the students did not have much knowledge about the city squares, but that they had a good idea of the concepts of urban afforestation and native and exotic species. The field activity with the use of the site enabled the construction of new knowledge in relation to the squares and the diversity present there. In addition, a change in attitude was noticed on the part of the students who, previously uninterested in the subject, were motivated during and after the field activity. Thus, it was concluded that the site was useful in obtaining new knowledge and helped to overcome plant blindness.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e TecnologiaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASEngenharia/Tecnologia/GestãoCegueiraBotânicaPraçasBiologia - Estudo e ensinoSites da WebTecnologia da informaçãoBlindnessBotanyPlazasBiology - Study and teachingWeb sitesInformation technologyVeja o verde: website como ferramenta em saídas de campo de botânica nas praças do município de Ponta Grossa, PRVeja o verde: website as a tool in botany field trips in the squares of the city of Ponta Grossa, PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaAntiqueira, Lia Maris Orth Ritterhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751http://lattes.cnpq.br/6914975623530073Bertoni, Danisleihttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960http://lattes.cnpq.br/5266519228515641Antiqueira, Lia Maris Orth Ritterhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751http://lattes.cnpq.br/6914975623530073Miquelin, Awdry Feisserhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780http://lattes.cnpq.br/9516464037261848Bertoni, Danisleihttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960http://lattes.cnpq.br/5266519228515641Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila dehttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159http://lattes.cnpq.br/0394414374162107Carvalho, Silvia Merihttps://orcid.org/0000-0002-3383-8032http://lattes.cnpq.br/3368714591020713http://lattes.cnpq.br/9477785884941663http://lattes.cnpq.br/9477785884941663Ribeiro, Beatrizreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALsitesaidacampobotanica.pdfapplication/pdf3038257http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31206/1/sitesaidacampobotanica.pdf6f39ad863873d95fa5079f38070d7965MD51educacionalvejaverde_produto.pdfapplication/pdf94512http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31206/2/educacionalvejaverde_produto.pdf5f40dc6ced08656743fc85a8cd5267acMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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