O impacto das “Cinco Disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa: o caso de uma rede de lojas do setor comercial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Eyng, Ivanilde Scussiatto lattes
Orientador(a): Reis, Dálcio Roberto dos lattes
Banca de defesa: Reis, Dálcio Roberto dos, Silva, Helena de Fátima Nunes, Carvalho, Hélio Gomes de, Lima, Isaura Alberton de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3497
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral verificar qual o impacto das “cinco disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa em estudo, o caso rede de Lojas do Setor Comercial nos Estados do Paraná e São Paulo. Como objetivos específicos visou diagnosticar a existência dos cinco princípios de Senge no universo das empresas pesquisadas. Identificar as lojas da rede de empresas em dois grupos: as “mais” e as “menos” competitivas, de acordo com o resultado líquido e, verificar se existe correlação entre a existência das cinco disciplinas e a competitividade na rede de lojas da empresa pesquisada. Num primeiro momento este estudo teve como perspectiva o resumo da obra de Peter Senge, A Quinta Disciplina - Arte e Prática da Organização que Aprende, sendo esta a principal referência bibliográfica. Posteriormente, foram consultadas outras literaturas para um melhor embasamento, reflexão sobre o tema e para a validação do questionário. Num segundo momento, foi realizado o estudo de caso na rede de Lojas, com 118 respondentes ao questionário, sendo estes o gerente e o encarregado de cada uma das 59 lojas em questão. A pesquisa foi classificada como aplicada, quanto ao problema de pesquisa, quantitativa. O método utilizado foi o dedutivo, sendo que para o levantamento dos dados foi utilizado o questionário, o qual mostrou-se consistente para avaliar e existência dos princípios de Senge, pois foi previamente testado e ajustado para essa finalidade. O resultado da pesquisa com os gerentes e encarregados sugere a existência de um ambiente propício e aberto às práticas de aprendizagem, isto é, os respondentes praticam as disciplinas de Peter Senge, ainda que não de forma explícita, pelo próprio desconhecimento das disciplinas. Porém, no que se refere aos impactos, através dos resultados observou-se que as disciplinas de Peter Senge para esta pesquisa não impactam na competitividade de cada uma das lojas da rede pesquisada. Os resultados evidenciam similaridades, tanto nas lojas classificadas como mais competitivas, quanto naquelas menos competitivas. Diante dos resultados obtidos, a hipótese: “A existência dos cinco princípios de Senge no perfil dos líderes tem influência na competitividade da empresa” não foi confirmada para o grupo pesquisado.
id UTFPR-12_e817e05e601858ba730797e607c85114
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/3497
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2018-10-05T16:16:38Z5000-01-012018-10-05T16:16:38Z2006-05-12EYNG, Ivanilde Scussiatto. O impacto das “Cinco Disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa: o caso de uma rede de lojas do setor comercial. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2006.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3497O presente estudo teve como objetivo geral verificar qual o impacto das “cinco disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa em estudo, o caso rede de Lojas do Setor Comercial nos Estados do Paraná e São Paulo. Como objetivos específicos visou diagnosticar a existência dos cinco princípios de Senge no universo das empresas pesquisadas. Identificar as lojas da rede de empresas em dois grupos: as “mais” e as “menos” competitivas, de acordo com o resultado líquido e, verificar se existe correlação entre a existência das cinco disciplinas e a competitividade na rede de lojas da empresa pesquisada. Num primeiro momento este estudo teve como perspectiva o resumo da obra de Peter Senge, A Quinta Disciplina - Arte e Prática da Organização que Aprende, sendo esta a principal referência bibliográfica. Posteriormente, foram consultadas outras literaturas para um melhor embasamento, reflexão sobre o tema e para a validação do questionário. Num segundo momento, foi realizado o estudo de caso na rede de Lojas, com 118 respondentes ao questionário, sendo estes o gerente e o encarregado de cada uma das 59 lojas em questão. A pesquisa foi classificada como aplicada, quanto ao problema de pesquisa, quantitativa. O método utilizado foi o dedutivo, sendo que para o levantamento dos dados foi utilizado o questionário, o qual mostrou-se consistente para avaliar e existência dos princípios de Senge, pois foi previamente testado e ajustado para essa finalidade. O resultado da pesquisa com os gerentes e encarregados sugere a existência de um ambiente propício e aberto às práticas de aprendizagem, isto é, os respondentes praticam as disciplinas de Peter Senge, ainda que não de forma explícita, pelo próprio desconhecimento das disciplinas. Porém, no que se refere aos impactos, através dos resultados observou-se que as disciplinas de Peter Senge para esta pesquisa não impactam na competitividade de cada uma das lojas da rede pesquisada. Os resultados evidenciam similaridades, tanto nas lojas classificadas como mais competitivas, quanto naquelas menos competitivas. Diante dos resultados obtidos, a hipótese: “A existência dos cinco princípios de Senge no perfil dos líderes tem influência na competitividade da empresa” não foi confirmada para o grupo pesquisado.The general objective of this work was to analyze the impact of Peter Senge's “Five Disciplines” in the net profits of a store network in Paraná and São Paulo. The specific objectives were: to diagnose the existence of the five principles in the universe of the researched companies; to verify and to analyze which branch is more competitive and check if there is a relation between five disciplines existence and the profits of the researched companies. Firstly, this work aimed a summary of Peter Senge's work “The Fifth Discipline - Art and Practice of a Learning Organization”, that it is the main bibliographical reference. Later, other literatures were consulted for better basis and reflection on the theme, and for the validation of the question form. Then, it was done a case study at the store network, with a universe of 118 researched workers, the manager and the responsible for each one of the 59 branches. Due to dealt problem, research was classified as applied qualitative; the methodology was deductive and for data survey was used a question form, tested and adjusted for this aim. Results suggests the existence of a good and open environment for learning practices; It was observed that the managers and responsible ones practice the Peter Senge´s disciplines, although not explicitly. However, considering impacts, from the results it was observed that, for this research, Peter Senge´s disciplines do not influence the competitiveness in a whole. From the results the hypothesis that “The existence of Senge´s five principles in leaders profile has influence on the net profits of the company” was not confirmed for the researched group.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEngenharia de ProduçãoLiderançaAprendizagemEficiência organizacionalComércioSenge, Peter M.LeadershipLearningOrganizational effectivenessCommerceO impacto das “Cinco Disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa: o caso de uma rede de lojas do setor comercialThe impact of Peter Senge's "Five Disciplines" on the company's competitiveness: the case of a network of stores in the commercial sectorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaReis, Dálcio Roberto doshttp://lattes.cnpq.br/9826052685467633Reis, Dálcio Roberto dosSilva, Helena de Fátima NunesCarvalho, Hélio Gomes deLima, Isaura Alberton dehttp://lattes.cnpq.br/2850299158318223Eyng, Ivanilde Scussiattoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_PPGEP_M_Eyng, Ivanilde Scussiatto_2006.pdfPG_PPGEP_M_Eyng, Ivanilde Scussiatto_2006.pdfapplication/pdf1172249http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3497/1/PG_PPGEP_M_Eyng%2c%20Ivanilde%20Scussiatto_2006.pdfaca521885f018234a70fe5a7eb410f98MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3497/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_PPGEP_M_Eyng, Ivanilde Scussiatto_2006.pdf.txtPG_PPGEP_M_Eyng, Ivanilde Scussiatto_2006.pdf.txtExtracted texttext/plain248307http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3497/3/PG_PPGEP_M_Eyng%2c%20Ivanilde%20Scussiatto_2006.pdf.txtaaa003d4728d59a790dfa515e0187f75MD53THUMBNAILPG_PPGEP_M_Eyng, Ivanilde Scussiatto_2006.pdf.jpgPG_PPGEP_M_Eyng, Ivanilde Scussiatto_2006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1503http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3497/4/PG_PPGEP_M_Eyng%2c%20Ivanilde%20Scussiatto_2006.pdf.jpg55adc651c19fa8a6a426daac2f290050MD541/34972018-10-06 03:01:16.835oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2018-10-06T06:01:16Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto das “Cinco Disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa: o caso de uma rede de lojas do setor comercial
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The impact of Peter Senge's "Five Disciplines" on the company's competitiveness: the case of a network of stores in the commercial sector
title O impacto das “Cinco Disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa: o caso de uma rede de lojas do setor comercial
spellingShingle O impacto das “Cinco Disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa: o caso de uma rede de lojas do setor comercial
Eyng, Ivanilde Scussiatto
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Liderança
Aprendizagem
Eficiência organizacional
Comércio
Senge, Peter M.
Leadership
Learning
Organizational effectiveness
Commerce
Engenharia de Produção
title_short O impacto das “Cinco Disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa: o caso de uma rede de lojas do setor comercial
title_full O impacto das “Cinco Disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa: o caso de uma rede de lojas do setor comercial
title_fullStr O impacto das “Cinco Disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa: o caso de uma rede de lojas do setor comercial
title_full_unstemmed O impacto das “Cinco Disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa: o caso de uma rede de lojas do setor comercial
title_sort O impacto das “Cinco Disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa: o caso de uma rede de lojas do setor comercial
author Eyng, Ivanilde Scussiatto
author_facet Eyng, Ivanilde Scussiatto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis, Dálcio Roberto dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9826052685467633
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Reis, Dálcio Roberto dos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Helena de Fátima Nunes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carvalho, Hélio Gomes de
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Lima, Isaura Alberton de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2850299158318223
dc.contributor.author.fl_str_mv Eyng, Ivanilde Scussiatto
contributor_str_mv Reis, Dálcio Roberto dos
Reis, Dálcio Roberto dos
Silva, Helena de Fátima Nunes
Carvalho, Hélio Gomes de
Lima, Isaura Alberton de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Liderança
Aprendizagem
Eficiência organizacional
Comércio
Senge, Peter M.
Leadership
Learning
Organizational effectiveness
Commerce
Engenharia de Produção
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Aprendizagem
Eficiência organizacional
Comércio
Senge, Peter M.
Leadership
Learning
Organizational effectiveness
Commerce
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de Produção
description O presente estudo teve como objetivo geral verificar qual o impacto das “cinco disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa em estudo, o caso rede de Lojas do Setor Comercial nos Estados do Paraná e São Paulo. Como objetivos específicos visou diagnosticar a existência dos cinco princípios de Senge no universo das empresas pesquisadas. Identificar as lojas da rede de empresas em dois grupos: as “mais” e as “menos” competitivas, de acordo com o resultado líquido e, verificar se existe correlação entre a existência das cinco disciplinas e a competitividade na rede de lojas da empresa pesquisada. Num primeiro momento este estudo teve como perspectiva o resumo da obra de Peter Senge, A Quinta Disciplina - Arte e Prática da Organização que Aprende, sendo esta a principal referência bibliográfica. Posteriormente, foram consultadas outras literaturas para um melhor embasamento, reflexão sobre o tema e para a validação do questionário. Num segundo momento, foi realizado o estudo de caso na rede de Lojas, com 118 respondentes ao questionário, sendo estes o gerente e o encarregado de cada uma das 59 lojas em questão. A pesquisa foi classificada como aplicada, quanto ao problema de pesquisa, quantitativa. O método utilizado foi o dedutivo, sendo que para o levantamento dos dados foi utilizado o questionário, o qual mostrou-se consistente para avaliar e existência dos princípios de Senge, pois foi previamente testado e ajustado para essa finalidade. O resultado da pesquisa com os gerentes e encarregados sugere a existência de um ambiente propício e aberto às práticas de aprendizagem, isto é, os respondentes praticam as disciplinas de Peter Senge, ainda que não de forma explícita, pelo próprio desconhecimento das disciplinas. Porém, no que se refere aos impactos, através dos resultados observou-se que as disciplinas de Peter Senge para esta pesquisa não impactam na competitividade de cada uma das lojas da rede pesquisada. Os resultados evidenciam similaridades, tanto nas lojas classificadas como mais competitivas, quanto naquelas menos competitivas. Diante dos resultados obtidos, a hipótese: “A existência dos cinco princípios de Senge no perfil dos líderes tem influência na competitividade da empresa” não foi confirmada para o grupo pesquisado.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-05T16:16:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-05T16:16:38Z
5000-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv EYNG, Ivanilde Scussiatto. O impacto das “Cinco Disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa: o caso de uma rede de lojas do setor comercial. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3497
identifier_str_mv EYNG, Ivanilde Scussiatto. O impacto das “Cinco Disciplinas” de Peter Senge na competitividade da empresa: o caso de uma rede de lojas do setor comercial. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2006.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3497/1/PG_PPGEP_M_Eyng%2c%20Ivanilde%20Scussiatto_2006.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3497/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3497/3/PG_PPGEP_M_Eyng%2c%20Ivanilde%20Scussiatto_2006.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3497/4/PG_PPGEP_M_Eyng%2c%20Ivanilde%20Scussiatto_2006.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aca521885f018234a70fe5a7eb410f98
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
aaa003d4728d59a790dfa515e0187f75
55adc651c19fa8a6a426daac2f290050
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044353916469248