Sistema de avaliação de capacidade dinâmica do membro inferior
Ano de defesa: | 2020 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Instituição de defesa: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba |
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Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5202 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma proposta de equipamento biomédico capaz de submeter sujeitos a movimentos similares aos de frenagem de automóveis e adquirir informações como o tempo de resposta e o esforço realizado por membros inferiores de pacientes. Especialmente após reabilitação de lesão do joelho, a avaliação destes parâmetros pode ser utilizada para o acompanhamento de sua recuperação. Este projeto de pesquisa procura colaborar com a formação de um protocolo que identifique se o paciente está apto a dirigir e realizar frenagens com segurança ou até ser liberado para práticas esportivas após tratamento de lesões no joelho direito. A escolha de frenagem se dá porque é uma atividade que pode evitar acidentes onde, além de novas lesões ao condutor, outras pessoas poderiam ser vitimadas. Desenvolveu-se um equipamento semelhante a um cockpit de um automóvel, dotado de sensores para detectar algumas características do movimento e de indicadores visuais, utilizados para estimular o usuário a realizar a frenagem de emergência simulada. O esforço mecânico realizado pelo usuário é aplicado ao pedal, acoplado a um sistema mecânico e conectado a uma célula de carga. O sinal elétrico é então amplificado e adquirido por um sistema microcontrolado. A partir dos dados adquiridos, diagramas de força pelo tempo podem ser apresentados. Chegou-se a resultados satisfatórios e compatíveis com os gerados em frenagens reais, indicando a possibilidade da utilização do sistema proposto para a verificação de esforço de frenagem. |
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2020-09-25T21:08:46Z2020-09-25T21:08:46Z2020-02-28SCHNEIDER, Paulo Sérgio. Sistema de avaliação de capacidade dinâmica do membro inferior. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5202O presente trabalho apresenta uma proposta de equipamento biomédico capaz de submeter sujeitos a movimentos similares aos de frenagem de automóveis e adquirir informações como o tempo de resposta e o esforço realizado por membros inferiores de pacientes. Especialmente após reabilitação de lesão do joelho, a avaliação destes parâmetros pode ser utilizada para o acompanhamento de sua recuperação. Este projeto de pesquisa procura colaborar com a formação de um protocolo que identifique se o paciente está apto a dirigir e realizar frenagens com segurança ou até ser liberado para práticas esportivas após tratamento de lesões no joelho direito. A escolha de frenagem se dá porque é uma atividade que pode evitar acidentes onde, além de novas lesões ao condutor, outras pessoas poderiam ser vitimadas. Desenvolveu-se um equipamento semelhante a um cockpit de um automóvel, dotado de sensores para detectar algumas características do movimento e de indicadores visuais, utilizados para estimular o usuário a realizar a frenagem de emergência simulada. O esforço mecânico realizado pelo usuário é aplicado ao pedal, acoplado a um sistema mecânico e conectado a uma célula de carga. O sinal elétrico é então amplificado e adquirido por um sistema microcontrolado. A partir dos dados adquiridos, diagramas de força pelo tempo podem ser apresentados. Chegou-se a resultados satisfatórios e compatíveis com os gerados em frenagens reais, indicando a possibilidade da utilização do sistema proposto para a verificação de esforço de frenagem.The present work presents a proposal of a biomedical equipment capable of expose subjects to movements similar to car braking and acquiring information such as the response time and the effort made by lower limbs of patients. Especially after rehabilitation of knee injuries, the evaluation of these parameters can be used to monitor their recovery. This research project aims to collaborate with the formation of a protocol that identifies whether the patient is able to safely drive and brake or even be released for sport activities after treatment of injuries to the right knee. The choice of braking movement is given because it is an activity that can prevent accidents where, in addition to new injuries to the driver, other people could be victimized. An equipment similar to a car cockpit has been developed. It has been equipped with sensors to detect some movement characteristics and visual indicators, used to stimulate the user to perform a simulated emergency braking. The mechanical effort made by the user is applied to a pedal, coupled to a mechanical system and connected to a load cell. The electrical signal is then amplified and acquired by a microcontrolled system. From the acquired data, time force diagrams can be presented. Satisfactory results compatible with those generated in real braking have been obtained, indicating the possibility of using the proposed system to check the braking effort.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia BiomédicaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICAEngenharia BiomédicaJoelhos - TratamentoPernas - MovimentosLigamentos (Anatomia)Dispositivos de treinamento simuladoJoelhos - Simulação por computadorKnee - TreatmentLeg - MovementsLigamentsSynthetic training devicesKnee - Computer simulationSistema de avaliação de capacidade dinâmica do membro inferiorEvaluation system of dynamic capacity of the lower limbinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaSchneider, Fábio Kurthttp://lattes.cnpq.br/1463591813823167Hara, Marcos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8070220022292930Matsumi, Carlos Toshiyukihttp://lattes.cnpq.br/9474467477858864Dias Junior, Eltonhttps://orcid.org/0000-0001-8392-7933http://lattes.cnpq.br/8408587485005149Hara, Marcos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8070220022292930https://orcid.org/0000-0003-2991-153Xhttp://lattes.cnpq.br/8815670505471966Schneider, Paulo Sérgioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALcapacidadedinamicamembroinferior.pdfapplication/pdf4906233http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5202/1/capacidadedinamicamembroinferior.pdfed424f6585363d92eb074c301a5ea34cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5202/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTcapacidadedinamicamembroinferior.pdf.txtcapacidadedinamicamembroinferior.pdf.txtExtracted texttext/plain127718http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5202/4/capacidadedinamicamembroinferior.pdf.txtdcb6364faf7c72d14879397157fdfb9aMD54THUMBNAILcapacidadedinamicamembroinferior.pdf.jpgcapacidadedinamicamembroinferior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5202/3/capacidadedinamicamembroinferior.pdf.jpgb8fca77d5624b979f9a888a1a96c0566MD531/52022020-10-01 03:01:06.586oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-10-01T06:01:06Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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