Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Bastos, Eduarda Remor lattes
Orientador(a): Graeml, Alexandre Reis lattes
Banca de defesa: Graeml, Alexandre Reis lattes, Damke, Elói Junior lattes, Peinado, Jurandir lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31368
Resumo: Essa dissertação de mestrado tem por objetivo compreender os relacionamentos entre cocriação e marketing de relacionamento, avaliando a forma como a cocriação é praticada por uma empresa em suas atividades de negócio. Para atingir tal objetivo a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira envolveu uma revisão sistemática de literatura, usando como base o protocolo apresentado por Kitchenham sobre o tema e foram considerados artigos acessíveis a partir das plataformas online: Scopus, Web of Science e ScienceDirect. A segunda consistiu em uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, a metodologia foi a prática de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis pelos cargos de Gerente de Produto, Desenvolvimento e Inovação, Assistente de Produto, Desenvolvimento e Inovação, Gerente de Marketing e Gerente Comercial e de Logística da empresa. A revisão de literatura apontou duas vertentes que relacionam cocriação com marketing de relacionamento: (1) cocriação como ferramenta de marketing e (2) relação de mútuo reforço entre cocriação e marketing. No estudo de caso, ficou ainda evidente que o ato de cocriar valor com o cliente gera maior proximidade e amplia a confiança entre cliente e empresa, o que proporciona fidelização.
id UTFPR-12_fb916a9aa08af064938b72f041cf49d2
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31368
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-05-09T16:25:46Z2023-05-09T16:25:46Z2023-03-27BASTOS, Eduarda Remor. Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31368Essa dissertação de mestrado tem por objetivo compreender os relacionamentos entre cocriação e marketing de relacionamento, avaliando a forma como a cocriação é praticada por uma empresa em suas atividades de negócio. Para atingir tal objetivo a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira envolveu uma revisão sistemática de literatura, usando como base o protocolo apresentado por Kitchenham sobre o tema e foram considerados artigos acessíveis a partir das plataformas online: Scopus, Web of Science e ScienceDirect. A segunda consistiu em uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, a metodologia foi a prática de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis pelos cargos de Gerente de Produto, Desenvolvimento e Inovação, Assistente de Produto, Desenvolvimento e Inovação, Gerente de Marketing e Gerente Comercial e de Logística da empresa. A revisão de literatura apontou duas vertentes que relacionam cocriação com marketing de relacionamento: (1) cocriação como ferramenta de marketing e (2) relação de mútuo reforço entre cocriação e marketing. No estudo de caso, ficou ainda evidente que o ato de cocriar valor com o cliente gera maior proximidade e amplia a confiança entre cliente e empresa, o que proporciona fidelização.This master’s dissertation aims to understand the relationships between co-creation and relationship marketing, evaluating how co-creation is practiced by a company in its business activities. To achieve this objective, the research was conducted in two stages: the first involved a systematic literature review, based on the protocol presented by Kitchenham on the topic, and accessible articles were considered from online platforms: Scopus, Web of Science, and ScienceDirect. The second stage consisted of a qualitative field research, using the methodology of semi-structured interviews with those responsible for the positions of Product Manager, Development and Innovation, Product Assistant, Development and Innovation, Marketing Manager, and Commercial and Logistics Manager of the company. The literature review pointed out two aspects that relate co-creation to relationship marketing: (1) co-creation as a marketing tool, and (2) mutual reinforcement relationship between co-creation and marketing. In the case study, it was also evident that the act of co-creating value with the customer generates greater proximity and amplifies trust between the customer and the company, which leads to loyalty.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoMarketing de relacionamentoClientes - ContatosAdministração de produtosMarketing - AdministraçãoRedes de negóciosClientes - FidelizaçãoRelationship marketingCustomer relationsProduct managementMarketing - ManagementBusiness networksCustomer loyaltyCocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteosCo-creation and relationship marketing: a study in a meat and dairy companyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaGraeml, Alexandre Reishttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055http://lattes.cnpq.br/4974122990012680Graeml, Alexandre Reishttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055http://lattes.cnpq.br/4974122990012680Damke, Elói Juniorhttps://orcid.org/0000-0003-2224-7023http://lattes.cnpq.br/2953634577751958Peinado, Jurandirhttps://orcid.org/0000-0003-4777-6984http://lattes.cnpq.br/0900135211447359https://orcid.org/0000-0001-7114-5838http://lattes.cnpq.br/4794770926422438Bastos, Eduarda Remorreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8908http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/2/license_rdf0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108MD52ORIGINALcocriacaomarketingrelacionamento.pdfapplication/pdf2046067http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/1/cocriacaomarketingrelacionamento.pdf70a0391aaeac317044014c9125d7c8f6MD51TEXTcocriacaomarketingrelacionamento.pdf.txtcocriacaomarketingrelacionamento.pdf.txtExtracted texttext/plain111257http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/4/cocriacaomarketingrelacionamento.pdf.txt5b3bdf45c3c79c3dd6368970f7497cdcMD54THUMBNAILcocriacaomarketingrelacionamento.pdf.jpgcocriacaomarketingrelacionamento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/5/cocriacaomarketingrelacionamento.pdf.jpg994adb400e99275f12f294fac78505f1MD551/313682023-05-10 03:07:46.979oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-05-10T06:07:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Co-creation and relationship marketing: a study in a meat and dairy company
title Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos
spellingShingle Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos
Bastos, Eduarda Remor
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing de relacionamento
Clientes - Contatos
Administração de produtos
Marketing - Administração
Redes de negócios
Clientes - Fidelização
Relationship marketing
Customer relations
Product management
Marketing - Management
Business networks
Customer loyalty
Administração
title_short Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos
title_full Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos
title_fullStr Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos
title_full_unstemmed Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos
title_sort Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos
author Bastos, Eduarda Remor
author_facet Bastos, Eduarda Remor
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Graeml, Alexandre Reis
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9414-1055
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4974122990012680
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Graeml, Alexandre Reis
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9414-1055
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4974122990012680
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Damke, Elói Junior
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2224-7023
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2953634577751958
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Peinado, Jurandir
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4777-6984
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0900135211447359
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7114-5838
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4794770926422438
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Eduarda Remor
contributor_str_mv Graeml, Alexandre Reis
Graeml, Alexandre Reis
Damke, Elói Junior
Peinado, Jurandir
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing de relacionamento
Clientes - Contatos
Administração de produtos
Marketing - Administração
Redes de negócios
Clientes - Fidelização
Relationship marketing
Customer relations
Product management
Marketing - Management
Business networks
Customer loyalty
Administração
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Clientes - Contatos
Administração de produtos
Marketing - Administração
Redes de negócios
Clientes - Fidelização
Relationship marketing
Customer relations
Product management
Marketing - Management
Business networks
Customer loyalty
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Administração
description Essa dissertação de mestrado tem por objetivo compreender os relacionamentos entre cocriação e marketing de relacionamento, avaliando a forma como a cocriação é praticada por uma empresa em suas atividades de negócio. Para atingir tal objetivo a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira envolveu uma revisão sistemática de literatura, usando como base o protocolo apresentado por Kitchenham sobre o tema e foram considerados artigos acessíveis a partir das plataformas online: Scopus, Web of Science e ScienceDirect. A segunda consistiu em uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, a metodologia foi a prática de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis pelos cargos de Gerente de Produto, Desenvolvimento e Inovação, Assistente de Produto, Desenvolvimento e Inovação, Gerente de Marketing e Gerente Comercial e de Logística da empresa. A revisão de literatura apontou duas vertentes que relacionam cocriação com marketing de relacionamento: (1) cocriação como ferramenta de marketing e (2) relação de mútuo reforço entre cocriação e marketing. No estudo de caso, ficou ainda evidente que o ato de cocriar valor com o cliente gera maior proximidade e amplia a confiança entre cliente e empresa, o que proporciona fidelização.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-09T16:25:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-09T16:25:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BASTOS, Eduarda Remor. Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31368
identifier_str_mv BASTOS, Eduarda Remor. Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/1/cocriacaomarketingrelacionamento.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/4/cocriacaomarketingrelacionamento.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/5/cocriacaomarketingrelacionamento.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108
70a0391aaeac317044014c9125d7c8f6
5b3bdf45c3c79c3dd6368970f7497cdc
994adb400e99275f12f294fac78505f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044331587043328