Análise da formação de atletas no voleibol brasileiro sob a perspectiva da teoria bioecológica do desenvolvimento humano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Rother, Rodrigo Lara lattes
Orientador(a): Mejia, Margarita Rosa Gaviria lattes
Banca de defesa: Mejia, Margarita Rosa Gaviria, Tiggemann, Carlos Leandro, Bossle, Fabiano, Morigi, Valdir José
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PPGAD;Ambiente e Desenvolvimento
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
CB
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10737/728
Resumo: Mesmo enfrentando um cenário adverso, o voleibol tem sido uma modalidade esportiva que obtêm sucesso não somente nos resultados conquistados no âmbito internacional, mas principalmente na formação de novos atletas e renovação das seleções nacionais. Este fenômeno é o tema da presente dissertação de mestrado, a qual objetiva analisar, sob a perspectiva da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, os fatores que determinam o surgimento e desenvolvimento das atletas que chegam a Seleção Brasileira de voleibol feminino de base. Para tanto, se fez uma revisão de literatura, uma análise teórico metodológica dos elementos analíticos da referida Teoria e entrevistas com 12 atletas da seleção feminina de base que representaram o país numa competição sulamericana, tendo seus discursos categorizados conforme os elementos subjacentes a Teoria citada. Os resultados foram discutidos com as ponderações encontradas na literatura e com as experiências que o pesquisador adquiriu ao longo de dezesseis anos atuando na área investigada. Percebeu-se nas falas das atletas que elas praticaram atividades diversificadas em sua infância tanto nos ambientes informais (como a turma de amigos da rua), quanto formais (em aulas de Educação Física e “Escolinhas Esportivas”). Estas atividades, mesmo não tendo uma organização sistematizada, proporcionaram de forma complementar o aumento do repertório motor e desenvolvimento de habilidades. Como as atletas apresentavam neste período da vida estatura superior as demais crianças da sua faixa etária e gosto por atividades competitivas, acabaram ingressando no voleibol motivadas por familiares, amigos, professores ou mesmo por iniciativa própria. A partir da evidência da sua estatura, força física e/ou habilidade específica para a prática do voleibol foram destacando-se das demais, o que chamou a atenção dos observadores da Seleção Brasileira que, somente nesta fase da formação da atleta, propõem pela primeira vez uma sistemática para avaliar e promover o ingresso na equipe nacional. Concluiu-se que, mesmo não existindo no Brasil uma sistemática de detecção, formação, seleção e promoção de talentos no esporte como o sugerido pela literatura em modelos de Treinamento de Longo Prazo (TLP), da grande quantidade de crianças que praticam voleibol que apresentam atributos pessoais significativos para a prática, a minoria as somarão a um ambiente familiar e esportivo adequado e a atividades que se complementem de alguma forma no desenvolvimento físico, psicológico, social e cognitivo da atleta. A aplicação de um modelo de TLP promoveria uma quantidade maior de talentos no esporte que possam chegar a Seleção Brasileira de voleibol de base.
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Para tanto, se fez uma revisão de literatura, uma análise teórico metodológica dos elementos analíticos da referida Teoria e entrevistas com 12 atletas da seleção feminina de base que representaram o país numa competição sulamericana, tendo seus discursos categorizados conforme os elementos subjacentes a Teoria citada. Os resultados foram discutidos com as ponderações encontradas na literatura e com as experiências que o pesquisador adquiriu ao longo de dezesseis anos atuando na área investigada. Percebeu-se nas falas das atletas que elas praticaram atividades diversificadas em sua infância tanto nos ambientes informais (como a turma de amigos da rua), quanto formais (em aulas de Educação Física e “Escolinhas Esportivas”). Estas atividades, mesmo não tendo uma organização sistematizada, proporcionaram de forma complementar o aumento do repertório motor e desenvolvimento de habilidades. Como as atletas apresentavam neste período da vida estatura superior as demais crianças da sua faixa etária e gosto por atividades competitivas, acabaram ingressando no voleibol motivadas por familiares, amigos, professores ou mesmo por iniciativa própria. A partir da evidência da sua estatura, força física e/ou habilidade específica para a prática do voleibol foram destacando-se das demais, o que chamou a atenção dos observadores da Seleção Brasileira que, somente nesta fase da formação da atleta, propõem pela primeira vez uma sistemática para avaliar e promover o ingresso na equipe nacional. Concluiu-se que, mesmo não existindo no Brasil uma sistemática de detecção, formação, seleção e promoção de talentos no esporte como o sugerido pela literatura em modelos de Treinamento de Longo Prazo (TLP), da grande quantidade de crianças que praticam voleibol que apresentam atributos pessoais significativos para a prática, a minoria as somarão a um ambiente familiar e esportivo adequado e a atividades que se complementem de alguma forma no desenvolvimento físico, psicológico, social e cognitivo da atleta. A aplicação de um modelo de TLP promoveria uma quantidade maior de talentos no esporte que possam chegar a Seleção Brasileira de voleibol de base.Aunque frente a un escenario adverso, el voleibol ha sido un deporte que no sólo ha logrado conquistas deportivas en nivel internacional, sino que ha sobresalido en la formación de nuevos atletas y renovación de equipos nacionales. Este fenómeno es el objeto de esta disertación de maestría, cuyo objetivo es analizar, desde la perspectiva de la Teoría Bioecológica del Desarrollo Humano, los factores que determinan la aparición y el desarrollo de los atletas que llegan a la base de voleibol femenino nacional de Brasil. Así, a través de una revisión de la literatura se analizaron los elementos teóricos e metodológicos de esa teoría, y se realizaron entrevistas con 12 atletas de base de la selección femenina que representó al país en la competición sudamericana. Sus discursos se clasifican de acuerdo a los elementos fundamentales de la teoría citada. Los resultados fueron discutidos con la literatura y con la experiencia del autor como entrenador de voleibol durante 16 años, fundamentándose en la etnografía. Se observó en los discursos de las deportistas que practicaron actividades diversificadas en su infancia, tanto en contextos informales (como con los amigos que vivían cerca de su casa) como formales (en las clases de educación física y "Escuelas Deportivas"). Estas actividades no tenían una organización sistemática entre ellas, pero proporcionaron de manera complementar la mejora del repertorio motor y el desarrollo de sus habilidades. Los atletas tenían en este periodo de vida más elevada estatura que otros niños de su grupo de edad y el gusto por las actividades competitivas, por esto ingresaron al voleibol motivados por su familia, amigos, profesores o incluso por iniciativa propia. A partir de la evidencia de su estatura, la fuerza física y/o habilidades específicas para la práctica del voleibol fueron destacándose de los demás. Hecho que llamó la atención de los observadores de la selección brasileña que sólo en esta fase de la formación del atleta propusieron por primera vez un sistema para evaluar y promover la entrada en el equipo nacional. Se concluye que, incluso con ausencia de una sistemática de detección, formación, selección y promoción de talentos en el deporte como lo sugiere la literatura sobre modelos de Entrenamiento a Largo Plazo (ELP) y se confirma en la práctica deportiva, de la gran cantidad de niños que juega voleibol y que presentan atributos personales significativos para la práctica de la modalidad, una minoría se suma a una familia adecuada y ambiente deportivo y las actividades que se complementan de alguna manera en el desarrollo físico, psicológico, social y cognitivo de los atletas. La aplicación de un modelo ELP puede promover una mayor cantidad de talentos deportivos que se pueden llegar a la base del equipo brasileño de voleibol.ROTHER, Rodrigo Lara. Análise da formação de atletas no voleibol brasileiro sob a perspectiva da teoria bioecológica do desenvolvimento humano. 2014. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 12 dez. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/728. http://hdl.handle.net/10737/728http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCBVoleibolAptidãoDesenvolvimento humanoEducação físicaAnálise da formação de atletas no voleibol brasileiro sob a perspectiva da teoria bioecológica do desenvolvimento humanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPPGAD;Ambiente e Desenvolvimentoporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates 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