PARTICIPAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PARTICIPANTES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Sanches, Silvana Lopes lattes
Orientador(a): Barbosa, Joaquim Gonçalves lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1114
Resumo: This study is essentially a reflection about participation in a school of the São Paulo state network of schools, based on the life history of the persons that work there, with the purpose of understanding what keeps these persons motivated to sustained participation. It is a qualitative research that reports the background of the author and of two other persons of the school community using the life history method. This study was conducted in three steps. In the first, and by means of the life history interview method, the author got to know the subjects involved in school participation. In the second, current literature on the concepts of participation and volunteering was examined. The third step was a reflective analysis of the life history of the subjects in the light of multicultarility, participation, and volunteering. This analysis showed that the persons involved underwent a significant change evolving from naïve participation to critical participation.(AU)
id METO_a5220cb80037bf04e1430dbcd13bc1a8
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1114
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Barbosa, Joaquim GonçalvesCPF:12589541032http://lattes.cnpq.br/4049058992411561CPF:09282824810http://lattes.cnpq.br/6501625375486172Sanches, Silvana Lopes2016-08-03T16:16:06Z2011-04-082008-09-29SANCHES, Silvana Lopes. School participation: analysis based on the life history of participants. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1114This study is essentially a reflection about participation in a school of the São Paulo state network of schools, based on the life history of the persons that work there, with the purpose of understanding what keeps these persons motivated to sustained participation. It is a qualitative research that reports the background of the author and of two other persons of the school community using the life history method. This study was conducted in three steps. In the first, and by means of the life history interview method, the author got to know the subjects involved in school participation. In the second, current literature on the concepts of participation and volunteering was examined. The third step was a reflective analysis of the life history of the subjects in the light of multicultarility, participation, and volunteering. This analysis showed that the persons involved underwent a significant change evolving from naïve participation to critical participation.(AU)Esta dissertação consiste essencialmente numa reflexão sobre a participação numa escola pública da rede estadual de ensino de São Paulo, a partir da história de vida dos sujeitos que nela atuam, visando a compreender o que mantém motivadas as pessoas que se destacam por sua participação. É um estudo de natureza qualitativa, em que se relatam as experiências da própria autora e de mais duas pessoas da comunidade escolar, utilizando-se o método da história de vida. Esta pesquisa se estrutura em três etapas. Na primeira, através da metodologia adotada, buscou-se conhecer os sujeitos envolvidos no processo de participação. Na segunda, estudouse a literatura corrente sobre os conceitos de participação e voluntariado. A terceira etapa constitui-se em uma reflexão sobre a leitura das histórias de vida dos sujeitos sob a perspectiva da interculturalidade, da participação e do voluntariado. Na narrativa das histórias de vida, é visível a mudança que viveram as pessoas envolvidas, que, de uma participação ingênua, passaram a ter uma participação crítica.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVANA LOPES SANCHES.pdf: 432547 bytes, checksum: 499c7e194d8b2f6590f067352e25e966 (MD5) Previous issue date: 2008-09-29application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2725/SILVANA%20LOPES%20SANCHES.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoparticipaçãoconselho de escolahistória de vidainterculturalidadeparticipationschool boardlife historyinterculturalityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPARTICIPAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PARTICIPANTESSchool participation: analysis based on the life history of participantsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILSILVANA LOPES SANCHES.pdf.jpgSILVANA LOPES SANCHES.pdf.jpgimage/jpeg4725http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1114/2/SILVANA+LOPES+SANCHES.pdf.jpg3a10b995aa83249fd32453705571b50cMD52ORIGINALSILVANA LOPES SANCHES.pdfapplication/pdf432547http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1114/1/SILVANA+LOPES+SANCHES.pdf499c7e194d8b2f6590f067352e25e966MD51tede/11142016-08-03 15:11:40.858oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv PARTICIPAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PARTICIPANTES
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv School participation: analysis based on the life history of participants
title PARTICIPAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PARTICIPANTES
spellingShingle PARTICIPAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PARTICIPANTES
Sanches, Silvana Lopes
participação
conselho de escola
história de vida
interculturalidade
participation
school board
life history
interculturality
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short PARTICIPAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PARTICIPANTES
title_full PARTICIPAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PARTICIPANTES
title_fullStr PARTICIPAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PARTICIPANTES
title_full_unstemmed PARTICIPAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PARTICIPANTES
title_sort PARTICIPAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PARTICIPANTES
author Sanches, Silvana Lopes
author_facet Sanches, Silvana Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Joaquim Gonçalves
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:12589541032
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4049058992411561
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:09282824810
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6501625375486172
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Silvana Lopes
contributor_str_mv Barbosa, Joaquim Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv participação
conselho de escola
história de vida
interculturalidade
topic participação
conselho de escola
história de vida
interculturalidade
participation
school board
life history
interculturality
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv participation
school board
life history
interculturality
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study is essentially a reflection about participation in a school of the São Paulo state network of schools, based on the life history of the persons that work there, with the purpose of understanding what keeps these persons motivated to sustained participation. It is a qualitative research that reports the background of the author and of two other persons of the school community using the life history method. This study was conducted in three steps. In the first, and by means of the life history interview method, the author got to know the subjects involved in school participation. In the second, current literature on the concepts of participation and volunteering was examined. The third step was a reflective analysis of the life history of the subjects in the light of multicultarility, participation, and volunteering. This analysis showed that the persons involved underwent a significant change evolving from naïve participation to critical participation.(AU)
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-29
dc.date.available.fl_str_mv 2011-04-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:16:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANCHES, Silvana Lopes. School participation: analysis based on the life history of participants. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1114
identifier_str_mv SANCHES, Silvana Lopes. School participation: analysis based on the life history of participants. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1114/2/SILVANA+LOPES+SANCHES.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1114/1/SILVANA+LOPES+SANCHES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a10b995aa83249fd32453705571b50c
499c7e194d8b2f6590f067352e25e966
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259444480507904