“Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
|
Departamento: |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26104 |
Resumo: | This study sought to understand the identity process of young white women, former students of private schools in the city of São Paulo, more specifically, elite schools. This research invited us to see the identity policies, produced and reproduced in the institutions responsible for transmitting - and teaching - socially adequate models and behaviors. The starting point was a reflection on the origins of modern society and feminism through time and the lens of authors from educational, psychological, and psycho-pedagogical themes; for data collection, the option was for the Life Story Narrative of a deponent – the young Sofia. To a large extent, in this investigation, school practices were revealed to reproduce the conditions for the replacement of the hegemonic, individualizing, and pathologizing the failure of those unable to develop the skills and competencies required throughout student life. The mismatch that leads to the illness of girls and women results from countless tensions swept under the rug, ignored in the never-ending quest to maximize results, all in the name of belonging to a world that creates exclusions to sell inclusion, in a burnout society |
id |
PUC_SP-1_dcb56d8bbab172df4568668a3dd0cb6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/26104 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Cecília Pescatorehttp://lattes.cnpq.br/4965343655310954http://lattes.cnpq.br/9844518673727913Meirelles, Vanessa da Costa2022-05-23T17:57:07Z2022-05-23T17:57:07Z2022-04-08Meirelles, Vanessa da Costa. “Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26104This study sought to understand the identity process of young white women, former students of private schools in the city of São Paulo, more specifically, elite schools. This research invited us to see the identity policies, produced and reproduced in the institutions responsible for transmitting - and teaching - socially adequate models and behaviors. The starting point was a reflection on the origins of modern society and feminism through time and the lens of authors from educational, psychological, and psycho-pedagogical themes; for data collection, the option was for the Life Story Narrative of a deponent – the young Sofia. To a large extent, in this investigation, school practices were revealed to reproduce the conditions for the replacement of the hegemonic, individualizing, and pathologizing the failure of those unable to develop the skills and competencies required throughout student life. The mismatch that leads to the illness of girls and women results from countless tensions swept under the rug, ignored in the never-ending quest to maximize results, all in the name of belonging to a world that creates exclusions to sell inclusion, in a burnout societyEste estudo buscou compreender o processo de identidade de jovens mulheres brancas ex-alunas de escolas particulares na cidade de São Paulo, mais especificamente, escolas de elite. Esta pesquisa convidou a enxergar as políticas identitárias produzidas e reproduzidas nas instituições incumbidas da transmissão - e do ensino - dos modelos e comportamentos socialmente adequados. O ponto de partida foi a reflexão sobre as origens da sociedade moderna e do feminismo através do tempo e das lentes de autores das temáticas educacional, psicológica e psicopedagógica; para a coleta de dados, a opção foi pela Narrativa de História de Vida de uma depoente – a jovem Sofia. Em grande medida, nessa investigação, as práticas escolares se revelaram como reprodutoras das condições para a reposição do hegemônico, individualizando e patologizando o fracasso daqueles incapazes de desenvolver as habilidades e competências exigidas ao longo da vida estudantil.O descompasso que leva ao adoecimento de meninas e mulheres é fruto das inúmeras tensões varridas para debaixo do tapete, ignoradas na busca sem fim de maximizar resultados; tudo em nome de pertencer a um mundo que cria exclusões para vender inclusão, em uma sociedade exausta, de um mundo de desempenhoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia SocialPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALMulheresIdentidade-metamorfoseEducaçãoCondição sócioeconômicaGêneroWomenIdentity-metamorphosisEducationSocio-economic conditionGender“Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas“Women and girls”: the identity process of young white women, former students of private schools in São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVanessa da Costa Meirelles.pdfapplication/pdf13386764https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26104/1/Vanessa%20da%20Costa%20Meirelles.pdf21c6d9bc20241bda3bf5d8fca11f518fMD51TEXTVanessa da Costa Meirelles.pdf.txtVanessa da Costa Meirelles.pdf.txtExtracted texttext/plain539572https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26104/2/Vanessa%20da%20Costa%20Meirelles.pdf.txt0924c4ff076a16552640a4c828987e6fMD52THUMBNAILVanessa da Costa Meirelles.pdf.jpgVanessa da Costa Meirelles.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1339https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26104/3/Vanessa%20da%20Costa%20Meirelles.pdf.jpga136b6a4022d7d123584b06619145c98MD53handle/261042022-05-24 13:26:59.711oai:repositorio.pucsp.br:handle/26104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-05-24T16:26:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas |
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv |
“Women and girls”: the identity process of young white women, former students of private schools in São Paulo |
title |
“Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas |
spellingShingle |
“Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas Meirelles, Vanessa da Costa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL Mulheres Identidade-metamorfose Educação Condição sócioeconômica Gênero Women Identity-metamorphosis Education Socio-economic condition Gender |
title_short |
“Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas |
title_full |
“Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas |
title_fullStr |
“Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas |
title_full_unstemmed |
“Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas |
title_sort |
“Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas |
author |
Meirelles, Vanessa da Costa |
author_facet |
Meirelles, Vanessa da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Cecília Pescatore |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4965343655310954 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9844518673727913 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meirelles, Vanessa da Costa |
contributor_str_mv |
Alves, Cecília Pescatore |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL Mulheres Identidade-metamorfose Educação Condição sócioeconômica Gênero Women Identity-metamorphosis Education Socio-economic condition Gender |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres Identidade-metamorfose Educação Condição sócioeconômica Gênero |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Women Identity-metamorphosis Education Socio-economic condition Gender |
description |
This study sought to understand the identity process of young white women, former students of private schools in the city of São Paulo, more specifically, elite schools. This research invited us to see the identity policies, produced and reproduced in the institutions responsible for transmitting - and teaching - socially adequate models and behaviors. The starting point was a reflection on the origins of modern society and feminism through time and the lens of authors from educational, psychological, and psycho-pedagogical themes; for data collection, the option was for the Life Story Narrative of a deponent – the young Sofia. To a large extent, in this investigation, school practices were revealed to reproduce the conditions for the replacement of the hegemonic, individualizing, and pathologizing the failure of those unable to develop the skills and competencies required throughout student life. The mismatch that leads to the illness of girls and women results from countless tensions swept under the rug, ignored in the never-ending quest to maximize results, all in the name of belonging to a world that creates exclusions to sell inclusion, in a burnout society |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-23T17:57:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-23T17:57:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Meirelles, Vanessa da Costa. “Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26104 |
identifier_str_mv |
Meirelles, Vanessa da Costa. “Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26104/1/Vanessa%20da%20Costa%20Meirelles.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26104/2/Vanessa%20da%20Costa%20Meirelles.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26104/3/Vanessa%20da%20Costa%20Meirelles.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21c6d9bc20241bda3bf5d8fca11f518f 0924c4ff076a16552640a4c828987e6f a136b6a4022d7d123584b06619145c98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424031796428800 |