“Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Meirelles, Vanessa da Costa lattes
Orientador(a): Alves, Cecília Pescatore lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26104
Resumo: This study sought to understand the identity process of young white women, former students of private schools in the city of São Paulo, more specifically, elite schools. This research invited us to see the identity policies, produced and reproduced in the institutions responsible for transmitting - and teaching - socially adequate models and behaviors. The starting point was a reflection on the origins of modern society and feminism through time and the lens of authors from educational, psychological, and psycho-pedagogical themes; for data collection, the option was for the Life Story Narrative of a deponent – the young Sofia. To a large extent, in this investigation, school practices were revealed to reproduce the conditions for the replacement of the hegemonic, individualizing, and pathologizing the failure of those unable to develop the skills and competencies required throughout student life. The mismatch that leads to the illness of girls and women results from countless tensions swept under the rug, ignored in the never-ending quest to maximize results, all in the name of belonging to a world that creates exclusions to sell inclusion, in a burnout society
id PUC_SP-1_dcb56d8bbab172df4568668a3dd0cb6a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/26104
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Alves, Cecília Pescatorehttp://lattes.cnpq.br/4965343655310954http://lattes.cnpq.br/9844518673727913Meirelles, Vanessa da Costa2022-05-23T17:57:07Z2022-05-23T17:57:07Z2022-04-08Meirelles, Vanessa da Costa. “Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26104This study sought to understand the identity process of young white women, former students of private schools in the city of São Paulo, more specifically, elite schools. This research invited us to see the identity policies, produced and reproduced in the institutions responsible for transmitting - and teaching - socially adequate models and behaviors. The starting point was a reflection on the origins of modern society and feminism through time and the lens of authors from educational, psychological, and psycho-pedagogical themes; for data collection, the option was for the Life Story Narrative of a deponent – the young Sofia. To a large extent, in this investigation, school practices were revealed to reproduce the conditions for the replacement of the hegemonic, individualizing, and pathologizing the failure of those unable to develop the skills and competencies required throughout student life. The mismatch that leads to the illness of girls and women results from countless tensions swept under the rug, ignored in the never-ending quest to maximize results, all in the name of belonging to a world that creates exclusions to sell inclusion, in a burnout societyEste estudo buscou compreender o processo de identidade de jovens mulheres brancas ex-alunas de escolas particulares na cidade de São Paulo, mais especificamente, escolas de elite. Esta pesquisa convidou a enxergar as políticas identitárias produzidas e reproduzidas nas instituições incumbidas da transmissão - e do ensino - dos modelos e comportamentos socialmente adequados. O ponto de partida foi a reflexão sobre as origens da sociedade moderna e do feminismo através do tempo e das lentes de autores das temáticas educacional, psicológica e psicopedagógica; para a coleta de dados, a opção foi pela Narrativa de História de Vida de uma depoente – a jovem Sofia. Em grande medida, nessa investigação, as práticas escolares se revelaram como reprodutoras das condições para a reposição do hegemônico, individualizando e patologizando o fracasso daqueles incapazes de desenvolver as habilidades e competências exigidas ao longo da vida estudantil.O descompasso que leva ao adoecimento de meninas e mulheres é fruto das inúmeras tensões varridas para debaixo do tapete, ignoradas na busca sem fim de maximizar resultados; tudo em nome de pertencer a um mundo que cria exclusões para vender inclusão, em uma sociedade exausta, de um mundo de desempenhoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia SocialPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALMulheresIdentidade-metamorfoseEducaçãoCondição sócioeconômicaGêneroWomenIdentity-metamorphosisEducationSocio-economic conditionGender“Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas“Women and girls”: the identity process of young white women, former students of private schools in São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVanessa da Costa Meirelles.pdfapplication/pdf13386764https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26104/1/Vanessa%20da%20Costa%20Meirelles.pdf21c6d9bc20241bda3bf5d8fca11f518fMD51TEXTVanessa da Costa Meirelles.pdf.txtVanessa da Costa Meirelles.pdf.txtExtracted texttext/plain539572https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26104/2/Vanessa%20da%20Costa%20Meirelles.pdf.txt0924c4ff076a16552640a4c828987e6fMD52THUMBNAILVanessa da Costa Meirelles.pdf.jpgVanessa da Costa Meirelles.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1339https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26104/3/Vanessa%20da%20Costa%20Meirelles.pdf.jpga136b6a4022d7d123584b06619145c98MD53handle/261042022-05-24 13:26:59.711oai:repositorio.pucsp.br:handle/26104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-05-24T16:26:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv “Women and girls”: the identity process of young white women, former students of private schools in São Paulo
title “Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas
spellingShingle “Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas
Meirelles, Vanessa da Costa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Mulheres
Identidade-metamorfose
Educação
Condição sócioeconômica
Gênero
Women
Identity-metamorphosis
Education
Socio-economic condition
Gender
title_short “Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas
title_full “Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas
title_fullStr “Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas
title_full_unstemmed “Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas
title_sort “Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas
author Meirelles, Vanessa da Costa
author_facet Meirelles, Vanessa da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Cecília Pescatore
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4965343655310954
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9844518673727913
dc.contributor.author.fl_str_mv Meirelles, Vanessa da Costa
contributor_str_mv Alves, Cecília Pescatore
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Mulheres
Identidade-metamorfose
Educação
Condição sócioeconômica
Gênero
Women
Identity-metamorphosis
Education
Socio-economic condition
Gender
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Identidade-metamorfose
Educação
Condição sócioeconômica
Gênero
dc.subject.eng.fl_str_mv Women
Identity-metamorphosis
Education
Socio-economic condition
Gender
description This study sought to understand the identity process of young white women, former students of private schools in the city of São Paulo, more specifically, elite schools. This research invited us to see the identity policies, produced and reproduced in the institutions responsible for transmitting - and teaching - socially adequate models and behaviors. The starting point was a reflection on the origins of modern society and feminism through time and the lens of authors from educational, psychological, and psycho-pedagogical themes; for data collection, the option was for the Life Story Narrative of a deponent – the young Sofia. To a large extent, in this investigation, school practices were revealed to reproduce the conditions for the replacement of the hegemonic, individualizing, and pathologizing the failure of those unable to develop the skills and competencies required throughout student life. The mismatch that leads to the illness of girls and women results from countless tensions swept under the rug, ignored in the never-ending quest to maximize results, all in the name of belonging to a world that creates exclusions to sell inclusion, in a burnout society
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-23T17:57:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-23T17:57:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Meirelles, Vanessa da Costa. “Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26104
identifier_str_mv Meirelles, Vanessa da Costa. “Mulheres e meninas”: o processo de identidade de jovens brancas ex-alunas de escolas particulares paulistanas. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26104/1/Vanessa%20da%20Costa%20Meirelles.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26104/2/Vanessa%20da%20Costa%20Meirelles.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26104/3/Vanessa%20da%20Costa%20Meirelles.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 21c6d9bc20241bda3bf5d8fca11f518f
0924c4ff076a16552640a4c828987e6f
a136b6a4022d7d123584b06619145c98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424031796428800