O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Valles, Giselda Maria lattes
Orientador(a): Gonçalves, Mauro Castilho lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10349
Resumo: This research´s theme is The Teaching History in the Curriculum Proposal of the State of São Paulo, established in 2008 to verify the teaching´s continuities and ruptures, as well as theoretical and methodological assumptions that underlie the proposal. From the propositions brought by the research fields of School Subjects History and Theory Critique of Curriculum, is intended to insert in their proposal in its original historical context, highlighting the conflicts involving cultural selection of educational contents and its meaning for teaching of History. As a research procedure, we chose content analyze, with the object and analyze the source material produced by the Department of Education in the form of Reports Teacher and Student for the History discipline
id PUC_SP-1_ea5c8984f9090c8b0f69dc6567a930b2
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10349
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Gonçalves, Mauro Castilhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792176Y6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727399E5Valles, Giselda Maria2016-04-27T16:32:37Z2012-05-182012-03-28Valles, Giselda Maria. O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10349This research´s theme is The Teaching History in the Curriculum Proposal of the State of São Paulo, established in 2008 to verify the teaching´s continuities and ruptures, as well as theoretical and methodological assumptions that underlie the proposal. From the propositions brought by the research fields of School Subjects History and Theory Critique of Curriculum, is intended to insert in their proposal in its original historical context, highlighting the conflicts involving cultural selection of educational contents and its meaning for teaching of History. As a research procedure, we chose content analyze, with the object and analyze the source material produced by the Department of Education in the form of Reports Teacher and Student for the History disciplineEsta pesquisa tem como tema o Ensino de História na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, implantada em 2008, a fim de verificar as continuidades e rupturas deste ensino, bem como os pressupostos teóricos e metodológicos que embasam a proposta. A partir das proposições trazidas pelos campos de pesquisa História das Disciplinas Escolares e Teoria Crítica do Currículo, pretende-se inserir a proposta em seu contexto histórico de origem, destacando os conflitos que envolvem a seleção cultural dos conteúdos escolares e seu significado para o Ensino de História. Como procedimento de pesquisa, optou-se pela análise de conteúdo, tendo como objeto e fonte de análise o material produzido pela Secretaria da Educação na forma dos Cadernos do Professor e do Aluno para a disciplina de Históriaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23018/Giselda%20Maria%20Valles.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoPolíticas educacionaisCurrículoEnsino de históriaMaterial didáticoEducational policiesCurriculumTeaching historyTeaching materialsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOO ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGiselda Maria Valles.pdf.txtGiselda Maria Valles.pdf.txtExtracted texttext/plain234512https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10349/3/Giselda%20Maria%20Valles.pdf.txt80a06c8dc4cc0954d737fd8a1f34aaabMD53ORIGINALGiselda Maria Valles.pdfapplication/pdf1942101https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10349/1/Giselda%20Maria%20Valles.pdf78d37f3e32d4a396db72f5e95f8a4bdaMD51THUMBNAILGiselda Maria Valles.pdf.jpgGiselda Maria Valles.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10349/2/Giselda%20Maria%20Valles.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/103492022-06-28 09:25:14.926oai:repositorio.pucsp.br:handle/10349Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T12:25:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades
title O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades
spellingShingle O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades
Valles, Giselda Maria
Políticas educacionais
Currículo
Ensino de história
Material didático
Educational policies
Curriculum
Teaching history
Teaching materials
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades
title_full O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades
title_fullStr O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades
title_full_unstemmed O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades
title_sort O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades
author Valles, Giselda Maria
author_facet Valles, Giselda Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Mauro Castilho
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792176Y6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727399E5
dc.contributor.author.fl_str_mv Valles, Giselda Maria
contributor_str_mv Gonçalves, Mauro Castilho
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais
Currículo
Ensino de história
Material didático
topic Políticas educacionais
Currículo
Ensino de história
Material didático
Educational policies
Curriculum
Teaching history
Teaching materials
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational policies
Curriculum
Teaching history
Teaching materials
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This research´s theme is The Teaching History in the Curriculum Proposal of the State of São Paulo, established in 2008 to verify the teaching´s continuities and ruptures, as well as theoretical and methodological assumptions that underlie the proposal. From the propositions brought by the research fields of School Subjects History and Theory Critique of Curriculum, is intended to insert in their proposal in its original historical context, highlighting the conflicts involving cultural selection of educational contents and its meaning for teaching of History. As a research procedure, we chose content analyze, with the object and analyze the source material produced by the Department of Education in the form of Reports Teacher and Student for the History discipline
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:32:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Valles, Giselda Maria. O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10349
identifier_str_mv Valles, Giselda Maria. O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10349/3/Giselda%20Maria%20Valles.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10349/1/Giselda%20Maria%20Valles.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10349/2/Giselda%20Maria%20Valles.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 80a06c8dc4cc0954d737fd8a1f34aaab
78d37f3e32d4a396db72f5e95f8a4bda
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424082939674624