O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10349 |
Resumo: | This research´s theme is The Teaching History in the Curriculum Proposal of the State of São Paulo, established in 2008 to verify the teaching´s continuities and ruptures, as well as theoretical and methodological assumptions that underlie the proposal. From the propositions brought by the research fields of School Subjects History and Theory Critique of Curriculum, is intended to insert in their proposal in its original historical context, highlighting the conflicts involving cultural selection of educational contents and its meaning for teaching of History. As a research procedure, we chose content analyze, with the object and analyze the source material produced by the Department of Education in the form of Reports Teacher and Student for the History discipline |
id |
PUC_SP-1_ea5c8984f9090c8b0f69dc6567a930b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10349 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Mauro Castilhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792176Y6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727399E5Valles, Giselda Maria2016-04-27T16:32:37Z2012-05-182012-03-28Valles, Giselda Maria. O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10349This research´s theme is The Teaching History in the Curriculum Proposal of the State of São Paulo, established in 2008 to verify the teaching´s continuities and ruptures, as well as theoretical and methodological assumptions that underlie the proposal. From the propositions brought by the research fields of School Subjects History and Theory Critique of Curriculum, is intended to insert in their proposal in its original historical context, highlighting the conflicts involving cultural selection of educational contents and its meaning for teaching of History. As a research procedure, we chose content analyze, with the object and analyze the source material produced by the Department of Education in the form of Reports Teacher and Student for the History disciplineEsta pesquisa tem como tema o Ensino de História na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, implantada em 2008, a fim de verificar as continuidades e rupturas deste ensino, bem como os pressupostos teóricos e metodológicos que embasam a proposta. A partir das proposições trazidas pelos campos de pesquisa História das Disciplinas Escolares e Teoria Crítica do Currículo, pretende-se inserir a proposta em seu contexto histórico de origem, destacando os conflitos que envolvem a seleção cultural dos conteúdos escolares e seu significado para o Ensino de História. Como procedimento de pesquisa, optou-se pela análise de conteúdo, tendo como objeto e fonte de análise o material produzido pela Secretaria da Educação na forma dos Cadernos do Professor e do Aluno para a disciplina de Históriaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23018/Giselda%20Maria%20Valles.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoPolíticas educacionaisCurrículoEnsino de históriaMaterial didáticoEducational policiesCurriculumTeaching historyTeaching materialsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOO ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGiselda Maria Valles.pdf.txtGiselda Maria Valles.pdf.txtExtracted texttext/plain234512https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10349/3/Giselda%20Maria%20Valles.pdf.txt80a06c8dc4cc0954d737fd8a1f34aaabMD53ORIGINALGiselda Maria Valles.pdfapplication/pdf1942101https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10349/1/Giselda%20Maria%20Valles.pdf78d37f3e32d4a396db72f5e95f8a4bdaMD51THUMBNAILGiselda Maria Valles.pdf.jpgGiselda Maria Valles.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10349/2/Giselda%20Maria%20Valles.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/103492022-06-28 09:25:14.926oai:repositorio.pucsp.br:handle/10349Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T12:25:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades |
title |
O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades |
spellingShingle |
O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades Valles, Giselda Maria Políticas educacionais Currículo Ensino de história Material didático Educational policies Curriculum Teaching history Teaching materials CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades |
title_full |
O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades |
title_fullStr |
O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades |
title_full_unstemmed |
O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades |
title_sort |
O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades |
author |
Valles, Giselda Maria |
author_facet |
Valles, Giselda Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Mauro Castilho |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792176Y6 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727399E5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valles, Giselda Maria |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Mauro Castilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais Currículo Ensino de história Material didático |
topic |
Políticas educacionais Currículo Ensino de história Material didático Educational policies Curriculum Teaching history Teaching materials CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational policies Curriculum Teaching history Teaching materials |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
This research´s theme is The Teaching History in the Curriculum Proposal of the State of São Paulo, established in 2008 to verify the teaching´s continuities and ruptures, as well as theoretical and methodological assumptions that underlie the proposal. From the propositions brought by the research fields of School Subjects History and Theory Critique of Curriculum, is intended to insert in their proposal in its original historical context, highlighting the conflicts involving cultural selection of educational contents and its meaning for teaching of History. As a research procedure, we chose content analyze, with the object and analyze the source material produced by the Department of Education in the form of Reports Teacher and Student for the History discipline |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-05-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:32:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Valles, Giselda Maria. O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10349 |
identifier_str_mv |
Valles, Giselda Maria. O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10349/3/Giselda%20Maria%20Valles.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10349/1/Giselda%20Maria%20Valles.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10349/2/Giselda%20Maria%20Valles.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80a06c8dc4cc0954d737fd8a1f34aaab 78d37f3e32d4a396db72f5e95f8a4bda cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424082939674624 |