Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Bertuol, Mariana Variani lattes
Orientador(a): Sampaio, Claudio Hoffmann lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
Departamento: Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5618
Resumo: A utilidade dos produtos n?o ? o ?nico fator determinante nas decis?es de compra dos consumidores, na medida em que os significados simb?licos carregados pelos bens tamb?m exercem papel fundamental nesse processo. Estes significados podem ser tanto idiossincr?ticos, quanto comumente partilhados com outros consumidores. Al?m disso, podem ser utilizados pelos indiv?duos para sustentar a sua imagem ou criar uma nova representa??o de si mesmos. O presente estudo buscou investigar o processo de constru??o de significados agregados ao consumo de vinhos por um grupo de mulheres que dividem h?bitos, compartilham gostos, opini?es e deram origem ? forma??o de uma confraria do vinho na Serra Ga?cha. Assim, esta disserta??o teve como principal objetivo analisar a influ?ncia da confraria feminina no processo de constru??o dos significados de consumo do vinho. A fim de atingir o prop?sito do estudo, uma pesquisa qualitativa e explorat?ria foi conduzida. Os materiais disponibilizados pela confraria, as entrevistas em profundidade com suas integrantes e a observa??o participante realizada serviram de base para a an?lise dos resultados do estudo. Al?m da investiga??o da confraria, foi analisada a publicidade das vin?colas nacionais e foram consultados especialistas de mercado a fim de buscar entender como se d? a tem?tica dos significados de consumo sob a ?tica das empresas. Dentre os principais resultados, constatouse que a confraria exerce papel fundamental na mudan?a do estilo de vida das participantes. Por meio dela, as mulheres reafirmam o seu papel na sociedade, conquistando o seu espa?o em uma ?rea tradicionalmente dominada pelos homens. Portanto, al?m de ser uma bebida familiar para elas, o vinho se torna um s?mbolo de intelectualidade, poder, desafio, prazer, socializa??o e hobby. Assim como outros autores que se basearam no modelo de Grant McCracken para estudar a a??o de transfer?ncia e forma??o dos significados de consumo encontraram diferen?as, o presente estudo levanta alguns contrapontos ao modelo da d?cada de 80. Por fim, esta pesquisa apresenta diversas contribui??es gerencias no que diz respeito ao marketing no mercado de vinhos. Sugest?es para estudos futuros tamb?m foram propostas
id P_RS_ddd4414d8a1636b301c34a89aefda836
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5618
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Sampaio, Claudio HoffmannCPF:37892720006http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9CPF:00822292017http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4470844J2Bertuol, Mariana Variani2015-04-14T14:52:17Z2011-06-162011-03-29BERTUOL, Mariana Variani. Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina. 2011. 164 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5618Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 432075.pdf: 2741326 bytes, checksum: 179de4bbab71983c28cb23f22b508197 (MD5) Previous issue date: 2011-03-29A utilidade dos produtos n?o ? o ?nico fator determinante nas decis?es de compra dos consumidores, na medida em que os significados simb?licos carregados pelos bens tamb?m exercem papel fundamental nesse processo. Estes significados podem ser tanto idiossincr?ticos, quanto comumente partilhados com outros consumidores. Al?m disso, podem ser utilizados pelos indiv?duos para sustentar a sua imagem ou criar uma nova representa??o de si mesmos. O presente estudo buscou investigar o processo de constru??o de significados agregados ao consumo de vinhos por um grupo de mulheres que dividem h?bitos, compartilham gostos, opini?es e deram origem ? forma??o de uma confraria do vinho na Serra Ga?cha. Assim, esta disserta??o teve como principal objetivo analisar a influ?ncia da confraria feminina no processo de constru??o dos significados de consumo do vinho. A fim de atingir o prop?sito do estudo, uma pesquisa qualitativa e explorat?ria foi conduzida. Os materiais disponibilizados pela confraria, as entrevistas em profundidade com suas integrantes e a observa??o participante realizada serviram de base para a an?lise dos resultados do estudo. Al?m da investiga??o da confraria, foi analisada a publicidade das vin?colas nacionais e foram consultados especialistas de mercado a fim de buscar entender como se d? a tem?tica dos significados de consumo sob a ?tica das empresas. Dentre os principais resultados, constatouse que a confraria exerce papel fundamental na mudan?a do estilo de vida das participantes. Por meio dela, as mulheres reafirmam o seu papel na sociedade, conquistando o seu espa?o em uma ?rea tradicionalmente dominada pelos homens. Portanto, al?m de ser uma bebida familiar para elas, o vinho se torna um s?mbolo de intelectualidade, poder, desafio, prazer, socializa??o e hobby. Assim como outros autores que se basearam no modelo de Grant McCracken para estudar a a??o de transfer?ncia e forma??o dos significados de consumo encontraram diferen?as, o presente estudo levanta alguns contrapontos ao modelo da d?cada de 80. Por fim, esta pesquisa apresenta diversas contribui??es gerencias no que diz respeito ao marketing no mercado de vinhos. Sugest?es para estudos futuros tamb?m foram propostasapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16777/432075.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?ciosPUCRSBRFaculdade de Administra??o, Contabilidade e EconomiaADMINISTRA??O DE EMPRESASCONSUMO - ASPECTOS SOCIAISMARKETINGCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOUma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria femininainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL432075.pdf.jpg432075.pdf.jpgimage/jpeg3988http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5618/3/432075.pdf.jpge1847131d8ead3dfd2c0153eeca371e5MD53TEXT432075.pdf.txt432075.pdf.txttext/plain337522http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5618/2/432075.pdf.txt7c143e7352c36bed6069a5122b6040bfMD52ORIGINAL432075.pdfapplication/pdf2741326http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5618/1/432075.pdf179de4bbab71983c28cb23f22b508197MD51tede/56182015-05-14 10:11:24.85oai:tede2.pucrs.br:tede/5618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina
title Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina
spellingShingle Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina
Bertuol, Mariana Variani
ADMINISTRA??O DE EMPRESAS
CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS
MARKETING
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina
title_full Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina
title_fullStr Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina
title_full_unstemmed Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina
title_sort Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina
author Bertuol, Mariana Variani
author_facet Bertuol, Mariana Variani
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, Claudio Hoffmann
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:37892720006
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00822292017
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4470844J2
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertuol, Mariana Variani
contributor_str_mv Sampaio, Claudio Hoffmann
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRA??O DE EMPRESAS
CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS
MARKETING
topic ADMINISTRA??O DE EMPRESAS
CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS
MARKETING
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description A utilidade dos produtos n?o ? o ?nico fator determinante nas decis?es de compra dos consumidores, na medida em que os significados simb?licos carregados pelos bens tamb?m exercem papel fundamental nesse processo. Estes significados podem ser tanto idiossincr?ticos, quanto comumente partilhados com outros consumidores. Al?m disso, podem ser utilizados pelos indiv?duos para sustentar a sua imagem ou criar uma nova representa??o de si mesmos. O presente estudo buscou investigar o processo de constru??o de significados agregados ao consumo de vinhos por um grupo de mulheres que dividem h?bitos, compartilham gostos, opini?es e deram origem ? forma??o de uma confraria do vinho na Serra Ga?cha. Assim, esta disserta??o teve como principal objetivo analisar a influ?ncia da confraria feminina no processo de constru??o dos significados de consumo do vinho. A fim de atingir o prop?sito do estudo, uma pesquisa qualitativa e explorat?ria foi conduzida. Os materiais disponibilizados pela confraria, as entrevistas em profundidade com suas integrantes e a observa??o participante realizada serviram de base para a an?lise dos resultados do estudo. Al?m da investiga??o da confraria, foi analisada a publicidade das vin?colas nacionais e foram consultados especialistas de mercado a fim de buscar entender como se d? a tem?tica dos significados de consumo sob a ?tica das empresas. Dentre os principais resultados, constatouse que a confraria exerce papel fundamental na mudan?a do estilo de vida das participantes. Por meio dela, as mulheres reafirmam o seu papel na sociedade, conquistando o seu espa?o em uma ?rea tradicionalmente dominada pelos homens. Portanto, al?m de ser uma bebida familiar para elas, o vinho se torna um s?mbolo de intelectualidade, poder, desafio, prazer, socializa??o e hobby. Assim como outros autores que se basearam no modelo de Grant McCracken para estudar a a??o de transfer?ncia e forma??o dos significados de consumo encontraram diferen?as, o presente estudo levanta alguns contrapontos ao modelo da d?cada de 80. Por fim, esta pesquisa apresenta diversas contribui??es gerencias no que diz respeito ao marketing no mercado de vinhos. Sugest?es para estudos futuros tamb?m foram propostas
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:52:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BERTUOL, Mariana Variani. Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina. 2011. 164 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5618
identifier_str_mv BERTUOL, Mariana Variani. Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina. 2011. 164 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5618/3/432075.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5618/2/432075.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5618/1/432075.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e1847131d8ead3dfd2c0153eeca371e5
7c143e7352c36bed6069a5122b6040bf
179de4bbab71983c28cb23f22b508197
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793211122876416