Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
|
Departamento: |
Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5618 |
Resumo: | A utilidade dos produtos n?o ? o ?nico fator determinante nas decis?es de compra dos consumidores, na medida em que os significados simb?licos carregados pelos bens tamb?m exercem papel fundamental nesse processo. Estes significados podem ser tanto idiossincr?ticos, quanto comumente partilhados com outros consumidores. Al?m disso, podem ser utilizados pelos indiv?duos para sustentar a sua imagem ou criar uma nova representa??o de si mesmos. O presente estudo buscou investigar o processo de constru??o de significados agregados ao consumo de vinhos por um grupo de mulheres que dividem h?bitos, compartilham gostos, opini?es e deram origem ? forma??o de uma confraria do vinho na Serra Ga?cha. Assim, esta disserta??o teve como principal objetivo analisar a influ?ncia da confraria feminina no processo de constru??o dos significados de consumo do vinho. A fim de atingir o prop?sito do estudo, uma pesquisa qualitativa e explorat?ria foi conduzida. Os materiais disponibilizados pela confraria, as entrevistas em profundidade com suas integrantes e a observa??o participante realizada serviram de base para a an?lise dos resultados do estudo. Al?m da investiga??o da confraria, foi analisada a publicidade das vin?colas nacionais e foram consultados especialistas de mercado a fim de buscar entender como se d? a tem?tica dos significados de consumo sob a ?tica das empresas. Dentre os principais resultados, constatouse que a confraria exerce papel fundamental na mudan?a do estilo de vida das participantes. Por meio dela, as mulheres reafirmam o seu papel na sociedade, conquistando o seu espa?o em uma ?rea tradicionalmente dominada pelos homens. Portanto, al?m de ser uma bebida familiar para elas, o vinho se torna um s?mbolo de intelectualidade, poder, desafio, prazer, socializa??o e hobby. Assim como outros autores que se basearam no modelo de Grant McCracken para estudar a a??o de transfer?ncia e forma??o dos significados de consumo encontraram diferen?as, o presente estudo levanta alguns contrapontos ao modelo da d?cada de 80. Por fim, esta pesquisa apresenta diversas contribui??es gerencias no que diz respeito ao marketing no mercado de vinhos. Sugest?es para estudos futuros tamb?m foram propostas |
id |
P_RS_ddd4414d8a1636b301c34a89aefda836 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/5618 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sampaio, Claudio HoffmannCPF:37892720006http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9CPF:00822292017http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4470844J2Bertuol, Mariana Variani2015-04-14T14:52:17Z2011-06-162011-03-29BERTUOL, Mariana Variani. Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina. 2011. 164 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5618Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 432075.pdf: 2741326 bytes, checksum: 179de4bbab71983c28cb23f22b508197 (MD5) Previous issue date: 2011-03-29A utilidade dos produtos n?o ? o ?nico fator determinante nas decis?es de compra dos consumidores, na medida em que os significados simb?licos carregados pelos bens tamb?m exercem papel fundamental nesse processo. Estes significados podem ser tanto idiossincr?ticos, quanto comumente partilhados com outros consumidores. Al?m disso, podem ser utilizados pelos indiv?duos para sustentar a sua imagem ou criar uma nova representa??o de si mesmos. O presente estudo buscou investigar o processo de constru??o de significados agregados ao consumo de vinhos por um grupo de mulheres que dividem h?bitos, compartilham gostos, opini?es e deram origem ? forma??o de uma confraria do vinho na Serra Ga?cha. Assim, esta disserta??o teve como principal objetivo analisar a influ?ncia da confraria feminina no processo de constru??o dos significados de consumo do vinho. A fim de atingir o prop?sito do estudo, uma pesquisa qualitativa e explorat?ria foi conduzida. Os materiais disponibilizados pela confraria, as entrevistas em profundidade com suas integrantes e a observa??o participante realizada serviram de base para a an?lise dos resultados do estudo. Al?m da investiga??o da confraria, foi analisada a publicidade das vin?colas nacionais e foram consultados especialistas de mercado a fim de buscar entender como se d? a tem?tica dos significados de consumo sob a ?tica das empresas. Dentre os principais resultados, constatouse que a confraria exerce papel fundamental na mudan?a do estilo de vida das participantes. Por meio dela, as mulheres reafirmam o seu papel na sociedade, conquistando o seu espa?o em uma ?rea tradicionalmente dominada pelos homens. Portanto, al?m de ser uma bebida familiar para elas, o vinho se torna um s?mbolo de intelectualidade, poder, desafio, prazer, socializa??o e hobby. Assim como outros autores que se basearam no modelo de Grant McCracken para estudar a a??o de transfer?ncia e forma??o dos significados de consumo encontraram diferen?as, o presente estudo levanta alguns contrapontos ao modelo da d?cada de 80. Por fim, esta pesquisa apresenta diversas contribui??es gerencias no que diz respeito ao marketing no mercado de vinhos. Sugest?es para estudos futuros tamb?m foram propostasapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16777/432075.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?ciosPUCRSBRFaculdade de Administra??o, Contabilidade e EconomiaADMINISTRA??O DE EMPRESASCONSUMO - ASPECTOS SOCIAISMARKETINGCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOUma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria femininainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL432075.pdf.jpg432075.pdf.jpgimage/jpeg3988http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5618/3/432075.pdf.jpge1847131d8ead3dfd2c0153eeca371e5MD53TEXT432075.pdf.txt432075.pdf.txttext/plain337522http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5618/2/432075.pdf.txt7c143e7352c36bed6069a5122b6040bfMD52ORIGINAL432075.pdfapplication/pdf2741326http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5618/1/432075.pdf179de4bbab71983c28cb23f22b508197MD51tede/56182015-05-14 10:11:24.85oai:tede2.pucrs.br:tede/5618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina |
title |
Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina |
spellingShingle |
Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina Bertuol, Mariana Variani ADMINISTRA??O DE EMPRESAS CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS MARKETING CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina |
title_full |
Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina |
title_fullStr |
Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina |
title_full_unstemmed |
Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina |
title_sort |
Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina |
author |
Bertuol, Mariana Variani |
author_facet |
Bertuol, Mariana Variani |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sampaio, Claudio Hoffmann |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:37892720006 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:00822292017 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4470844J2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertuol, Mariana Variani |
contributor_str_mv |
Sampaio, Claudio Hoffmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADMINISTRA??O DE EMPRESAS CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS MARKETING |
topic |
ADMINISTRA??O DE EMPRESAS CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS MARKETING CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
A utilidade dos produtos n?o ? o ?nico fator determinante nas decis?es de compra dos consumidores, na medida em que os significados simb?licos carregados pelos bens tamb?m exercem papel fundamental nesse processo. Estes significados podem ser tanto idiossincr?ticos, quanto comumente partilhados com outros consumidores. Al?m disso, podem ser utilizados pelos indiv?duos para sustentar a sua imagem ou criar uma nova representa??o de si mesmos. O presente estudo buscou investigar o processo de constru??o de significados agregados ao consumo de vinhos por um grupo de mulheres que dividem h?bitos, compartilham gostos, opini?es e deram origem ? forma??o de uma confraria do vinho na Serra Ga?cha. Assim, esta disserta??o teve como principal objetivo analisar a influ?ncia da confraria feminina no processo de constru??o dos significados de consumo do vinho. A fim de atingir o prop?sito do estudo, uma pesquisa qualitativa e explorat?ria foi conduzida. Os materiais disponibilizados pela confraria, as entrevistas em profundidade com suas integrantes e a observa??o participante realizada serviram de base para a an?lise dos resultados do estudo. Al?m da investiga??o da confraria, foi analisada a publicidade das vin?colas nacionais e foram consultados especialistas de mercado a fim de buscar entender como se d? a tem?tica dos significados de consumo sob a ?tica das empresas. Dentre os principais resultados, constatouse que a confraria exerce papel fundamental na mudan?a do estilo de vida das participantes. Por meio dela, as mulheres reafirmam o seu papel na sociedade, conquistando o seu espa?o em uma ?rea tradicionalmente dominada pelos homens. Portanto, al?m de ser uma bebida familiar para elas, o vinho se torna um s?mbolo de intelectualidade, poder, desafio, prazer, socializa??o e hobby. Assim como outros autores que se basearam no modelo de Grant McCracken para estudar a a??o de transfer?ncia e forma??o dos significados de consumo encontraram diferen?as, o presente estudo levanta alguns contrapontos ao modelo da d?cada de 80. Por fim, esta pesquisa apresenta diversas contribui??es gerencias no que diz respeito ao marketing no mercado de vinhos. Sugest?es para estudos futuros tamb?m foram propostas |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-06-16 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:52:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BERTUOL, Mariana Variani. Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina. 2011. 164 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5618 |
identifier_str_mv |
BERTUOL, Mariana Variani. Uma an?lise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina. 2011. 164 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3244129067093836374 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
4410494103952189146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5618/3/432075.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5618/2/432075.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5618/1/432075.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e1847131d8ead3dfd2c0153eeca371e5 7c143e7352c36bed6069a5122b6040bf 179de4bbab71983c28cb23f22b508197 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793211122876416 |