Significado cultural dos bens de consumo em um concurso de beleza infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Netto, Carla Freitas Silveira lattes
Orientador(a): Perin, Marcelo Gattermann lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
Departamento: Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5581
Resumo: A presente disserta??o tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o significado cultural dos bens de consumo, tendo como objeto o fen?meno dos concursos de beleza infantil e suas candidatas. Primeiramente, descrevo os concursos de beleza (adulto e infantil) expondo as principais discuss?es j? geradas sobre o assunto, a fim de apresentar o contexto da pesquisa. Depois, realizo uma revis?o te?rica da tem?tica dos significados culturais dos bens de consumo, do modelo de movimenta??o destes significados, realizando a liga??o entre esta teoria com o p?blico infantil. No cap?tulo de m?todo, descrevo o campo de pesquisa, justificando a escolha pela etnografia. Al?m disso, descrevo mais especificamente as tr?s etapas observadas (municipal, nacional e internacional), nos estados do Paran? e Santa Catarina, no ano de 2009. Posteriormente, identifico os principais bens de consumo utilizados: os pr?mios (faixas, coroas e presentes); os trajes (t?pico e de gala); as maquiagens; as lembrancinhas; os materiais para emerg?ncias; e os uniformes. Depois, identifico os significados desses bens, que s?o de: posi??o (FOURNIER, 1991) ou comunica??o de status social (THARP; SCOTT, 1990); personalidade (FOURNIER, 1991) ou express?o do self (RICHINS, 1994b; THARP; SCOTT, 1990); potencializador de ritual (FOURNIER, 1991); e transi??o (FOURNIER, 1991). Esses significados, por estarem relacionados com o desempenho das candidatas no ritual, levaram a uma rean?lise das teorias que ligam significado cultural dos bens de consumo e ritual. Como contribui??o para o marketing, esta disserta??o traz um acr?scimo ?s pesquisas de significados culturais dos bens de consumo, a partir da rean?lise do modelo de movimento do significado de McCracken (1986), como tamb?m do modelo de vitalidade do ritual de consumo de Rook (1985). Tais contribui??es foram poss?veis, pelo menos em parte, pela escolha de um ritual de consumo diferenciado que ? o concurso de beleza infantil, t?o pouco explorado na academia. Outra contribui??o que cabe ser destacada se refere ? pesquisa de um p?blico ainda pouco explorado na ?rea do marketing: as crian?as. Essa escolha trouxe desafios metodol?gicos, uma vez que a pesquisa com crian?as exige cuidados, inclusive ?ticos. Por fim, o estudo de tal concurso se apresentou como um interessante exemplo de ritual da nossa sociedade, se apresentando tamb?m como um interessante espa?o de estudo das Ci?ncias Sociais.
id P_RS_ae19202a9ff01257c24af7189dfd9a35
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5581
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Perin, Marcelo GattermannCPF:53845358904http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721682Y9CPF:00689082029http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4463129P6Netto, Carla Freitas Silveira2015-04-14T14:52:07Z2010-04-062010-03-15NETTO, Carla Freitas Silveira. Significado cultural dos bens de consumo em um concurso de beleza infantil. 2010. 137 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5581Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422276.pdf: 1366124 bytes, checksum: 2f960e44afb1f177c4ea79339325bcd6 (MD5) Previous issue date: 2010-03-15A presente disserta??o tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o significado cultural dos bens de consumo, tendo como objeto o fen?meno dos concursos de beleza infantil e suas candidatas. Primeiramente, descrevo os concursos de beleza (adulto e infantil) expondo as principais discuss?es j? geradas sobre o assunto, a fim de apresentar o contexto da pesquisa. Depois, realizo uma revis?o te?rica da tem?tica dos significados culturais dos bens de consumo, do modelo de movimenta??o destes significados, realizando a liga??o entre esta teoria com o p?blico infantil. No cap?tulo de m?todo, descrevo o campo de pesquisa, justificando a escolha pela etnografia. Al?m disso, descrevo mais especificamente as tr?s etapas observadas (municipal, nacional e internacional), nos estados do Paran? e Santa Catarina, no ano de 2009. Posteriormente, identifico os principais bens de consumo utilizados: os pr?mios (faixas, coroas e presentes); os trajes (t?pico e de gala); as maquiagens; as lembrancinhas; os materiais para emerg?ncias; e os uniformes. Depois, identifico os significados desses bens, que s?o de: posi??o (FOURNIER, 1991) ou comunica??o de status social (THARP; SCOTT, 1990); personalidade (FOURNIER, 1991) ou express?o do self (RICHINS, 1994b; THARP; SCOTT, 1990); potencializador de ritual (FOURNIER, 1991); e transi??o (FOURNIER, 1991). Esses significados, por estarem relacionados com o desempenho das candidatas no ritual, levaram a uma rean?lise das teorias que ligam significado cultural dos bens de consumo e ritual. Como contribui??o para o marketing, esta disserta??o traz um acr?scimo ?s pesquisas de significados culturais dos bens de consumo, a partir da rean?lise do modelo de movimento do significado de McCracken (1986), como tamb?m do modelo de vitalidade do ritual de consumo de Rook (1985). Tais contribui??es foram poss?veis, pelo menos em parte, pela escolha de um ritual de consumo diferenciado que ? o concurso de beleza infantil, t?o pouco explorado na academia. Outra contribui??o que cabe ser destacada se refere ? pesquisa de um p?blico ainda pouco explorado na ?rea do marketing: as crian?as. Essa escolha trouxe desafios metodol?gicos, uma vez que a pesquisa com crian?as exige cuidados, inclusive ?ticos. Por fim, o estudo de tal concurso se apresentou como um interessante exemplo de ritual da nossa sociedade, se apresentando tamb?m como um interessante espa?o de estudo das Ci?ncias Sociais.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16722/422276.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?ciosPUCRSBRFaculdade de Administra??o, Contabilidade e EconomiaADMINISTRA??OMARKETINGCONSUMO - ASPECTOS SOCIAISETNOGRAFIACRIAN?ASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOSignificado cultural dos bens de consumo em um concurso de beleza infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL422276.pdf.jpg422276.pdf.jpgimage/jpeg3432http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5581/3/422276.pdf.jpg4c62fe4b6c4ba0c3245478a18435c93aMD53TEXT422276.pdf.txt422276.pdf.txttext/plain314730http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5581/2/422276.pdf.txt164d0e168d0a9aeea77347d054abda88MD52ORIGINAL422276.pdfapplication/pdf1366124http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5581/1/422276.pdf2f960e44afb1f177c4ea79339325bcd6MD51tede/55812015-05-14 10:11:25.588oai:tede2.pucrs.br:tede/5581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Significado cultural dos bens de consumo em um concurso de beleza infantil
title Significado cultural dos bens de consumo em um concurso de beleza infantil
spellingShingle Significado cultural dos bens de consumo em um concurso de beleza infantil
Netto, Carla Freitas Silveira
ADMINISTRA??O
MARKETING
CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS
ETNOGRAFIA
CRIAN?AS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Significado cultural dos bens de consumo em um concurso de beleza infantil
title_full Significado cultural dos bens de consumo em um concurso de beleza infantil
title_fullStr Significado cultural dos bens de consumo em um concurso de beleza infantil
title_full_unstemmed Significado cultural dos bens de consumo em um concurso de beleza infantil
title_sort Significado cultural dos bens de consumo em um concurso de beleza infantil
author Netto, Carla Freitas Silveira
author_facet Netto, Carla Freitas Silveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perin, Marcelo Gattermann
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:53845358904
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721682Y9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00689082029
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4463129P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Netto, Carla Freitas Silveira
contributor_str_mv Perin, Marcelo Gattermann
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRA??O
MARKETING
CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS
ETNOGRAFIA
CRIAN?AS
topic ADMINISTRA??O
MARKETING
CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS
ETNOGRAFIA
CRIAN?AS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description A presente disserta??o tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o significado cultural dos bens de consumo, tendo como objeto o fen?meno dos concursos de beleza infantil e suas candidatas. Primeiramente, descrevo os concursos de beleza (adulto e infantil) expondo as principais discuss?es j? geradas sobre o assunto, a fim de apresentar o contexto da pesquisa. Depois, realizo uma revis?o te?rica da tem?tica dos significados culturais dos bens de consumo, do modelo de movimenta??o destes significados, realizando a liga??o entre esta teoria com o p?blico infantil. No cap?tulo de m?todo, descrevo o campo de pesquisa, justificando a escolha pela etnografia. Al?m disso, descrevo mais especificamente as tr?s etapas observadas (municipal, nacional e internacional), nos estados do Paran? e Santa Catarina, no ano de 2009. Posteriormente, identifico os principais bens de consumo utilizados: os pr?mios (faixas, coroas e presentes); os trajes (t?pico e de gala); as maquiagens; as lembrancinhas; os materiais para emerg?ncias; e os uniformes. Depois, identifico os significados desses bens, que s?o de: posi??o (FOURNIER, 1991) ou comunica??o de status social (THARP; SCOTT, 1990); personalidade (FOURNIER, 1991) ou express?o do self (RICHINS, 1994b; THARP; SCOTT, 1990); potencializador de ritual (FOURNIER, 1991); e transi??o (FOURNIER, 1991). Esses significados, por estarem relacionados com o desempenho das candidatas no ritual, levaram a uma rean?lise das teorias que ligam significado cultural dos bens de consumo e ritual. Como contribui??o para o marketing, esta disserta??o traz um acr?scimo ?s pesquisas de significados culturais dos bens de consumo, a partir da rean?lise do modelo de movimento do significado de McCracken (1986), como tamb?m do modelo de vitalidade do ritual de consumo de Rook (1985). Tais contribui??es foram poss?veis, pelo menos em parte, pela escolha de um ritual de consumo diferenciado que ? o concurso de beleza infantil, t?o pouco explorado na academia. Outra contribui??o que cabe ser destacada se refere ? pesquisa de um p?blico ainda pouco explorado na ?rea do marketing: as crian?as. Essa escolha trouxe desafios metodol?gicos, uma vez que a pesquisa com crian?as exige cuidados, inclusive ?ticos. Por fim, o estudo de tal concurso se apresentou como um interessante exemplo de ritual da nossa sociedade, se apresentando tamb?m como um interessante espa?o de estudo das Ci?ncias Sociais.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:52:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NETTO, Carla Freitas Silveira. Significado cultural dos bens de consumo em um concurso de beleza infantil. 2010. 137 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5581
identifier_str_mv NETTO, Carla Freitas Silveira. Significado cultural dos bens de consumo em um concurso de beleza infantil. 2010. 137 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5581/3/422276.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5581/2/422276.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5581/1/422276.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c62fe4b6c4ba0c3245478a18435c93a
164d0e168d0a9aeea77347d054abda88
2f960e44afb1f177c4ea79339325bcd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793210979221504