Escala de engajamento do consumidor : replica??o e valida??o

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Marra, Guilherme dos Santos lattes
Orientador(a): Damacena, Cl?udio lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
Departamento: Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5658
Resumo: This dissertation presents a research about the confirmation of validity and reliability of the consumer engagement scale in the Brazilian context. Therefore, a search was made to find the main theoretical studies about the subject. Among the studies in the marketing field of study, studies of four researchers stood out: Vivek (2009); Van Doorn et al. (2010), Brodie et al. (2011), and Hollebeek (2011a). All these researches provide theoretical contribution, but one stands out, Vivek (2009). On this study was developed the consumer engagement scale that was tested in this research. The research method was separated into two stages, the first exploratory and the second descriptive. The first stage provided an immersion about the subject and the second described how the phenomenon manifests itself. It was survey three categories of offers, Apple branded products, shopping mall service and marketing activity of football clubs. For this study was developed a confirmatory factor analysis and a multiple regression analysis. The result of research partially confirmed the validity and reliability of the consumer engagement scale in the Brazilian context.
id P_RS_f4f28804c5f776f1d49bf502e238a357
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5658
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Damacena, Cl?udioCPF:43161286049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700545P1CPF:00772625069http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4364556P5Marra, Guilherme dos Santos2015-04-14T14:52:29Z2013-06-052013-03-26MARRA, Guilherme dos Santos. Escala de engajamento do consumidor : replica??o e valida??o. 2013. 100 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5658This dissertation presents a research about the confirmation of validity and reliability of the consumer engagement scale in the Brazilian context. Therefore, a search was made to find the main theoretical studies about the subject. Among the studies in the marketing field of study, studies of four researchers stood out: Vivek (2009); Van Doorn et al. (2010), Brodie et al. (2011), and Hollebeek (2011a). All these researches provide theoretical contribution, but one stands out, Vivek (2009). On this study was developed the consumer engagement scale that was tested in this research. The research method was separated into two stages, the first exploratory and the second descriptive. The first stage provided an immersion about the subject and the second described how the phenomenon manifests itself. It was survey three categories of offers, Apple branded products, shopping mall service and marketing activity of football clubs. For this study was developed a confirmatory factor analysis and a multiple regression analysis. The result of research partially confirmed the validity and reliability of the consumer engagement scale in the Brazilian context.Esta disserta??o apresentou uma pesquisa sobre a confirma??o de validade e confiabilidade da escala de engajamento do consumidor no contexto brasileiro. Portanto, foi elaborada uma pesquisa te?rica para buscar os principais estudos sobre o tema. Dentre os estudos no campo de estudo do marketing, os estudos de quatro pesquisadores se destacaram: Vivek (2009); Van Doorn et al. (2010); Brodie et al.(2011); e Hollebeek (2011a). Todos estas pesquisas apresentam contribui??o te?rica, por?m, um deles se destaca, Vivek (2009). Neste estudo foi elaborada a escala de engajamento do consumidor que foi testada na presente pesquisa. O m?todo de pesquisa foi dividido em duas etapas, a primeira explorat?ria e a segunda descritiva. A primeira etapa proporcionou uma imers?o sobre o tema e a segunda descreveu como se manifesta o fen?meno. Foram pesquisadas tr?s categorias de oferta, produtos da marca Apple, servi?o de shopping center e atividade de marketing dos clubes de futebol. Para este estudo foi desenvolvida uma an?lise fatorial confirmat?ria e uma an?lise de regress?o m?ltipla. O resultado da pesquisa confirmou parcialmente a validade e confiabilidade da escala de engajamento do consumidor no contexto brasileiro.Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 448491.pdf: 986306 bytes, checksum: f79a335e19f1863bbb05958ebe1e16c5 (MD5) Previous issue date: 2013-03-26application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16879/448491.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?ciosPUCRSBRFaculdade de Administra??o, Contabilidade e EconomiaADMINISTRA??O DE EMPRESASCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDORMARKETINGCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEscala de engajamento do consumidor : replica??o e valida??oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL448491.pdf.jpg448491.pdf.jpgimage/jpeg3841http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5658/3/448491.pdf.jpg3a6c6e817b0cf7e836ae0e64c3e0722fMD53TEXT448491.pdf.txt448491.pdf.txttext/plain184294http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5658/2/448491.pdf.txtf338b8a8be94bebb5b556f51f5a4928cMD52ORIGINAL448491.pdfapplication/pdf986306http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5658/1/448491.pdff79a335e19f1863bbb05958ebe1e16c5MD51tede/56582015-05-14 10:11:25.879oai:tede2.pucrs.br:tede/5658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Escala de engajamento do consumidor : replica??o e valida??o
title Escala de engajamento do consumidor : replica??o e valida??o
spellingShingle Escala de engajamento do consumidor : replica??o e valida??o
Marra, Guilherme dos Santos
ADMINISTRA??O DE EMPRESAS
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MARKETING
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Escala de engajamento do consumidor : replica??o e valida??o
title_full Escala de engajamento do consumidor : replica??o e valida??o
title_fullStr Escala de engajamento do consumidor : replica??o e valida??o
title_full_unstemmed Escala de engajamento do consumidor : replica??o e valida??o
title_sort Escala de engajamento do consumidor : replica??o e valida??o
author Marra, Guilherme dos Santos
author_facet Marra, Guilherme dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Damacena, Cl?udio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:43161286049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700545P1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00772625069
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4364556P5
dc.contributor.author.fl_str_mv Marra, Guilherme dos Santos
contributor_str_mv Damacena, Cl?udio
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRA??O DE EMPRESAS
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MARKETING
topic ADMINISTRA??O DE EMPRESAS
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MARKETING
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description This dissertation presents a research about the confirmation of validity and reliability of the consumer engagement scale in the Brazilian context. Therefore, a search was made to find the main theoretical studies about the subject. Among the studies in the marketing field of study, studies of four researchers stood out: Vivek (2009); Van Doorn et al. (2010), Brodie et al. (2011), and Hollebeek (2011a). All these researches provide theoretical contribution, but one stands out, Vivek (2009). On this study was developed the consumer engagement scale that was tested in this research. The research method was separated into two stages, the first exploratory and the second descriptive. The first stage provided an immersion about the subject and the second described how the phenomenon manifests itself. It was survey three categories of offers, Apple branded products, shopping mall service and marketing activity of football clubs. For this study was developed a confirmatory factor analysis and a multiple regression analysis. The result of research partially confirmed the validity and reliability of the consumer engagement scale in the Brazilian context.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:52:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARRA, Guilherme dos Santos. Escala de engajamento do consumidor : replica??o e valida??o. 2013. 100 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5658
identifier_str_mv MARRA, Guilherme dos Santos. Escala de engajamento do consumidor : replica??o e valida??o. 2013. 100 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5658/3/448491.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5658/2/448491.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5658/1/448491.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a6c6e817b0cf7e836ae0e64c3e0722f
f338b8a8be94bebb5b556f51f5a4928c
f79a335e19f1863bbb05958ebe1e16c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793211656601600