Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | eng por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ucs.br/11338/12897 |
Resumo: | A presente pesquisa investigou práticas educativas baseadas na cultura maker, suas características, possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental além das possíveis contribuições para o fortalecimento da autonomia do estudante. Esta é uma pesquisa qualitativa e quanto ao procedimento, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica que analisou teses e dissertações relacionados à temática da cultura maker. Para análise dos dados foi usada a metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Teve como objetivo principal mapear práticas baseadas na cultura maker com estudantes do Ensino Fundamental, a partir de uma análise bibliográfica de teses e dissertações, no período de 2019 a 2023. Assim buscou-se mapear estudos de campo sobre essas práticas educativas desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental por meio do levantamento de pesquisas de mestrado e doutorado publicadas nos portais da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), seguindo-se da seleção de trabalhos relacionados à temática foco do presente estudo e posterior análise desses trabalhos. Fundamenta-se na educação experiencial de Dewey (1959), no construtivismo de Piaget (1972; 1982; 1995; 1999; 2015), na teoria de aprendizagem construcionista de Papert (1985), na pedagogia crítico emancipatória de Freire (1996; 2014; 2015), consubstanciada com as metodologias ativas de acordo com Moran (2018) e com o conceito de cultura maker na educação apresentado por Blikstein (2008; 2013; 2020; 2021). A partir da análise dos dados foram identificadas quatro categorias que emergiram do processo analítico. A primeira categoria: "Características" remete às características de práticas permeadas pela cultura maker. A segunda categoria: "Dificuldades" analisa alguns desafios encontrados no desenvolvimento dessas práticas nas escolas. A terceira categoria: "Sujeitos" reporta-se aos professores e estudantes envolvidos nas práticas. A quarta categoria: "Possibilidades", retrata algumas possibilidades das práticas em questão. A partir do processo de análise dos trabalhos, entende-se que práticas educativas embasadas na cultura maker podem trazer grandes contribuições para o processo de ensino e aprendizagem, tornado esse processo mais ativo e possibilitando o engajamento dos estudantes, o fortalecimento da autonomia e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais por meio da ação refletida e da interação. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_27d58602c842ebdc755be2e983990fe9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12897 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Francisco Jucelio dosPescador, Cristina MariaSoares, Eliana Maria do SacramentoSychocki, RodrigoPescador, Cristina Maria2024-01-17T19:01:50Z2024-01-17T19:01:50Z2023-12-282023-10-23https://repositorio.ucs.br/11338/12897A presente pesquisa investigou práticas educativas baseadas na cultura maker, suas características, possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental além das possíveis contribuições para o fortalecimento da autonomia do estudante. Esta é uma pesquisa qualitativa e quanto ao procedimento, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica que analisou teses e dissertações relacionados à temática da cultura maker. Para análise dos dados foi usada a metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Teve como objetivo principal mapear práticas baseadas na cultura maker com estudantes do Ensino Fundamental, a partir de uma análise bibliográfica de teses e dissertações, no período de 2019 a 2023. Assim buscou-se mapear estudos de campo sobre essas práticas educativas desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental por meio do levantamento de pesquisas de mestrado e doutorado publicadas nos portais da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), seguindo-se da seleção de trabalhos relacionados à temática foco do presente estudo e posterior análise desses trabalhos. Fundamenta-se na educação experiencial de Dewey (1959), no construtivismo de Piaget (1972; 1982; 1995; 1999; 2015), na teoria de aprendizagem construcionista de Papert (1985), na pedagogia crítico emancipatória de Freire (1996; 2014; 2015), consubstanciada com as metodologias ativas de acordo com Moran (2018) e com o conceito de cultura maker na educação apresentado por Blikstein (2008; 2013; 2020; 2021). A partir da análise dos dados foram identificadas quatro categorias que emergiram do processo analítico. A primeira categoria: "Características" remete às características de práticas permeadas pela cultura maker. A segunda categoria: "Dificuldades" analisa alguns desafios encontrados no desenvolvimento dessas práticas nas escolas. A terceira categoria: "Sujeitos" reporta-se aos professores e estudantes envolvidos nas práticas. A quarta categoria: "Possibilidades", retrata algumas possibilidades das práticas em questão. A partir do processo de análise dos trabalhos, entende-se que práticas educativas embasadas na cultura maker podem trazer grandes contribuições para o processo de ensino e aprendizagem, tornado esse processo mais ativo e possibilitando o engajamento dos estudantes, o fortalecimento da autonomia e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais por meio da ação refletida e da interação. [resumo fornecido pelo autor]This research investigated educational practices based on maker culture, its characteristics, possible contributions to the teaching and learning process of elementary school students, as well as possible contributions to strengthening student autonomy. This is a qualitative research and in terms of procedure, it is characterized as a bibliographical research that analyzed theses and dissertations related to the theme of maker culture. Bardin's (2016) Content Analysis methodology was used to analyze the data. Its main objective was to map practices inspired by maker culture with elementary school students, based on a bibliographic analysis of theses and dissertations, from 2019 to 2023. Thus, we sought to map field studies on educational practices inspired by maker culture developed with elementary school students through a survey of master's and doctoral research published on the portals of the Scientific Electronic Library Online (Scielo) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), followed by the selection of works related to the focus theme of the present study and subsequent analysis of these works. It is based on Dewey's experiential education (1959), Piaget's constructivism (1972; 1982; 1995; 1999; 2015), Papert's constructionist learning theory (1985), Freire's critical emancipatory pedagogy (1996;2014; 2015), substantiated with active methodologies according to Moran (2018) and with the concept of Maker Culture in education presented by Blikstein (2008; 2013; 2020; 2021). From the data analysis, four categories were identified that emerged from the analytical process. The first category: "Characteristics" refers to the characteristics of practices permeated by the maker culture. The second category: "Difficulties" analyzes some challenges encountered in the development of these practices in schools. The third category: "Subjects" refers to teachers and students involved in the practices. The fourth category: "Possibilities", portrays some potentialities of the practices in question. From the work analysis process, it is understood that educational practices based on maker culture can bring great contributions to the teaching and learning process, making this process more active and enabling student engagement, strengthening autonomy and development of cognitive and socio-emotional skills through reflected action and interaction. [resumo fornecido pelo autor]engporAprendizagemEducaçãoPrática de ensinoEnsino fundamentalLearningEducationStudent teachingElementary SchoolPráticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1424506960906251.Santos, Francisco Jucelio dosMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-27ORIGINALDissertação Francisco Jucelio dos Santos.pdfDissertação Francisco Jucelio dos Santos.pdfapplication/pdf1389677https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12897/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francisco%20Jucelio%20dos%20Santos.pdf7cec50f08961194d395662e996a490b0MD51TEXTDissertação Francisco Jucelio dos Santos.pdf.txtDissertação Francisco Jucelio dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain209169https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12897/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francisco%20Jucelio%20dos%20Santos.pdf.txt46b2ee69e4f4ccf68b55de3f35bcc793MD52THUMBNAILDissertação Francisco Jucelio dos Santos.pdf.jpgDissertação Francisco Jucelio dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12897/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francisco%20Jucelio%20dos%20Santos.pdf.jpg2f5295997da3d247164645a5f227a33cMD5311338/128972024-02-01 13:27:52.157oai:repositorio.ucs.br:11338/12897Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:16:55.787449Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico |
title |
Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico |
spellingShingle |
Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico Santos, Francisco Jucelio dos Aprendizagem Educação Prática de ensino Ensino fundamental Learning Education Student teaching Elementary School |
title_short |
Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico |
title_full |
Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico |
title_fullStr |
Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico |
title_sort |
Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico |
author |
Santos, Francisco Jucelio dos |
author_facet |
Santos, Francisco Jucelio dos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Pescador, Cristina Maria Soares, Eliana Maria do Sacramento Sychocki, Rodrigo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Francisco Jucelio dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pescador, Cristina Maria |
contributor_str_mv |
Pescador, Cristina Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação Prática de ensino Ensino fundamental |
topic |
Aprendizagem Educação Prática de ensino Ensino fundamental Learning Education Student teaching Elementary School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Education Student teaching Elementary School |
description |
A presente pesquisa investigou práticas educativas baseadas na cultura maker, suas características, possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental além das possíveis contribuições para o fortalecimento da autonomia do estudante. Esta é uma pesquisa qualitativa e quanto ao procedimento, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica que analisou teses e dissertações relacionados à temática da cultura maker. Para análise dos dados foi usada a metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Teve como objetivo principal mapear práticas baseadas na cultura maker com estudantes do Ensino Fundamental, a partir de uma análise bibliográfica de teses e dissertações, no período de 2019 a 2023. Assim buscou-se mapear estudos de campo sobre essas práticas educativas desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental por meio do levantamento de pesquisas de mestrado e doutorado publicadas nos portais da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), seguindo-se da seleção de trabalhos relacionados à temática foco do presente estudo e posterior análise desses trabalhos. Fundamenta-se na educação experiencial de Dewey (1959), no construtivismo de Piaget (1972; 1982; 1995; 1999; 2015), na teoria de aprendizagem construcionista de Papert (1985), na pedagogia crítico emancipatória de Freire (1996; 2014; 2015), consubstanciada com as metodologias ativas de acordo com Moran (2018) e com o conceito de cultura maker na educação apresentado por Blikstein (2008; 2013; 2020; 2021). A partir da análise dos dados foram identificadas quatro categorias que emergiram do processo analítico. A primeira categoria: "Características" remete às características de práticas permeadas pela cultura maker. A segunda categoria: "Dificuldades" analisa alguns desafios encontrados no desenvolvimento dessas práticas nas escolas. A terceira categoria: "Sujeitos" reporta-se aos professores e estudantes envolvidos nas práticas. A quarta categoria: "Possibilidades", retrata algumas possibilidades das práticas em questão. A partir do processo de análise dos trabalhos, entende-se que práticas educativas embasadas na cultura maker podem trazer grandes contribuições para o processo de ensino e aprendizagem, tornado esse processo mais ativo e possibilitando o engajamento dos estudantes, o fortalecimento da autonomia e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais por meio da ação refletida e da interação. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-10-23 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-17T19:01:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-17T19:01:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12897 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12897/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francisco%20Jucelio%20dos%20Santos.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12897/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francisco%20Jucelio%20dos%20Santos.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12897/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francisco%20Jucelio%20dos%20Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7cec50f08961194d395662e996a490b0 46b2ee69e4f4ccf68b55de3f35bcc793 2f5295997da3d247164645a5f227a33c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1794048332294782976 |