Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Oliveira, Franco Cleidson Fonseca lattes
Orientador(a): Rodrigues, Walter Martins lattes
Banca de defesa: Rodrigues, Walter Martins lattes, Santas, Alexsander Saraiva lattes, Villareal, Elmer Rollando Llanos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6751
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre o uso da informática em aulas de Matemática, mais precisamente, a utilização do programa Excel como instrumento de ensino e aprendizagem. Este se constitui num trabalho de caráter bibliográfico, porém qualitativo, por expressar a necessidade do uso de novas tecnologias nas escolas de Educação Básica. Apresenta-se estruturado em capítulos, que mesmo considerados separadamente, formam um todo organizado e se interligam por meio das considerações expostas. No primeiro capítulo, aborda-se a Matemática enquanto ciência, desde o seu surgimento aos dias atuais bem como o significado da mesma. O segundo capítulo trata-se do ensino e da aprendizagem de Matemática, tecendo comentários sobre o que é ensinar e aprender, mas acima de tudo, o que é ensinar e aprender Matemática na Educação Básica. O terceiro capítulo mostra o uso das novas tecnologias no contexto educacional, considerando principalmente o uso de computadores nas aulas de Matemática para que seja possível a utilização do Excel. O quarto e último capítulo expõe um paralelo entre Informática e Matemática, de modo que o Excel seja vivenciado em sala de aula, o que leva à sugestão de sua utilização no cotidiano escolar
id UFER_a70aa4337aafc768d024d001e8d57d61
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6751
network_acronym_str UFER
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
repository_id_str
spelling Rodrigues, Walter Martinshttp://lattes.cnpq.br/9658022121769752Oliveira, Fabricio de Figueredohttp://lattes.cnpq.br/5143912417720787Rodrigues, Walter Martinshttp://lattes.cnpq.br/9658022121769752Santas, Alexsander Saraivahttp://lattes.cnpq.br/0778696097133451Villareal, Elmer Rollando Llanoshttp://lattes.cnpq.br/3555515012543118http://lattes.cnpq.br/3504160517365008Oliveira, Franco Cleidson Fonseca2021-12-10T12:48:40Z2021-06-212021-12-10T12:48:40Z2021-03-08Oliveira (2021) (OLIVEIRA, 2021)http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6751Este trabalho é um estudo sobre o uso da informática em aulas de Matemática, mais precisamente, a utilização do programa Excel como instrumento de ensino e aprendizagem. Este se constitui num trabalho de caráter bibliográfico, porém qualitativo, por expressar a necessidade do uso de novas tecnologias nas escolas de Educação Básica. Apresenta-se estruturado em capítulos, que mesmo considerados separadamente, formam um todo organizado e se interligam por meio das considerações expostas. No primeiro capítulo, aborda-se a Matemática enquanto ciência, desde o seu surgimento aos dias atuais bem como o significado da mesma. O segundo capítulo trata-se do ensino e da aprendizagem de Matemática, tecendo comentários sobre o que é ensinar e aprender, mas acima de tudo, o que é ensinar e aprender Matemática na Educação Básica. O terceiro capítulo mostra o uso das novas tecnologias no contexto educacional, considerando principalmente o uso de computadores nas aulas de Matemática para que seja possível a utilização do Excel. O quarto e último capítulo expõe um paralelo entre Informática e Matemática, de modo que o Excel seja vivenciado em sala de aula, o que leva à sugestão de sua utilização no cotidiano escolarThis work is a study on the use of computers in math classes, more precisely, the use of Excel as a teaching and learning. This constitutes a bibliographic work, but qualitatively, by expressing the need to use new technologies in the schools of basic education. Presents are then divided in to chapters, even taken separately, they forman organized whole and interconnected by means of the above. The first chapter deals with the mathematics as a science, from its inception to the present day and its meaning. The second chapter is responsible for teaching and learning of mathematics, commenting on what teaching and learning, but above all, what is teaching and learning Mathematics in Basic Education. The third chapter shows the use of new technologies in educational settings, especially considering the use of computers in mathematics classes so you can just use Excel. The fourth and final chapter presents a parallel bet ween Informatics and Mathematics, so that Excel is experienced in the classroom, which leads to the suggestion of its use in the classroomCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATUFERSABrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENOLIVEIRA, Franco Cleidson Fonseca. Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaInformáticaExcelEnsino e AprendizagemMathematicsComputerExcelTeaching and LearningExcel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTFCFO_DISSERT.pdf.txtFCFO_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain114044https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/3/FCFO_DISSERT.pdf.txt0c18d7ff2b0b951a451c0101690f5e65MD53THUMBNAILFCFO_DISSERT.pdf.jpgFCFO_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/4/FCFO_DISSERT.pdf.jpga5ea053ef7cadd7be20b2eb6005fb2a7MD54ORIGINALFCFO_DISSERT.pdfFCFO_DISSERT.pdfapplication/pdf1597116https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/1/FCFO_DISSERT.pdf78978a5b3523466bd5ee9942d45adb2cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52prefix/67512022-05-06 04:10:39.606oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6751Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-05-06T07:10:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica
title Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica
spellingShingle Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica
Oliveira, Franco Cleidson Fonseca
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
Informática
Excel
Ensino e Aprendizagem
Mathematics
Computer
Excel
Teaching and Learning
title_short Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica
title_full Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica
title_fullStr Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica
title_full_unstemmed Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica
title_sort Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica
author Oliveira, Franco Cleidson Fonseca
author_facet Oliveira, Franco Cleidson Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Walter Martins
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9658022121769752
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Fabricio de Figueredo
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5143912417720787
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodrigues, Walter Martins
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9658022121769752
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santas, Alexsander Saraiva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0778696097133451
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Villareal, Elmer Rollando Llanos
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3555515012543118
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3504160517365008
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Franco Cleidson Fonseca
contributor_str_mv Rodrigues, Walter Martins
Oliveira, Fabricio de Figueredo
Rodrigues, Walter Martins
Santas, Alexsander Saraiva
Villareal, Elmer Rollando Llanos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
Informática
Excel
Ensino e Aprendizagem
Mathematics
Computer
Excel
Teaching and Learning
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Informática
Excel
Ensino e Aprendizagem
Mathematics
Computer
Excel
Teaching and Learning
description Este trabalho é um estudo sobre o uso da informática em aulas de Matemática, mais precisamente, a utilização do programa Excel como instrumento de ensino e aprendizagem. Este se constitui num trabalho de caráter bibliográfico, porém qualitativo, por expressar a necessidade do uso de novas tecnologias nas escolas de Educação Básica. Apresenta-se estruturado em capítulos, que mesmo considerados separadamente, formam um todo organizado e se interligam por meio das considerações expostas. No primeiro capítulo, aborda-se a Matemática enquanto ciência, desde o seu surgimento aos dias atuais bem como o significado da mesma. O segundo capítulo trata-se do ensino e da aprendizagem de Matemática, tecendo comentários sobre o que é ensinar e aprender, mas acima de tudo, o que é ensinar e aprender Matemática na Educação Básica. O terceiro capítulo mostra o uso das novas tecnologias no contexto educacional, considerando principalmente o uso de computadores nas aulas de Matemática para que seja possível a utilização do Excel. O quarto e último capítulo expõe um paralelo entre Informática e Matemática, de modo que o Excel seja vivenciado em sala de aula, o que leva à sugestão de sua utilização no cotidiano escolar
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-10T12:48:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-21
2021-12-10T12:48:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira (2021) (OLIVEIRA, 2021)
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6751
identifier_str_mv Oliveira (2021) (OLIVEIRA, 2021)
url http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv OLIVEIRA, Franco Cleidson Fonseca. Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFERSA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/3/FCFO_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/4/FCFO_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/1/FCFO_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c18d7ff2b0b951a451c0101690f5e65
a5ea053ef7cadd7be20b2eb6005fb2a7
78978a5b3523466bd5ee9942d45adb2c
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv direcaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.br
_version_ 1757095613749526528