Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
|
Departamento: |
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6751 |
Resumo: | Este trabalho é um estudo sobre o uso da informática em aulas de Matemática, mais precisamente, a utilização do programa Excel como instrumento de ensino e aprendizagem. Este se constitui num trabalho de caráter bibliográfico, porém qualitativo, por expressar a necessidade do uso de novas tecnologias nas escolas de Educação Básica. Apresenta-se estruturado em capítulos, que mesmo considerados separadamente, formam um todo organizado e se interligam por meio das considerações expostas. No primeiro capítulo, aborda-se a Matemática enquanto ciência, desde o seu surgimento aos dias atuais bem como o significado da mesma. O segundo capítulo trata-se do ensino e da aprendizagem de Matemática, tecendo comentários sobre o que é ensinar e aprender, mas acima de tudo, o que é ensinar e aprender Matemática na Educação Básica. O terceiro capítulo mostra o uso das novas tecnologias no contexto educacional, considerando principalmente o uso de computadores nas aulas de Matemática para que seja possível a utilização do Excel. O quarto e último capítulo expõe um paralelo entre Informática e Matemática, de modo que o Excel seja vivenciado em sala de aula, o que leva à sugestão de sua utilização no cotidiano escolar |
id |
UFER_a70aa4337aafc768d024d001e8d57d61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6751 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Walter Martinshttp://lattes.cnpq.br/9658022121769752Oliveira, Fabricio de Figueredohttp://lattes.cnpq.br/5143912417720787Rodrigues, Walter Martinshttp://lattes.cnpq.br/9658022121769752Santas, Alexsander Saraivahttp://lattes.cnpq.br/0778696097133451Villareal, Elmer Rollando Llanoshttp://lattes.cnpq.br/3555515012543118http://lattes.cnpq.br/3504160517365008Oliveira, Franco Cleidson Fonseca2021-12-10T12:48:40Z2021-06-212021-12-10T12:48:40Z2021-03-08Oliveira (2021) (OLIVEIRA, 2021)http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6751Este trabalho é um estudo sobre o uso da informática em aulas de Matemática, mais precisamente, a utilização do programa Excel como instrumento de ensino e aprendizagem. Este se constitui num trabalho de caráter bibliográfico, porém qualitativo, por expressar a necessidade do uso de novas tecnologias nas escolas de Educação Básica. Apresenta-se estruturado em capítulos, que mesmo considerados separadamente, formam um todo organizado e se interligam por meio das considerações expostas. No primeiro capítulo, aborda-se a Matemática enquanto ciência, desde o seu surgimento aos dias atuais bem como o significado da mesma. O segundo capítulo trata-se do ensino e da aprendizagem de Matemática, tecendo comentários sobre o que é ensinar e aprender, mas acima de tudo, o que é ensinar e aprender Matemática na Educação Básica. O terceiro capítulo mostra o uso das novas tecnologias no contexto educacional, considerando principalmente o uso de computadores nas aulas de Matemática para que seja possível a utilização do Excel. O quarto e último capítulo expõe um paralelo entre Informática e Matemática, de modo que o Excel seja vivenciado em sala de aula, o que leva à sugestão de sua utilização no cotidiano escolarThis work is a study on the use of computers in math classes, more precisely, the use of Excel as a teaching and learning. This constitutes a bibliographic work, but qualitatively, by expressing the need to use new technologies in the schools of basic education. Presents are then divided in to chapters, even taken separately, they forman organized whole and interconnected by means of the above. The first chapter deals with the mathematics as a science, from its inception to the present day and its meaning. The second chapter is responsible for teaching and learning of mathematics, commenting on what teaching and learning, but above all, what is teaching and learning Mathematics in Basic Education. The third chapter shows the use of new technologies in educational settings, especially considering the use of computers in mathematics classes so you can just use Excel. The fourth and final chapter presents a parallel bet ween Informatics and Mathematics, so that Excel is experienced in the classroom, which leads to the suggestion of its use in the classroomCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATUFERSABrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENOLIVEIRA, Franco Cleidson Fonseca. Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaInformáticaExcelEnsino e AprendizagemMathematicsComputerExcelTeaching and LearningExcel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTFCFO_DISSERT.pdf.txtFCFO_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain114044https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/3/FCFO_DISSERT.pdf.txt0c18d7ff2b0b951a451c0101690f5e65MD53THUMBNAILFCFO_DISSERT.pdf.jpgFCFO_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/4/FCFO_DISSERT.pdf.jpga5ea053ef7cadd7be20b2eb6005fb2a7MD54ORIGINALFCFO_DISSERT.pdfFCFO_DISSERT.pdfapplication/pdf1597116https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/1/FCFO_DISSERT.pdf78978a5b3523466bd5ee9942d45adb2cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52prefix/67512022-05-06 04:10:39.606oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6751Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-05-06T07:10:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica |
title |
Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica |
spellingShingle |
Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica Oliveira, Franco Cleidson Fonseca CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática Informática Excel Ensino e Aprendizagem Mathematics Computer Excel Teaching and Learning |
title_short |
Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica |
title_full |
Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica |
title_fullStr |
Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica |
title_full_unstemmed |
Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica |
title_sort |
Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica |
author |
Oliveira, Franco Cleidson Fonseca |
author_facet |
Oliveira, Franco Cleidson Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Walter Martins |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9658022121769752 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Oliveira, Fabricio de Figueredo |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5143912417720787 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rodrigues, Walter Martins |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9658022121769752 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santas, Alexsander Saraiva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0778696097133451 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Villareal, Elmer Rollando Llanos |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3555515012543118 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3504160517365008 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Franco Cleidson Fonseca |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Walter Martins Oliveira, Fabricio de Figueredo Rodrigues, Walter Martins Santas, Alexsander Saraiva Villareal, Elmer Rollando Llanos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática Informática Excel Ensino e Aprendizagem Mathematics Computer Excel Teaching and Learning |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Informática Excel Ensino e Aprendizagem Mathematics Computer Excel Teaching and Learning |
description |
Este trabalho é um estudo sobre o uso da informática em aulas de Matemática, mais precisamente, a utilização do programa Excel como instrumento de ensino e aprendizagem. Este se constitui num trabalho de caráter bibliográfico, porém qualitativo, por expressar a necessidade do uso de novas tecnologias nas escolas de Educação Básica. Apresenta-se estruturado em capítulos, que mesmo considerados separadamente, formam um todo organizado e se interligam por meio das considerações expostas. No primeiro capítulo, aborda-se a Matemática enquanto ciência, desde o seu surgimento aos dias atuais bem como o significado da mesma. O segundo capítulo trata-se do ensino e da aprendizagem de Matemática, tecendo comentários sobre o que é ensinar e aprender, mas acima de tudo, o que é ensinar e aprender Matemática na Educação Básica. O terceiro capítulo mostra o uso das novas tecnologias no contexto educacional, considerando principalmente o uso de computadores nas aulas de Matemática para que seja possível a utilização do Excel. O quarto e último capítulo expõe um paralelo entre Informática e Matemática, de modo que o Excel seja vivenciado em sala de aula, o que leva à sugestão de sua utilização no cotidiano escolar |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-10T12:48:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-21 2021-12-10T12:48:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Oliveira (2021) (OLIVEIRA, 2021) |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6751 |
identifier_str_mv |
Oliveira (2021) (OLIVEIRA, 2021) |
url |
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Franco Cleidson Fonseca. Excel: o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem de matemática na educação básica. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFERSA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/3/FCFO_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/4/FCFO_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/1/FCFO_DISSERT.pdf https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6751/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c18d7ff2b0b951a451c0101690f5e65 a5ea053ef7cadd7be20b2eb6005fb2a7 78978a5b3523466bd5ee9942d45adb2c e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
direcaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.br |
_version_ |
1757095613749526528 |