Escritas de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM: um estudo na perspectiva das Representações Sociais em Movimento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Elizabeth Moreira Gomes Barroso
Orientador(a): Maria Isabel Antunes Rocha
Banca de defesa: Clarilza Prado de Sousa, Luiz Paulo Ribeiro, Marcelo Loures dos Santos, Maria Zelia Versiani Machado
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8M87
Resumo: O presente trabalho de pesquisa investigou as Representações Sociais de Escrita de graduandos de Licenciatura em Educação do Campo-Curso Linguagens e Códigos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Localizando-se no campo da Psicologia Social, a pesquisa evidencia conhecimentos que consideram a Teoria dasRepresentações Sociais (base em Moscovici, Jodelet e Antunes-Rocha), as Teorias de Linguagem de base Sociointeracionistas Discursivas (Bakhtin e Bronckart) e os pressupostos da Educação do Campo. Tem-se como suposto que os sujeitos convivendo com situações que os colocam sob pressão à inferência podem realizar movimentos no sentido de manter, alterar ou refutar as Representações Sociais já constituídas. E sãoexatamente esses movimentos que se quer identificar, entender e analisar nas representações sociais de escrita desses graduandos. A abordagem metodológica que se adotou foi de base qualitativa, valendo-se de análises documentais a partir dos pressupostos da Análise do Discurso, tendo sido utilizados os instrumentos: Questionários e Entrevistas Narrativas. A análise documental considerou os contextos históricos e de formação dos sujeitos campesinos, com vistas ao entendimento dessaspopulações em uma perspectiva social, política e educacional; o questionário possibilitou uma visão geral dos estudantes do Curso Licenciatura em Educação do Campo- Linguagens e Códigos, no sentido de identificar as características gerais desses estudantes e as entrevistas narrativas possibilitaram a recuperação das trajetórias de vida e dos contextos em que se encontram inseridos os quinze sujeitos, informantes da pesquisa. As análises desenvolvidas têm na Teoria das Representações Sociais, nas Teorias do Discurso e da Linguagem e na Educação do Campo a base de condução do olhar da pesquisadora. Finalmente, justifica-se a realização da pesquisa, considerandose que a escrita tem sido vivida e sentida como um momento de significativos conflitos e tensões pelos(as) estudantes que adentram na universidade
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E sãoexatamente esses movimentos que se quer identificar, entender e analisar nas representações sociais de escrita desses graduandos. A abordagem metodológica que se adotou foi de base qualitativa, valendo-se de análises documentais a partir dos pressupostos da Análise do Discurso, tendo sido utilizados os instrumentos: Questionários e Entrevistas Narrativas. A análise documental considerou os contextos históricos e de formação dos sujeitos campesinos, com vistas ao entendimento dessaspopulações em uma perspectiva social, política e educacional; o questionário possibilitou uma visão geral dos estudantes do Curso Licenciatura em Educação do Campo- Linguagens e Códigos, no sentido de identificar as características gerais desses estudantes e as entrevistas narrativas possibilitaram a recuperação das trajetórias de vida e dos contextos em que se encontram inseridos os quinze sujeitos, informantes da pesquisa. 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It is supposed that when individuals have to deal with situations in which they are forced to infer from, such individuals may maintain, alter, or refuse established social representations. Thus, this thesis aims at identifying, understanding and analysing such movements within the written social representation of undergrads. The methodological approach was qualitative, using documentary analysis based on the assumptions of Discourse Analysis, the following instruments were used: questioners and interviews. The documents analyses took into consideration the historical background, as well as the context in which countryside students are immerged, aiming at understanding such population throughout a social,political and educational perspective. The questioner made it possible to have a general view from the Curso Licenciatura em Educação do Campo Linguagens e Códigos students, general characteristics were identify. The interviews brought to light the fifteen interviewees background and their context in which they are emerged. The analyzes developed have in the Theory of Social Representations, in Discourse and Language Theories and in the theoretical assumptions of Countryside Education, the basis for conducting the researcher's work. Finally, it is justified to carry out theresearch, considering that writing has been lived and felt as a moment of significant conflicts and tensions for the students who enter the universityUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores FormaçãoAnálise do discursoAnálise do discurso Aspectos sociaisEducaçãoEscritaEducação ruralRepresentações sociaisEducação doCampoRepresentações Sociais em MovimentoEscritasEscritas de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM: um estudo na perspectiva das Representações Sociais em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_definitiva__enviar.pdfapplication/pdf2678807https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA8M87/1/tese_definitiva__enviar.pdf5700fc0ad0403bc428a45906c16eb4faMD51TEXTtese_definitiva__enviar.pdf.txttese_definitiva__enviar.pdf.txtExtracted texttext/plain747644https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA8M87/2/tese_definitiva__enviar.pdf.txtabd72731115c305d5a0bb8d4f9fddefcMD521843/BUOS-BA8M872019-11-14 08:33:44.925oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BA8M87Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:33:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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