O que faz uma psicologia social?: em estudo exploratório sobre os significados de intervenção na psicologia social brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Leidiane Pereira Lopes
Orientador(a): Adriano Roberto Afonso do Nascimento
Banca de defesa: Miguel Mahfoud, Francisco Teixeira Portugal, Claudia Andrea Mayorga Borges
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B8HA5
Resumo: Tema identificado como central desde as primeiras proposições abrapsianas, a intervenção tem se consolidado, na psicologia social do Brasil, como um campo bastante diversificado quanto aos seus objetivos, públicos-alvo e procedimentos. Entretanto, são poucas as fontes disponíveis que procuraram fornecer informações mais sistematizadas sobre a abrangência dessa diversidade e suas possíveis implicações para a área. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o que foi considerado intervenção em 260 trabalhos completos publicados nos anais dos Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Psicologia Social ABRAPSO realizados em 2007, 2009 e 2011. O critério de seleção para a composição do corpus foi a presença da palavra intervenção em, pelo menos, duas frases do relato. Dois procedimentos foram utilizados para o tratamento dos dados: Análise de Conteúdo e Análise Lexical (com o auxílio do software ALCESTE). A Análise de Conteúdo nos permitiu identificar as características mais gerais das atividades descritas, como tipo de trabalho, objetivos, alvo principal, espaços/locais e aspectos metodológicos. A Análise Lexical possibilitou a identificação de quatro classes de formas reduzidas, nomeadas como para quê intervir, onde intervir, como não intervir e formar para intervir. A discussão integrada dos resultados obtidos, considerando-se aspectos concernentes à história da psicologia social, permitiu-nos a construção de um conceito geral atribuído ao termo intervenção e utilizado no corpus, bem como um mapeamento inicial de características que possibilitaram compreender o conjunto de atividades relatadas a partir de critérios de manutenção e de diferenciação relativos às proposições iniciais da ABRAPSO.
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