Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Pedro Rena Todeschi lattes
Orientador(a): César Geraldo Guimarães lattes
Banca de defesa: Roberto Alexandre do Carmo Said, Eduardo Antônio de Jesus
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/57056
Resumo: Elegendo como vértice da pesquisa a imagem-conceitual da “máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, bem como a “poética do olhar” cifrada em sua obra, a dissertação — em um gesto comparativo — busca compreender as novas aparições e configurações da “má-quina do mundo” nos domínios contemporâneos do cinema, da literatura e das artes visuais. Valendo-nos de três imagens-conceituais que se desdobram da “máquina do mundo” — a má-quina, a noite e o tempo presente, extraídas da poética drummondiana —, procuramos demons-trar como as obras comentadas confrontam os mecanismos atuais de dominação no Brasil (o extrativismo, a exploração do trabalho, o imperialismo do Google), assim como inventam for-mas de resistência subjetiva apreendidas nas vidas ordinárias do sujeitos, em mínimos gestos que interrompem a “máquina do mundo”. Para tanto, passamos por algumas obras de artistas visuais e escritores que abordaram as novas “máquinas do mundo” (como Laura Vinci, Rosân-gela Rennó, Eduardo Hargreaves e Nuno Ramos; Ricardo Aleixo, Marília Garcia e Veronica Stigger) e nos detivemos especialmente no estudo de três filmes brasileiros: Erosões (2012), de Oswaldo Teixeira; Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans; e Nunca é noite no mapa (2016), de Ernesto Carvalho.
id UFMG_a2a8e7c9b8b750cb258609a32f407804
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/57056
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling César Geraldo Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/9926848004850250Roberto Alexandre do Carmo SaidEduardo Antônio de Jesushttp://lattes.cnpq.br/8360588421818725Pedro Rena Todeschi2023-07-27T15:14:51Z2023-07-27T15:14:51Z2022-09-30http://hdl.handle.net/1843/57056Elegendo como vértice da pesquisa a imagem-conceitual da “máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, bem como a “poética do olhar” cifrada em sua obra, a dissertação — em um gesto comparativo — busca compreender as novas aparições e configurações da “má-quina do mundo” nos domínios contemporâneos do cinema, da literatura e das artes visuais. Valendo-nos de três imagens-conceituais que se desdobram da “máquina do mundo” — a má-quina, a noite e o tempo presente, extraídas da poética drummondiana —, procuramos demons-trar como as obras comentadas confrontam os mecanismos atuais de dominação no Brasil (o extrativismo, a exploração do trabalho, o imperialismo do Google), assim como inventam for-mas de resistência subjetiva apreendidas nas vidas ordinárias do sujeitos, em mínimos gestos que interrompem a “máquina do mundo”. Para tanto, passamos por algumas obras de artistas visuais e escritores que abordaram as novas “máquinas do mundo” (como Laura Vinci, Rosân-gela Rennó, Eduardo Hargreaves e Nuno Ramos; Ricardo Aleixo, Marília Garcia e Veronica Stigger) e nos detivemos especialmente no estudo de três filmes brasileiros: Erosões (2012), de Oswaldo Teixeira; Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans; e Nunca é noite no mapa (2016), de Ernesto Carvalho.Establishing as the research’s apex the conceptual-image of the “machine of the world”, con-ceived by Carlos Drummond de Andrade, alongside the “poetic of gaze” encrypted in his work, this dissertation – in a comparative gesture – aims to comprehend the new displays and configu-rations of the “machine of the world” throughout the contemporary domains of cinema, literature and visual arts. By employing the three conceptual-images that unfold from the “machine of the world” – the machine, the night and the present time, drawn out from Drummond’s poetics –, we seek to demonstrate how the commented works tackle Brazil’s current domination mecha-nisms (extractivism, labor exploitation, Google’s imperialism), as well as invent methods for subjective resistance picked up from the ordinary lives of common people, through minimal gestures that cut off the “machine of the world”. Hence, we examine a few works from visual artist and writers who address the new “machines of the word” (e.g. Laura Vinci, Rosângela Rennó, Eduardo Hargreaves and Nuno Ramos; Ricardo Aleixo, Marília Garcia and Veronica Stigger) and we pay special attention to the study of three Brazilian movies: Oswaldo Teixeira’s Erosões (2012), Affonso Uchôa and João Dumans’ Arábia (2017), and Ernesto Carvalho’s Nunca é noite no mapa (2016).FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALComunicação - TesesLiteratura comparada - TesesLiteratura brasileira - TesesCinema brasileiro - TesesMáquina do mundoLiteratura comparadaArtes visuaisCinema brasileiroNa estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALPedro Rena - Na estranha ordem geométrica de tudo - Dissertação - PPGCOM .pdfPedro Rena - Na estranha ordem geométrica de tudo - Dissertação - PPGCOM .pdfapplication/pdf36717568https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57056/3/Pedro%20Rena%20-%20Na%20estranha%20ordem%20geome%cc%81trica%20de%20tudo%20-%20Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20-%20PPGCOM%20.pdf1811ad10b82f50a9351f46a813eb7d60MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57056/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/570562023-07-27 12:14:51.982oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-27T15:14:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil
title Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil
spellingShingle Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil
Pedro Rena Todeschi
Máquina do mundo
Literatura comparada
Artes visuais
Cinema brasileiro
Comunicação - Teses
Literatura comparada - Teses
Literatura brasileira - Teses
Cinema brasileiro - Teses
title_short Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil
title_full Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil
title_fullStr Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil
title_full_unstemmed Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil
title_sort Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil
author Pedro Rena Todeschi
author_facet Pedro Rena Todeschi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv César Geraldo Guimarães
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9926848004850250
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roberto Alexandre do Carmo Said
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eduardo Antônio de Jesus
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8360588421818725
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro Rena Todeschi
contributor_str_mv César Geraldo Guimarães
Roberto Alexandre do Carmo Said
Eduardo Antônio de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Máquina do mundo
Literatura comparada
Artes visuais
Cinema brasileiro
topic Máquina do mundo
Literatura comparada
Artes visuais
Cinema brasileiro
Comunicação - Teses
Literatura comparada - Teses
Literatura brasileira - Teses
Cinema brasileiro - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunicação - Teses
Literatura comparada - Teses
Literatura brasileira - Teses
Cinema brasileiro - Teses
description Elegendo como vértice da pesquisa a imagem-conceitual da “máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, bem como a “poética do olhar” cifrada em sua obra, a dissertação — em um gesto comparativo — busca compreender as novas aparições e configurações da “má-quina do mundo” nos domínios contemporâneos do cinema, da literatura e das artes visuais. Valendo-nos de três imagens-conceituais que se desdobram da “máquina do mundo” — a má-quina, a noite e o tempo presente, extraídas da poética drummondiana —, procuramos demons-trar como as obras comentadas confrontam os mecanismos atuais de dominação no Brasil (o extrativismo, a exploração do trabalho, o imperialismo do Google), assim como inventam for-mas de resistência subjetiva apreendidas nas vidas ordinárias do sujeitos, em mínimos gestos que interrompem a “máquina do mundo”. Para tanto, passamos por algumas obras de artistas visuais e escritores que abordaram as novas “máquinas do mundo” (como Laura Vinci, Rosân-gela Rennó, Eduardo Hargreaves e Nuno Ramos; Ricardo Aleixo, Marília Garcia e Veronica Stigger) e nos detivemos especialmente no estudo de três filmes brasileiros: Erosões (2012), de Oswaldo Teixeira; Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans; e Nunca é noite no mapa (2016), de Ernesto Carvalho.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-27T15:14:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-27T15:14:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/57056
url http://hdl.handle.net/1843/57056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57056/3/Pedro%20Rena%20-%20Na%20estranha%20ordem%20geome%cc%81trica%20de%20tudo%20-%20Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20-%20PPGCOM%20.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57056/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1811ad10b82f50a9351f46a813eb7d60
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890972405334016