Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
|
Departamento: |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/57056 |
Resumo: | Elegendo como vértice da pesquisa a imagem-conceitual da “máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, bem como a “poética do olhar” cifrada em sua obra, a dissertação — em um gesto comparativo — busca compreender as novas aparições e configurações da “má-quina do mundo” nos domínios contemporâneos do cinema, da literatura e das artes visuais. Valendo-nos de três imagens-conceituais que se desdobram da “máquina do mundo” — a má-quina, a noite e o tempo presente, extraídas da poética drummondiana —, procuramos demons-trar como as obras comentadas confrontam os mecanismos atuais de dominação no Brasil (o extrativismo, a exploração do trabalho, o imperialismo do Google), assim como inventam for-mas de resistência subjetiva apreendidas nas vidas ordinárias do sujeitos, em mínimos gestos que interrompem a “máquina do mundo”. Para tanto, passamos por algumas obras de artistas visuais e escritores que abordaram as novas “máquinas do mundo” (como Laura Vinci, Rosân-gela Rennó, Eduardo Hargreaves e Nuno Ramos; Ricardo Aleixo, Marília Garcia e Veronica Stigger) e nos detivemos especialmente no estudo de três filmes brasileiros: Erosões (2012), de Oswaldo Teixeira; Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans; e Nunca é noite no mapa (2016), de Ernesto Carvalho. |
id |
UFMG_a2a8e7c9b8b750cb258609a32f407804 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/57056 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
César Geraldo Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/9926848004850250Roberto Alexandre do Carmo SaidEduardo Antônio de Jesushttp://lattes.cnpq.br/8360588421818725Pedro Rena Todeschi2023-07-27T15:14:51Z2023-07-27T15:14:51Z2022-09-30http://hdl.handle.net/1843/57056Elegendo como vértice da pesquisa a imagem-conceitual da “máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, bem como a “poética do olhar” cifrada em sua obra, a dissertação — em um gesto comparativo — busca compreender as novas aparições e configurações da “má-quina do mundo” nos domínios contemporâneos do cinema, da literatura e das artes visuais. Valendo-nos de três imagens-conceituais que se desdobram da “máquina do mundo” — a má-quina, a noite e o tempo presente, extraídas da poética drummondiana —, procuramos demons-trar como as obras comentadas confrontam os mecanismos atuais de dominação no Brasil (o extrativismo, a exploração do trabalho, o imperialismo do Google), assim como inventam for-mas de resistência subjetiva apreendidas nas vidas ordinárias do sujeitos, em mínimos gestos que interrompem a “máquina do mundo”. Para tanto, passamos por algumas obras de artistas visuais e escritores que abordaram as novas “máquinas do mundo” (como Laura Vinci, Rosân-gela Rennó, Eduardo Hargreaves e Nuno Ramos; Ricardo Aleixo, Marília Garcia e Veronica Stigger) e nos detivemos especialmente no estudo de três filmes brasileiros: Erosões (2012), de Oswaldo Teixeira; Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans; e Nunca é noite no mapa (2016), de Ernesto Carvalho.Establishing as the research’s apex the conceptual-image of the “machine of the world”, con-ceived by Carlos Drummond de Andrade, alongside the “poetic of gaze” encrypted in his work, this dissertation – in a comparative gesture – aims to comprehend the new displays and configu-rations of the “machine of the world” throughout the contemporary domains of cinema, literature and visual arts. By employing the three conceptual-images that unfold from the “machine of the world” – the machine, the night and the present time, drawn out from Drummond’s poetics –, we seek to demonstrate how the commented works tackle Brazil’s current domination mecha-nisms (extractivism, labor exploitation, Google’s imperialism), as well as invent methods for subjective resistance picked up from the ordinary lives of common people, through minimal gestures that cut off the “machine of the world”. Hence, we examine a few works from visual artist and writers who address the new “machines of the word” (e.g. Laura Vinci, Rosângela Rennó, Eduardo Hargreaves and Nuno Ramos; Ricardo Aleixo, Marília Garcia and Veronica Stigger) and we pay special attention to the study of three Brazilian movies: Oswaldo Teixeira’s Erosões (2012), Affonso Uchôa and João Dumans’ Arábia (2017), and Ernesto Carvalho’s Nunca é noite no mapa (2016).FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALComunicação - TesesLiteratura comparada - TesesLiteratura brasileira - TesesCinema brasileiro - TesesMáquina do mundoLiteratura comparadaArtes visuaisCinema brasileiroNa estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALPedro Rena - Na estranha ordem geométrica de tudo - Dissertação - PPGCOM .pdfPedro Rena - Na estranha ordem geométrica de tudo - Dissertação - PPGCOM .pdfapplication/pdf36717568https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57056/3/Pedro%20Rena%20-%20Na%20estranha%20ordem%20geome%cc%81trica%20de%20tudo%20-%20Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20-%20PPGCOM%20.pdf1811ad10b82f50a9351f46a813eb7d60MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57056/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/570562023-07-27 12:14:51.982oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-27T15:14:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil |
title |
Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil |
spellingShingle |
Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil Pedro Rena Todeschi Máquina do mundo Literatura comparada Artes visuais Cinema brasileiro Comunicação - Teses Literatura comparada - Teses Literatura brasileira - Teses Cinema brasileiro - Teses |
title_short |
Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil |
title_full |
Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil |
title_fullStr |
Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil |
title_full_unstemmed |
Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil |
title_sort |
Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil |
author |
Pedro Rena Todeschi |
author_facet |
Pedro Rena Todeschi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
César Geraldo Guimarães |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9926848004850250 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Roberto Alexandre do Carmo Said |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eduardo Antônio de Jesus |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8360588421818725 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro Rena Todeschi |
contributor_str_mv |
César Geraldo Guimarães Roberto Alexandre do Carmo Said Eduardo Antônio de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Máquina do mundo Literatura comparada Artes visuais Cinema brasileiro |
topic |
Máquina do mundo Literatura comparada Artes visuais Cinema brasileiro Comunicação - Teses Literatura comparada - Teses Literatura brasileira - Teses Cinema brasileiro - Teses |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação - Teses Literatura comparada - Teses Literatura brasileira - Teses Cinema brasileiro - Teses |
description |
Elegendo como vértice da pesquisa a imagem-conceitual da “máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, bem como a “poética do olhar” cifrada em sua obra, a dissertação — em um gesto comparativo — busca compreender as novas aparições e configurações da “má-quina do mundo” nos domínios contemporâneos do cinema, da literatura e das artes visuais. Valendo-nos de três imagens-conceituais que se desdobram da “máquina do mundo” — a má-quina, a noite e o tempo presente, extraídas da poética drummondiana —, procuramos demons-trar como as obras comentadas confrontam os mecanismos atuais de dominação no Brasil (o extrativismo, a exploração do trabalho, o imperialismo do Google), assim como inventam for-mas de resistência subjetiva apreendidas nas vidas ordinárias do sujeitos, em mínimos gestos que interrompem a “máquina do mundo”. Para tanto, passamos por algumas obras de artistas visuais e escritores que abordaram as novas “máquinas do mundo” (como Laura Vinci, Rosân-gela Rennó, Eduardo Hargreaves e Nuno Ramos; Ricardo Aleixo, Marília Garcia e Veronica Stigger) e nos detivemos especialmente no estudo de três filmes brasileiros: Erosões (2012), de Oswaldo Teixeira; Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans; e Nunca é noite no mapa (2016), de Ernesto Carvalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-27T15:14:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-27T15:14:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/57056 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/57056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57056/3/Pedro%20Rena%20-%20Na%20estranha%20ordem%20geome%cc%81trica%20de%20tudo%20-%20Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20-%20PPGCOM%20.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57056/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1811ad10b82f50a9351f46a813eb7d60 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890972405334016 |