Relações professor e livro didático de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Teixeira, Rosane de Fátima Batista
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/25001
Resumo: Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago Bufrem
id UFPR_5ea74bdaefe4ab9a466ce79ce16b7928
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25001
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Teixeira, Rosane de Fátima BatistaBufrem, Leilah Santiago, 1942-Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-21T13:36:07Z2020-09-21T13:36:07Z2009https://hdl.handle.net/1884/25001Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago BufremCo-Orientadora: Profª Drª Tania Maria Figueiredo Braga GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/09/2009Bibliografia: fls. 104-108Resumo: Investigação desenvolvida com objetivo de analisar e discutir as relações entre professores e livros didáticos de alfabetização, em que se prioriza a compreensão dos significados que os professores atribuem ao livro didático e as explicações das relações que estabelecem com este material no contexto da cultura da escola. Considera o livro como um objeto material da cultura escolar, que contribui na determinação de formas de pensar e de agir dos professores. Investiga a função do livro no processo de alfabetização e o uso que o professor faz deste material no cotidiano escolar. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas realizadas com quatro professoras alfabetizadoras do município de Curitiba. Entrevistas também foram realizadas com profissionais da secretaria de educação deste município e com pedagogas de escolas municipais, no período de março a setembro de 2008. De forma complementar, realizou-se análise documental. A análise dos dados, subsidiada pelas categorias teóricas cotidiano, saber docente, cultura escolar e construção social da escola, suscitou o estabelecimento de categorias de análise, que foram formuladas num primeiro momento como organizadoras gerais do processo analítico e posteriormente permitiram articular os resultados em torno da conceituação, uso e significado do livro didático pelos professores. Dos resultados obtidos ao longo do processo de investigação pode-se apreender que a valorização do objeto livro didático na cultura escolar não é diretamente correspondida na cultura da escola e que os professores estabelecem formas de usar o livro didático de alfabetização principalmente a partir de suas experiências pessoais e profissionais.Abstract: This paper reports the research undertaken to analyze and discuss the relationships established between the teacher and the literacy textbook, which gives priority to understand the meanings that teachers attach to the literacy textbook and the explanations of the relationships they build with this material in the context of school culture. The book is a material object of the school culture, which helps in determining ways of thinking and acting teachers. Investigates the role of the book in the process of literacy and the use that teachers make of it in everyday school life. The empirical material was produced by priority from interviews conducted with four teachers training teachers in the city of Curitiba. Interviews were also conducted with professionals from the education department of the municipality and educators in public schools, from March to September 2008. Analysis was performed and a documentary research of the state of the art on the basis of the Anped to locate studies that which focus on the theme addressed. Data analysis, subsidized by the theoretical categories everyday, teacher knowledge, school culture and social construction of school, prompted the establishment of categories of analysis, that were formulated at first as general organizer of the analytical process and then could be translated into concepts, use and meaning of the textbook in the school culture. Out of this process can reveal that the recovery of the object textbook in the school culture is not directly matched in the culture of schools and teachers to establish ways of using the textbook literacy mainly from his personal and professional xperiences.135 f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoAlfabetizaçãoLivros didáticosEducaçãoRelações professor e livro didático de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALROSANE dissertacao 03-12 correta ===.pdfapplication/pdf748759https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25001/1/ROSANE%20dissertacao%2003-12%20correta%20%3d%3d%3d.pdfc438c1571d3ffe580e44dbf1d851cee5MD51open accessTEXTROSANE dissertacao 03-12 correta ===.pdf.txtExtracted Texttext/plain311336https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25001/2/ROSANE%20dissertacao%2003-12%20correta%20%3d%3d%3d.pdf.txt64232070e5f68244cc793c805d5036cfMD52open accessTHUMBNAILROSANE dissertacao 03-12 correta ===.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25001/3/ROSANE%20dissertacao%2003-12%20correta%20%3d%3d%3d.pdf.jpg13fad8eac652ba5060d4683ccb2ab5c4MD53open access1884/250012020-09-21 10:36:07.538open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25001Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-21T13:36:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações professor e livro didático de alfabetização
title Relações professor e livro didático de alfabetização
spellingShingle Relações professor e livro didático de alfabetização
Teixeira, Rosane de Fátima Batista
Dissertações - Educação
Alfabetização
Livros didáticos
Educação
title_short Relações professor e livro didático de alfabetização
title_full Relações professor e livro didático de alfabetização
title_fullStr Relações professor e livro didático de alfabetização
title_full_unstemmed Relações professor e livro didático de alfabetização
title_sort Relações professor e livro didático de alfabetização
author Teixeira, Rosane de Fátima Batista
author_facet Teixeira, Rosane de Fátima Batista
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bufrem, Leilah Santiago, 1942-
Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Rosane de Fátima Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Alfabetização
Livros didáticos
Educação
topic Dissertações - Educação
Alfabetização
Livros didáticos
Educação
description Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago Bufrem
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-21T13:36:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-21T13:36:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25001
url https://hdl.handle.net/1884/25001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25001/1/ROSANE%20dissertacao%2003-12%20correta%20%3d%3d%3d.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25001/2/ROSANE%20dissertacao%2003-12%20correta%20%3d%3d%3d.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25001/3/ROSANE%20dissertacao%2003-12%20correta%20%3d%3d%3d.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c438c1571d3ffe580e44dbf1d851cee5
64232070e5f68244cc793c805d5036cf
13fad8eac652ba5060d4683ccb2ab5c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699671364206592