Características das competências e dos comportamentos profissiconais propostos nas diretrizes curriculares como delimitação do campo de atuação do psicólogo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Santos, Glauce Carolina Vieira dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89429
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
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spelling Características das competências e dos comportamentos profissiconais propostos nas diretrizes curriculares como delimitação do campo de atuação do psicólogoPsicologiaEstudo e ensino (Superior)CurriculosPsicologosFormação profissionalCompetencia(Autoridade legal)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Qualquer profissão é definida e caracterizada pela capacidade dos profissionais intervirem sobre fenômenos que constituem seu objeto de trabalho nos contextos mais variados. Essa capacidade, por sua vez, está relacionada com as aprendizagens desenvolvidas no processo de formação desses profissionais. No caso da Psicologia, mais especificamente, os futuros psicólogos ainda são capacitados para intervirem sobre uma parcela restrita de processos e necessidades de natureza psicológica. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, aprovadas em 19/02/2004 e homologadas em 12/04/2004, são o resultado das necessidades de mudanças na formação desses profissionais. Nesse sentido, o conhecimento produzido sobre a pergunta "quais as características das competências e dos comportamentos profissionais propostos das Diretrizes Curriculares como delimitação do campo de atuação do psicólogo?", é relevante tanto para ampliar a visibilidade sobre a formação proposta no documento. Para produzir conhecimento sobre essa pergunta, foram examinadas 378 descrições de aprendizagens a serem desenvolvidas nos cursos de graduação em Psicologia, identificadas nos Artigos 3°, 4°, 5°, 7°, 8°, 9° e 12° das Diretrizes Curriculares Nacionais para esses cursos. Essa caracterização foi feita por meio de um protocolo planejado de modo a explicitar as seguintes variáveis: sujeito (nome do sujeito dado no documento e clareza de explicitação); verbo (forma de explicitação, precisão e amplitude), complemento (tipos de explicitação, precisão e amplitude) e expressão resultante da relação entre verbo e complemento (capacidade caracterizada e generalidade). Cada verbo de cada descrição de aprendizagem identificada nos artigos das Diretrizes Curriculares foi considerado uma referência a classes de respostas ou relações entre classes de respostas e classes de estímulos ambientais. Os complementos das descrições de aprendizagens foram considerados estímulos e classes de estímulos ambientais com os quais os futuros profissionais irão interagir. Das 378 descrições de aprendizagens identificadas, mais de 50% é composta por verbos vagos. Além disso, em uma única frase há mais de uma descrição de aprendizagem a ser desenvolvida. Nos complementos dos verbos que compõem essas 378 descrições de aprendizagens, há destaque para técnicas, procedimentos e instrumentos, mais do que necessidades sociais a serem atendidas por meio da utilização dessas técnicas, procedimentos e instrumentos. Do total de 384 descrições de aprendizagens, há nas Diretrizes Curriculares, maior quantidade de descrições referentes a comportamentos profissionais socialmente significativos que caracterizam o trabalho psicólogo. Entretanto, ainda há destaque para atividades (e não comportamentos) desse profissional como se elas fossem definidoras do seu trabalho. Por meio dos resultados obtidos foi possível avaliar que a estrutura de organização dos artigos das Diretrizes Curriculares é uma condição que dificulta a identificação clara e precisa das 378 descrições de aprendizagens ou "competências" profissionais do psicólogo. Além disso, as características de pouca precisão e clareza das descrições de aprendizagens são outra condição que dificulta o planejamento de uma formação que capacite futuros psicólogos a intervirem de acordo com necessidades sociais e possibilidades de intervenção sobre essas necessidades. Dessa maneira, embora haja mudanças na formação conforme proposição presente nas Diretrizes Curriculares, qualquer alteração significativa na formação de psicólogos depende de um exame detalhado e de correções e aperfeiçoamentos das orientações presentes nesse documento. Every profession is defined and characterized for the capacity of the professionals to intervene on phenomena that more constitute its object of work in the varied contexts. The capacity is related to the learning developed in these professionals formation process. In the case of Psychology, specifically, the future psychologists still are enabled to intervene on a restricted parcel of processes and necessities of psychological nature. The National Curricular Lines for the Psychology Graduation Courses, approved in 02/19/2004 and homologated in 04/12/2004, are the results of the necessities of changes in the formation of these professionals. It means that the knowledge produced on the question "which the characteristics of the abilities and the considered professional behaviors of the Curricular Lines of direction as delimitation of the field of performance of the psychologist?", it is excellent in such a way to extend the visibility on the formation proposal in the document. To produce knowledge on this question, it has been examined and characterized 384 sentences referring to the skills to be developed in the Psychology Graduation courses, identified in the Articles 3rd, 4th, 5th, 7th, 8th, 9th and 12th of the National Curricular Lines for these courses. This characterization was made through a planned protocol in order to detail the following diversity: citizen (name of the citizen given in the document and clear clarification); verb (clarification, precision form), complement (types of explanation, precision and amplitude) and the resultant expression of the relation between verb and complement (characterized capacity and generality). Each verb of each description of learning identified in articles of the Curricular Lines of direction is a reference the response class or relations between response class and stimulus class. The complements of the descriptions of learning if relate to the stimulus and stimulus class which the professional will go to interact. Of the 378 descriptions of identified learning, more than 50% are composed for vacant verbs. Moreover, in an only phrase it has more than a description of learning to be developed. In the complements of the verbs that compose these 378 descriptions of learning, it has prominence for the application of techniques, procedures and instruments, more than what social necessities to be taken care of by means of the use of these techniques, procedures and instruments. Of the total of 378 descriptions of learning, it has in the Curricular Lines of direction, bigger amount of referring descriptions socially significant the professional behaviors that characterize the work psychologist. However, still she has prominence for activities (and not behaviors) of this professional as if they were defining of its work. By means of the gotten results it was possible to evaluate that the structure of organization of articles of the Curricular Lines of direction is a condition that makes it difficult the clear identification and needs the 378 descriptions of learning or "professional skills" of the psychologist. Moreover, the characteristics of little precision and clarity of the descriptions of learning are another condition that makes it difficult the planning of a formation that enables futures psychologists in accordance with to intervene social necessities and possibilities of intervention on these necessities. In this way, although it has changes in agreement formation present in the Curricular Lines of direction, any significant alteration in the formation of psychologists it depends on a detailed examination and corrections of the orientation gifts in this document. .Florianópolis, SCBotome, Silvio PauloKubo, Olga MitsueUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Glauce Carolina Vieira dos2012-10-22T20:51:02Z2012-10-22T20:51:02Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 471 f.| grafs.application/pdf233946http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89429porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T17:14:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89429Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T17:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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