Classes de comportamentos profissionais que compõem a formação do psicólogo para intervir por meio de pesquisa sobre fenômenos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares nacionais para cursos de graduação em psicologia e da formação desse profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Viecili, Juliane
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91417
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_f8787555f4aa2ac0ff28b6d4ea76a34f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91417
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Classes de comportamentos profissionais que compõem a formação do psicólogo para intervir por meio de pesquisa sobre fenômenos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares nacionais para cursos de graduação em psicologia e da formação desse profissionalPsicologiaCurriculosPsicologosFormaçãoCompetencia(Autoridade legal)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.A formação profissional de psicólogos no Brasil é discutida desde a regulamentação da profissão em 1962 e a implementação do Currículo Mínimo em 1963. Desde então, muito conhecimento foi produzido em Psicologia e ocorreram mudanças sociais que contribuíram para que a formação em Psicologia sofresse uma diversidade de críticas por parte das próprias entidades responsáveis pela formação de psicólogos. Com a necessidade de Diretrizes Curriculares (a partir da LDB, 1996), como orientadoras da organização do ensino de graduação no país foram realizadas discussões sobre a reestruturação da formação de psicólogos na superação de formação técnica característica da atuação até então e culminou na aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia (DCNP), em 2004. A reestruturação curricular dos cursos de Psicologia no Brasil foi feita com a exigência de garantir ao psicólogo ser capaz de intervir diretamente sobre fenômeno psicológico e indiretamente por meio de produção de ensino e de pesquisa. Dessa forma, surge a necessidade de produzir conhecimento sobre "quais classes de comportamentos profissionais compõem a formação do psicólogo para intervir por meio de pesquisa, derivadas das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia e da formação desse profissional?" Para responder essa questão foram examinados: o documento das DCNP; três projetos de cursos em Psicologia; 84 instruções de um curso de formação científica, 37 textos e manuais de metodologia e uma dissertação de mestrado sobre formação científica. Dessas fontes de informações foram identificadas ou derivadas classes de comportamentos profissionais que necessitam ser desenvolvidas por psicólogos para serem capazes de intervir indiretamente por meio de pesquisa sobre fenômenos psicológicos. As classes de comportamento foram identificadas nas fontes de informações por meio da análise das sentenças gramaticais, nas quais o sujeito expresso nas sentenças gramaticais é referente ao profissional formado; o verbo é referente ao que necessita ser realizado pelo sujeito (classes de respostas do organismo) e o complemento expressa os aspectos do meio com o qual o sujeito deverá realizar algo (classes de estímulos). As classes foram organizadas em sistemas comportamentais por graus de abrangência, representados em diagramas de decomposição. Foram elaborados dois sistemas comportamentais: um referente às classes de comportamentos identificadas ou derivadas do documento das DCNP e outro referente às classes de comportamentos identificadas ou derivadas dos documentos acerca da formação científica. Foram identificadas ou derivadas 21 classes de comportamentos relativas à intervenção por meio de pesquisa a partir das DCNP e 1734 dos documentos acerca da formação científica. As classes de comportamentos identificadas ou derivadas das DCNP parecem ser insuficientes para uma organização homogênea das competências ou comportamentos que necessitam constituir a formação científica do psicólogo. O processo de identificar ou derivar classes de comportamentos dos documentos acerca da formação científica possibilita ampliar em termos de quantidade as classes identificadas nas DCNP. Um exame das classes de comportamentos identificadas nos documentos possibilitou notar que, de modo geral, ainda há ênfase em competências relativas à formação técnica do psicólogo. Por outro lado, a organização das classes identificadas nos documentos segundo critério de abrangência possibilitou avaliar a pertinência dessas classes e, por meio de procedimento de decompor classes complexas e abrangentes em classes menos abrangentes, descobrir outras classes constituintes do sistema comportamental que caracteriza a função social e científica de um profissional de nível superior.Florianópolis, SCKubo, Olga MitsueBotome, Silvio PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaViecili, Juliane2012-10-23T22:40:09Z2012-10-23T22:40:09Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2 v.| il.application/pdf252779http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91417porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-05T14:40:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91417Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-05T14:40:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Classes de comportamentos profissionais que compõem a formação do psicólogo para intervir por meio de pesquisa sobre fenômenos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares nacionais para cursos de graduação em psicologia e da formação desse profissional
title Classes de comportamentos profissionais que compõem a formação do psicólogo para intervir por meio de pesquisa sobre fenômenos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares nacionais para cursos de graduação em psicologia e da formação desse profissional
spellingShingle Classes de comportamentos profissionais que compõem a formação do psicólogo para intervir por meio de pesquisa sobre fenômenos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares nacionais para cursos de graduação em psicologia e da formação desse profissional
Viecili, Juliane
Psicologia
Curriculos
Psicologos
Formação
Competencia
(Autoridade legal)
title_short Classes de comportamentos profissionais que compõem a formação do psicólogo para intervir por meio de pesquisa sobre fenômenos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares nacionais para cursos de graduação em psicologia e da formação desse profissional
title_full Classes de comportamentos profissionais que compõem a formação do psicólogo para intervir por meio de pesquisa sobre fenômenos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares nacionais para cursos de graduação em psicologia e da formação desse profissional
title_fullStr Classes de comportamentos profissionais que compõem a formação do psicólogo para intervir por meio de pesquisa sobre fenômenos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares nacionais para cursos de graduação em psicologia e da formação desse profissional
title_full_unstemmed Classes de comportamentos profissionais que compõem a formação do psicólogo para intervir por meio de pesquisa sobre fenômenos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares nacionais para cursos de graduação em psicologia e da formação desse profissional
title_sort Classes de comportamentos profissionais que compõem a formação do psicólogo para intervir por meio de pesquisa sobre fenômenos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares nacionais para cursos de graduação em psicologia e da formação desse profissional
author Viecili, Juliane
author_facet Viecili, Juliane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kubo, Olga Mitsue
Botome, Silvio Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Viecili, Juliane
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Curriculos
Psicologos
Formação
Competencia
(Autoridade legal)
topic Psicologia
Curriculos
Psicologos
Formação
Competencia
(Autoridade legal)
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T22:40:09Z
2012-10-23T22:40:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 252779
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91417
identifier_str_mv 252779
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2 v.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187850255335424