Grêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenil
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Cidade de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais
|
Departamento: |
Pós-Graduação
|
País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4131 |
Resumo: | O protagonismo juvenil pode ser conceituado como uma atuação inovadora, construtiva e humanitarista do jovem na solução de problemas reais da escola, da comunidade e da própria vida social. O grêmio estudantil é um dos espaços possíveis de atuação juvenil dentro das escolas e pode auxiliar na aquisição de responsabilidades, gerando autonomia intelectual e moral, solidariedade, respeito às diferenças, cooperação, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, fortalecendo a voz da juventude. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é identificar a percepção de ex-integrantes de um grêmio estudantil de uma escola técnica estadual da capital de São Paulo acerca desse espaço de atuação, enquanto possibilidade de desenvolvimento para o Protagonismo Juvenil. Em um cenário de forte valorização do protagonismo juvenil, faz-se necessária a investigação de como os jovens estão compreendendo esse processo, analisando os limites e as possibilidades de atuação do grêmio estudantil e explicitando as concepções que norteiam essa atuação. Como referencial teórico, fez-se uso dos estudos de Aldimara Delabona Boutin (2016), Marcele Bald (2015), Fernanda Mendes (2011), Francisco Martins (2010), Aparecida da Graça Carlos (2006), entre outros. Dentre os procedimentos metodológicos, foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas a 16 participantes da pesquisa. A análise de dados indicou, dentre outros aspectos, que os estudantes reconhecem a importância do colegiado como aprimoramento pessoal e profissional, desenvolvendo novas habilidades que os auxiliam na trajetória que hoje cursam. Embora não tenham uma definição clara do que venha a ser Protagonismo Juvenil, os respondentes entendem esse conceito como lugar de fala jovem e notam, no grêmio, uma grande possibilidade para o seu desenvolvimento. Apresenta-se, por fim, a proposição de um Compêndio Interativo que pode ser partilhada entre as instituições de ensino com a intenção de informar os estudantes sobre o colegiado pontuando ações para uma efetiva participação no espaço escolar. |
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2022-11-08T18:58:15Z2022-11-08T18:58:15Z2021-06-29AZEVEDO, Cinthia da Rocha. Grêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenil. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado Formação de Gestores Educacionais) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4131O protagonismo juvenil pode ser conceituado como uma atuação inovadora, construtiva e humanitarista do jovem na solução de problemas reais da escola, da comunidade e da própria vida social. O grêmio estudantil é um dos espaços possíveis de atuação juvenil dentro das escolas e pode auxiliar na aquisição de responsabilidades, gerando autonomia intelectual e moral, solidariedade, respeito às diferenças, cooperação, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, fortalecendo a voz da juventude. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é identificar a percepção de ex-integrantes de um grêmio estudantil de uma escola técnica estadual da capital de São Paulo acerca desse espaço de atuação, enquanto possibilidade de desenvolvimento para o Protagonismo Juvenil. Em um cenário de forte valorização do protagonismo juvenil, faz-se necessária a investigação de como os jovens estão compreendendo esse processo, analisando os limites e as possibilidades de atuação do grêmio estudantil e explicitando as concepções que norteiam essa atuação. Como referencial teórico, fez-se uso dos estudos de Aldimara Delabona Boutin (2016), Marcele Bald (2015), Fernanda Mendes (2011), Francisco Martins (2010), Aparecida da Graça Carlos (2006), entre outros. Dentre os procedimentos metodológicos, foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas a 16 participantes da pesquisa. A análise de dados indicou, dentre outros aspectos, que os estudantes reconhecem a importância do colegiado como aprimoramento pessoal e profissional, desenvolvendo novas habilidades que os auxiliam na trajetória que hoje cursam. Embora não tenham uma definição clara do que venha a ser Protagonismo Juvenil, os respondentes entendem esse conceito como lugar de fala jovem e notam, no grêmio, uma grande possibilidade para o seu desenvolvimento. Apresenta-se, por fim, a proposição de um Compêndio Interativo que pode ser partilhada entre as instituições de ensino com a intenção de informar os estudantes sobre o colegiado pontuando ações para uma efetiva participação no espaço escolar.Youth protagonism can be conceptualized as an innovative, constructive and humanitarian action by young people in solving real problems at school, in the community and in social life itself. The student union is one of the possible spaces for youth action within schools and can help in acquiring responsibilities, generating intellectual and moral autonomy, solidarity, respect for differences, cooperation, acquisition of knowledge and development of skills, strengthening the voice of youth. In this context, the objective of this study is to identify the perception of former members of a student union of a state technical school in the capital of São Paulo regarding this space of action, as a possibility of development for Youth Protagonism. In a scenario of strong appreciation of youth protagonism, it is necessary to investigate how young people are understanding this process, analyzing the limits and possibilities of action of the student union and explaining the conceptions that guide this action. As a theoretical framework, studies by Aldimara Delabona Boutin (2016), Marcele Bald (2015), Fernanda Mendes (2011), Francisco Martins (2010), Aparecida da Graça Carlos (2006), among others, were used. Among the methodological procedures, questionnaires and semi-structured interviews were applied to 16 research participants. Data analysis indicated, among other aspects, that students recognize the importance of the collegiate as a personal and professional improvement, developing new skills that help them in the trajectory they are taking today. Although they do not have a clear definition of what Juvenile Protagonism is, the respondents understand this concept as a place for young people to speak and note, in the guild, a great possibility for its development. Finally, it presents the proposal of an Interactive Compendium that can be shared among educational institutions with the intention of informing students about the collegiate, punctuating actions for an effective participation in the school space.porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional Formação de Gestores EducacionaisUNICIDBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProtagonismo juvenilGrêmio estudantilParticipaçãoGrêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenilStudent guild: a possibility for youth protagonism. advisorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBôas, Lucia Pintor Santiso Villashttps://orcid.org/0000-0001-5136-2392http://lattes.cnpq.br/6280326753473844https://orcid.org/0000-0002-9318-3330http://lattes.cnpq.br/0613731778759538Azevedo, Cinthia da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALDissertacao Cinthia - versao final - deposito.pdf.pdfDissertacao Cinthia - versao final - deposito.pdf.pdfDissertaçãoapplication/pdf2990233https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4131/1/Dissertacao%20Cinthia%20-%20versao%20final%20-%20deposito.pdf.pdf9cbac87be14202ef9423e7747e477ac1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4131/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/41312022-11-08 16:01:28.169oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4131Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-11-08T19:01:28Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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