Grêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Azevedo, Cinthia da Rocha lattes
Orientador(a): Bôas, Lucia Pintor Santiso Villas lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Cidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais
Departamento: Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4131
Resumo: O protagonismo juvenil pode ser conceituado como uma atuação inovadora, construtiva e humanitarista do jovem na solução de problemas reais da escola, da comunidade e da própria vida social. O grêmio estudantil é um dos espaços possíveis de atuação juvenil dentro das escolas e pode auxiliar na aquisição de responsabilidades, gerando autonomia intelectual e moral, solidariedade, respeito às diferenças, cooperação, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, fortalecendo a voz da juventude. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é identificar a percepção de ex-integrantes de um grêmio estudantil de uma escola técnica estadual da capital de São Paulo acerca desse espaço de atuação, enquanto possibilidade de desenvolvimento para o Protagonismo Juvenil. Em um cenário de forte valorização do protagonismo juvenil, faz-se necessária a investigação de como os jovens estão compreendendo esse processo, analisando os limites e as possibilidades de atuação do grêmio estudantil e explicitando as concepções que norteiam essa atuação. Como referencial teórico, fez-se uso dos estudos de Aldimara Delabona Boutin (2016), Marcele Bald (2015), Fernanda Mendes (2011), Francisco Martins (2010), Aparecida da Graça Carlos (2006), entre outros. Dentre os procedimentos metodológicos, foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas a 16 participantes da pesquisa. A análise de dados indicou, dentre outros aspectos, que os estudantes reconhecem a importância do colegiado como aprimoramento pessoal e profissional, desenvolvendo novas habilidades que os auxiliam na trajetória que hoje cursam. Embora não tenham uma definição clara do que venha a ser Protagonismo Juvenil, os respondentes entendem esse conceito como lugar de fala jovem e notam, no grêmio, uma grande possibilidade para o seu desenvolvimento. Apresenta-se, por fim, a proposição de um Compêndio Interativo que pode ser partilhada entre as instituições de ensino com a intenção de informar os estudantes sobre o colegiado pontuando ações para uma efetiva participação no espaço escolar.
id UNICSUL-1_4a0d05019e34accbd3c75ca6615dab04
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4131
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2022-11-08T18:58:15Z2022-11-08T18:58:15Z2021-06-29AZEVEDO, Cinthia da Rocha. Grêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenil. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado Formação de Gestores Educacionais) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4131O protagonismo juvenil pode ser conceituado como uma atuação inovadora, construtiva e humanitarista do jovem na solução de problemas reais da escola, da comunidade e da própria vida social. O grêmio estudantil é um dos espaços possíveis de atuação juvenil dentro das escolas e pode auxiliar na aquisição de responsabilidades, gerando autonomia intelectual e moral, solidariedade, respeito às diferenças, cooperação, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, fortalecendo a voz da juventude. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é identificar a percepção de ex-integrantes de um grêmio estudantil de uma escola técnica estadual da capital de São Paulo acerca desse espaço de atuação, enquanto possibilidade de desenvolvimento para o Protagonismo Juvenil. Em um cenário de forte valorização do protagonismo juvenil, faz-se necessária a investigação de como os jovens estão compreendendo esse processo, analisando os limites e as possibilidades de atuação do grêmio estudantil e explicitando as concepções que norteiam essa atuação. Como referencial teórico, fez-se uso dos estudos de Aldimara Delabona Boutin (2016), Marcele Bald (2015), Fernanda Mendes (2011), Francisco Martins (2010), Aparecida da Graça Carlos (2006), entre outros. Dentre os procedimentos metodológicos, foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas a 16 participantes da pesquisa. A análise de dados indicou, dentre outros aspectos, que os estudantes reconhecem a importância do colegiado como aprimoramento pessoal e profissional, desenvolvendo novas habilidades que os auxiliam na trajetória que hoje cursam. Embora não tenham uma definição clara do que venha a ser Protagonismo Juvenil, os respondentes entendem esse conceito como lugar de fala jovem e notam, no grêmio, uma grande possibilidade para o seu desenvolvimento. Apresenta-se, por fim, a proposição de um Compêndio Interativo que pode ser partilhada entre as instituições de ensino com a intenção de informar os estudantes sobre o colegiado pontuando ações para uma efetiva participação no espaço escolar.Youth protagonism can be conceptualized as an innovative, constructive and humanitarian action by young people in solving real problems at school, in the community and in social life itself. The student union is one of the possible spaces for youth action within schools and can help in acquiring responsibilities, generating intellectual and moral autonomy, solidarity, respect for differences, cooperation, acquisition of knowledge and development of skills, strengthening the voice of youth. In this context, the objective of this study is to identify the perception of former members of a student union of a state technical school in the capital of São Paulo regarding this space of action, as a possibility of development for Youth Protagonism. In a scenario of strong appreciation of youth protagonism, it is necessary to investigate how young people are understanding this process, analyzing the limits and possibilities of action of the student union and explaining the conceptions that guide this action. As a theoretical framework, studies by Aldimara Delabona Boutin (2016), Marcele Bald (2015), Fernanda Mendes (2011), Francisco Martins (2010), Aparecida da Graça Carlos (2006), among others, were used. Among the methodological procedures, questionnaires and semi-structured interviews were applied to 16 research participants. Data analysis indicated, among other aspects, that students recognize the importance of the collegiate as a personal and professional improvement, developing new skills that help them in the trajectory they are taking today. Although they do not have a clear definition of what Juvenile Protagonism is, the respondents understand this concept as a place for young people to speak and note, in the guild, a great possibility for its development. Finally, it presents the proposal of an Interactive Compendium that can be shared among educational institutions with the intention of informing students about the collegiate, punctuating actions for an effective participation in the school space.porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional Formação de Gestores EducacionaisUNICIDBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProtagonismo juvenilGrêmio estudantilParticipaçãoGrêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenilStudent guild: a possibility for youth protagonism. advisorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBôas, Lucia Pintor Santiso Villashttps://orcid.org/0000-0001-5136-2392http://lattes.cnpq.br/6280326753473844https://orcid.org/0000-0002-9318-3330http://lattes.cnpq.br/0613731778759538Azevedo, Cinthia da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALDissertacao Cinthia - versao final - deposito.pdf.pdfDissertacao Cinthia - versao final - deposito.pdf.pdfDissertaçãoapplication/pdf2990233https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4131/1/Dissertacao%20Cinthia%20-%20versao%20final%20-%20deposito.pdf.pdf9cbac87be14202ef9423e7747e477ac1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4131/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/41312022-11-08 16:01:28.169oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4131Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-11-08T19:01:28Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Grêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenil
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Student guild: a possibility for youth protagonism. advisor
title Grêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenil
spellingShingle Grêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenil
Azevedo, Cinthia da Rocha
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Protagonismo juvenil
Grêmio estudantil
Participação
title_short Grêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenil
title_full Grêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenil
title_fullStr Grêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenil
title_full_unstemmed Grêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenil
title_sort Grêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenil
author Azevedo, Cinthia da Rocha
author_facet Azevedo, Cinthia da Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bôas, Lucia Pintor Santiso Villas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5136-2392
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6280326753473844
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9318-3330
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0613731778759538
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Cinthia da Rocha
contributor_str_mv Bôas, Lucia Pintor Santiso Villas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Protagonismo juvenil
Grêmio estudantil
Participação
dc.subject.por.fl_str_mv Protagonismo juvenil
Grêmio estudantil
Participação
description O protagonismo juvenil pode ser conceituado como uma atuação inovadora, construtiva e humanitarista do jovem na solução de problemas reais da escola, da comunidade e da própria vida social. O grêmio estudantil é um dos espaços possíveis de atuação juvenil dentro das escolas e pode auxiliar na aquisição de responsabilidades, gerando autonomia intelectual e moral, solidariedade, respeito às diferenças, cooperação, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, fortalecendo a voz da juventude. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é identificar a percepção de ex-integrantes de um grêmio estudantil de uma escola técnica estadual da capital de São Paulo acerca desse espaço de atuação, enquanto possibilidade de desenvolvimento para o Protagonismo Juvenil. Em um cenário de forte valorização do protagonismo juvenil, faz-se necessária a investigação de como os jovens estão compreendendo esse processo, analisando os limites e as possibilidades de atuação do grêmio estudantil e explicitando as concepções que norteiam essa atuação. Como referencial teórico, fez-se uso dos estudos de Aldimara Delabona Boutin (2016), Marcele Bald (2015), Fernanda Mendes (2011), Francisco Martins (2010), Aparecida da Graça Carlos (2006), entre outros. Dentre os procedimentos metodológicos, foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas a 16 participantes da pesquisa. A análise de dados indicou, dentre outros aspectos, que os estudantes reconhecem a importância do colegiado como aprimoramento pessoal e profissional, desenvolvendo novas habilidades que os auxiliam na trajetória que hoje cursam. Embora não tenham uma definição clara do que venha a ser Protagonismo Juvenil, os respondentes entendem esse conceito como lugar de fala jovem e notam, no grêmio, uma grande possibilidade para o seu desenvolvimento. Apresenta-se, por fim, a proposição de um Compêndio Interativo que pode ser partilhada entre as instituições de ensino com a intenção de informar os estudantes sobre o colegiado pontuando ações para uma efetiva participação no espaço escolar.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-08T18:58:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-08T18:58:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZEVEDO, Cinthia da Rocha. Grêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenil. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado Formação de Gestores Educacionais) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4131
identifier_str_mv AZEVEDO, Cinthia da Rocha. Grêmio estudantil: uma possibilidade para o protagonismo juvenil. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado Formação de Gestores Educacionais) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNICID
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4131/1/Dissertacao%20Cinthia%20-%20versao%20final%20-%20deposito.pdf.pdf
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4131/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9cbac87be14202ef9423e7747e477ac1
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1797154698343481344