A voz do estudante na educacao publica: um estudo sobre participacao de jovens por meio do gremio estudantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Francisco Andre Silva Martins
Orientador(a): Juarez Tarcisio Dayrell
Banca de defesa: Geraldo Magela Pereira Leao, Maria Elizabeth Marques
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8CKPJT
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo a realização de um estudo sobre a participação de jovens no cotidiano escolar através do grêmio estudantil, e as experiências decorrentes desse tipo de atividade em uma escola pública situada na cidade de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Buscamos analisar as mais variadas experiências proporcionadas pela atuação dos jovens no grêmio estudantil, seja na escola ou fora dela. No mesmo sentido, também foram analisadas as relações estabelecidas entre os estudantes gremistas, a direção da escola, os professores e os demais estudantes não pertencentes ao grêmio. A busca caminhou no sentido de entender os possíveis significados e aprendizagens decorrentes desse tipo de participação para os estudantes envolvidos. Nesse contexto, várias questões foram levantadas, tais como: Os jovens atualmente se interessam pelas questões participativas no cotidiano de sua escola? Quais as singularidades do processo participativo na escola? Quais os principais envolvidos e quais fatores interferem nesse processo? Seria o grêmio um local privilegiado para uma participação efetiva do estudante? Qual o sentido da participação para os jovens envolvidos no grêmio? As experiências participativas teriam alguma influência no processo de formação dos estudantes? Qual a relação da participação estudantil com os movimentos sociais contemporâneos? No intuito de buscar respostas para tais questões, desenvolvemos um Estudo de Caso, no qual as principais ferramentas metodológicas foram a observação participante e o desenvolvimento de entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram analisados tendo, como base, Dayrell (2005, 2003), Sposito (1997, 2000), Abramo (1994, 2004), Abad (2004), Carrano (2000), Melucci (1997, 2001, 2004), Arroyo (2003, 2005), Dubet (2006), Bobbio (2000), Pais (2003), dentre outros. A análise dos dados revelou, dentre outros aspectos, que o grêmio se constitui como espaço socializador com potencial formativo para além da sala de aula exclusivamente, podendo tornar-se causador de uma tensão que tende a dinamizar as estruturas da própria escola por meio de seus mecanismos de funcionamento. Esse pode, inclusive, se tornar um caminho importante para atuação do estudante, de acordo com sua forma de organização e funcionamento. As experiências vividas pelos jovens, no grêmio, se mostraram singulares, e, por isso, a participação do jovem na escola pode funcionar como mecanismo de construção, formação e aprimoramento de sua formação humana. Palavras-chave: Juventude, Participação, Grêmio Estudantil.
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Nesse contexto, várias questões foram levantadas, tais como: Os jovens atualmente se interessam pelas questões participativas no cotidiano de sua escola? Quais as singularidades do processo participativo na escola? Quais os principais envolvidos e quais fatores interferem nesse processo? Seria o grêmio um local privilegiado para uma participação efetiva do estudante? Qual o sentido da participação para os jovens envolvidos no grêmio? As experiências participativas teriam alguma influência no processo de formação dos estudantes? Qual a relação da participação estudantil com os movimentos sociais contemporâneos? No intuito de buscar respostas para tais questões, desenvolvemos um Estudo de Caso, no qual as principais ferramentas metodológicas foram a observação participante e o desenvolvimento de entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram analisados tendo, como base, Dayrell (2005, 2003), Sposito (1997, 2000), Abramo (1994, 2004), Abad (2004), Carrano (2000), Melucci (1997, 2001, 2004), Arroyo (2003, 2005), Dubet (2006), Bobbio (2000), Pais (2003), dentre outros. A análise dos dados revelou, dentre outros aspectos, que o grêmio se constitui como espaço socializador com potencial formativo para além da sala de aula exclusivamente, podendo tornar-se causador de uma tensão que tende a dinamizar as estruturas da própria escola por meio de seus mecanismos de funcionamento. Esse pode, inclusive, se tornar um caminho importante para atuação do estudante, de acordo com sua forma de organização e funcionamento. As experiências vividas pelos jovens, no grêmio, se mostraram singulares, e, por isso, a participação do jovem na escola pode funcionar como mecanismo de construção, formação e aprimoramento de sua formação humana. Palavras-chave: Juventude, Participação, Grêmio Estudantil.The following research has the purpose to present a study regarding the participation of youths in the school through the student council and the experiences developed from this type of activity in a public school located in Contagem, Metropolitan Region of Belo Horizonte. Looking for analyse the numbers of experiences proportionate by the actuation of youths in the student council, in school, or outside it. In the same way, also were analysed the relation between the council students, the Direction of school, the teachers and students not participants of the council. The research tries to understand the possible meaning and learning from this type of students participation. On this context, some questions were count, such as: The youth has an interest to participate the daily subjects in their schools? What are the singularities of the participatory process in school? What are the key players and what factors affect this process? It would be the student council a prime location for an effective participation of the student? What is the meaning of participation for youth involved in the student council? Experiences of participation would have some influence on the formation process of the youth? What is the relationship of student participate in contemporary social movements? With the objective of research answers for these questions we developed a Study of Case, where the principal methodological tools were participative observation, and the development of part structured interviews. The data collected were analysed based on the theses from Dayrell (2005, 2003), Sposito (1997, 2000), Abramo (1994, 2004), Abad (2004), Carrano (2000), Melucci (1997, 2001, 2004), Arroyo (2003, 2005), Dubet (2006), Bobbio (2000), Pais (2003), and others. After analyse the data we could understand that the, between other aspects, the student council is a socialized space with formative potential beyond the class room, could also became a tension that tends to boost the structures of the school through its operating mechanisms. This can became an important way of student act like your organization and function. The experiences lived by the youths in the student council show some particularities, and that its why, the participation of the youth in the school can work well with the mechanism of construction, build and improvement of youth formation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGParticipação estudantil na educaçãoMovimento da juventudeEducaçãoJuventudeGremio estudantilParticipaçãoA voz do estudante na educacao publica: um estudo sobre participacao de jovens por meio do gremio estudantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final_francisco.pdfapplication/pdf617252https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUDB-8CKPJT/1/disserta__o_final_francisco.pdfacda9db1cd99fc014f4133cf54510d2eMD51TEXTdisserta__o_final_francisco.pdf.txtdisserta__o_final_francisco.pdf.txtExtracted texttext/plain467138https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUDB-8CKPJT/2/disserta__o_final_francisco.pdf.txt41f9dc36ae3f4e10f7925328b18794baMD521843/BUDB-8CKPJT2019-11-14 23:18:21.798oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUDB-8CKPJTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:18:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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