As políticas neoliberais no Centro Paula Souza: mediação e alienação do trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Marioto, Anderson
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/192912
Resumo: Essa pesquisa tem o objetivo de investigar o trabalho docente no Centro Paula Souza elucidando as principais consequências das políticas educacionais de cunho neoliberal para com essa atividade. Há no Brasil programas federais, estaduais e municipais que seguem a cartilha do Banco Mundial no que diz respeito as ações educacionais nas principais redes públicas. Do ponto de vista do espaço geográfico a rede técnica de ensino do estado de São Paulo passou pela maior ampliação em suas unidades, no período que compreende os anos de 2002 a 2017 se espalhando pelo território paulista e necessitando de mais docentes. A rede técnica de ensino paulista tem uma trajetória vasta na formação, preparando seu aluno para o exercício da cidadania e da atividade laboral. Assim, interpretar esse processo recente na rede de ensino técnica do Centro Paula Souza se coloca na agenda das políticas públicas educacionais e da Geografia Econômica atual. A pesquisa dará foco às consequências das ações e políticas de cunho neoliberal na rede de ensino técnica do estado de São Paulo, sua ampliação no território paulista e qual é o perfil dos docentes que atuam na rede. Além disso, também busca averiguar como essas políticas educacionais neoliberais entram no cotidiano das unidades de ensino, sobretudo na Região Metropolitana de São Paulo e suas consequências ao trabalho docente por meio da categoria de mediação.
id UNSP_00b5ee1c88f51a5f1a0460df6383d92a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192912
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling As políticas neoliberais no Centro Paula Souza: mediação e alienação do trabalho docentePolíticas neoliberales en el Centro de Paula Souza: mediación y alienación del trabajo docenteNeoliberalismoEnsino técnicoCentro Paula SouzaMediaçãoTrabalho docenteNeoliberalismTechnical teachingPaula Souza CentreMediationTeachers workEssa pesquisa tem o objetivo de investigar o trabalho docente no Centro Paula Souza elucidando as principais consequências das políticas educacionais de cunho neoliberal para com essa atividade. Há no Brasil programas federais, estaduais e municipais que seguem a cartilha do Banco Mundial no que diz respeito as ações educacionais nas principais redes públicas. Do ponto de vista do espaço geográfico a rede técnica de ensino do estado de São Paulo passou pela maior ampliação em suas unidades, no período que compreende os anos de 2002 a 2017 se espalhando pelo território paulista e necessitando de mais docentes. A rede técnica de ensino paulista tem uma trajetória vasta na formação, preparando seu aluno para o exercício da cidadania e da atividade laboral. Assim, interpretar esse processo recente na rede de ensino técnica do Centro Paula Souza se coloca na agenda das políticas públicas educacionais e da Geografia Econômica atual. A pesquisa dará foco às consequências das ações e políticas de cunho neoliberal na rede de ensino técnica do estado de São Paulo, sua ampliação no território paulista e qual é o perfil dos docentes que atuam na rede. Além disso, também busca averiguar como essas políticas educacionais neoliberais entram no cotidiano das unidades de ensino, sobretudo na Região Metropolitana de São Paulo e suas consequências ao trabalho docente por meio da categoria de mediação.This research aims to investigate the teaching work at the Paula Souza Center elucidating the main consequences of neoliberal educational policies for this activity. There are federal, state and municipal programs in Brazil follow the World Bank booklet that does respect educational actions in major public net. Geographic space point of view the technical net of the teaching of the state of São Paulo went through the largest expansion in its units, in the period from 2002 to 2017 spreads throughout the territory Paulista and needing more professors. The São Paulo technical education net has a vast trajectory in education, preparing their students for the exercise of citizenship and labor activity. Thus, interpreting this recent process in the technical education at Paula Souza Center is placed on the agenda of educational public policies and the current economic geography. This research focused on the consequences of actions and neoliberal policies in the technical education net of the state of São Paulo, its expansion in São Paulo territory and what is the profile of the teachers who work in the network. Beyond In addition, it also seeks out how these neoliberal educational policies in the daily life of the teaching units, especially in the São Paulo Metropolitan Region and its consequences on teaching activity through the category of mediation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, José Gilberto de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marioto, Anderson2020-07-07T13:29:50Z2020-07-07T13:29:50Z2020-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19291200093188233004137035P2por160478info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-15T14:30:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192912Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-15T14:30:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As políticas neoliberais no Centro Paula Souza: mediação e alienação do trabalho docente
Políticas neoliberales en el Centro de Paula Souza: mediación y alienación del trabajo docente
title As políticas neoliberais no Centro Paula Souza: mediação e alienação do trabalho docente
spellingShingle As políticas neoliberais no Centro Paula Souza: mediação e alienação do trabalho docente
Marioto, Anderson
Neoliberalismo
Ensino técnico
Centro Paula Souza
Mediação
Trabalho docente
Neoliberalism
Technical teaching
Paula Souza Centre
Mediation
Teachers work
title_short As políticas neoliberais no Centro Paula Souza: mediação e alienação do trabalho docente
title_full As políticas neoliberais no Centro Paula Souza: mediação e alienação do trabalho docente
title_fullStr As políticas neoliberais no Centro Paula Souza: mediação e alienação do trabalho docente
title_full_unstemmed As políticas neoliberais no Centro Paula Souza: mediação e alienação do trabalho docente
title_sort As políticas neoliberais no Centro Paula Souza: mediação e alienação do trabalho docente
author Marioto, Anderson
author_facet Marioto, Anderson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, José Gilberto de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marioto, Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv Neoliberalismo
Ensino técnico
Centro Paula Souza
Mediação
Trabalho docente
Neoliberalism
Technical teaching
Paula Souza Centre
Mediation
Teachers work
topic Neoliberalismo
Ensino técnico
Centro Paula Souza
Mediação
Trabalho docente
Neoliberalism
Technical teaching
Paula Souza Centre
Mediation
Teachers work
description Essa pesquisa tem o objetivo de investigar o trabalho docente no Centro Paula Souza elucidando as principais consequências das políticas educacionais de cunho neoliberal para com essa atividade. Há no Brasil programas federais, estaduais e municipais que seguem a cartilha do Banco Mundial no que diz respeito as ações educacionais nas principais redes públicas. Do ponto de vista do espaço geográfico a rede técnica de ensino do estado de São Paulo passou pela maior ampliação em suas unidades, no período que compreende os anos de 2002 a 2017 se espalhando pelo território paulista e necessitando de mais docentes. A rede técnica de ensino paulista tem uma trajetória vasta na formação, preparando seu aluno para o exercício da cidadania e da atividade laboral. Assim, interpretar esse processo recente na rede de ensino técnica do Centro Paula Souza se coloca na agenda das políticas públicas educacionais e da Geografia Econômica atual. A pesquisa dará foco às consequências das ações e políticas de cunho neoliberal na rede de ensino técnica do estado de São Paulo, sua ampliação no território paulista e qual é o perfil dos docentes que atuam na rede. Além disso, também busca averiguar como essas políticas educacionais neoliberais entram no cotidiano das unidades de ensino, sobretudo na Região Metropolitana de São Paulo e suas consequências ao trabalho docente por meio da categoria de mediação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07T13:29:50Z
2020-07-07T13:29:50Z
2020-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192912
000931882
33004137035P2
url http://hdl.handle.net/11449/192912
identifier_str_mv 000931882
33004137035P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 160478
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791184559538176