As políticas de gestão do Centro Paula Souza e a precarização do trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Medeiros, Laís de Leiros [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/158288
Resumo: Este estudo analisa as políticas de gestão do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e a precarização do trabalho docente, a partir da década de 1990. Em 2006, ocorreram mudanças no Centro Paula Souza, quando a instituição deixou de ser administrada pela Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e pela Secretaria da Fazenda, e passou a ser administrada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. A partir desse período, ocorreu uma ampliação de escolas, modificações institucionais e o aprofundamento de um viés neoliberal no CEETEPS. Desse modo, este estudo analisa as modificações ocorridas, em especial aquelas que atingiram as carreiras, o trabalho e o plano de carreira dos docentes, implementadas a partir da lei complementar nº 1.044 de 13 de maio de 2008. Analisa, ainda as políticas de gestão e seus impactos no trabalho dos docentes, visto que há um acúmulo de funções administrativas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, além da bibliografia pertinente ao tema foram analisadas legislações e as deliberações instituídas pelo CEETEPS relativas à Lei complementar nº 1044. Verificamos, que as leis e as políticas de gestão intensificaram e flexibilizaram o trabalho docente, impulsionando o acúmulo de cargos dentro da instituição e atribuindo a esses cargos uma pontuação maior do que a atribuída para estudos acadêmicos.
id UNSP_a5f7eb3c8d9dafd56d7e0744f9c559fb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/158288
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling As políticas de gestão do Centro Paula Souza e a precarização do trabalho docenteThe management policies of the Paula Souza Center and the precariousness of teaching workPolítica educacionalCentro Paula SouzaPrecarização do trabalhoTrabalho docenteEducational politicsPrecariousness of workTeaching workEste estudo analisa as políticas de gestão do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e a precarização do trabalho docente, a partir da década de 1990. Em 2006, ocorreram mudanças no Centro Paula Souza, quando a instituição deixou de ser administrada pela Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e pela Secretaria da Fazenda, e passou a ser administrada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. A partir desse período, ocorreu uma ampliação de escolas, modificações institucionais e o aprofundamento de um viés neoliberal no CEETEPS. Desse modo, este estudo analisa as modificações ocorridas, em especial aquelas que atingiram as carreiras, o trabalho e o plano de carreira dos docentes, implementadas a partir da lei complementar nº 1.044 de 13 de maio de 2008. Analisa, ainda as políticas de gestão e seus impactos no trabalho dos docentes, visto que há um acúmulo de funções administrativas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, além da bibliografia pertinente ao tema foram analisadas legislações e as deliberações instituídas pelo CEETEPS relativas à Lei complementar nº 1044. Verificamos, que as leis e as políticas de gestão intensificaram e flexibilizaram o trabalho docente, impulsionando o acúmulo de cargos dentro da instituição e atribuindo a esses cargos uma pontuação maior do que a atribuída para estudos acadêmicos.This study analyzes the management policies of the State Center for Technological Education Paula Souza (CEETEPS) and the precariousness of teaching work, starting in the 1990s. In 2006, changes occurred in the Paula Souza Center, when the institution ceased to be administered by Secretary of State for the Business of Education and by the Treasury Department, and was administered by the Secretariat of Science and Technology. From this period, there was an expansion of schools, institutional modifications and the deepening of a neoliberal bias in CEETEPS. Thus, this study analyzes the changes that occurred, especially those that reached the careers, the work and the career plan of the teachers, implemented from complementary law nº 1,044 of May 13, 2008. It also analyzes the management policies and their impact on the work of teachers, since there is an accumulation of administrative functions. The methodological procedures used were bibliographic research and documentary research, in addition to the bibliography pertinent to the topic, the legislations and the deliberations instituted by CEETEPS related to Complementary Law 1044 were analyzed. We verified that laws and management policies intensified and flexibilized the work encouraging the accumulation of positions within the institution and assigning to these positions a score higher than that attributed to academic studies.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Medeiros, Laís de Leiros [UNESP]2018-11-19T13:11:04Z2018-11-19T13:11:04Z2018-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15828800091008933004110040P50079401220807071por196832info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-06T06:29:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/158288Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-06T06:29:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As políticas de gestão do Centro Paula Souza e a precarização do trabalho docente
The management policies of the Paula Souza Center and the precariousness of teaching work
title As políticas de gestão do Centro Paula Souza e a precarização do trabalho docente
spellingShingle As políticas de gestão do Centro Paula Souza e a precarização do trabalho docente
Medeiros, Laís de Leiros [UNESP]
Política educacional
Centro Paula Souza
Precarização do trabalho
Trabalho docente
Educational politics
Precariousness of work
Teaching work
title_short As políticas de gestão do Centro Paula Souza e a precarização do trabalho docente
title_full As políticas de gestão do Centro Paula Souza e a precarização do trabalho docente
title_fullStr As políticas de gestão do Centro Paula Souza e a precarização do trabalho docente
title_full_unstemmed As políticas de gestão do Centro Paula Souza e a precarização do trabalho docente
title_sort As políticas de gestão do Centro Paula Souza e a precarização do trabalho docente
author Medeiros, Laís de Leiros [UNESP]
author_facet Medeiros, Laís de Leiros [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Laís de Leiros [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Centro Paula Souza
Precarização do trabalho
Trabalho docente
Educational politics
Precariousness of work
Teaching work
topic Política educacional
Centro Paula Souza
Precarização do trabalho
Trabalho docente
Educational politics
Precariousness of work
Teaching work
description Este estudo analisa as políticas de gestão do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e a precarização do trabalho docente, a partir da década de 1990. Em 2006, ocorreram mudanças no Centro Paula Souza, quando a instituição deixou de ser administrada pela Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e pela Secretaria da Fazenda, e passou a ser administrada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. A partir desse período, ocorreu uma ampliação de escolas, modificações institucionais e o aprofundamento de um viés neoliberal no CEETEPS. Desse modo, este estudo analisa as modificações ocorridas, em especial aquelas que atingiram as carreiras, o trabalho e o plano de carreira dos docentes, implementadas a partir da lei complementar nº 1.044 de 13 de maio de 2008. Analisa, ainda as políticas de gestão e seus impactos no trabalho dos docentes, visto que há um acúmulo de funções administrativas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, além da bibliografia pertinente ao tema foram analisadas legislações e as deliberações instituídas pelo CEETEPS relativas à Lei complementar nº 1044. Verificamos, que as leis e as políticas de gestão intensificaram e flexibilizaram o trabalho docente, impulsionando o acúmulo de cargos dentro da instituição e atribuindo a esses cargos uma pontuação maior do que a atribuída para estudos acadêmicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-19T13:11:04Z
2018-11-19T13:11:04Z
2018-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/158288
000910089
33004110040P5
0079401220807071
url http://hdl.handle.net/11449/158288
identifier_str_mv 000910089
33004110040P5
0079401220807071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 196832
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791166765203456