Imagens da docência de música na educação básica : uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Macedo, Vanilda Lídia Ferreira de
Orientador(a): Del Ben, Luciana Marta
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/122555
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender as imagens da docência de música na educação básica que emergem da literatura da área de educação musical. Fundamentado no conceito de profissionalização docente e em princípios da hermenêutica, o trabalho adota como estratégia de pesquisa a análise textual, tomando como objeto empírico 111 textos da Revista da ABEM, publicados entre 1992 e 2013. Os resultados indicam que a docência é abordada pela literatura a partir de uma diversidade de autores, instituições, procedimentos de produção, bases e fontes teóricas, além de uma multiplicidade de campos temáticos. A literatura sugere um interesse abrangente da área sobre a docência, ao mesmo tempo em que sinaliza uma possível dispersão em relação à produção sobre o tema ao longo dos vinte e um anos da publicação analisada. Predomina na literatura analisada o viés da formação e a permanência de pares, quais sejam, formação e atuação, teoria e prática, universidade e escola, saberes musicais e saberes pedagógicos, como dimensões a serem equilibradas e tratadas de modo conjunto e complementar. Conclui-se que, ao valorizar determinados aspectos – como garantias legais para a presença do ensino de música na escola; formação específica em música; reconhecimento dos sentidos da docência de música na formação das pessoas; presença de profissionais qualificados; e ações para a garantia do espaço do ensino de música nas escolas –, a área parece buscar a profissionalização docente. Porém, contradições percebidas na própria literatura, no que diz respeito a uma série de fundamentos e princípios que são propostos e à escassez de pesquisas sobre as realidades escolares, podem caracterizar a desprofissionalização da docência. As imagens da docência de música na educação básica que emergem da literatura analisada parecem se constituir a partir dessa dualidade: de um lado, uma idealização da profissão; de outro lado, as ausências: o que a própria literatura parece não apresentar, na direção daquilo que ela mesma sugere. Essa dualidade é expressa ao final do trabalho por meio de uma alegoria, a partir de duas cartas do tarô egípcio: O Mago e O Louco.
id URGS_4eac08da160c7ae88794468ce1471f31
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122555
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Macedo, Vanilda Lídia Ferreira deDel Ben, Luciana Marta2015-08-18T02:03:51Z2015http://hdl.handle.net/10183/122555000970668Esta pesquisa tem como objetivo compreender as imagens da docência de música na educação básica que emergem da literatura da área de educação musical. Fundamentado no conceito de profissionalização docente e em princípios da hermenêutica, o trabalho adota como estratégia de pesquisa a análise textual, tomando como objeto empírico 111 textos da Revista da ABEM, publicados entre 1992 e 2013. Os resultados indicam que a docência é abordada pela literatura a partir de uma diversidade de autores, instituições, procedimentos de produção, bases e fontes teóricas, além de uma multiplicidade de campos temáticos. A literatura sugere um interesse abrangente da área sobre a docência, ao mesmo tempo em que sinaliza uma possível dispersão em relação à produção sobre o tema ao longo dos vinte e um anos da publicação analisada. Predomina na literatura analisada o viés da formação e a permanência de pares, quais sejam, formação e atuação, teoria e prática, universidade e escola, saberes musicais e saberes pedagógicos, como dimensões a serem equilibradas e tratadas de modo conjunto e complementar. Conclui-se que, ao valorizar determinados aspectos – como garantias legais para a presença do ensino de música na escola; formação específica em música; reconhecimento dos sentidos da docência de música na formação das pessoas; presença de profissionais qualificados; e ações para a garantia do espaço do ensino de música nas escolas –, a área parece buscar a profissionalização docente. Porém, contradições percebidas na própria literatura, no que diz respeito a uma série de fundamentos e princípios que são propostos e à escassez de pesquisas sobre as realidades escolares, podem caracterizar a desprofissionalização da docência. As imagens da docência de música na educação básica que emergem da literatura analisada parecem se constituir a partir dessa dualidade: de um lado, uma idealização da profissão; de outro lado, as ausências: o que a própria literatura parece não apresentar, na direção daquilo que ela mesma sugere. Essa dualidade é expressa ao final do trabalho por meio de uma alegoria, a partir de duas cartas do tarô egípcio: O Mago e O Louco.This research aims to understand the images of music teaching in basic education that emerge from the literature of music education. Based on the concept of professionalization and principles of hermeneutics, this work adopts the textual analysis as its research strategy. 111 papers published between 1992 and 2013 in Revista da ABEM (Brazilian Association of Music Education), the main journal of music education in Brazil, have been selected so far. The results indicate that teaching is addressed in the literature from a variety of authors, institutions, ways of elaborating the texts and theoretical basis and sources, and a plurality of thematic areas. This suggests a broad interest in teaching, but, at the same time, a possible dispersion of the production on the subject over the period under analysis. A tendency to treat teaching from the perspective of teachers’ education was identified, as well as the presence of some pairs, such as education and professional activity, theory and practice, university and school, musical knowledge and pedagogical knowledge, as dimensions to be balanced and treated together and in a complementary way. It follows that, by emphasizing certain aspects – such as legal guarantees for the presence of music education at school; specific training in music; recognition of the meanings of music teaching to people’s education; presence of qualified professionals; and actions to guarantee the space of music education in schools – the area seems to pursue the teacher professionalization. However, some contradictions in the literature itself were perceived, regarding some fundamentals and principles that are proposed and the lack of research about the school realities, that can characterize the deprofessionalization of teaching. The images of music teaching in basic education that emerge from the literature seem to be constituted from a duality: on the one hand, an idealization of the profession; on the other hand, some absences: what the literature itself seems not to present, in the direction of what it suggests. This duality is expressed at the end of this work through an allegory, from two cards from the Egyptian Tarot: The Magician and The Fool.application/pdfporMúsicaEducação musicalDocênciaEducação básicaImagemMusic teaching in basic educationProfessionalization of music teachersTeaching professionImages of music teachingSchool music educationImagens da docência de música na educação básica : uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000970668.pdf000970668.pdfTexto completoapplication/pdf1471378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122555/1/000970668.pdfabecebdfd09cd8a17dc3d0d07a18494bMD51TEXT000970668.pdf.txt000970668.pdf.txtExtracted Texttext/plain432570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122555/2/000970668.pdf.txt2292cc6327290b26b14a1bef6cff13afMD52THUMBNAIL000970668.pdf.jpg000970668.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122555/3/000970668.pdf.jpgcaf726caeb03e6edb59c23f0e8e59fc4MD5310183/1225552018-10-09 08:01:37.251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122555Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:01:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens da docência de música na educação básica : uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013)
title Imagens da docência de música na educação básica : uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013)
spellingShingle Imagens da docência de música na educação básica : uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013)
Macedo, Vanilda Lídia Ferreira de
Música
Educação musical
Docência
Educação básica
Imagem
Music teaching in basic education
Professionalization of music teachers
Teaching profession
Images of music teaching
School music education
title_short Imagens da docência de música na educação básica : uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013)
title_full Imagens da docência de música na educação básica : uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013)
title_fullStr Imagens da docência de música na educação básica : uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013)
title_full_unstemmed Imagens da docência de música na educação básica : uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013)
title_sort Imagens da docência de música na educação básica : uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013)
author Macedo, Vanilda Lídia Ferreira de
author_facet Macedo, Vanilda Lídia Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Vanilda Lídia Ferreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Ben, Luciana Marta
contributor_str_mv Del Ben, Luciana Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Educação musical
Docência
Educação básica
Imagem
topic Música
Educação musical
Docência
Educação básica
Imagem
Music teaching in basic education
Professionalization of music teachers
Teaching profession
Images of music teaching
School music education
dc.subject.eng.fl_str_mv Music teaching in basic education
Professionalization of music teachers
Teaching profession
Images of music teaching
School music education
description Esta pesquisa tem como objetivo compreender as imagens da docência de música na educação básica que emergem da literatura da área de educação musical. Fundamentado no conceito de profissionalização docente e em princípios da hermenêutica, o trabalho adota como estratégia de pesquisa a análise textual, tomando como objeto empírico 111 textos da Revista da ABEM, publicados entre 1992 e 2013. Os resultados indicam que a docência é abordada pela literatura a partir de uma diversidade de autores, instituições, procedimentos de produção, bases e fontes teóricas, além de uma multiplicidade de campos temáticos. A literatura sugere um interesse abrangente da área sobre a docência, ao mesmo tempo em que sinaliza uma possível dispersão em relação à produção sobre o tema ao longo dos vinte e um anos da publicação analisada. Predomina na literatura analisada o viés da formação e a permanência de pares, quais sejam, formação e atuação, teoria e prática, universidade e escola, saberes musicais e saberes pedagógicos, como dimensões a serem equilibradas e tratadas de modo conjunto e complementar. Conclui-se que, ao valorizar determinados aspectos – como garantias legais para a presença do ensino de música na escola; formação específica em música; reconhecimento dos sentidos da docência de música na formação das pessoas; presença de profissionais qualificados; e ações para a garantia do espaço do ensino de música nas escolas –, a área parece buscar a profissionalização docente. Porém, contradições percebidas na própria literatura, no que diz respeito a uma série de fundamentos e princípios que são propostos e à escassez de pesquisas sobre as realidades escolares, podem caracterizar a desprofissionalização da docência. As imagens da docência de música na educação básica que emergem da literatura analisada parecem se constituir a partir dessa dualidade: de um lado, uma idealização da profissão; de outro lado, as ausências: o que a própria literatura parece não apresentar, na direção daquilo que ela mesma sugere. Essa dualidade é expressa ao final do trabalho por meio de uma alegoria, a partir de duas cartas do tarô egípcio: O Mago e O Louco.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-18T02:03:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/122555
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000970668
url http://hdl.handle.net/10183/122555
identifier_str_mv 000970668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122555/1/000970668.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122555/2/000970668.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122555/3/000970668.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv abecebdfd09cd8a17dc3d0d07a18494b
2292cc6327290b26b14a1bef6cff13af
caf726caeb03e6edb59c23f0e8e59fc4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065036815925248