Aprendizagem da docência de música : um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Gaulke, Tamar Genz
Orientador(a): Del Ben, Luciana Marta
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/70231
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral compreender como se aprende a ensinar música na educação básica. Como objetivos específicos busquei: compreender como o professor iniciante lida com as dimensões dos fenômenos educativomusicais escolares; entender como lida com os sujeitos escolares em seu trabalho diário; e identificar as principais dificuldades e desafios que enfrenta. A visão conceitual de aprendizagem e de docência de Marie-Christine Josso, Christine Delory-Momberger e António Nóvoa, bem como a pesquisa biográfica, especialmente as narrativas de formação, constituíram meu referencial teóricometodológico. O estudo foi realizado com oito professores licenciados em música que atuavam em escolas municipais de Porto Alegre-RS. Tendo em vista os objetivos da pesquisa, todos os professores estavam em início de carreira na educação básica (até três anos de carreira). A análise dos dados buscou construir uma trama que parte da construção de uma história com muitas histórias. A trama conta uma história, a partir das narrativas dos sujeitos, com o objetivo de dar uma inteligibilidade ao processo de aprendizagem docente que foi evidenciado pelas narrativas. Os resultados da pesquisa sinalizam que, para aprender a docência, o professor precisa integrar-se à escola e aprender o saberfazer, que inclui tanto o ensinar quanto o ensinar para fazer aprender. A construção da docência de música de cada professor aprendente acontece num tempo e num espaço, docência que é única na sua singularidade, mas faz parte da pluralidade de uma categoria profissional. A pesquisa contribui para que a área de educação musical possa abrir a “caixa preta” da docência e compreender, especificamente, as dimensões envolvidas na atuação do professor aprendente.
id URGS_d16a78f1f761300906fd01c14d7f639b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70231
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Gaulke, Tamar GenzDel Ben, Luciana Marta2013-04-12T01:45:16Z2013http://hdl.handle.net/10183/70231000876761Este trabalho teve como objetivo geral compreender como se aprende a ensinar música na educação básica. Como objetivos específicos busquei: compreender como o professor iniciante lida com as dimensões dos fenômenos educativomusicais escolares; entender como lida com os sujeitos escolares em seu trabalho diário; e identificar as principais dificuldades e desafios que enfrenta. A visão conceitual de aprendizagem e de docência de Marie-Christine Josso, Christine Delory-Momberger e António Nóvoa, bem como a pesquisa biográfica, especialmente as narrativas de formação, constituíram meu referencial teóricometodológico. O estudo foi realizado com oito professores licenciados em música que atuavam em escolas municipais de Porto Alegre-RS. Tendo em vista os objetivos da pesquisa, todos os professores estavam em início de carreira na educação básica (até três anos de carreira). A análise dos dados buscou construir uma trama que parte da construção de uma história com muitas histórias. A trama conta uma história, a partir das narrativas dos sujeitos, com o objetivo de dar uma inteligibilidade ao processo de aprendizagem docente que foi evidenciado pelas narrativas. Os resultados da pesquisa sinalizam que, para aprender a docência, o professor precisa integrar-se à escola e aprender o saberfazer, que inclui tanto o ensinar quanto o ensinar para fazer aprender. A construção da docência de música de cada professor aprendente acontece num tempo e num espaço, docência que é única na sua singularidade, mas faz parte da pluralidade de uma categoria profissional. A pesquisa contribui para que a área de educação musical possa abrir a “caixa preta” da docência e compreender, especificamente, as dimensões envolvidas na atuação do professor aprendente.This study aimed to understand how one learns to teach music in elementary education. The specific objectives sought: to understand how beginning teachers deal with the dimensions of music education phenomena in schools; to understand how they deal with school people in their daily work, and to identify the main difficulties and challenges they face. The theoretical and methodological framework was based on the conceptual view of learning and teaching of Marie- Christine Josso, Christine Delory-Momberger and António Nóvoa, as well as biographical research, especially the narratives of formation. The study was conducted with eight teachers licensed in music who worked in schools of Porto Alegre-RS. Given the objectives of the research, all the teachers were beginning their careers in elementary education (up to three years of career). Data analysis aimed to construct a plot, which starts from building a story comprised by many stories. Based upon the narratives of the subjects, the story was built with the aim of giving intelligibility to the process of learning to teach that was evidenced by the narratives. The results indicate that, in order to learn how to teach, the teacher needs to integrate to the school and learn the know-how, which includes both teaching and to make students learn. The process of learning to teach music of each teacher depends upon time and space. Each teacher way of teaching is unique in its uniqueness, but part of the plurality of a professional category as well. The research contributes to open the "black box" of teaching in the field of music education and specifically to understand the dimensions involved in the activities of the beginning teacher.application/pdfporEducação musicalMúsica : EnsinoEducação básicaProfessor de músicaLearning to teach of musicMusic and basic educationTeacherlearnersNarrativesAprendizagem da docência de música : um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000876761.pdf.txt000876761.pdf.txtExtracted Texttext/plain396651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70231/2/000876761.pdf.txtb46a0dd63d1ff0d982f57771e20421abMD52ORIGINAL000876761.pdf000876761.pdfTexto completoapplication/pdf1093836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70231/1/000876761.pdf592f824477021961b864bdc250b2d9e0MD51THUMBNAIL000876761.pdf.jpg000876761.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70231/3/000876761.pdf.jpgbeca8ad258e65701be2c6187a3fc9fb5MD5310183/702312018-10-17 07:56:36.903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:56:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem da docência de música : um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica
title Aprendizagem da docência de música : um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica
spellingShingle Aprendizagem da docência de música : um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica
Gaulke, Tamar Genz
Educação musical
Música : Ensino
Educação básica
Professor de música
Learning to teach of music
Music and basic education
Teacherlearners
Narratives
title_short Aprendizagem da docência de música : um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica
title_full Aprendizagem da docência de música : um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica
title_fullStr Aprendizagem da docência de música : um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica
title_full_unstemmed Aprendizagem da docência de música : um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica
title_sort Aprendizagem da docência de música : um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica
author Gaulke, Tamar Genz
author_facet Gaulke, Tamar Genz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaulke, Tamar Genz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Ben, Luciana Marta
contributor_str_mv Del Ben, Luciana Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Música : Ensino
Educação básica
Professor de música
topic Educação musical
Música : Ensino
Educação básica
Professor de música
Learning to teach of music
Music and basic education
Teacherlearners
Narratives
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning to teach of music
Music and basic education
Teacherlearners
Narratives
description Este trabalho teve como objetivo geral compreender como se aprende a ensinar música na educação básica. Como objetivos específicos busquei: compreender como o professor iniciante lida com as dimensões dos fenômenos educativomusicais escolares; entender como lida com os sujeitos escolares em seu trabalho diário; e identificar as principais dificuldades e desafios que enfrenta. A visão conceitual de aprendizagem e de docência de Marie-Christine Josso, Christine Delory-Momberger e António Nóvoa, bem como a pesquisa biográfica, especialmente as narrativas de formação, constituíram meu referencial teóricometodológico. O estudo foi realizado com oito professores licenciados em música que atuavam em escolas municipais de Porto Alegre-RS. Tendo em vista os objetivos da pesquisa, todos os professores estavam em início de carreira na educação básica (até três anos de carreira). A análise dos dados buscou construir uma trama que parte da construção de uma história com muitas histórias. A trama conta uma história, a partir das narrativas dos sujeitos, com o objetivo de dar uma inteligibilidade ao processo de aprendizagem docente que foi evidenciado pelas narrativas. Os resultados da pesquisa sinalizam que, para aprender a docência, o professor precisa integrar-se à escola e aprender o saberfazer, que inclui tanto o ensinar quanto o ensinar para fazer aprender. A construção da docência de música de cada professor aprendente acontece num tempo e num espaço, docência que é única na sua singularidade, mas faz parte da pluralidade de uma categoria profissional. A pesquisa contribui para que a área de educação musical possa abrir a “caixa preta” da docência e compreender, especificamente, as dimensões envolvidas na atuação do professor aprendente.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-12T01:45:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70231
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000876761
url http://hdl.handle.net/10183/70231
identifier_str_mv 000876761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70231/2/000876761.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70231/1/000876761.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70231/3/000876761.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b46a0dd63d1ff0d982f57771e20421ab
592f824477021961b864bdc250b2d9e0
beca8ad258e65701be2c6187a3fc9fb5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064991218597888