Ideias sobre música e seus sentidos na educação básica : uma análise a partir da literatura sobre avaliação em música no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Amorim, Fernanda Gomes de
Orientador(a): Del Ben, Luciana Marta
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/219363
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral investigar ideias sobre a natureza da música e sobre seus sentidos na educação básica que emergem da literatura sobre avaliação em música da área de educação musical no Brasil. Os objetivos específicos buscaram identificar ideias sobre a natureza da música; analisar parâmetros e/ou critérios e procedimentos empregados e propostos para a avaliação em música na educação básica; examinar sentidos atribuídos ao ensino de música na educação básica e identificar bases que sustentam a literatura sobre avaliação em música na educação básica no Brasil. Teoricamente, a dissertação se sustenta em ideias de Gert Biesta sobre a possibilidade de entendimento da educação como articulação entre propósitos de qualificação, socialização e subjetivação, que envolvem aprendizagem, desenvolvimento e formação, e nas ideias de Wayne Bowman, que concebe a música como fenômeno humano e distingue educação musical de treinamento e instrução musical. A estratégia de pesquisa empregada foi a análise textual, utilizada como estratégia metodológica autônoma. Foi analisado um corpo de quatorze textos: dez artigos publicados em periódicos da área de música no Brasil e quatro capítulos de livro. Da análise dos dados, emergiram diferentes entendimentos de música, atravessados pela ideia da subjetividade. A subjetividade cede espaço para a objetividade e a intersubjetividade na defesa, busca e definição de parâmetros e critérios de avaliação, que procuram preservar a integridade da experiência musical, embora priorizem a dimensão sonora da música. Por meio de uma diversidade de instrumentos, busca-se evitar arbitrariedades e respeitar individualidades, enfatizando mais os processos que os produtos da aprendizagem. Avalia-se tendo em vista a melhoria do ensino e da educação, mas tende-se a focar a qualificação de estudantes, mais especificamente, o desenvolvimento musical, sem explicitar vínculos desse desenvolvimento com sentidos e propósitos da educação básica. Esses resultados apontam para a necessidade de pensar a avaliação não apenas vinculada a um entendimento de ensino musical da música, mas na perspectiva de um ensino educativo da música.
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Teoricamente, a dissertação se sustenta em ideias de Gert Biesta sobre a possibilidade de entendimento da educação como articulação entre propósitos de qualificação, socialização e subjetivação, que envolvem aprendizagem, desenvolvimento e formação, e nas ideias de Wayne Bowman, que concebe a música como fenômeno humano e distingue educação musical de treinamento e instrução musical. A estratégia de pesquisa empregada foi a análise textual, utilizada como estratégia metodológica autônoma. Foi analisado um corpo de quatorze textos: dez artigos publicados em periódicos da área de música no Brasil e quatro capítulos de livro. Da análise dos dados, emergiram diferentes entendimentos de música, atravessados pela ideia da subjetividade. A subjetividade cede espaço para a objetividade e a intersubjetividade na defesa, busca e definição de parâmetros e critérios de avaliação, que procuram preservar a integridade da experiência musical, embora priorizem a dimensão sonora da música. Por meio de uma diversidade de instrumentos, busca-se evitar arbitrariedades e respeitar individualidades, enfatizando mais os processos que os produtos da aprendizagem. Avalia-se tendo em vista a melhoria do ensino e da educação, mas tende-se a focar a qualificação de estudantes, mais especificamente, o desenvolvimento musical, sem explicitar vínculos desse desenvolvimento com sentidos e propósitos da educação básica. Esses resultados apontam para a necessidade de pensar a avaliação não apenas vinculada a um entendimento de ensino musical da música, mas na perspectiva de um ensino educativo da música.This MA dissertation aimed to investigate ideas about the nature of music and its meanings in basic education that emerge from the Brazilian literature on assessment in music. More specifically, it aimed to identify ideas about the nature of music; to analyze parameters and/or criteria and procedures used and proposed for assessing music in basic education; to examine meanings attributed to music teaching in basic education; and to identify the basis that support the literature analyzed. The theoretical framework was constituted by ideas of Gert Biesta who understands education as an articulation between purposes of qualification, socialization and subjectivity, which involve learning, development and formation; and ideas of Wayne Bowman, who conceives music as a human phenomenon and music education as being distinct of musical training and instruction. Adopting the textual analysis as an autonomous methodological strategy, fourteen texts were analyzed: ten papers published in Brazilian journals in the area of music in Brazil and four book chapters. From the data analysis, different understandings of music emerged, crossed by the idea of subjectivity. Subjectivity gives way to objectivity and intersubjectivity in the defense, search and definition of parameters and assessment criteria, which seek to preserve the integrity of the musical experience, although prioritizing the sound dimension of music. A variety of instruments is recommended in order to avoid arbitrariness and to respect individualities, emphasizing processes more than learning products. Assessment is a means to improve teaching and education, but it tends to focus on the qualification of students, more specifically, on their musical development, without explaining the links between musical development and the meanings and purposes of basic education. These results point to the need to conceive assessment not only linked to an understanding of teaching music musically, but in the perspective of teaching music educationally.application/pdfporMúsicaEducação musicalEducação básicaAssessment in musicMeanings of music in basic educationIdeas of musicIdeias sobre música e seus sentidos na educação básica : uma análise a partir da literatura sobre avaliação em música no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123952.pdf.txt001123952.pdf.txtExtracted Texttext/plain287555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219363/2/001123952.pdf.txt7ed7fd2c59881c801f12a27ead697ef0MD52ORIGINAL001123952.pdfTexto completoapplication/pdf1454353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219363/1/001123952.pdf4ab4810518a3979707afecb264bd550aMD5110183/2193632021-05-07 04:36:20.165387oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:36:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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