Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA)
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Cidade de São Paulo
Brasil Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação UNICID |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2489 |
Resumo: | This work sought to understand the interfaces of the different curricular components to the Education of Young and Adult People (EJA) with the methodological universe present in the aforementioned teaching modality, based on the pedagogical practices developed by the teachers. The research sought to discuss how the teaching of different disciplines, based on the teaching practices reported in the narrative interviews by teachers from a school in the Municipal Network of São Bernardo do Campo (SP), seeks to be congruent with the singularities of the students' profiles in EJA in the heterogeneity of objectives, life histories and learning processes and rhythms, a fact that ends up challenging teachers and managers of School Units in their actions. In this study, the narrative interview is the main tool for the discovery and analysis of the experiences and experiences obtained by the teachers of the EMEB Bosko Preradovic school, and for them to discuss the possibilities of work methodologies that allow practical teachers to meet the students' singularities. Teachers narrated how they arrived at EJA (and the school studied), past and current practices, reflections on students and students and their goals and life perspectives, and made a self-reflection about their pedagogical practices, justifying how they managed to attend by they audience of such great diversity in different aspects. |
id |
CUB_8111a0786a4fac0af4073a1d58fd5e81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2489 |
network_acronym_str |
CUB |
network_name_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA)Educação de Jovens e AdultosPráticas de aprendizagemEntrevistas narrativas de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis work sought to understand the interfaces of the different curricular components to the Education of Young and Adult People (EJA) with the methodological universe present in the aforementioned teaching modality, based on the pedagogical practices developed by the teachers. The research sought to discuss how the teaching of different disciplines, based on the teaching practices reported in the narrative interviews by teachers from a school in the Municipal Network of São Bernardo do Campo (SP), seeks to be congruent with the singularities of the students' profiles in EJA in the heterogeneity of objectives, life histories and learning processes and rhythms, a fact that ends up challenging teachers and managers of School Units in their actions. In this study, the narrative interview is the main tool for the discovery and analysis of the experiences and experiences obtained by the teachers of the EMEB Bosko Preradovic school, and for them to discuss the possibilities of work methodologies that allow practical teachers to meet the students' singularities. Teachers narrated how they arrived at EJA (and the school studied), past and current practices, reflections on students and students and their goals and life perspectives, and made a self-reflection about their pedagogical practices, justifying how they managed to attend by they audience of such great diversity in different aspects.Este trabalho buscou compreender as interfaces dos diferentes componentes curriculares da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) com o universo metodológico presente na modalidade de ensino citada a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes. A pesquisa discutiu a relação entre o ensino das diferentes disciplinas, com base nas práticas relatadas nas entrevistas narrativas por professores de uma escola da rede municipal de São Bernardo do Campo/SP, e as singularidades dos perfis dos estudantes da EJA na heterogeneidade de objetivos, nas histórias de vida e nos processos e ritmos de aprendizagem, fato que acaba por desafiar professores e gestores das unidades escolares em suas ações. Neste estudo, a entrevista narrativa foi ferramenta principal para a descoberta e a análise das vivências e experiências obtidas pelos docentes da Emeb Bosko Preradovic. Por meio desse instrumento, discorremos sobre as possibilidades de metodologias de trabalho que permitem aos professores práticas que atendam às especificidades dos estudantes. Os professores relataram como chegaram à EJA (e à escola estudada), falaram das práticas anteriores e das atuais, fizeram reflexões sobre os educandos e seus objetivos e perspectivas de vida, e realizaram uma autorreflexão sobre suas práticas pedagógicas, justificando como conseguiram atender, por meio delas, um público de tão grande diversidade em diferentes aspectos.Universidade Cidade de São PauloBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoUNICIDLopes, Celi EspasandinMattos, Wanderlei Evaristo de2021-07-29T17:45:59Z2021-07-29T17:45:59Z2020-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATTOS, Wanderlei Evaristo. Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Orientadora Profa. Dra. Celi Espasandin Lopes. 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2021-07-29T17:53:51Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2489Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2021-07-29T17:53:51Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) |
title |
Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) Mattos, Wanderlei Evaristo de Educação de Jovens e Adultos Práticas de aprendizagem Entrevistas narrativas de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) |
title_full |
Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) |
title_sort |
Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) |
author |
Mattos, Wanderlei Evaristo de |
author_facet |
Mattos, Wanderlei Evaristo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Celi Espasandin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Wanderlei Evaristo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Práticas de aprendizagem Entrevistas narrativas de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Práticas de aprendizagem Entrevistas narrativas de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This work sought to understand the interfaces of the different curricular components to the Education of Young and Adult People (EJA) with the methodological universe present in the aforementioned teaching modality, based on the pedagogical practices developed by the teachers. The research sought to discuss how the teaching of different disciplines, based on the teaching practices reported in the narrative interviews by teachers from a school in the Municipal Network of São Bernardo do Campo (SP), seeks to be congruent with the singularities of the students' profiles in EJA in the heterogeneity of objectives, life histories and learning processes and rhythms, a fact that ends up challenging teachers and managers of School Units in their actions. In this study, the narrative interview is the main tool for the discovery and analysis of the experiences and experiences obtained by the teachers of the EMEB Bosko Preradovic school, and for them to discuss the possibilities of work methodologies that allow practical teachers to meet the students' singularities. Teachers narrated how they arrived at EJA (and the school studied), past and current practices, reflections on students and students and their goals and life perspectives, and made a self-reflection about their pedagogical practices, justifying how they managed to attend by they audience of such great diversity in different aspects. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-14 2021-07-29T17:45:59Z 2021-07-29T17:45:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATTOS, Wanderlei Evaristo. Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Orientadora Profa. Dra. Celi Espasandin Lopes. 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020. https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2489 |
identifier_str_mv |
MATTOS, Wanderlei Evaristo. Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Orientadora Profa. Dra. Celi Espasandin Lopes. 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo Brasil Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação UNICID |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo Brasil Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação UNICID |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB) instacron:CUB |
instname_str |
Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
instacron_str |
CUB |
institution |
CUB |
reponame_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
collection |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibli@brazcubas.edu.br |
_version_ |
1798311403172397056 |