Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Mattos, Wanderlei Evaristo de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Cidade de São Paulo
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
UNICID
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2489
Resumo: This work sought to understand the interfaces of the different curricular components to the Education of Young and Adult People (EJA) with the methodological universe present in the aforementioned teaching modality, based on the pedagogical practices developed by the teachers. The research sought to discuss how the teaching of different disciplines, based on the teaching practices reported in the narrative interviews by teachers from a school in the Municipal Network of São Bernardo do Campo (SP), seeks to be congruent with the singularities of the students' profiles in EJA in the heterogeneity of objectives, life histories and learning processes and rhythms, a fact that ends up challenging teachers and managers of School Units in their actions. In this study, the narrative interview is the main tool for the discovery and analysis of the experiences and experiences obtained by the teachers of the EMEB Bosko Preradovic school, and for them to discuss the possibilities of work methodologies that allow practical teachers to meet the students' singularities. Teachers narrated how they arrived at EJA (and the school studied), past and current practices, reflections on students and students and their goals and life perspectives, and made a self-reflection about their pedagogical practices, justifying how they managed to attend by they audience of such great diversity in different aspects.
id CUB_8111a0786a4fac0af4073a1d58fd5e81
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2489
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA)Educação de Jovens e AdultosPráticas de aprendizagemEntrevistas narrativas de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis work sought to understand the interfaces of the different curricular components to the Education of Young and Adult People (EJA) with the methodological universe present in the aforementioned teaching modality, based on the pedagogical practices developed by the teachers. The research sought to discuss how the teaching of different disciplines, based on the teaching practices reported in the narrative interviews by teachers from a school in the Municipal Network of São Bernardo do Campo (SP), seeks to be congruent with the singularities of the students' profiles in EJA in the heterogeneity of objectives, life histories and learning processes and rhythms, a fact that ends up challenging teachers and managers of School Units in their actions. In this study, the narrative interview is the main tool for the discovery and analysis of the experiences and experiences obtained by the teachers of the EMEB Bosko Preradovic school, and for them to discuss the possibilities of work methodologies that allow practical teachers to meet the students' singularities. Teachers narrated how they arrived at EJA (and the school studied), past and current practices, reflections on students and students and their goals and life perspectives, and made a self-reflection about their pedagogical practices, justifying how they managed to attend by they audience of such great diversity in different aspects.Este trabalho buscou compreender as interfaces dos diferentes componentes curriculares da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) com o universo metodológico presente na modalidade de ensino citada a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes. A pesquisa discutiu a relação entre o ensino das diferentes disciplinas, com base nas práticas relatadas nas entrevistas narrativas por professores de uma escola da rede municipal de São Bernardo do Campo/SP, e as singularidades dos perfis dos estudantes da EJA na heterogeneidade de objetivos, nas histórias de vida e nos processos e ritmos de aprendizagem, fato que acaba por desafiar professores e gestores das unidades escolares em suas ações. Neste estudo, a entrevista narrativa foi ferramenta principal para a descoberta e a análise das vivências e experiências obtidas pelos docentes da Emeb Bosko Preradovic. Por meio desse instrumento, discorremos sobre as possibilidades de metodologias de trabalho que permitem aos professores práticas que atendam às especificidades dos estudantes. Os professores relataram como chegaram à EJA (e à escola estudada), falaram das práticas anteriores e das atuais, fizeram reflexões sobre os educandos e seus objetivos e perspectivas de vida, e realizaram uma autorreflexão sobre suas práticas pedagógicas, justificando como conseguiram atender, por meio delas, um público de tão grande diversidade em diferentes aspectos.Universidade Cidade de São PauloBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoUNICIDLopes, Celi EspasandinMattos, Wanderlei Evaristo de2021-07-29T17:45:59Z2021-07-29T17:45:59Z2020-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATTOS, Wanderlei Evaristo. Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Orientadora Profa. Dra. Celi Espasandin Lopes. 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2021-07-29T17:53:51Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2489Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2021-07-29T17:53:51Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA)
title Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA)
spellingShingle Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA)
Mattos, Wanderlei Evaristo de
Educação de Jovens e Adultos
Práticas de aprendizagem
Entrevistas narrativas de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA)
title_full Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA)
title_fullStr Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA)
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA)
title_sort Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA)
author Mattos, Wanderlei Evaristo de
author_facet Mattos, Wanderlei Evaristo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Celi Espasandin
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Wanderlei Evaristo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Práticas de aprendizagem
Entrevistas narrativas de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação de Jovens e Adultos
Práticas de aprendizagem
Entrevistas narrativas de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work sought to understand the interfaces of the different curricular components to the Education of Young and Adult People (EJA) with the methodological universe present in the aforementioned teaching modality, based on the pedagogical practices developed by the teachers. The research sought to discuss how the teaching of different disciplines, based on the teaching practices reported in the narrative interviews by teachers from a school in the Municipal Network of São Bernardo do Campo (SP), seeks to be congruent with the singularities of the students' profiles in EJA in the heterogeneity of objectives, life histories and learning processes and rhythms, a fact that ends up challenging teachers and managers of School Units in their actions. In this study, the narrative interview is the main tool for the discovery and analysis of the experiences and experiences obtained by the teachers of the EMEB Bosko Preradovic school, and for them to discuss the possibilities of work methodologies that allow practical teachers to meet the students' singularities. Teachers narrated how they arrived at EJA (and the school studied), past and current practices, reflections on students and students and their goals and life perspectives, and made a self-reflection about their pedagogical practices, justifying how they managed to attend by they audience of such great diversity in different aspects.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-14
2021-07-29T17:45:59Z
2021-07-29T17:45:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATTOS, Wanderlei Evaristo. Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Orientadora Profa. Dra. Celi Espasandin Lopes. 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2489
identifier_str_mv MATTOS, Wanderlei Evaristo. Práticas pedagógicas e singularidades de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Orientadora Profa. Dra. Celi Espasandin Lopes. 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
UNICID
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
UNICID
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311403172397056