Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Lipke, Richard Kümmel lattes
Orientador(a): Klein, Remi lattes
Banca de defesa: Schaper, Valério Guilherme lattes, Eggert, Edla lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdades EST
Programa de Pós-Graduação: Programa de Teologia
Departamento: Teologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/78
Resumo: This dissertation concern about the desirable mithic and archetypical rebirth of the educational partner and the transformation of the modern structure of instituituinal meeting. The work have complex aproach, is relating and subordinating to the Biology, the deep Psychology, the Theology and the Education one another. In the Maturana s biology, the concept of living system, that would be as much the educational partner as the Class. In jung psychology, the concepto ok Individuation, as the project of rebirth. In the archaic greek mithology, the example of all the actions in the homeric and hesiodic myths, attentively in the rebirth myths. In Education, a reading of Rubem Alves, in an utopian and humanistic proposal, that conglobate and move nearer in intrinsic form the biologic, psycological and religious contents, that are the surfaces of the postmodern being.
id EST_24c2545f27ddcc83e94a6e4334549d97
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/78
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-07-25T15:51:51Z2009-10-082016-07-25T15:51:51Z2009-08-04LIPKE, Richard Kümmel. Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/78This dissertation concern about the desirable mithic and archetypical rebirth of the educational partner and the transformation of the modern structure of instituituinal meeting. The work have complex aproach, is relating and subordinating to the Biology, the deep Psychology, the Theology and the Education one another. In the Maturana s biology, the concept of living system, that would be as much the educational partner as the Class. In jung psychology, the concepto ok Individuation, as the project of rebirth. In the archaic greek mithology, the example of all the actions in the homeric and hesiodic myths, attentively in the rebirth myths. In Education, a reading of Rubem Alves, in an utopian and humanistic proposal, that conglobate and move nearer in intrinsic form the biologic, psycological and religious contents, that are the surfaces of the postmodern being.Esta dissertação versa sobre o desejável renascimento mítico-arquetípico do parceiro pedagógico e a transformação da estrutura moderna do encontro institucional. O trabalho tem abordagem complexa, envolvendo e subordinando a Biologia, a Psicologia profunda, a Teologia e a Pedagogia umas às outras. Na Biologia de Maturana, o conceito de sistema vivo, que pode ser tanto o parceiro pedagógico quanto a Aula. Na Psicologia junguiana, o conceito de individuação, como projeto de renascimento. Na Mitologia grega arcaica, o exemplo de todas as ações nos mitos homéricos e hesiódicos, especialmente achados nos mitos do renascimento. Na Pedagogia, uma leitura de Rubem Alves, numa proposta humanística utópica, que engloba e aproxima de forma intrínseca os conteúdos biológicos, psíquicos e religiosos, que são as emergências do ser pósmodernoMade available in DSpace on 2016-07-25T15:51:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 lipke_rk_tm205.pdf: 544185 bytes, checksum: 58d2e3d8415c91eecc1f909a8b2edb0d (MD5) Previous issue date: 2009-08-04application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaAutopoieseIndividuaçãoMitologia gregaAula pós-modernaRELIGIÃO E EDUCAÇÃOAutopoiesisIndividuationGreek mithologyPostmodern ClassCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIADa realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSchaper, Valério Guilhermehttp://lattes.cnpq.br/3516948733028434Eggert, Edlahttp://lattes.cnpq.br/8360909218928418Klein, Remihttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880CPF:17559820035CPF:51932318615CPF:49479733900CPF:94138150030http://lattes.cnpq.br/7425685881166027Lipke, Richard Kümmelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTlipke_rk_tm205.pdf.txtlipke_rk_tm205.pdf.txtExtracted texttext/plain228687http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/78/2/lipke_rk_tm205.pdf.txtb6489e8d6ae3af02732c040534649c61MD52ORIGINALlipke_rk_tm205.pdfapplication/pdf544185http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/78/1/lipke_rk_tm205.pdf58d2e3d8415c91eecc1f909a8b2edb0dMD51BR-SlFE/782016-07-25 13:38:34.217oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/78Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-07-25T16:38:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento
title Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento
spellingShingle Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento
Lipke, Richard Kümmel
Autopoiese
Individuação
Mitologia grega
Aula pós-moderna
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Autopoiesis
Individuation
Greek mithology
Postmodern Class
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento
title_full Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento
title_fullStr Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento
title_full_unstemmed Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento
title_sort Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento
author Lipke, Richard Kümmel
author_facet Lipke, Richard Kümmel
author_role author
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3516948733028434
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eggert, Edla
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8360909218928418
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6363213953832880
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:17559820035
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:51932318615
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:49479733900
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:94138150030
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7425685881166027
dc.contributor.author.fl_str_mv Lipke, Richard Kümmel
contributor_str_mv Schaper, Valério Guilherme
Eggert, Edla
Klein, Remi
dc.subject.por.fl_str_mv Autopoiese
Individuação
Mitologia grega
Aula pós-moderna
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
topic Autopoiese
Individuação
Mitologia grega
Aula pós-moderna
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Autopoiesis
Individuation
Greek mithology
Postmodern Class
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Autopoiesis
Individuation
Greek mithology
Postmodern Class
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description This dissertation concern about the desirable mithic and archetypical rebirth of the educational partner and the transformation of the modern structure of instituituinal meeting. The work have complex aproach, is relating and subordinating to the Biology, the deep Psychology, the Theology and the Education one another. In the Maturana s biology, the concept of living system, that would be as much the educational partner as the Class. In jung psychology, the concepto ok Individuation, as the project of rebirth. In the archaic greek mithology, the example of all the actions in the homeric and hesiodic myths, attentively in the rebirth myths. In Education, a reading of Rubem Alves, in an utopian and humanistic proposal, that conglobate and move nearer in intrinsic form the biologic, psycological and religious contents, that are the surfaces of the postmodern being.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-08
2016-07-25T15:51:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-25T15:51:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIPKE, Richard Kümmel. Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/78
identifier_str_mv LIPKE, Richard Kümmel. Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/78/2/lipke_rk_tm205.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/78/1/lipke_rk_tm205.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b6489e8d6ae3af02732c040534649c61
58d2e3d8415c91eecc1f909a8b2edb0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1797421625895813120