Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Faculdades EST
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Teologia
|
Departamento: |
Teologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/78 |
Resumo: | This dissertation concern about the desirable mithic and archetypical rebirth of the educational partner and the transformation of the modern structure of instituituinal meeting. The work have complex aproach, is relating and subordinating to the Biology, the deep Psychology, the Theology and the Education one another. In the Maturana s biology, the concept of living system, that would be as much the educational partner as the Class. In jung psychology, the concepto ok Individuation, as the project of rebirth. In the archaic greek mithology, the example of all the actions in the homeric and hesiodic myths, attentively in the rebirth myths. In Education, a reading of Rubem Alves, in an utopian and humanistic proposal, that conglobate and move nearer in intrinsic form the biologic, psycological and religious contents, that are the surfaces of the postmodern being. |
id |
EST_24c2545f27ddcc83e94a6e4334549d97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/78 |
network_acronym_str |
EST |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-07-25T15:51:51Z2009-10-082016-07-25T15:51:51Z2009-08-04LIPKE, Richard Kümmel. Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/78This dissertation concern about the desirable mithic and archetypical rebirth of the educational partner and the transformation of the modern structure of instituituinal meeting. The work have complex aproach, is relating and subordinating to the Biology, the deep Psychology, the Theology and the Education one another. In the Maturana s biology, the concept of living system, that would be as much the educational partner as the Class. In jung psychology, the concepto ok Individuation, as the project of rebirth. In the archaic greek mithology, the example of all the actions in the homeric and hesiodic myths, attentively in the rebirth myths. In Education, a reading of Rubem Alves, in an utopian and humanistic proposal, that conglobate and move nearer in intrinsic form the biologic, psycological and religious contents, that are the surfaces of the postmodern being.Esta dissertação versa sobre o desejável renascimento mítico-arquetípico do parceiro pedagógico e a transformação da estrutura moderna do encontro institucional. O trabalho tem abordagem complexa, envolvendo e subordinando a Biologia, a Psicologia profunda, a Teologia e a Pedagogia umas às outras. Na Biologia de Maturana, o conceito de sistema vivo, que pode ser tanto o parceiro pedagógico quanto a Aula. Na Psicologia junguiana, o conceito de individuação, como projeto de renascimento. Na Mitologia grega arcaica, o exemplo de todas as ações nos mitos homéricos e hesiódicos, especialmente achados nos mitos do renascimento. Na Pedagogia, uma leitura de Rubem Alves, numa proposta humanística utópica, que engloba e aproxima de forma intrínseca os conteúdos biológicos, psíquicos e religiosos, que são as emergências do ser pósmodernoMade available in DSpace on 2016-07-25T15:51:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 lipke_rk_tm205.pdf: 544185 bytes, checksum: 58d2e3d8415c91eecc1f909a8b2edb0d (MD5) Previous issue date: 2009-08-04application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaAutopoieseIndividuaçãoMitologia gregaAula pós-modernaRELIGIÃO E EDUCAÇÃOAutopoiesisIndividuationGreek mithologyPostmodern ClassCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIADa realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSchaper, Valério Guilhermehttp://lattes.cnpq.br/3516948733028434Eggert, Edlahttp://lattes.cnpq.br/8360909218928418Klein, Remihttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880CPF:17559820035CPF:51932318615CPF:49479733900CPF:94138150030http://lattes.cnpq.br/7425685881166027Lipke, Richard Kümmelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTlipke_rk_tm205.pdf.txtlipke_rk_tm205.pdf.txtExtracted texttext/plain228687http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/78/2/lipke_rk_tm205.pdf.txtb6489e8d6ae3af02732c040534649c61MD52ORIGINALlipke_rk_tm205.pdfapplication/pdf544185http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/78/1/lipke_rk_tm205.pdf58d2e3d8415c91eecc1f909a8b2edb0dMD51BR-SlFE/782016-07-25 13:38:34.217oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/78Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-07-25T16:38:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento |
title |
Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento |
spellingShingle |
Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento Lipke, Richard Kümmel Autopoiese Individuação Mitologia grega Aula pós-moderna RELIGIÃO E EDUCAÇÃO Autopoiesis Individuation Greek mithology Postmodern Class CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento |
title_full |
Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento |
title_fullStr |
Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento |
title_full_unstemmed |
Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento |
title_sort |
Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento |
author |
Lipke, Richard Kümmel |
author_facet |
Lipke, Richard Kümmel |
author_role |
author |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Schaper, Valério Guilherme |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eggert, Edla |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8360909218928418 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Klein, Remi |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:17559820035 |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:51932318615 |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:49479733900 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:94138150030 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7425685881166027 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lipke, Richard Kümmel |
contributor_str_mv |
Schaper, Valério Guilherme Eggert, Edla Klein, Remi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autopoiese Individuação Mitologia grega Aula pós-moderna RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
topic |
Autopoiese Individuação Mitologia grega Aula pós-moderna RELIGIÃO E EDUCAÇÃO Autopoiesis Individuation Greek mithology Postmodern Class CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Autopoiesis Individuation Greek mithology Postmodern Class |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
This dissertation concern about the desirable mithic and archetypical rebirth of the educational partner and the transformation of the modern structure of instituituinal meeting. The work have complex aproach, is relating and subordinating to the Biology, the deep Psychology, the Theology and the Education one another. In the Maturana s biology, the concept of living system, that would be as much the educational partner as the Class. In jung psychology, the concepto ok Individuation, as the project of rebirth. In the archaic greek mithology, the example of all the actions in the homeric and hesiodic myths, attentively in the rebirth myths. In Education, a reading of Rubem Alves, in an utopian and humanistic proposal, that conglobate and move nearer in intrinsic form the biologic, psycological and religious contents, that are the surfaces of the postmodern being. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-10-08 2016-07-25T15:51:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-25T15:51:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIPKE, Richard Kümmel. Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/78 |
identifier_str_mv |
LIPKE, Richard Kümmel. Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. |
url |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/78 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Teologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EST |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Teologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/78/2/lipke_rk_tm205.pdf.txt http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/78/1/lipke_rk_tm205.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6489e8d6ae3af02732c040534649c61 58d2e3d8415c91eecc1f909a8b2edb0d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@est.edu.br|| |
_version_ |
1797421625895813120 |