A infância: resgatando os espaços perdidos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Aparecida Pereira lattes
Orientador(a): Redin, Euclides lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdades EST
Programa de Pós-Graduação: Programa de Teologia
Departamento: Teologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/93
Resumo: The intention of this research is to raise awareness among teachers of kindergarten and elementary grades of the important role of knowing the playgrounds as a means of guaranteeing them their rights and therefore a better life and healthier. Another proposal is to identify the role of play in developing child's psyche. For this it is necessary to know the meaning of the play, to conceptualize the key terms used to describe the act of playing, also becoming crucial to analyze the role and training of educators in the process of play. We believe that an education from the perspective of educators playful it is necessary to be thought in our institutions of higher education, with the concept of playful an educator who not only deals with curriculum issues systematized and installed in schools, but concerns to the educator who through the act of play involves students in social, political, religious, ethical and aesthetic of our society. Thus, it is expected to offer a more conscious about the importance of play in human life, especially the child's life. Closing suggest a small project which lists ideas for schools, neighborhoods and cities to promote and legitimize the participation of children and young people in building a more supportive environment for all.
id EST_68cfab93cc9b845222dee0fe3706ce56
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/93
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-07-25T15:20:38Z2010-01-132016-07-25T15:20:38Z2009-07-02OLIVEIRA, Maria Aparecida Pereira. A infância: resgatando os espaços perdidos. 2009. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/93The intention of this research is to raise awareness among teachers of kindergarten and elementary grades of the important role of knowing the playgrounds as a means of guaranteeing them their rights and therefore a better life and healthier. Another proposal is to identify the role of play in developing child's psyche. For this it is necessary to know the meaning of the play, to conceptualize the key terms used to describe the act of playing, also becoming crucial to analyze the role and training of educators in the process of play. We believe that an education from the perspective of educators playful it is necessary to be thought in our institutions of higher education, with the concept of playful an educator who not only deals with curriculum issues systematized and installed in schools, but concerns to the educator who through the act of play involves students in social, political, religious, ethical and aesthetic of our society. Thus, it is expected to offer a more conscious about the importance of play in human life, especially the child's life. Closing suggest a small project which lists ideas for schools, neighborhoods and cities to promote and legitimize the participation of children and young people in building a more supportive environment for all.A intenção desta pesquisa é sensibilizar os professores de educação infantil e do ensino fundamental das séries iniciais do importante papel de conhecer os espaços infantis como meio de garantir-lhes os seus direitos e consequentemente uma vida mais digna e mais saudável. Outra proposta é identificar qual o papel do lúdico no desenvolvimento da psique infantil. Para isso se faz necessário saber o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental analisar a formação e o papel do educador neste processo lúdico. Acreditamos que uma formação em uma perspectiva do educador brincador se faz necessário ser pensada nas nossas instituições de ensino superior, tendo como conceito de brincador o educador que não somente trata das questões curriculares sistematizadas e instaladas dentro das escolas, mas refere-se ao educador que através do ato do brincar envolve seus alunos nas questões sociais, políticas, religiosas, éticas e estéticas da nossa sociedade. Desta forma, espera-se oferecer uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e em especial na vida da criança. Encerrando sugerimos um pequeno projeto que elencará idéias para que as escolas, os bairros e as cidades possam valorizar e legitimar a participação de crianças e jovens na construção de um ambiente mais solidário para todos.Made available in DSpace on 2016-07-25T15:20:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 oliveira_map_tmp91.pdf: 290911 bytes, checksum: 0531029f93dafd4927605e2eb96aafe6 (MD5) Previous issue date: 2009-07-02application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaInfânciaJuventudeEducação infantilFormação docenteEducador BrincadorEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEYouthEarly childhood educationEducational formationPlayful educatorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAA infância: resgatando os espaços perdidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRedin, Euclideshttp://lattes.cnpq.br/7949812265735134CPF:08590770044CPF:76520200697http://lattes.cnpq.br/1557786213184897Oliveira, Maria Aparecida Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXToliveira_map_tmp91.pdf.txtoliveira_map_tmp91.pdf.txtExtracted texttext/plain126159http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/93/2/oliveira_map_tmp91.pdf.txt788617a03774bc2119db435455386728MD52ORIGINALoliveira_map_tmp91.pdfapplication/pdf290911http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/93/1/oliveira_map_tmp91.pdf0531029f93dafd4927605e2eb96aafe6MD51BR-SlFE/932016-07-25 13:32:01.002oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/93Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-07-25T16:32:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv A infância: resgatando os espaços perdidos
title A infância: resgatando os espaços perdidos
spellingShingle A infância: resgatando os espaços perdidos
Oliveira, Maria Aparecida Pereira
Infância
Juventude
Educação infantil
Formação docente
Educador Brincador
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Youth
Early childhood education
Educational formation
Playful educator
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short A infância: resgatando os espaços perdidos
title_full A infância: resgatando os espaços perdidos
title_fullStr A infância: resgatando os espaços perdidos
title_full_unstemmed A infância: resgatando os espaços perdidos
title_sort A infância: resgatando os espaços perdidos
author Oliveira, Maria Aparecida Pereira
author_facet Oliveira, Maria Aparecida Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Redin, Euclides
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7949812265735134
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:08590770044
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:76520200697
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1557786213184897
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Aparecida Pereira
contributor_str_mv Redin, Euclides
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Juventude
Educação infantil
Formação docente
Educador Brincador
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
topic Infância
Juventude
Educação infantil
Formação docente
Educador Brincador
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Youth
Early childhood education
Educational formation
Playful educator
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth
Early childhood education
Educational formation
Playful educator
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description The intention of this research is to raise awareness among teachers of kindergarten and elementary grades of the important role of knowing the playgrounds as a means of guaranteeing them their rights and therefore a better life and healthier. Another proposal is to identify the role of play in developing child's psyche. For this it is necessary to know the meaning of the play, to conceptualize the key terms used to describe the act of playing, also becoming crucial to analyze the role and training of educators in the process of play. We believe that an education from the perspective of educators playful it is necessary to be thought in our institutions of higher education, with the concept of playful an educator who not only deals with curriculum issues systematized and installed in schools, but concerns to the educator who through the act of play involves students in social, political, religious, ethical and aesthetic of our society. Thus, it is expected to offer a more conscious about the importance of play in human life, especially the child's life. Closing suggest a small project which lists ideas for schools, neighborhoods and cities to promote and legitimize the participation of children and young people in building a more supportive environment for all.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-07-02
dc.date.available.fl_str_mv 2010-01-13
2016-07-25T15:20:38Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-25T15:20:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Aparecida Pereira. A infância: resgatando os espaços perdidos. 2009. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/93
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Aparecida Pereira. A infância: resgatando os espaços perdidos. 2009. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/93
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/93/2/oliveira_map_tmp91.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/93/1/oliveira_map_tmp91.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 788617a03774bc2119db435455386728
0531029f93dafd4927605e2eb96aafe6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1797421623752523776