Música e liminalidade: a experiência musical em contexto ritual e terapêutico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Rosa, Sandro Santos da lattes
Orientador(a): Adam, Júlio Cézar lattes
Banca de defesa: Gaede Neto, Rodolfo lattes, Painchaud, Louis lattes, Rodolpho, Adriane Luisa
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdades EST
Programa de Pós-Graduação: Programa de Teologia
Departamento: Teologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/864
Resumo: 231 p. : il.
id EST_93746395a781138d2ecebbad12c71d99
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/864
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2018-05-18T18:41:43Z2018-05-18T18:41:43Z2017-08-21http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/864231 p. : il.Estudando uma pequena tribo chamada Ndembu, no nordeste da Zâmbia, o antropólogo Victor Turner (1920-1983) desenvolveu a noção de liminalidade. Através dela, o autor mostra que a sociedade Ndembu caracteriza-se por ser uma mistura de fenômenos estruturais (âmbito político, jurídico e econômico) e fenômenos contraestruturais (âmbito das artes, religião, esportes, etc.). Na ideia de contraestrutura é que se encontra o fenômeno da liminalidade. Este fenômeno caracteriza-se como “retiro” e “escape” das condições estruturais. É um momento de verificação dos valores e axiomas essenciais da cultura, de onde provêm a moral e a ética. Nos momentos liminais alcançados pelas atividades rituais frequentemente ocorre a simplificação ou até mesmo a “eliminação” momentânea da ideia de estrutura. Victor Tumer observou que uma das principais razões para a existência do fenômeno da liminalidade deve-se ao fato de que através dela, crises e conflitos individuais e/ou sociais são reparados. No momento em que algum problema se instala na vida individual ou social, os ritos “aparecem” para tratá-lo, explorando a dimensão simbólica da realidade social e colocando as pessoas diante das causas do problema. As práticas garantem o equilíbrio e o bem-estar da vida social, cumprindo, assim, um papel terapêutico. A partir dos estudos entre os Ndembu, Victor Turner passou a refletir sobre os meios de resolução de conflitos das sociedades industriais, tecnológicas e globalizadas. Foi aí que o autor criou a teoria dos fenômenos “liminóides”. Os fenômenos liminóides caracterizam-se por serem genes da liminalidade das sociedades antigas e tradicionais. Em nossas sociedades a liminalidade está fragmentada em múltiplos gêneros de performances culturais, como o teatro, a música, o cinema, os esportes, etc. Esta constatação reconhece certa deliminalização da liturgia cristã na atualidade. Com a fragmentação da liminalidade fragmentou-se também a noção de salus. Na totalidade liminal, o termo salus designava um só conceito que englobava as noções de saúde e salvação. Atualmente, saúde e salvação representam coisas distintas. A salvação está ligada ao rito. A saúde às áreas médicas. A consequência desta “cisão” é que o rito religioso foi gradativamente desinstituído do seu poder terapêutico. Com esta problemática chega-se a duas questões preliminares: há razão para que a liturgia seja reliminalizada? Se há, quais são os meios para esta reliminalização? Como questão geral de pesquisa, emprega-se: pode a dimensão musical dos ritos contribuir para que a liturgia redescubra seu potencial liminal e terapêutico, tendo em vista que a música, um dos elementos do rito, tomou-se uma forma especializada de terapia, a Musicoterapia? Como hipótese geral tem-se que a dimensão musical da liturgia é um importante fator para a potencialização da liminalidade litúrgica. Potencializando a capacidade liminal da liturgia através de sua dimensão musical, resgatar-se-á também a dimensão terapêutica inerente à liturgia cristã desde as suas origens. Com a redescoberta da sua capacidade terapêutica a liturgia pode redescobrir sua relevância social em meio aos demais liminóides. Para a verificação desta hipótese, buscar-se-á na Musicoterapia elementos teóricos e epistemológicos que fundamentem o poder liminal da experiência musical em si mesma, considerando que a música em contexto ritual o torna um contexto terapêutico.Studying a small tribe called Ndembu, in northeastern Zambia, the anthropologist Victor Turner (1920-1983) developed the concept of liminality. Through it, the author shows that the Ndembu society is characterized by being a mixture of structural phenomena (political, legal and economic framework) and anti-structural phenomena (area of the arts, religion, sports, etc.). In the idea of anti-structural we can find the phenomenon of liminality. This phenomenon is characterized as a “retreat” and “escape” of structural conditions. It's a moment of verification of essential values and axioms of culture, from which come morality and ethics. In the liminal moments which are reached by ritual activity there often occurs the simplification or even the momentary “elimination” of the idea of structure. Victor Turner noted that one of the main reasons for the existence of the phenomenon of liminality is that through it individual and/or social crises and conflicts are repaired. At the moment that some problem is installed in the individual or social life, the rites “appear” to treat it, exploring the symbolic dimension of social reality and putting people face to face with the causes of the problem. The practices ensure the balance and well-being of social life, providing a therapeutic role. From the studies among the Ndembu, Victor Turner went on to reflect on the means of conflict resolution of the industrial, globalized and technological societies. It was there that the author created the theory of the “liminoid”. The liminoid phenomena are characterized for being genes from the liminality of the ancient and traditional societies. In our society the liminality is fragmented into multiple genres of cultural performances such as theatre, music, cinema, sports, etc. This finding recognizes certain deliminalization of the Christian liturgy today. With the fragmentation of liminality, the notion of salus was also fragmented. In liminal totality, the term salus was a concept that encompassed the notions of health and salvation. Currently, health and salvation represent different things. Salvation is linked to the rite. Health to the medical areas. The consequence of this “schism” is that the religious rite was gradually disinstituted of its therapeutic power. With this problem there arose two preliminary questions: is there a reason for liturgy to be re-liminalized? If there is, what are the means for this re-liminalization? As a general question for the research we used: can the musical dimension of rites help liturgy rediscover its liminal and therapeutic potential, considering that music, one of the elements of the rite, has become a specialized form of therapy (music therapy)? As a general hypothesis one presents that the musical dimension of the liturgy is an important factor for the development of liturgical liminality. Potentializing the liminal capacity of liturgy through its musical dimension, the therapeutic dimension inherent in the Christian liturgy since its origins will also be recovered. With the rediscovery of its therapeutic capacity liturgy can rediscover its social relevance amid the other liminoids. To check this hypothesis, we will seek in music therapy theoretical and epistemological elements which give support for the liminal power from the musical experience in a ritual context, considering that music in a ritual context makes it a therapeutic context.Submitted by Gabrecht Valdeci (biblio.atendimento@est.edu.br) on 2018-05-18T17:52:08Z No. of bitstreams: 2 rosa_ss_td172.pdf: 3793038 bytes, checksum: 52334e167b447d5493978a09b2685e85 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Approved for entry into archive by Allan Krahn (allan@est.edu.br) on 2018-05-18T18:09:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 rosa_ss_td172.pdf: 3793038 bytes, checksum: 52334e167b447d5493978a09b2685e85 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Approved for entry into archive by Allan Krahn (allan@est.edu.br) on 2018-05-18T18:36:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 rosa_ss_td172.pdf: 3793038 bytes, checksum: 52334e167b447d5493978a09b2685e85 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-18T18:41:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 rosa_ss_td172.pdf: 3793038 bytes, checksum: 52334e167b447d5493978a09b2685e85 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-08-21Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)Faculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaTD;172CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIATEOLOGIA PRÁTICAVictor TurnerLiminalidadeLiminaridadeMúsicaLiturgiaExperiência musicalContexto ritualContexto terapêuticoLiminalityMucicLiturgyMusical experienceRitual contextTherapeutic contextMúsica e liminalidade: a experiência musical em contexto ritual e terapêuticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCardita, Ângelo Manuel dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0248570393312571Gaede Neto, Rodolfohttp://lattes.cnpq.br/8020748256904139Painchaud, LouisRodolpho, Adriane Luisahttp://lattes.cnpq.br/8870369958030574Adam, Júlio Cézarhttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443CPF:59119500068CPF:17939534653RNE:HD209769CPF:57560161049CPF:01694518019http://lattes.cnpq.br/5930109035153631Rosa, Sandro Santos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTrosa_ss_td172.pdf.txtrosa_ss_td172.pdf.txtExtracted texttext/plain641183http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/864/6/rosa_ss_td172.pdf.txtbbab91630e82a67696ee41ecc7d7b2a6MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81719http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/864/5/license.txt91c067f0131add8067602930a5bb7444MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/864/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/864/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/864/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALrosa_ss_td172.pdfrosa_ss_td172.pdfTexto completoapplication/pdf3793038http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/864/1/rosa_ss_td172.pdf52334e167b447d5493978a09b2685e85MD51BR-SlFE/8642018-05-18 23:15:14.326oai:dspace.est.edu.br:BR-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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2018-05-19T02:15:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música e liminalidade: a experiência musical em contexto ritual e terapêutico
title Música e liminalidade: a experiência musical em contexto ritual e terapêutico
spellingShingle Música e liminalidade: a experiência musical em contexto ritual e terapêutico
Rosa, Sandro Santos da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
TEOLOGIA PRÁTICA
Victor Turner
Liminalidade
Liminaridade
Música
Liturgia
Experiência musical
Contexto ritual
Contexto terapêutico
Liminality
Mucic
Liturgy
Musical experience
Ritual context
Therapeutic context
title_short Música e liminalidade: a experiência musical em contexto ritual e terapêutico
title_full Música e liminalidade: a experiência musical em contexto ritual e terapêutico
title_fullStr Música e liminalidade: a experiência musical em contexto ritual e terapêutico
title_full_unstemmed Música e liminalidade: a experiência musical em contexto ritual e terapêutico
title_sort Música e liminalidade: a experiência musical em contexto ritual e terapêutico
author Rosa, Sandro Santos da
author_facet Rosa, Sandro Santos da
author_role author
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Cardita, Ângelo Manuel dos Santos
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0248570393312571
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gaede Neto, Rodolfo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8020748256904139
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Painchaud, Louis
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rodolpho, Adriane Luisa
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8870369958030574
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1768006061329443
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:59119500068
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:17939534653
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv RNE:HD209769
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:57560161049
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:01694518019
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5930109035153631
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Sandro Santos da
contributor_str_mv Cardita, Ângelo Manuel dos Santos
Gaede Neto, Rodolfo
Painchaud, Louis
Rodolpho, Adriane Luisa
Adam, Júlio Cézar
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
TEOLOGIA PRÁTICA
Victor Turner
Liminalidade
Liminaridade
Música
Liturgia
Experiência musical
Contexto ritual
Contexto terapêutico
Liminality
Mucic
Liturgy
Musical experience
Ritual context
Therapeutic context
dc.subject.por.fl_str_mv TEOLOGIA PRÁTICA
Victor Turner
Liminalidade
Liminaridade
Música
Liturgia
Experiência musical
Contexto ritual
Contexto terapêutico
dc.subject.eng.fl_str_mv Liminality
Mucic
Liturgy
Musical experience
Ritual context
Therapeutic context
description 231 p. : il.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-18T18:41:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-18T18:41:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/864
url http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.none.fl_str_mv TD;172
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/864/6/rosa_ss_td172.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/864/5/license.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/864/2/license_url
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/864/3/license_text
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/864/4/license_rdf
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/864/1/rosa_ss_td172.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bbab91630e82a67696ee41ecc7d7b2a6
91c067f0131add8067602930a5bb7444
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
52334e167b447d5493978a09b2685e85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1797421629092921344