A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Faculdades EST
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Teologia
|
Departamento: |
Teologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/311 |
Resumo: | The present study aims to investigate the relevance of democratic management in strengthening the Teaching Learning Process in a Community Center for Early Education (Kindergarten) Located in the Urban Zone, East Zone of the City of Manaus-Am. With the research was observed the strongly the speech of various authors on the need for democratic pedagogy management that may favor the promotion of student learning and enjoyable significantly mediated by the balance of the contents so that they can along its developing tools obtain information that helps them cope with the structural socio-political changes contemporary. The results obtained with the object of research shows that in spite of the difficulties, participative management is a feasible action within the political context of teaching, which may contribute significantly to the learning process of students to make them citizens thinking, critical constructive agents of change and the society in which they live. |
id |
EST_e91db0db314e65c887fccaf2c6d90285 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/311 |
network_acronym_str |
EST |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-17T20:30:59Z2012-07-312016-06-17T20:30:59Z2012-05-24CATUNDA, Aureabela de Almeida. A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/311The present study aims to investigate the relevance of democratic management in strengthening the Teaching Learning Process in a Community Center for Early Education (Kindergarten) Located in the Urban Zone, East Zone of the City of Manaus-Am. With the research was observed the strongly the speech of various authors on the need for democratic pedagogy management that may favor the promotion of student learning and enjoyable significantly mediated by the balance of the contents so that they can along its developing tools obtain information that helps them cope with the structural socio-political changes contemporary. The results obtained with the object of research shows that in spite of the difficulties, participative management is a feasible action within the political context of teaching, which may contribute significantly to the learning process of students to make them citizens thinking, critical constructive agents of change and the society in which they live.O presente trabalho tem como objetivo investigar a relevância da gestão democrática no fortalecimento do Processo Ensino Aprendizagem, em um Centro Comunitário de Educação Infantil Localizado na Zona Urbana, da Zona Leste do Município de Manaus-Am. Com a pesquisa observa-se a veemência na fala de vários autores quanto à necessidade de uma gestão democrática pedagógica que possa favorecer a promoção da aprendizagem dos alunos de modo significativo e prazeroso mediado pelo equilíbrio dos conteúdos a fim de que estes possam ao longo de seu desenvolvimento municiar-se de instrumentos e informações que os auxiliem a enfrentar as mudanças estruturais sócio-políticas contemporâneas. Os resultados obtidos através do objeto de pesquisa nos mostra que apesar, das dificuldades que se apresentam, a gestão participativa é uma ação viável dentro do contexto político pedagógico, podendo contribuir consideravelmente com o processo de aprendizagem dos educandos para torná-los cidadãos pensantes, críticos construtivos e agentes transformadores do meio em que estão inseridos.Made available in DSpace on 2016-06-17T20:30:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 catunda_aa_tmp225.pdf: 1665405 bytes, checksum: d206cee065c18085b290067711a6b870 (MD5) Previous issue date: 2012-05-24application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaGestãoDemocraciaAprendizagemParticipaçãoEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEManagementDemocracyLearningParticipationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAA relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrandenburg, Laude Erandihttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525Adam, Júlio Cézarhttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443Catunda, Aureabela de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTcatunda_aa_tmp225.pdf.txtcatunda_aa_tmp225.pdf.txtExtracted texttext/plain136406http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/311/2/catunda_aa_tmp225.pdf.txt7a96aaec083dbbf4abfeaa0a34b3c34aMD52ORIGINALcatunda_aa_tmp225.pdfapplication/pdf1665405http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/311/1/catunda_aa_tmp225.pdfd206cee065c18085b290067711a6b870MD51BR-SlFE/3112016-06-18 03:14:12.214oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/311Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-06-18T06:14:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem |
title |
A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem Catunda, Aureabela de Almeida Gestão Democracia Aprendizagem Participação EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE Management Democracy Learning Participation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem |
author |
Catunda, Aureabela de Almeida |
author_facet |
Catunda, Aureabela de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Brandenburg, Laude Erandi |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Adam, Júlio Cézar |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catunda, Aureabela de Almeida |
contributor_str_mv |
Brandenburg, Laude Erandi Adam, Júlio Cézar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Democracia Aprendizagem Participação EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
topic |
Gestão Democracia Aprendizagem Participação EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE Management Democracy Learning Participation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Management Democracy Learning Participation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
The present study aims to investigate the relevance of democratic management in strengthening the Teaching Learning Process in a Community Center for Early Education (Kindergarten) Located in the Urban Zone, East Zone of the City of Manaus-Am. With the research was observed the strongly the speech of various authors on the need for democratic pedagogy management that may favor the promotion of student learning and enjoyable significantly mediated by the balance of the contents so that they can along its developing tools obtain information that helps them cope with the structural socio-political changes contemporary. The results obtained with the object of research shows that in spite of the difficulties, participative management is a feasible action within the political context of teaching, which may contribute significantly to the learning process of students to make them citizens thinking, critical constructive agents of change and the society in which they live. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-07-31 2016-06-17T20:30:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-05-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-17T20:30:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CATUNDA, Aureabela de Almeida. A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/311 |
identifier_str_mv |
CATUNDA, Aureabela de Almeida. A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
url |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Teologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EST |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Teologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/311/2/catunda_aa_tmp225.pdf.txt http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/311/1/catunda_aa_tmp225.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a96aaec083dbbf4abfeaa0a34b3c34a d206cee065c18085b290067711a6b870 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@est.edu.br|| |
_version_ |
1797421622274031616 |