A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Catunda, Aureabela de Almeida
Orientador(a): Adam, Júlio Cézar lattes
Banca de defesa: Brandenburg, Laude Erandi lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdades EST
Programa de Pós-Graduação: Programa de Teologia
Departamento: Teologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/311
Resumo: The present study aims to investigate the relevance of democratic management in strengthening the Teaching Learning Process in a Community Center for Early Education (Kindergarten) Located in the Urban Zone, East Zone of the City of Manaus-Am. With the research was observed the strongly the speech of various authors on the need for democratic pedagogy management that may favor the promotion of student learning and enjoyable significantly mediated by the balance of the contents so that they can along its developing tools obtain information that helps them cope with the structural socio-political changes contemporary. The results obtained with the object of research shows that in spite of the difficulties, participative management is a feasible action within the political context of teaching, which may contribute significantly to the learning process of students to make them citizens thinking, critical constructive agents of change and the society in which they live.
id EST_e91db0db314e65c887fccaf2c6d90285
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/311
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-06-17T20:30:59Z2012-07-312016-06-17T20:30:59Z2012-05-24CATUNDA, Aureabela de Almeida. A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/311The present study aims to investigate the relevance of democratic management in strengthening the Teaching Learning Process in a Community Center for Early Education (Kindergarten) Located in the Urban Zone, East Zone of the City of Manaus-Am. With the research was observed the strongly the speech of various authors on the need for democratic pedagogy management that may favor the promotion of student learning and enjoyable significantly mediated by the balance of the contents so that they can along its developing tools obtain information that helps them cope with the structural socio-political changes contemporary. The results obtained with the object of research shows that in spite of the difficulties, participative management is a feasible action within the political context of teaching, which may contribute significantly to the learning process of students to make them citizens thinking, critical constructive agents of change and the society in which they live.O presente trabalho tem como objetivo investigar a relevância da gestão democrática no fortalecimento do Processo Ensino Aprendizagem, em um Centro Comunitário de Educação Infantil Localizado na Zona Urbana, da Zona Leste do Município de Manaus-Am. Com a pesquisa observa-se a veemência na fala de vários autores quanto à necessidade de uma gestão democrática pedagógica que possa favorecer a promoção da aprendizagem dos alunos de modo significativo e prazeroso mediado pelo equilíbrio dos conteúdos a fim de que estes possam ao longo de seu desenvolvimento municiar-se de instrumentos e informações que os auxiliem a enfrentar as mudanças estruturais sócio-políticas contemporâneas. Os resultados obtidos através do objeto de pesquisa nos mostra que apesar, das dificuldades que se apresentam, a gestão participativa é uma ação viável dentro do contexto político pedagógico, podendo contribuir consideravelmente com o processo de aprendizagem dos educandos para torná-los cidadãos pensantes, críticos construtivos e agentes transformadores do meio em que estão inseridos.Made available in DSpace on 2016-06-17T20:30:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 catunda_aa_tmp225.pdf: 1665405 bytes, checksum: d206cee065c18085b290067711a6b870 (MD5) Previous issue date: 2012-05-24application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaGestãoDemocraciaAprendizagemParticipaçãoEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEManagementDemocracyLearningParticipationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAA relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrandenburg, Laude Erandihttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525Adam, Júlio Cézarhttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443Catunda, Aureabela de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTcatunda_aa_tmp225.pdf.txtcatunda_aa_tmp225.pdf.txtExtracted texttext/plain136406http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/311/2/catunda_aa_tmp225.pdf.txt7a96aaec083dbbf4abfeaa0a34b3c34aMD52ORIGINALcatunda_aa_tmp225.pdfapplication/pdf1665405http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/311/1/catunda_aa_tmp225.pdfd206cee065c18085b290067711a6b870MD51BR-SlFE/3112016-06-18 03:14:12.214oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/311Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-06-18T06:14:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem
title A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem
Catunda, Aureabela de Almeida
Gestão
Democracia
Aprendizagem
Participação
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Management
Democracy
Learning
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem
title_full A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem
title_sort A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem
author Catunda, Aureabela de Almeida
author_facet Catunda, Aureabela de Almeida
author_role author
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2720814127433525
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1768006061329443
dc.contributor.author.fl_str_mv Catunda, Aureabela de Almeida
contributor_str_mv Brandenburg, Laude Erandi
Adam, Júlio Cézar
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Democracia
Aprendizagem
Participação
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
topic Gestão
Democracia
Aprendizagem
Participação
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Management
Democracy
Learning
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Management
Democracy
Learning
Participation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description The present study aims to investigate the relevance of democratic management in strengthening the Teaching Learning Process in a Community Center for Early Education (Kindergarten) Located in the Urban Zone, East Zone of the City of Manaus-Am. With the research was observed the strongly the speech of various authors on the need for democratic pedagogy management that may favor the promotion of student learning and enjoyable significantly mediated by the balance of the contents so that they can along its developing tools obtain information that helps them cope with the structural socio-political changes contemporary. The results obtained with the object of research shows that in spite of the difficulties, participative management is a feasible action within the political context of teaching, which may contribute significantly to the learning process of students to make them citizens thinking, critical constructive agents of change and the society in which they live.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-07-31
2016-06-17T20:30:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-17T20:30:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CATUNDA, Aureabela de Almeida. A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/311
identifier_str_mv CATUNDA, Aureabela de Almeida. A relevância da gestão democrática no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/311/2/catunda_aa_tmp225.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/311/1/catunda_aa_tmp225.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a96aaec083dbbf4abfeaa0a34b3c34a
d206cee065c18085b290067711a6b870
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1797421622274031616