Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Sant’Anna Junior, Rubens
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: FECAP
Fundação escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/701
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é examinar, com um estudo empírico, se os impactos da Capacidade Implantação-TI estão positivamente associados à vantagem competitiva nas empresas brasileiras. O estudo utiliza o modelo conceitual de pesquisa proposto por Tian et al. (2009). Como partes deste estudo são revistos, dentre eles alguns dos principais conceitos teóricos da Visão Baseada em Recursos, estabelece-se um elo entre esses conceitos e a explicação da vantagem competitiva, identificando-se e investigando-se os três constructos que compõem a Capacidade Implantação-TI: Flexibilidade Estratégica, Parceria de Negócio e Alinhamento do Negócio. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com uma abordagem quantitativa. O instrumento de coleta de dados empregado foi um Survey, utilizando-se a escala Likert com 7 pontos de Link eletrônico, disponível na Internet através do site Monkey Survey. O estudo utilizou como critério de população empresas nacionais ou internacionais sediadas no Brasil, de capital aberto ou fechado, e seus diversos segmentos, sendo que a amostra envolveu as funções de: CEOs, Diretores, Gerentes e Coordenadores que estavam ligados à área de Tecnologia da Informação nas empresas onde colaboram. Foram enviados 320 e-mails, obtendo-se 192 respostas. Desse total, foram selecionadas 108 respostas com o perfil desejado da pesquisa. Para proporcionar garantia ao estudo, foi utilizado o instrumento estatístico de validação, no qual foram realizados os testes de análise fatorial exploratória (AFE) e regressões lineares múltiplas (RLM). Os resultados mostraram que os constructos Flexibilidade Estratégica e Parceria de Negócio estão positivamente associados à percepção dos impactos da Tecnologia da Informação na vantagem competitiva, enquanto o constructo Alinhamento do Negócio não apresentou resultados significativos, corroborando os estudos realizados por Tian et al. (2009) nas empresas chinesas.
id FECAP-0_1ae02f6060d30e4f0bb6323cf38db9ee
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:jspui/701
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no BrasilManagement information systems - Decision making - Case studies. Information technology - Management. Management information systems - Competition.Sistemas de informação gerencial – Processo decisório – Estudo de caso. Tecnologia da informação – Administração. Sistema de informação gerencial – Concorrência.ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASO principal objetivo deste trabalho é examinar, com um estudo empírico, se os impactos da Capacidade Implantação-TI estão positivamente associados à vantagem competitiva nas empresas brasileiras. O estudo utiliza o modelo conceitual de pesquisa proposto por Tian et al. (2009). Como partes deste estudo são revistos, dentre eles alguns dos principais conceitos teóricos da Visão Baseada em Recursos, estabelece-se um elo entre esses conceitos e a explicação da vantagem competitiva, identificando-se e investigando-se os três constructos que compõem a Capacidade Implantação-TI: Flexibilidade Estratégica, Parceria de Negócio e Alinhamento do Negócio. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com uma abordagem quantitativa. O instrumento de coleta de dados empregado foi um Survey, utilizando-se a escala Likert com 7 pontos de Link eletrônico, disponível na Internet através do site Monkey Survey. O estudo utilizou como critério de população empresas nacionais ou internacionais sediadas no Brasil, de capital aberto ou fechado, e seus diversos segmentos, sendo que a amostra envolveu as funções de: CEOs, Diretores, Gerentes e Coordenadores que estavam ligados à área de Tecnologia da Informação nas empresas onde colaboram. Foram enviados 320 e-mails, obtendo-se 192 respostas. Desse total, foram selecionadas 108 respostas com o perfil desejado da pesquisa. Para proporcionar garantia ao estudo, foi utilizado o instrumento estatístico de validação, no qual foram realizados os testes de análise fatorial exploratória (AFE) e regressões lineares múltiplas (RLM). Os resultados mostraram que os constructos Flexibilidade Estratégica e Parceria de Negócio estão positivamente associados à percepção dos impactos da Tecnologia da Informação na vantagem competitiva, enquanto o constructo Alinhamento do Negócio não apresentou resultados significativos, corroborando os estudos realizados por Tian et al. (2009) nas empresas chinesas.We examine with an empirical study the hypothesis that the IT Deployment Capabilities impacts are positively associated with competitive advantage in Brazilian companies. The study uses the conceptual research model proposed by Tian et al. (2009). As part of this study, some of the main theoretical concepts of Resource Based View are reviewed, establishing a link between these concepts and the explanation about competitive advantage. The three constructs that set up the IT Deployment Capabilities are identified and investigated: Strategic Flexibility Partnership Business and Business Alignment. This is a descriptive exploratory research with a quantitative approach. The data collection instrument answered by the employees was a survey with a 7-point Likert scale available through Electronic Link on the Internet, using the website Survey Monkey. The study used public or private companies, national or international companies headquartered in Brazil as criteria for population, within various segments, and sample included the following functions: CEOs and Directors, Managers and Coordinators working at Information Technology areas in their companies. 320 e-mails were sent, yielding 192 responses. Of these 108 were selected as surveys with the desired research profile. To provide validation to the study, a statistical tool validation was used performing exploratory factor analysis tests (FAT) and multiple linear regression (MLR). The results showed that the constructs Strategic Flexibility and Business Partnership are positively associated with the perception of the impact of information technology competitive advantage, while the construct Business Alignment had no significant results to corroborate the studies by Tian et al. (2009) in Chinese companies.FECAPFundação escola de Comércio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em Administração de empresaBARBERO, Edson Ricardohttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663OZAKI, Adaltonhttp://lattes.cnpq.br/9101855567671634CONTANI, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9581308995467871Sant’Anna Junior, Rubens2016-05-04T20:57:57Z2015-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSant’Anna Junior, Rubens. Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil. 2015.44 f. Dissertação( Mestrado em Administração de empresa) - FECAP, São Paulo.http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/701porSANT'ANNA JUNIOR, Rubens. Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil. 2015. 44 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:43Zoai:tede.fecap.br:jspui/701Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil
title Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil
spellingShingle Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil
Sant’Anna Junior, Rubens
Management information systems - Decision making - Case studies. Information technology - Management. Management information systems - Competition.
Sistemas de informação gerencial – Processo decisório – Estudo de caso. Tecnologia da informação – Administração. Sistema de informação gerencial – Concorrência.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil
title_full Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil
title_fullStr Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil
title_full_unstemmed Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil
title_sort Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil
author Sant’Anna Junior, Rubens
author_facet Sant’Anna Junior, Rubens
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBERO, Edson Ricardo
http://lattes.cnpq.br/6184493974682663
OZAKI, Adalton
http://lattes.cnpq.br/9101855567671634
CONTANI, Eduardo
http://lattes.cnpq.br/9581308995467871
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant’Anna Junior, Rubens
dc.subject.por.fl_str_mv Management information systems - Decision making - Case studies. Information technology - Management. Management information systems - Competition.
Sistemas de informação gerencial – Processo decisório – Estudo de caso. Tecnologia da informação – Administração. Sistema de informação gerencial – Concorrência.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Management information systems - Decision making - Case studies. Information technology - Management. Management information systems - Competition.
Sistemas de informação gerencial – Processo decisório – Estudo de caso. Tecnologia da informação – Administração. Sistema de informação gerencial – Concorrência.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description O principal objetivo deste trabalho é examinar, com um estudo empírico, se os impactos da Capacidade Implantação-TI estão positivamente associados à vantagem competitiva nas empresas brasileiras. O estudo utiliza o modelo conceitual de pesquisa proposto por Tian et al. (2009). Como partes deste estudo são revistos, dentre eles alguns dos principais conceitos teóricos da Visão Baseada em Recursos, estabelece-se um elo entre esses conceitos e a explicação da vantagem competitiva, identificando-se e investigando-se os três constructos que compõem a Capacidade Implantação-TI: Flexibilidade Estratégica, Parceria de Negócio e Alinhamento do Negócio. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com uma abordagem quantitativa. O instrumento de coleta de dados empregado foi um Survey, utilizando-se a escala Likert com 7 pontos de Link eletrônico, disponível na Internet através do site Monkey Survey. O estudo utilizou como critério de população empresas nacionais ou internacionais sediadas no Brasil, de capital aberto ou fechado, e seus diversos segmentos, sendo que a amostra envolveu as funções de: CEOs, Diretores, Gerentes e Coordenadores que estavam ligados à área de Tecnologia da Informação nas empresas onde colaboram. Foram enviados 320 e-mails, obtendo-se 192 respostas. Desse total, foram selecionadas 108 respostas com o perfil desejado da pesquisa. Para proporcionar garantia ao estudo, foi utilizado o instrumento estatístico de validação, no qual foram realizados os testes de análise fatorial exploratória (AFE) e regressões lineares múltiplas (RLM). Os resultados mostraram que os constructos Flexibilidade Estratégica e Parceria de Negócio estão positivamente associados à percepção dos impactos da Tecnologia da Informação na vantagem competitiva, enquanto o constructo Alinhamento do Negócio não apresentou resultados significativos, corroborando os estudos realizados por Tian et al. (2009) nas empresas chinesas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-30
2016-05-04T20:57:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Sant’Anna Junior, Rubens. Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil. 2015.44 f. Dissertação( Mestrado em Administração de empresa) - FECAP, São Paulo.
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/701
identifier_str_mv Sant’Anna Junior, Rubens. Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil. 2015.44 f. Dissertação( Mestrado em Administração de empresa) - FECAP, São Paulo.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SANT'ANNA JUNIOR, Rubens. Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil. 2015. 44 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Administração de empresa
publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Administração de empresa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850375873822720