Entendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratório
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade BR FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/457 |
Resumo: | Este trabalho buscou estudar a percepção de 16 executivos do grupo de planejamento de uma empresa de varejo sobre a utilização de ferramentas de gestão de desempenho em busca de vantagem competitiva. Do ponto de vista metodológico, a elaboração desta pesquisa tem duas etapas: a primeira, exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica; a segunda trata-se de pesquisa exploratória com investigação através de questionário. Os dados obtidos foram tratados pela estatística descritiva e discriminatória. Pelos índices de concordância obtidos, os resultados apontam para o entendimento de que os respondentes acreditam em uma gestão integrada da empresa. No entanto, 62% opinam que não existe um alinhamento adequado entre as decisões tomadas nas diversas áreas da empresa com a área de operações, e apenas 56% afirmam que todas as áreas da empresa trabalham de forma integrada. Tais resultados indicam que o modelo de gestão de desempenho não foi totalmente institucionalizado na empresa, pois os propósitos indicados não foram percebidos por todos os respondentes. No que se refere às ferramentas utilizadas pela empresa em sua gestão de desempenho, destacam-se o orçamento e o Balanced Scorecard (BSC), seguidos da Gestão de Pessoas. A pesquisa permitiu a apresentação da percepção dos respondentes a respeito da gestão de desempenho. Os resultados obtidos, no entanto, sugerem a realização de trabalhos posteriores, seja abrangendo maior número de sujeitos pesquisados, seja focalizando outros ramos do varejo ou mesmo focalizando as divergências apresentadas entre os respondentes |
id |
FECAP-0_9abff69aa96c3b5fc93b4724af068d99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:tede/457 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Entendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratórioStrategic planningRetail tradePerformanceDesempenho - AvaliaçãoPlanejamento estratégicoComércio varejistaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISEste trabalho buscou estudar a percepção de 16 executivos do grupo de planejamento de uma empresa de varejo sobre a utilização de ferramentas de gestão de desempenho em busca de vantagem competitiva. Do ponto de vista metodológico, a elaboração desta pesquisa tem duas etapas: a primeira, exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica; a segunda trata-se de pesquisa exploratória com investigação através de questionário. Os dados obtidos foram tratados pela estatística descritiva e discriminatória. Pelos índices de concordância obtidos, os resultados apontam para o entendimento de que os respondentes acreditam em uma gestão integrada da empresa. No entanto, 62% opinam que não existe um alinhamento adequado entre as decisões tomadas nas diversas áreas da empresa com a área de operações, e apenas 56% afirmam que todas as áreas da empresa trabalham de forma integrada. Tais resultados indicam que o modelo de gestão de desempenho não foi totalmente institucionalizado na empresa, pois os propósitos indicados não foram percebidos por todos os respondentes. No que se refere às ferramentas utilizadas pela empresa em sua gestão de desempenho, destacam-se o orçamento e o Balanced Scorecard (BSC), seguidos da Gestão de Pessoas. A pesquisa permitiu a apresentação da percepção dos respondentes a respeito da gestão de desempenho. Os resultados obtidos, no entanto, sugerem a realização de trabalhos posteriores, seja abrangendo maior número de sujeitos pesquisados, seja focalizando outros ramos do varejo ou mesmo focalizando as divergências apresentadas entre os respondentesThe aim of this research was to study the perception of 16 executives of a planning group in a retail company concerning the use of performance management tools, so as to obtain competitive advantage. This research was composed of two methodological parts: the first one was exploratory, through bibliographic research, and the second one was exploratory, through the use of a questionnaire, and the results were treated by means of descriptive and discrimination statistics. Taking into account the obtained concordance rates, those results show that the subjects believe the company has an integrated management. However, 62% state that there is not an adequate alignment between the decisions made in several areas in the company and the operational area. Furthermore, only 56% believe that all areas in the company are integrated. The results indicate that the Performance Management Model was not totally established in the company, because only some subjects reported having perceived the indicated goals. The main tools used by the company in its Performance Management were the budget and the Balanced Score Card BSC, as well as People Management. Through this research, it was possible to present the subjects´ perception concerning the Performance Management. However, the results suggest that new studies should be done, for instance, with more subjects, or changing the focus to other areas in the Retail Sector or even focusing the differences among subjectsFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisParisi, ClaudioCPF:14742962893http://lattes.cnpq.br/2891889803015460Lepsch, Sergio LuizCPF:88888888888888http://lattes.cnpq.br/6773457211675588Megliorini, EvandirCPF:50145304868http://lattes.cnpq.br/8830702017618078Martin, Maria de Gracia Lopez2015-12-03T18:35:11Z2010-04-192009-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMARTIN, Maria de Gracia Lopez. Entendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratório. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2009.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:36Zoai:tede.fecap.br:tede/457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratório |
title |
Entendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratório |
spellingShingle |
Entendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratório Martin, Maria de Gracia Lopez Strategic planning Retail trade Performance Desempenho - Avaliação Planejamento estratégico Comércio varejista CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Entendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratório |
title_full |
Entendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratório |
title_fullStr |
Entendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Entendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratório |
title_sort |
Entendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratório |
author |
Martin, Maria de Gracia Lopez |
author_facet |
Martin, Maria de Gracia Lopez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Parisi, Claudio CPF:14742962893 http://lattes.cnpq.br/2891889803015460 Lepsch, Sergio Luiz CPF:88888888888888 http://lattes.cnpq.br/6773457211675588 Megliorini, Evandir CPF:50145304868 http://lattes.cnpq.br/8830702017618078 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martin, Maria de Gracia Lopez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Strategic planning Retail trade Performance Desempenho - Avaliação Planejamento estratégico Comércio varejista CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Strategic planning Retail trade Performance Desempenho - Avaliação Planejamento estratégico Comércio varejista CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Este trabalho buscou estudar a percepção de 16 executivos do grupo de planejamento de uma empresa de varejo sobre a utilização de ferramentas de gestão de desempenho em busca de vantagem competitiva. Do ponto de vista metodológico, a elaboração desta pesquisa tem duas etapas: a primeira, exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica; a segunda trata-se de pesquisa exploratória com investigação através de questionário. Os dados obtidos foram tratados pela estatística descritiva e discriminatória. Pelos índices de concordância obtidos, os resultados apontam para o entendimento de que os respondentes acreditam em uma gestão integrada da empresa. No entanto, 62% opinam que não existe um alinhamento adequado entre as decisões tomadas nas diversas áreas da empresa com a área de operações, e apenas 56% afirmam que todas as áreas da empresa trabalham de forma integrada. Tais resultados indicam que o modelo de gestão de desempenho não foi totalmente institucionalizado na empresa, pois os propósitos indicados não foram percebidos por todos os respondentes. No que se refere às ferramentas utilizadas pela empresa em sua gestão de desempenho, destacam-se o orçamento e o Balanced Scorecard (BSC), seguidos da Gestão de Pessoas. A pesquisa permitiu a apresentação da percepção dos respondentes a respeito da gestão de desempenho. Os resultados obtidos, no entanto, sugerem a realização de trabalhos posteriores, seja abrangendo maior número de sujeitos pesquisados, seja focalizando outros ramos do varejo ou mesmo focalizando as divergências apresentadas entre os respondentes |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-04 2010-04-19 2015-12-03T18:35:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTIN, Maria de Gracia Lopez. Entendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratório. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2009. http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/457 |
identifier_str_mv |
MARTIN, Maria de Gracia Lopez. Entendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratório. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2009. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Controladoria e Contabilidade BR FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Controladoria e Contabilidade BR FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1797421843195363328 |