Posicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luiza

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Casa, Enio Francisco
Orientador(a): Ribeiro, Eduardo Pontual
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/8606
Resumo: Este trabalho analisa o posicionamento estratégico de duas grandes redes pertencentes ao ramo varejista de bens duráveis: Lojas Colombo e Magazine Luiza, no intuito de identificar através de informações coletadas em entrevistas, reportagens das principais revistas e jornais, como estas empresas buscam obter vantagens competitivas num cenário altamente concorrido como o atual. A análise usa como referencial teórico as idéias de posicionamento estratégico de M. Porter e a exploração de vantagens de custos e benefícios para obtenção de vantagens competitivas e melhor posicionamento no mercado. O referencial escolhido mostrou-se bastante útil para entender as escolhas de estratégia das empresas estudadas. As análises realizadas com base em informações obtidas levaram ao entendimento que as Lojas Colombo têm como foco de atuação a competição por benefícios, optando pela diferenciação. Já o Magazine Luiza tem um posicionamento estratégico voltado para a competição por custos, considerando os mesmos critérios de avaliação para as duas empresas.
id URGS_ae7548f099af44de9a853076bcc87e58
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8606
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Casa, Enio FranciscoRibeiro, Eduardo Pontual2007-06-06T19:17:29Z2006http://hdl.handle.net/10183/8606000582316Este trabalho analisa o posicionamento estratégico de duas grandes redes pertencentes ao ramo varejista de bens duráveis: Lojas Colombo e Magazine Luiza, no intuito de identificar através de informações coletadas em entrevistas, reportagens das principais revistas e jornais, como estas empresas buscam obter vantagens competitivas num cenário altamente concorrido como o atual. A análise usa como referencial teórico as idéias de posicionamento estratégico de M. Porter e a exploração de vantagens de custos e benefícios para obtenção de vantagens competitivas e melhor posicionamento no mercado. O referencial escolhido mostrou-se bastante útil para entender as escolhas de estratégia das empresas estudadas. As análises realizadas com base em informações obtidas levaram ao entendimento que as Lojas Colombo têm como foco de atuação a competição por benefícios, optando pela diferenciação. Já o Magazine Luiza tem um posicionamento estratégico voltado para a competição por custos, considerando os mesmos critérios de avaliação para as duas empresas.This paper examines strategic positioning applied to two well-established rival Brazilian companies that belong to retail trade market of durable goods. We collected information from newspapers and magazines in order to identify how those companies obtain competitive advantages in such a dynamic today’s market scenario. Our analysis is based on M. Porter's ideas of strategic positioning and competitive advantages in cost and benefits, focusing on how to achieve a better position in the local market. Porter's theory turned out to be the best choice for understanding these company approaches. As a result we found out different initiatives between the two studied chains. The first one, called Lojas Colombo, focuses on competitive benefits while the second, called Magazine Luiza, establishes competitive costs. We considered the same assessment criteria for both companies.application/pdfporComércio varejistaVantagem competitivaEstratégia competitivaStrategic positioningCompetitive advantagesRetail tradePosicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luizainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2006mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000582316.pdf000582316.pdfTexto completoapplication/pdf1335960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8606/1/000582316.pdf1aa7c350089f503fa2802859d13f7809MD51TEXT000582316.pdf.txt000582316.pdf.txtExtracted Texttext/plain173221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8606/2/000582316.pdf.txtaff7b0e0590f9be768ec9b2dacaef26cMD52THUMBNAIL000582316.pdf.jpg000582316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8606/3/000582316.pdf.jpg71eaa1d7c4542aa9e8ec8cfe819e8d5fMD5310183/86062018-10-16 09:12:31.898oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:12:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Posicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luiza
title Posicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luiza
spellingShingle Posicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luiza
Casa, Enio Francisco
Comércio varejista
Vantagem competitiva
Estratégia competitiva
Strategic positioning
Competitive advantages
Retail trade
title_short Posicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luiza
title_full Posicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luiza
title_fullStr Posicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luiza
title_full_unstemmed Posicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luiza
title_sort Posicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luiza
author Casa, Enio Francisco
author_facet Casa, Enio Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casa, Enio Francisco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Eduardo Pontual
contributor_str_mv Ribeiro, Eduardo Pontual
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio varejista
Vantagem competitiva
Estratégia competitiva
topic Comércio varejista
Vantagem competitiva
Estratégia competitiva
Strategic positioning
Competitive advantages
Retail trade
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic positioning
Competitive advantages
Retail trade
description Este trabalho analisa o posicionamento estratégico de duas grandes redes pertencentes ao ramo varejista de bens duráveis: Lojas Colombo e Magazine Luiza, no intuito de identificar através de informações coletadas em entrevistas, reportagens das principais revistas e jornais, como estas empresas buscam obter vantagens competitivas num cenário altamente concorrido como o atual. A análise usa como referencial teórico as idéias de posicionamento estratégico de M. Porter e a exploração de vantagens de custos e benefícios para obtenção de vantagens competitivas e melhor posicionamento no mercado. O referencial escolhido mostrou-se bastante útil para entender as escolhas de estratégia das empresas estudadas. As análises realizadas com base em informações obtidas levaram ao entendimento que as Lojas Colombo têm como foco de atuação a competição por benefícios, optando pela diferenciação. Já o Magazine Luiza tem um posicionamento estratégico voltado para a competição por custos, considerando os mesmos critérios de avaliação para as duas empresas.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:17:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8606
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000582316
url http://hdl.handle.net/10183/8606
identifier_str_mv 000582316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8606/1/000582316.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8606/2/000582316.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8606/3/000582316.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1aa7c350089f503fa2802859d13f7809
aff7b0e0590f9be768ec9b2dacaef26c
71eaa1d7c4542aa9e8ec8cfe819e8d5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810088706241986560