Posicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luiza
Ano de defesa: | 2006 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/8606 |
Resumo: | Este trabalho analisa o posicionamento estratégico de duas grandes redes pertencentes ao ramo varejista de bens duráveis: Lojas Colombo e Magazine Luiza, no intuito de identificar através de informações coletadas em entrevistas, reportagens das principais revistas e jornais, como estas empresas buscam obter vantagens competitivas num cenário altamente concorrido como o atual. A análise usa como referencial teórico as idéias de posicionamento estratégico de M. Porter e a exploração de vantagens de custos e benefícios para obtenção de vantagens competitivas e melhor posicionamento no mercado. O referencial escolhido mostrou-se bastante útil para entender as escolhas de estratégia das empresas estudadas. As análises realizadas com base em informações obtidas levaram ao entendimento que as Lojas Colombo têm como foco de atuação a competição por benefícios, optando pela diferenciação. Já o Magazine Luiza tem um posicionamento estratégico voltado para a competição por custos, considerando os mesmos critérios de avaliação para as duas empresas. |
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Casa, Enio FranciscoRibeiro, Eduardo Pontual2007-06-06T19:17:29Z2006http://hdl.handle.net/10183/8606000582316Este trabalho analisa o posicionamento estratégico de duas grandes redes pertencentes ao ramo varejista de bens duráveis: Lojas Colombo e Magazine Luiza, no intuito de identificar através de informações coletadas em entrevistas, reportagens das principais revistas e jornais, como estas empresas buscam obter vantagens competitivas num cenário altamente concorrido como o atual. A análise usa como referencial teórico as idéias de posicionamento estratégico de M. Porter e a exploração de vantagens de custos e benefícios para obtenção de vantagens competitivas e melhor posicionamento no mercado. O referencial escolhido mostrou-se bastante útil para entender as escolhas de estratégia das empresas estudadas. As análises realizadas com base em informações obtidas levaram ao entendimento que as Lojas Colombo têm como foco de atuação a competição por benefícios, optando pela diferenciação. Já o Magazine Luiza tem um posicionamento estratégico voltado para a competição por custos, considerando os mesmos critérios de avaliação para as duas empresas.This paper examines strategic positioning applied to two well-established rival Brazilian companies that belong to retail trade market of durable goods. We collected information from newspapers and magazines in order to identify how those companies obtain competitive advantages in such a dynamic today’s market scenario. Our analysis is based on M. Porter's ideas of strategic positioning and competitive advantages in cost and benefits, focusing on how to achieve a better position in the local market. Porter's theory turned out to be the best choice for understanding these company approaches. As a result we found out different initiatives between the two studied chains. The first one, called Lojas Colombo, focuses on competitive benefits while the second, called Magazine Luiza, establishes competitive costs. We considered the same assessment criteria for both companies.application/pdfporComércio varejistaVantagem competitivaEstratégia competitivaStrategic positioningCompetitive advantagesRetail tradePosicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luizainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2006mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000582316.pdf000582316.pdfTexto completoapplication/pdf1335960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8606/1/000582316.pdf1aa7c350089f503fa2802859d13f7809MD51TEXT000582316.pdf.txt000582316.pdf.txtExtracted Texttext/plain173221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8606/2/000582316.pdf.txtaff7b0e0590f9be768ec9b2dacaef26cMD52THUMBNAIL000582316.pdf.jpg000582316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8606/3/000582316.pdf.jpg71eaa1d7c4542aa9e8ec8cfe819e8d5fMD5310183/86062018-10-16 09:12:31.898oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:12:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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