Economia circular em serviços: intenção de adoção de embalagens sustentáveis no delivery de alimentos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Pedro, S. de C.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Centro Universitário FEI, São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5228
https://doi.org/10.31414/ADM.2023.T.131673
Resumo: A produção e o consumo de embalagens, embora inevitáveis na vida moderna, são predominantemente insustentáveis e ineficientes. Estima-se que uma parte considerável de resíduos venham de embalagens de alimentos, principalmente com o aumento considerável de usuários em aplicativos de delivery. Desse modo, o setor de alimentos desempenha um papel importante no combate à poluição por resíduos de embalagens, entretanto a investigação sobre a adoção e transição para embalagens sustentáveis por esse setor permanece limitada. Sabe-se que a responsabilidade do empresariado em relação à embalagem está crescendo, no entanto, a maioria das empresas está fazendo muito pouco para reduzir o desperdício de embalagens, especialmente em regiões que carecem de infraestrutura de gestão de resíduos, como as economias emergentes. O objetivo dessa pesquisa é mensurar os fatores que influenciam a intenção de adoção de embalagens sustentáveis para adequação aos princípios da economia circular no serviço de delivery de alimentos. Para isso, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado (TPB), que no contexto empresarial, possibilita o entendimento dos elementos que influenciam o processo de tomada de decisão. Ao compreender as forças que moldam as escolhas empresariais, as empresas podem implementar ações mais efetivas para promover a sustentabilidade, fomentando práticas que reduzam o impacto ambiental das embalagens, impulsionado um modelo mais circular e responsável em serviços. Para isso, a modelagem de equações estruturais (SEM) é utilizada, pois oferece uma abordagem que considera vários tipos de procedimentos estatísticos para avaliar as relações entre variáveis observadas, com o objetivo de permitir a realização de análises quantitativas sobre modelos teóricos hipotetizados pelo pesquisador. A pesquisa foi conduzida com uma amostra de 315 respondentes, compreendendo proprietários ou gestores de comércio de alimentos com serviço de delivery. Os resultados obtidos revelaram valiosos insights acerca dos fatores que influenciam a intenção de adotar embalagens sustentáveis no contexto do serviço de delivery para o comércio de alimentos. Dentre esses fatores, destacam-se a norma subjetiva, o controle comportamental percebido, a atitude, a consciência das consequências, o benefício percebido, o conhecimento ambiental e a preocupação ambiental, todos eles desempenhando papéis significativos nessa intenção
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O objetivo dessa pesquisa é mensurar os fatores que influenciam a intenção de adoção de embalagens sustentáveis para adequação aos princípios da economia circular no serviço de delivery de alimentos. Para isso, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado (TPB), que no contexto empresarial, possibilita o entendimento dos elementos que influenciam o processo de tomada de decisão. Ao compreender as forças que moldam as escolhas empresariais, as empresas podem implementar ações mais efetivas para promover a sustentabilidade, fomentando práticas que reduzam o impacto ambiental das embalagens, impulsionado um modelo mais circular e responsável em serviços. Para isso, a modelagem de equações estruturais (SEM) é utilizada, pois oferece uma abordagem que considera vários tipos de procedimentos estatísticos para avaliar as relações entre variáveis observadas, com o objetivo de permitir a realização de análises quantitativas sobre modelos teóricos hipotetizados pelo pesquisador. A pesquisa foi conduzida com uma amostra de 315 respondentes, compreendendo proprietários ou gestores de comércio de alimentos com serviço de delivery. Os resultados obtidos revelaram valiosos insights acerca dos fatores que influenciam a intenção de adotar embalagens sustentáveis no contexto do serviço de delivery para o comércio de alimentos. Dentre esses fatores, destacam-se a norma subjetiva, o controle comportamental percebido, a atitude, a consciência das consequências, o benefício percebido, o conhecimento ambiental e a preocupação ambiental, todos eles desempenhando papéis significativos nessa intençãoThe production and consumption of packaging, although inevitable in modern life, is predominantly unsustainable and inefficient. It is estimated that a considerable part of the waste comes from food packaging, especially with the considerable increase of users in delivery apps. Thus, the food sector plays an important role in combating pollution by packaging waste, however, research on the adoption and transition to sustainable packaging by this sector remains limited. It is known that the responsibility of the business community regarding packaging is growing, however, most companies are doing very little to reduce packaging waste, especially in regions that lack waste management infrastructure, such as emerging economies. The objective of this research is to measure the factors that influence the intention to adopt sustainable packaging to adapt to the principles of the circular economy in the food delivery service. For this, the Theory of Planned Behavior (TPB) was used, which in the business context enables the understanding of the elements that influence the decision-making process. By understanding the forces that shape business choices, companies can implement more effective actions to promote sustainability, encouraging practices that reduce the environmental impact of packaging, and driving a more circular and responsible model in services. For this, structural equation modeling (SEM) is used, as it offers an approach that considers several types of statistical procedures to evaluate the relationships between observed variables, and to allow the performance of quantitative analyses on theoretical models hypothesized by the researcher. The survey was conducted with a sample of 315 respondents, consisting of owners or managers of food trade with delivery service. The results obtained revealed valuable insights into the factors that influence the intention to adopt sustainable packaging in the context of the delivery service for the food trade. Among these factors, subjective norm, perceived behavioral control, attitude, awareness of consequences, perceived benefit, environmental knowledge, and environmental concern stand out, all of which play significant roles in this intentionCentro Universitário FEI, São PauloSouza, Maria Tereza Saraiva dePedro, S. de C.2024-01-10T15:49:39Z2024-01-10T15:49:39Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPEDRO, S. de C. <b> Economia circular em serviços: </b> intenção de adoção de embalagens sustentáveis no delivery de alimentos. São Paulo, 2023. 202 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.31414/ADM.2023.T.131673.https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5228https://doi.org/10.31414/ADM.2023.T.131673porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T03:00:22Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/5228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2024-01-11T03:00:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
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