Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Engenharia Civil |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
|
Departamento: |
Centro Tecnológico
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/11153 |
Resumo: | The growth of cities has made urban freight transport a major challenge. It is possible to see that the growth rate of urban road infrastructure is lower than the growth of the number of vehicles and people, so that the negative impacts such as traffic congestion, pollution and accidents are increasingly impacting. One of the fastest growing transportation services in the cities is the delivery service, mainly food delivery, and it is very common to see motorcycles being used to make deliveries. An important concept that has emerged to address the interaction between people and the urban environment is City Logistics, which suggests the use of environmentally friendly urban transport. In this sense, the use of bicycles for the delivery service appears as an option to reduce the negative impacts. In this work, a mathematical model for the vehicle routing and programming was modified and applied to the delivery service considering the use of bicycles to make deliveries. The software Cplex was used to run 48 scenarios, where it was possible to demonstrate that the model can be solved in an optimal way for small instances, so that it can be used to optimize delivery routes with bikes. |
id |
UFES_fcb77870598d42e3ea1a915b0cf95578 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/11153 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cardoso, Patrícia AlcântaraVieira, Ricardo Luiz de SouzaCruz, Marta Monteiro da CostaLeiras, Adriana2019-05-17T02:12:36Z2019-05-162019-05-17T02:12:36Z2019-04-01The growth of cities has made urban freight transport a major challenge. It is possible to see that the growth rate of urban road infrastructure is lower than the growth of the number of vehicles and people, so that the negative impacts such as traffic congestion, pollution and accidents are increasingly impacting. One of the fastest growing transportation services in the cities is the delivery service, mainly food delivery, and it is very common to see motorcycles being used to make deliveries. An important concept that has emerged to address the interaction between people and the urban environment is City Logistics, which suggests the use of environmentally friendly urban transport. In this sense, the use of bicycles for the delivery service appears as an option to reduce the negative impacts. In this work, a mathematical model for the vehicle routing and programming was modified and applied to the delivery service considering the use of bicycles to make deliveries. The software Cplex was used to run 48 scenarios, where it was possible to demonstrate that the model can be solved in an optimal way for small instances, so that it can be used to optimize delivery routes with bikes.crescimento das cidades tem tornado o transporte urbano de carga um grande desafio. É possível perceber que o ritmo de crescimento da infraestrutura viária urbana é menor do que o crescimento do número de veículos e de pessoas, de forma que os impactos negativos como congestionamento do trânsito, poluição e acidentes são cada vez mais impactantes. Um dos serviços de transporte que mais cresce nas cidades é o serviço de delivery, principalmente o de alimentos, sendo muito comum vermos motocicletas sendo utilizadas para fazer as entregas. Um importante conceito que surgiu para tratar da interação entre as pessoas e o meio ambiente urbano é o conceito de City Logistics, que sugere o uso de transporte urbano ambientalmente amigável. Neste sentido, o uso de bicicletas para o serviço de delivery surge como uma opção para reduzir os impactos negativos. Neste trabalho foi adaptado e implementado um modelo matemático de programação e roteirização de veículos aplicado ao serviço de delivery considerando o uso de bicicletas para fazer as entregas. Foi utilizado o software Cplex para rodar 48 cenários, onde foi possível demonstrar que o modelo pode ser resolvido de forma ótima para pequenas instâncias.TextVIEIRA, Ricardo Luiz de Souza. Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2019.http://repositorio.ufes.br/handle/10/11153porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Engenharia CivilPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFESBRCentro TecnológicoCity logisticsDeliveryPick-up and delivery problemsVehicle routing problemsCargo bikeProblemas de coleta e entregaProblemas de roteirização de veículosEntrega de mercadoriasTransporte de mercadoriasBicicletasTransporte urbanoEngenharia Civil624Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALRICARDO LUIZ DE SOUZA VIEIRA.pdfapplication/pdf1806965http://repositorio.ufes.br/bitstreams/36004fcc-b0e6-43a3-b657-96f1add4db8a/downloadb67888367d0ef4569192a955dab95e66MD5110/111532024-06-28 16:10:27.52oai:repositorio.ufes.br:10/11153http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-06-28T16:10:27Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas |
title |
Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas |
spellingShingle |
Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas Vieira, Ricardo Luiz de Souza City logistics Delivery Pick-up and delivery problems Vehicle routing problems Cargo bike Problemas de coleta e entrega Problemas de roteirização de veículos Engenharia Civil Entrega de mercadorias Transporte de mercadorias Bicicletas Transporte urbano 624 |
title_short |
Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas |
title_full |
Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas |
title_fullStr |
Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas |
title_full_unstemmed |
Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas |
title_sort |
Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas |
author |
Vieira, Ricardo Luiz de Souza |
author_facet |
Vieira, Ricardo Luiz de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Patrícia Alcântara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Ricardo Luiz de Souza |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cruz, Marta Monteiro da Costa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Leiras, Adriana |
contributor_str_mv |
Cardoso, Patrícia Alcântara Cruz, Marta Monteiro da Costa Leiras, Adriana |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
City logistics Delivery Pick-up and delivery problems Vehicle routing problems Cargo bike |
topic |
City logistics Delivery Pick-up and delivery problems Vehicle routing problems Cargo bike Problemas de coleta e entrega Problemas de roteirização de veículos Engenharia Civil Entrega de mercadorias Transporte de mercadorias Bicicletas Transporte urbano 624 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas de coleta e entrega Problemas de roteirização de veículos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Engenharia Civil |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Entrega de mercadorias Transporte de mercadorias Bicicletas Transporte urbano |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
624 |
description |
The growth of cities has made urban freight transport a major challenge. It is possible to see that the growth rate of urban road infrastructure is lower than the growth of the number of vehicles and people, so that the negative impacts such as traffic congestion, pollution and accidents are increasingly impacting. One of the fastest growing transportation services in the cities is the delivery service, mainly food delivery, and it is very common to see motorcycles being used to make deliveries. An important concept that has emerged to address the interaction between people and the urban environment is City Logistics, which suggests the use of environmentally friendly urban transport. In this sense, the use of bicycles for the delivery service appears as an option to reduce the negative impacts. In this work, a mathematical model for the vehicle routing and programming was modified and applied to the delivery service considering the use of bicycles to make deliveries. The software Cplex was used to run 48 scenarios, where it was possible to demonstrate that the model can be solved in an optimal way for small instances, so that it can be used to optimize delivery routes with bikes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-17T02:12:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-16 2019-05-17T02:12:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIEIRA, Ricardo Luiz de Souza. Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/11153 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Ricardo Luiz de Souza. Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2019. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/11153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Engenharia Civil |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro Tecnológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Engenharia Civil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/36004fcc-b0e6-43a3-b657-96f1add4db8a/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b67888367d0ef4569192a955dab95e66 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1804310321858347008 |