Impacto do ônibus sob demanda no transporte público regular em Goiânia-GO
Ano de defesa: | 2022 |
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Resumo: | Os avanços na tecnologia de informação e comunicação nos últimos 10 anos fomentaram o surgimento, expansão e diversificação de novos serviços de mobilidade urbana, entre eles o e-haling, bicicleta e carona compartilhada, entre outros. Isso permitiu o ressurgimento de iniciativas dos serviços de ônibus sob demanda, antes restritos a atendimentos a nichos específicos, como o transporte de pessoas com deficiência ou em áreas rurais. A literatura ainda é controversa em relação aos impactos dos serviços de e-hailling na mobilidade urbana em geral, ainda que este novo modo esteja presente nas principais cidades do mundo. No entanto, o impacto destes serviços na demanda do transporte público coletivo é quase sempre negativo, isto é, o e-haling atrai passageiros do transporte público coletivo e tem contribuído para a intensificação da perda de sua demanda. Por outro lado, o sucesso do e-haling tem fomentado iniciativas semelhantes, mas com veículos de maior capacidade e compartilhamento de viagens entre os indivíduos. No entanto, ainda não existe evidência do impacto desta nova oferta de serviços na demanda do transporte coletivo convencional. A recente implantação do ônibus sob demanda em Goiânia/GO se apresenta como uma oportunidade para entender a interação entre os novos serviços e o sistema de transporte coletivo por ônibus, num momento de intenso debate sobre o destino do transporte público coletivo pós pandemia. O trabalho usa o método de diferenças-em-diferenças e utiliza a demanda diária de passageiros por transporte coletivo no nível das linhas (rotas) para estimar os impactos dos novos serviços e conclui que, no modelo implantado, o ônibus sob demanda impacta negativamente a demanda de passageiros das linhas do transporte coletivo que operam na região onde o ônibus sob demanda foi implementado. |
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No entanto, o impacto destes serviços na demanda do transporte público coletivo é quase sempre negativo, isto é, o e-haling atrai passageiros do transporte público coletivo e tem contribuído para a intensificação da perda de sua demanda. Por outro lado, o sucesso do e-haling tem fomentado iniciativas semelhantes, mas com veículos de maior capacidade e compartilhamento de viagens entre os indivíduos. No entanto, ainda não existe evidência do impacto desta nova oferta de serviços na demanda do transporte coletivo convencional. A recente implantação do ônibus sob demanda em Goiânia/GO se apresenta como uma oportunidade para entender a interação entre os novos serviços e o sistema de transporte coletivo por ônibus, num momento de intenso debate sobre o destino do transporte público coletivo pós pandemia. O trabalho usa o método de diferenças-em-diferenças e utiliza a demanda diária de passageiros por transporte coletivo no nível das linhas (rotas) para estimar os impactos dos novos serviços e conclui que, no modelo implantado, o ônibus sob demanda impacta negativamente a demanda de passageiros das linhas do transporte coletivo que operam na região onde o ônibus sob demanda foi implementado.Advances in information and communication technology in the last 10 years have fostered the emergence, expansion, and diversification of new urban mobility services, including e-haling, bicycle, and carpooling, among others. This allowed for the resurgence of ondemand transit service initiatives, which were previously restricted to serving specific niches, such as the transport of elderly and people with disabilities. The recent implementation of the on-demand transit in Goiânia-GO, Brazil, presents an opportunity to understand the interaction between the new services and the regular public transport system by bus, at a time of intense debate about the destination of public transport after the pandemic and the emergence of Mobility as a Service initiatives. The work uses the difference-in-differences method to estimate the impacts of the new services and concludes that on-demand transit negatively impacts passenger ridership of the conventional public transport routes that operate in the region where the services were implemented.porDemand responsive transitPublic transitPublic transportNew urban mobility servicesDifferences-in-differencesTransporte público coletivoÔnibus sob demandaEconomia do compartilhamentoDiferenças em diferençasPolítica de transporte urbanoAdministração públicaTransportes coletivosPolítica de transporte urbanoEconomia do compartilhamentoÔnibusInovações tecnológicasImpacto do ônibus sob demanda no transporte público regular em Goiânia-GOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL220809_Dissertação_Eliana 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