Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil
Ano de defesa: | 1996 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10438/4964 |
Resumo: | Constitui-se o presente trabalho na proposta de tese 'Planejamento Estratégico para Pequenas Empresas de Informática no Brasil'. Esta apresentação é uma primeira tentativa de sistematização da área de interesse, buscando respostas a algumas questões formuladas no cotidiano dos administradores de empresas desse setor específico, consciente entretanto da impossibilidade de esgotar todas as alternativas para a formulação do planejamento. Procurar-se-á aliar a experiência obtida em anos de trabalho a aspectos teóricos do estudo de marketing de serviços, focado especialmente no setor acima citado. A prática de gerenciamento no país, e especialmente em algumas empresas de informática, tem mostrado que os administradores ainda não adquiriram o hábito de planejar com antecedência suas estratégias, ou ainda, uma visão do que pode e deve ser feito para tal. A indústria de informática, em especial a de software, objeto de estudo mais detido, é constituída, em sua maioria, por micro e pequenas empresas, que enfrentam, além das dificuldades peculiares ao seu tamanho, a concorrência de empresas de grande porte e multinacionais. Devem ainda estar atentas a constante e rápida transformação tecnológica que se processa diariamente, e cientes de que este é o setor que mais cresce em todo o mundo, com o maior potencial de transformação social. Assim, planejar num setor de perpétua mutação, com variáveis interdependentes e amplas o bastante para relacionarem-se a qualquer contexto que se imagine, exige do empreendedor habilidades distintas, desde o conhecimento técnico específico à capacidade de realizar uma série de tarefas administrativas, fundamentais para a continuidade de seu negócio, tomando a tarefa de gerir seu negócio de complexidade multidisciplinar, o que sugere a adoção de algumas linhas de ação bem definidas. |
id |
FGV_69ab38e025b26c280b4783fe7798684a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/4964 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bodart, Suely MattosEscolas::EAESPHamburger, Polia LernerSantos, Rubens da CostaPsillakis, Homero M.2010-04-20T20:15:14Z2010-04-20T20:15:14Z1996-04-12BODART, Suely Mattos. Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1996.http://hdl.handle.net/10438/4964Constitui-se o presente trabalho na proposta de tese 'Planejamento Estratégico para Pequenas Empresas de Informática no Brasil'. Esta apresentação é uma primeira tentativa de sistematização da área de interesse, buscando respostas a algumas questões formuladas no cotidiano dos administradores de empresas desse setor específico, consciente entretanto da impossibilidade de esgotar todas as alternativas para a formulação do planejamento. Procurar-se-á aliar a experiência obtida em anos de trabalho a aspectos teóricos do estudo de marketing de serviços, focado especialmente no setor acima citado. A prática de gerenciamento no país, e especialmente em algumas empresas de informática, tem mostrado que os administradores ainda não adquiriram o hábito de planejar com antecedência suas estratégias, ou ainda, uma visão do que pode e deve ser feito para tal. A indústria de informática, em especial a de software, objeto de estudo mais detido, é constituída, em sua maioria, por micro e pequenas empresas, que enfrentam, além das dificuldades peculiares ao seu tamanho, a concorrência de empresas de grande porte e multinacionais. Devem ainda estar atentas a constante e rápida transformação tecnológica que se processa diariamente, e cientes de que este é o setor que mais cresce em todo o mundo, com o maior potencial de transformação social. Assim, planejar num setor de perpétua mutação, com variáveis interdependentes e amplas o bastante para relacionarem-se a qualquer contexto que se imagine, exige do empreendedor habilidades distintas, desde o conhecimento técnico específico à capacidade de realizar uma série de tarefas administrativas, fundamentais para a continuidade de seu negócio, tomando a tarefa de gerir seu negócio de complexidade multidisciplinar, o que sugere a adoção de algumas linhas de ação bem definidas.porIndústria de serviçosInformática - IndústriasPequenas e médias empresas - AdministraçãoPlanejamento estratégicoAdministração de empresasIndústria de serviçosInformática - IndústriasPequenas e médias empresas - AdministraçãoPlanejamento estratégicoPlanejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL1199601257.pdf1199601257.pdfPDFapplication/pdf8379786https://repositorio.fgv.br/bitstreams/579b52b6-af1b-4082-be36-73c7b9f930c5/download044312eaa4232c260925f358e944c347MD51TEXT1199601257.pdf.txt1199601257.pdf.txtExtracted texttext/plain103271https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a397d38f-eb04-402f-b11f-6d2a6ad137dc/download25419837791cf6e65d7589550cf2ad29MD56THUMBNAIL1199601257.pdf.jpg1199601257.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2778https://repositorio.fgv.br/bitstreams/658494b8-261a-477e-a30d-cff1465478a6/download63b3ca7af9c43cb6386710b10da92300MD5710438/49642023-11-08 20:17:41.098open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/4964https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T20:17:41Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil |
title |
Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil |
spellingShingle |
Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil Bodart, Suely Mattos Indústria de serviços Informática - Indústrias Pequenas e médias empresas - Administração Planejamento estratégico Administração de empresas Indústria de serviços Informática - Indústrias Pequenas e médias empresas - Administração Planejamento estratégico |
title_short |
Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil |
title_full |
Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil |
title_fullStr |
Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil |
title_full_unstemmed |
Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil |
title_sort |
Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil |
author |
Bodart, Suely Mattos |
author_facet |
Bodart, Suely Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Hamburger, Polia Lerner Santos, Rubens da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bodart, Suely Mattos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Psillakis, Homero M. |
contributor_str_mv |
Psillakis, Homero M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria de serviços Informática - Indústrias Pequenas e médias empresas - Administração Planejamento estratégico |
topic |
Indústria de serviços Informática - Indústrias Pequenas e médias empresas - Administração Planejamento estratégico Administração de empresas Indústria de serviços Informática - Indústrias Pequenas e médias empresas - Administração Planejamento estratégico |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Indústria de serviços Informática - Indústrias Pequenas e médias empresas - Administração Planejamento estratégico |
description |
Constitui-se o presente trabalho na proposta de tese 'Planejamento Estratégico para Pequenas Empresas de Informática no Brasil'. Esta apresentação é uma primeira tentativa de sistematização da área de interesse, buscando respostas a algumas questões formuladas no cotidiano dos administradores de empresas desse setor específico, consciente entretanto da impossibilidade de esgotar todas as alternativas para a formulação do planejamento. Procurar-se-á aliar a experiência obtida em anos de trabalho a aspectos teóricos do estudo de marketing de serviços, focado especialmente no setor acima citado. A prática de gerenciamento no país, e especialmente em algumas empresas de informática, tem mostrado que os administradores ainda não adquiriram o hábito de planejar com antecedência suas estratégias, ou ainda, uma visão do que pode e deve ser feito para tal. A indústria de informática, em especial a de software, objeto de estudo mais detido, é constituída, em sua maioria, por micro e pequenas empresas, que enfrentam, além das dificuldades peculiares ao seu tamanho, a concorrência de empresas de grande porte e multinacionais. Devem ainda estar atentas a constante e rápida transformação tecnológica que se processa diariamente, e cientes de que este é o setor que mais cresce em todo o mundo, com o maior potencial de transformação social. Assim, planejar num setor de perpétua mutação, com variáveis interdependentes e amplas o bastante para relacionarem-se a qualquer contexto que se imagine, exige do empreendedor habilidades distintas, desde o conhecimento técnico específico à capacidade de realizar uma série de tarefas administrativas, fundamentais para a continuidade de seu negócio, tomando a tarefa de gerir seu negócio de complexidade multidisciplinar, o que sugere a adoção de algumas linhas de ação bem definidas. |
publishDate |
1996 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1996-04-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:15:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:15:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BODART, Suely Mattos. Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1996. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/4964 |
identifier_str_mv |
BODART, Suely Mattos. Planejamento estratégico para pequenas empresas de informática no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1996. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/4964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/579b52b6-af1b-4082-be36-73c7b9f930c5/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a397d38f-eb04-402f-b11f-6d2a6ad137dc/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/658494b8-261a-477e-a30d-cff1465478a6/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
044312eaa4232c260925f358e944c347 25419837791cf6e65d7589550cf2ad29 63b3ca7af9c43cb6386710b10da92300 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813824422519242752 |