A transformação digital e a demanda por sistemas híbridos de gestão de operações: um estudo de caso numa pequena empresa do setor moveleiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Barbosa, Nayara Gimenez
Orientador(a): Costa, Ricardo Sarmento
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/28646
Resumo: Objetivo – O presente estudo busca avaliar em que medida o Pensamento Enxuto (Lean Thinking) e a Indústria 4.0 são capazes de prover as respostas para os desafios operacionais decorrentes da transformação digital pelos quais vêm passando a indústria moveleira, em particular as de pequeno porte do Estado do Rio de Janeiro. Secundariamente, pretende-se identificar as práticas gerencias dominantes neste segmento e compreender como essas empresas estão se preparando para o processo de transformação digital. Metodologia – A pesquisa é do tipo exploratória com uma abordagem qualitativa. A estratégia de pesquisa tomou como estudo de caso uma empresa do setor de movelaria que se notabiliza no setor devido a seu caráter inovador e influenciador. Foram feitas entrevistas para a coleta de informações e levantamento de dados secundários examinando documentos da empresa, estudos anteriores, reportagens em jornais da região e órgãos de classe. Na análise de dados, os elementos de conteúdo levantados foram categorizados e confrontados com elementos descritivos do Lean Thinking e da Indústria 4.0, previamente identificados na literatura. Assim, foi possível avaliar o grau de absorção dessas ideias pela empresa estudada e cruzar os fatos observados com as percepções dos dirigentes e fundadores da empresa quanto à relevância e à forma de utilização dessas tecnologias para o enfrentamento das demandas trazidas pela transformação digital. Resultados – Percebeu-se que, isoladamente, nem o Lean nem a Indústria 4.0 oferecem respostas prontas para as demandas disruptivas que afetam os negócios do setor. Não obstante, uma análise temporal mostrou que o Lean desempenhou papel fundamental no desenvolvimento e na sobrevivência da empresa diante da crise econômica dos últimos anos. Com efeito, a capacidade inovativa acumulada pela organização no que se refere ao aprimoramento contínuo de seus processos e o foco no cliente como bússola das prioridades de mudança mostraram condições absolutamente necessárias (embora não suficientes) para o processo de transformação instaurado. De modo análogo, o paradigma da Indústria 4.0 parece distante das possibilidades da empresa face as suas limitações operacionais, humanas e financeiras. No entanto, ainda assim, elementos como impressão 3D em integração com tecnologia CAD têm sido seletivamente introduzidos, desempenhando um papel decisivo no reposicionamento levado a cabo pela empresa. Concluise, assim, que o uso integrado de diferentes tecnologias de gestão no contexto de um sistema híbrido parece ser o caminho mais promissor. Limitações – O estudo de caso concentrou-se em uma empresa do polo moveleiro da região serrana do Rio de Janeiro, que vem obtendo sucesso durante seu processo de transformação digital. As conclusões indicam caminhos relevantes de reflexão, mas não podem ser extrapoladas fora desse contexto sem uma validação mais ampla. Contribuições práticas – Gozando a empresa estudada de amplo reconhecimento e liderança na região, acredita-se que a reflexão sobre a sua trajetória, erros, escolhas, recuos e avanços representam um aprendizado inspirador que pode contribuir para outras empresas do polo regional na busca por competitividade e inovação. Contribuições sociais – Não obstante as limitações de recursos inerentes às pequenas e médias empresas, elas oferecem grande contribuição na geração de emprego e renda na região, e de forma mais ampla pelo país. Apoiá-las em seu reposicionamento estratégico e operacional, diante das ameaças competitivas do momento, alinha-se como elemento gerador de sustentabilidade social. Originalidade – Tratando-se a transformação digital de um processo ainda muito incipiente e em curso, é natural que a maioria dos estudos focalize empresas líderes em seus ramos de negócio, atuando na fronteira do conhecimento e inovação. Um número ainda pequeno de trabalhos foca nas pequenas empresas que, entretanto, por disporem de meios tecnológicos e financeiros restritos, precisam rapidamente se reposicionar descobrindo nichos e oportunidades que lhes tragam horizontes de sobrevivência e desenvolvimento. Neste sentido, este trabalho, ao selecionar como foco a pequena empresa do setor de movelaria, conduz a análise a um terreno ainda pouco explorado, porém muito fértil.
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spelling Barbosa, Nayara GimenezEscolas::EBAPEGomes, Celso da SilvaNunes, José Mauro GonçalvesCosta, Ricardo Sarmento2020-01-09T19:10:29Z2020-01-09T19:10:29Z2019-12-10https://hdl.handle.net/10438/28646Objetivo – O presente estudo busca avaliar em que medida o Pensamento Enxuto (Lean Thinking) e a Indústria 4.0 são capazes de prover as respostas para os desafios operacionais decorrentes da transformação digital pelos quais vêm passando a indústria moveleira, em particular as de pequeno porte do Estado do Rio de Janeiro. Secundariamente, pretende-se identificar as práticas gerencias dominantes neste segmento e compreender como essas empresas estão se preparando para o processo de transformação digital. Metodologia – A pesquisa é do tipo exploratória com uma abordagem qualitativa. A estratégia de pesquisa tomou como estudo de caso uma empresa do setor de movelaria que se notabiliza no setor devido a seu caráter inovador e influenciador. Foram feitas entrevistas para a coleta de informações e levantamento de dados secundários examinando documentos da empresa, estudos anteriores, reportagens em jornais da região e órgãos de classe. Na análise de dados, os elementos de conteúdo levantados foram categorizados e confrontados com elementos descritivos do Lean Thinking e da Indústria 4.0, previamente identificados na literatura. Assim, foi possível avaliar o grau de absorção dessas ideias pela empresa estudada e cruzar os fatos observados com as percepções dos dirigentes e fundadores da empresa quanto à relevância e à forma de utilização dessas tecnologias para o enfrentamento das demandas trazidas pela transformação digital. Resultados – Percebeu-se que, isoladamente, nem o Lean nem a Indústria 4.0 oferecem respostas prontas para as demandas disruptivas que afetam os negócios do setor. Não obstante, uma análise temporal mostrou que o Lean desempenhou papel fundamental no desenvolvimento e na sobrevivência da empresa diante da crise econômica dos últimos anos. Com efeito, a capacidade inovativa acumulada pela organização no que se refere ao aprimoramento contínuo de seus processos e o foco no cliente como bússola das prioridades de mudança mostraram condições absolutamente necessárias (embora não suficientes) para o processo de transformação instaurado. De modo análogo, o paradigma da Indústria 4.0 parece distante das possibilidades da empresa face as suas limitações operacionais, humanas e financeiras. No entanto, ainda assim, elementos como impressão 3D em integração com tecnologia CAD têm sido seletivamente introduzidos, desempenhando um papel decisivo no reposicionamento levado a cabo pela empresa. Concluise, assim, que o uso integrado de diferentes tecnologias de gestão no contexto de um sistema híbrido parece ser o caminho mais promissor. Limitações – O estudo de caso concentrou-se em uma empresa do polo moveleiro da região serrana do Rio de Janeiro, que vem obtendo sucesso durante seu processo de transformação digital. As conclusões indicam caminhos relevantes de reflexão, mas não podem ser extrapoladas fora desse contexto sem uma validação mais ampla. Contribuições práticas – Gozando a empresa estudada de amplo reconhecimento e liderança na região, acredita-se que a reflexão sobre a sua trajetória, erros, escolhas, recuos e avanços representam um aprendizado inspirador que pode contribuir para outras empresas do polo regional na busca por competitividade e inovação. Contribuições sociais – Não obstante as limitações de recursos inerentes às pequenas e médias empresas, elas oferecem grande contribuição na geração de emprego e renda na região, e de forma mais ampla pelo país. Apoiá-las em seu reposicionamento estratégico e operacional, diante das ameaças competitivas do momento, alinha-se como elemento gerador de sustentabilidade social. Originalidade – Tratando-se a transformação digital de um processo ainda muito incipiente e em curso, é natural que a maioria dos estudos focalize empresas líderes em seus ramos de negócio, atuando na fronteira do conhecimento e inovação. Um número ainda pequeno de trabalhos foca nas pequenas empresas que, entretanto, por disporem de meios tecnológicos e financeiros restritos, precisam rapidamente se reposicionar descobrindo nichos e oportunidades que lhes tragam horizontes de sobrevivência e desenvolvimento. Neste sentido, este trabalho, ao selecionar como foco a pequena empresa do setor de movelaria, conduz a análise a um terreno ainda pouco explorado, porém muito fértil.Aim – The present study aims at evaluating up to what extent Lean Thinking and Industry 4.0 are capable of providing answers for the operational challenges deriving from the digital transformation through which the furniture industry has been going, especially the small companies in the state of Rio de Janeiro. Secondarily, it is intended to identify the dominant management practices in this segment and to understand how these companies are getting ready for the process of digital transformation. Methodology – This research is exploratory and with a qualitative approach. The research strategy used as a case study a company from the furniture industry segment, this company stands out for its influential and innovative aspects. Interviews were conducted so that information could be obtained, as well as secondary data, which could be collected via the examination of company documents, previous study, news articles in local newspapers and in class entities. In the process of data analysis, the content elements obtained were categorized and compared to descriptive elements from Lean Thinking and Industry 4.0. Thus, it was possible to evaluate up to what extent these ideas were absorbed by the company studied, and to cross-reference the observed facts with the perceptions of company managers and founders when it comes to the relevance and the use of such models of technology to face the demands brought by digital transformation. Results – It was perceived that, separately, neither Lean Thinking nor Industry 4.0 offered readymade answers to the disruptive demands which affect business in the sector. Nevertheless, a time series analysis indicated that Lean Thinking played a crucial role in the development and in the survival of the company in face of the economical crisis of the past few years. In effect, the innovative capacity stored by the organization when it comes to continuous improvement of its processes and the focus on the client as its priority compass for changes have shown conditions which were absolutely necessary (albeit not being sufficient) for the transformation process established. Similarly, the paradigm of Industry 4.0 seems far from the company’s possibilities due to its operational, human and financial limitations. However, in spite of this, elements like 3D printing integrated with CAD technology have been selectively introduced, playing an important role in the repositioning accomplished by the company. Thus, it can be concluded that the integrated use of different management technologies in the context of a hybrid system seems to be a very promising approach. Limitations – The case study portrayed in this work focused on a company located in a furnituremaking center in the mountainous area of Rio de Janeiro, said company has been gaining success in its process of digital transformation. Findings indicate relevant reflection pathways; still, they could not be broadened outside this context without wider validation. Practical Contributions – As the company here studied enjoys prestige and leadership in its area, it is believed that reflection about its history, mistakes, choices, setbacks and advances represents inspiring learning which may contribute to other companies in the regional center in their search for competitivity and innovation. Social Contributions – In spite of resource limitations, inherent to small and medium sized companies, they provide great aid in employment and income generation in the area and, in broader sense, throughout the country. Supporting them in their strategic and operational repositioning, in face of the competitive threats at the moment, can be seen as an element to generate social sustainability. Originality – Considering that digital transformation is still an incipient and ongoing process, it is only natural that most studies focus on leading companies in their areas, working on the border between knowledge and innovation. A still small number of works concentrate on small companies which, for having restricted technological and financial resources, need to reposition themselves quickly, discovering new niches and opportunities which may bring survival horizon and development. In this sense, this work, in concentrating its efforts in a small company of the furniture segment, conducted an analysis in an area still not much explored, but very promising.porTransformação digitalSistema híbridoMovelariaInovaçãoLean manufaturingDigital transformationHybrid systemFurnitureInnovationAdministração de empresasIndústria de móveis - Inovações tecnológicas - Rio de Janeiro (Estado)Internet das coisasPlanejamento empresarialA transformação digital e a demanda por sistemas híbridos de gestão de operações: um estudo de caso numa pequena empresa do setor moveleiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2019-12-10reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Nayara Gimenez Barbosa_ FINALIZADA.pdfDissertação Nayara Gimenez Barbosa_ 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Barbosa, Nayara Gimenez
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Nunes, José Mauro Gonçalves
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Sistema híbrido
Movelaria
Inovação
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Lean manufaturing
Digital transformation
Hybrid system
Furniture
Innovation
Administração de empresas
Indústria de móveis - Inovações tecnológicas - Rio de Janeiro (Estado)
Internet das coisas
Planejamento empresarial
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description Objetivo – O presente estudo busca avaliar em que medida o Pensamento Enxuto (Lean Thinking) e a Indústria 4.0 são capazes de prover as respostas para os desafios operacionais decorrentes da transformação digital pelos quais vêm passando a indústria moveleira, em particular as de pequeno porte do Estado do Rio de Janeiro. Secundariamente, pretende-se identificar as práticas gerencias dominantes neste segmento e compreender como essas empresas estão se preparando para o processo de transformação digital. Metodologia – A pesquisa é do tipo exploratória com uma abordagem qualitativa. A estratégia de pesquisa tomou como estudo de caso uma empresa do setor de movelaria que se notabiliza no setor devido a seu caráter inovador e influenciador. Foram feitas entrevistas para a coleta de informações e levantamento de dados secundários examinando documentos da empresa, estudos anteriores, reportagens em jornais da região e órgãos de classe. Na análise de dados, os elementos de conteúdo levantados foram categorizados e confrontados com elementos descritivos do Lean Thinking e da Indústria 4.0, previamente identificados na literatura. Assim, foi possível avaliar o grau de absorção dessas ideias pela empresa estudada e cruzar os fatos observados com as percepções dos dirigentes e fundadores da empresa quanto à relevância e à forma de utilização dessas tecnologias para o enfrentamento das demandas trazidas pela transformação digital. Resultados – Percebeu-se que, isoladamente, nem o Lean nem a Indústria 4.0 oferecem respostas prontas para as demandas disruptivas que afetam os negócios do setor. Não obstante, uma análise temporal mostrou que o Lean desempenhou papel fundamental no desenvolvimento e na sobrevivência da empresa diante da crise econômica dos últimos anos. Com efeito, a capacidade inovativa acumulada pela organização no que se refere ao aprimoramento contínuo de seus processos e o foco no cliente como bússola das prioridades de mudança mostraram condições absolutamente necessárias (embora não suficientes) para o processo de transformação instaurado. De modo análogo, o paradigma da Indústria 4.0 parece distante das possibilidades da empresa face as suas limitações operacionais, humanas e financeiras. No entanto, ainda assim, elementos como impressão 3D em integração com tecnologia CAD têm sido seletivamente introduzidos, desempenhando um papel decisivo no reposicionamento levado a cabo pela empresa. Concluise, assim, que o uso integrado de diferentes tecnologias de gestão no contexto de um sistema híbrido parece ser o caminho mais promissor. Limitações – O estudo de caso concentrou-se em uma empresa do polo moveleiro da região serrana do Rio de Janeiro, que vem obtendo sucesso durante seu processo de transformação digital. As conclusões indicam caminhos relevantes de reflexão, mas não podem ser extrapoladas fora desse contexto sem uma validação mais ampla. Contribuições práticas – Gozando a empresa estudada de amplo reconhecimento e liderança na região, acredita-se que a reflexão sobre a sua trajetória, erros, escolhas, recuos e avanços representam um aprendizado inspirador que pode contribuir para outras empresas do polo regional na busca por competitividade e inovação. Contribuições sociais – Não obstante as limitações de recursos inerentes às pequenas e médias empresas, elas oferecem grande contribuição na geração de emprego e renda na região, e de forma mais ampla pelo país. Apoiá-las em seu reposicionamento estratégico e operacional, diante das ameaças competitivas do momento, alinha-se como elemento gerador de sustentabilidade social. Originalidade – Tratando-se a transformação digital de um processo ainda muito incipiente e em curso, é natural que a maioria dos estudos focalize empresas líderes em seus ramos de negócio, atuando na fronteira do conhecimento e inovação. Um número ainda pequeno de trabalhos foca nas pequenas empresas que, entretanto, por disporem de meios tecnológicos e financeiros restritos, precisam rapidamente se reposicionar descobrindo nichos e oportunidades que lhes tragam horizontes de sobrevivência e desenvolvimento. Neste sentido, este trabalho, ao selecionar como foco a pequena empresa do setor de movelaria, conduz a análise a um terreno ainda pouco explorado, porém muito fértil.
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