Inovações no setor público: lições de uma autarquia da infraestrutura de transportes
| Ano de defesa: | 2020 |
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| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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| Palavras-chave em Português: | |
| Palavras-chave em Inglês: | |
| Link de acesso: | https://hdl.handle.net/10438/29908 |
Resumo: | Objetivo - Este estudo buscou identificar e analisar fatores que facilitam e que dificultam a implantação de inovações em uma instituição do executivo federal brasileiro. Nesse sentido, delimitamos esta pesquisa aos processos inovadores de teletrabalho, gestão de processos e gestão de riscos, ocorridos nos últimos cinco anos, em uma autarquia federal da área de infraestrutura de transportes. Metodologia - Foram entrevistados vinte funcionários alocados nas atividades operacionais de implementações estudadas. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo no sentido de apreendermos o entendimento dos executores quanto aos fatores de influência que podem interferir na implementação dessas inovações. Resultados – A pesquisa confirmou as dez categorias de fatores facilitadores e doze de fatores dificultadores identificadas a priori e, além disso, identificou duas categorias emergentes, uma de fator facilitador – “criação de uma central de inovações forte” – e outra de fator dificultador – “alta rotatividade de chefias intermediárias”. Limitações – A principal limitação da pesquisa foi que a coleta de dados de uma das inovações em que se baseia, a gestão de riscos, ficou prejudicada pela resistência de alguns servidores em participar das entrevistas, o que não permitiu maior aprofundamento no caso. Contribuições Práticas – A contribuição do presente trabalho consiste em oferecer um ponto de vista do “chão de fábrica” aos estudiosos do tema inovação no setor público. Também fornece aos gestores públicos, em especial do órgão estudado, um ponto de vista importante a ser considerado no planejamento e nas tomadas de decisão que envolvam a implementação de processos inovadores. Contribuições Sociais – O aperfeiçoamento de processos inovadores no setor público gera melhores ferramentas e condições de trabalho aos servidores, permitindo a melhoria dos produtos e serviços a serem entregues à sociedade, além de auxiliar na adaptação do setor público às novas demandas da sociedade, decorrentes das mudanças provocadas pela constante modernização e uso de novas tecnologias. Originalidade – Ao avaliar fatores influentes dos processos inovadores sob o ponto de vista exclusivo dos executores sem poder de decisão e, ainda, escolhendo-se inovações com interesse nos diferentes níveis da cadeia funcional, ou seja, uma inovação de maior interesse da alta gestão, uma da gerência de nível intermediário e outra do corpo operacional, evitaram-se distorções que poderiam ser causadas por possíveis vieses de um ou outro nível funcional. |
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Corrêa, Alexandre RecheEscolas::EBAPEZanini, Marco Túlio FundãoMendes, LucianoIrigaray, Hélio Arthur2020-12-09T22:14:05Z2020-12-09T22:14:05Z2020-09-18https://hdl.handle.net/10438/29908Objetivo - Este estudo buscou identificar e analisar fatores que facilitam e que dificultam a implantação de inovações em uma instituição do executivo federal brasileiro. Nesse sentido, delimitamos esta pesquisa aos processos inovadores de teletrabalho, gestão de processos e gestão de riscos, ocorridos nos últimos cinco anos, em uma autarquia federal da área de infraestrutura de transportes. Metodologia - Foram entrevistados vinte funcionários alocados nas atividades operacionais de implementações estudadas. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo no sentido de apreendermos o entendimento dos executores quanto aos fatores de influência que podem interferir na implementação dessas inovações. Resultados – A pesquisa confirmou as dez categorias de fatores facilitadores e doze de fatores dificultadores identificadas a priori e, além disso, identificou duas categorias emergentes, uma de fator facilitador – “criação de uma central de inovações forte” – e outra de fator dificultador – “alta rotatividade de chefias intermediárias”. Limitações – A principal limitação da pesquisa foi que a coleta de dados de uma das inovações em que se baseia, a gestão de riscos, ficou prejudicada pela resistência de alguns servidores em participar das entrevistas, o que não permitiu maior aprofundamento no caso. Contribuições Práticas – A contribuição do presente trabalho consiste em oferecer um ponto de vista do “chão de fábrica” aos estudiosos do tema inovação no setor público. Também fornece aos gestores públicos, em especial do órgão estudado, um ponto de vista importante a ser considerado no planejamento e nas tomadas de decisão que envolvam a implementação de processos inovadores. Contribuições Sociais – O aperfeiçoamento de processos inovadores no setor público gera melhores ferramentas e condições de trabalho aos servidores, permitindo a melhoria dos produtos e serviços a serem entregues à sociedade, além de auxiliar na adaptação do setor público às novas demandas da sociedade, decorrentes das mudanças provocadas pela constante modernização e uso de novas tecnologias. Originalidade – Ao avaliar fatores influentes dos processos inovadores sob o ponto de vista exclusivo dos executores sem poder de decisão e, ainda, escolhendo-se inovações com interesse nos diferentes níveis da cadeia funcional, ou seja, uma inovação de maior interesse da alta gestão, uma da gerência de nível intermediário e outra do corpo operacional, evitaram-se distorções que poderiam ser causadas por possíveis vieses de um ou outro nível funcional.Objective - This study sought to identify and analyze factors that facilitate and hinder the implementation of innovations in an institution of the Brazilian federal executive. In this sense, we limited this research to the innovative processes of teleworking, process management and risk management, which occurred in the last five years, in an autarchy in the transport infrastructure area. Methodology - Twenty employees allocated in the operational activities of the studied implementations were interviewed. The interviews were transcribed and submitted to content analysis in order to apprehend the executors' understanding of the influencing factors that can interfere in the implementation of these innovations. Results - The research confirmed the ten categories of facilitating factors and twelve of hindering factors identified a priori and, in addition, identified two emerging categories, one of facilitating factor - “creation of a strong innovation center” - and another of hindering factor - “high rotation of middle managers ”. Limitations - The main limitation of the research was that the data collection of one of the innovations on which it is based, risk management, was hindered by the resistance of some employees to participate in the interviews, which did not allow further study. Practical Contributions - The contribution of the present work consists of offering a point of view of the “factory floor” to scholars of the theme of innovation in the public sector. It also provides public managers, especially the agency studied, with an important point of view to be considered in planning and in decision-making involving the implementation of innovative processes. Social Contributions - The improvement of innovative processes in the public sector generates better tools and working conditions for civil servants, allowing the improvement of products and services to be delivered to society, in addition to assisting in the adaptation of the public sector to the new demands of society, resulting from the changes caused by the constant modernization and use of new technologies. Originality - When evaluating influential factors of the innovative processes from the exclusive point of view of the executors without decision power and, also, choosing innovations with interest in the different levels of the functional chain, that is, an innovation of greater interest to top management, one of intermediate level management and another of the operational staff, distortions that could be caused by possible biases of one or another functional level were avoided.porAdministração PúblicaInovaçãoFacilitadoresDificultadoresPublic AdministrationInnovationFacilitatorsHindersAdministração públicaAdministração pública - Inovações tecnológicasTransporte e EstadoTeletrabalhoControle de processoAdministração de riscoInovações no setor público: lições de uma autarquia da infraestrutura de transportesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-09-18reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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Objetivo - Este estudo buscou identificar e analisar fatores que facilitam e que dificultam a implantação de inovações em uma instituição do executivo federal brasileiro. Nesse sentido, delimitamos esta pesquisa aos processos inovadores de teletrabalho, gestão de processos e gestão de riscos, ocorridos nos últimos cinco anos, em uma autarquia federal da área de infraestrutura de transportes. Metodologia - Foram entrevistados vinte funcionários alocados nas atividades operacionais de implementações estudadas. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo no sentido de apreendermos o entendimento dos executores quanto aos fatores de influência que podem interferir na implementação dessas inovações. Resultados – A pesquisa confirmou as dez categorias de fatores facilitadores e doze de fatores dificultadores identificadas a priori e, além disso, identificou duas categorias emergentes, uma de fator facilitador – “criação de uma central de inovações forte” – e outra de fator dificultador – “alta rotatividade de chefias intermediárias”. Limitações – A principal limitação da pesquisa foi que a coleta de dados de uma das inovações em que se baseia, a gestão de riscos, ficou prejudicada pela resistência de alguns servidores em participar das entrevistas, o que não permitiu maior aprofundamento no caso. Contribuições Práticas – A contribuição do presente trabalho consiste em oferecer um ponto de vista do “chão de fábrica” aos estudiosos do tema inovação no setor público. Também fornece aos gestores públicos, em especial do órgão estudado, um ponto de vista importante a ser considerado no planejamento e nas tomadas de decisão que envolvam a implementação de processos inovadores. Contribuições Sociais – O aperfeiçoamento de processos inovadores no setor público gera melhores ferramentas e condições de trabalho aos servidores, permitindo a melhoria dos produtos e serviços a serem entregues à sociedade, além de auxiliar na adaptação do setor público às novas demandas da sociedade, decorrentes das mudanças provocadas pela constante modernização e uso de novas tecnologias. Originalidade – Ao avaliar fatores influentes dos processos inovadores sob o ponto de vista exclusivo dos executores sem poder de decisão e, ainda, escolhendo-se inovações com interesse nos diferentes níveis da cadeia funcional, ou seja, uma inovação de maior interesse da alta gestão, uma da gerência de nível intermediário e outra do corpo operacional, evitaram-se distorções que poderiam ser causadas por possíveis vieses de um ou outro nível funcional. |
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