Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Soares, Rodrigo Baptista
Orientador(a): Miguel, Priscila Laczynski de Souza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/28918
Resumo: Este trabalho analisa as decisões das organizações de bens de consumo no desenho da malha logística, sendo essas decisões, por natureza, estratégicas, de modo a considerarem fatores e restrições como localização; alocação de capacidade; mudanças socioeconômicas, logísticas e de capilaridade relativas à infraestrutura e, por fim, mudanças tributárias, incluindo potenciais benefícios fiscais. As decisões estratégicas devem considerar que um dos papéis da área de Supply Chain é prover a revisão do modo operante, a fim de garantir o cumprimento ou o equilíbrio de dimensões como eficiência operacional, otimização de recursos e redução de custos, com o objetivo de tornar a empresa competitiva frente ao mercado em que atua. O primeiro passo para atingimento do propósito deste trabalho foi entender a literatura envolvida no exercício de definição e revisão da malha logística, de forma a considerar quais são os possíveis fatores envolvidos. Em seguida, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com sete gestores sêniores da área de Supply Chain em empresas de bens de consumo, de modo a evidenciar a lista de fatores considerados como gatilho para a tomada de decisão da malha logística, munida de indicadores de performance para verificação de sua efetividade. Como contribuição prática, este trabalho analisa particularidades e critérios relativos à tomada de decisão quanto à localização das instalações logísticas das empresas de bens de consumo no Brasil. Por fim, a análise qualitativa permitiu constatar que atualmente a tomada de decisão das empresas de bens de consumo no País possui uma lista de fatores comuns, sendo o atendimento aos clientes um dos mais importantes, além dos custos envolvidos na operação.
id FGV_dcb9d40fbc847529a7c77e28911f3e25
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/28918
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Soares, Rodrigo BaptistaEscolas::EAESPPignanelli, AlexandreSilva, Andrea Lago daMiguel, Priscila Laczynski de Souza2020-03-20T20:01:41Z2020-03-20T20:01:41Z2020https://hdl.handle.net/10438/28918Este trabalho analisa as decisões das organizações de bens de consumo no desenho da malha logística, sendo essas decisões, por natureza, estratégicas, de modo a considerarem fatores e restrições como localização; alocação de capacidade; mudanças socioeconômicas, logísticas e de capilaridade relativas à infraestrutura e, por fim, mudanças tributárias, incluindo potenciais benefícios fiscais. As decisões estratégicas devem considerar que um dos papéis da área de Supply Chain é prover a revisão do modo operante, a fim de garantir o cumprimento ou o equilíbrio de dimensões como eficiência operacional, otimização de recursos e redução de custos, com o objetivo de tornar a empresa competitiva frente ao mercado em que atua. O primeiro passo para atingimento do propósito deste trabalho foi entender a literatura envolvida no exercício de definição e revisão da malha logística, de forma a considerar quais são os possíveis fatores envolvidos. Em seguida, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com sete gestores sêniores da área de Supply Chain em empresas de bens de consumo, de modo a evidenciar a lista de fatores considerados como gatilho para a tomada de decisão da malha logística, munida de indicadores de performance para verificação de sua efetividade. Como contribuição prática, este trabalho analisa particularidades e critérios relativos à tomada de decisão quanto à localização das instalações logísticas das empresas de bens de consumo no Brasil. Por fim, a análise qualitativa permitiu constatar que atualmente a tomada de decisão das empresas de bens de consumo no País possui uma lista de fatores comuns, sendo o atendimento aos clientes um dos mais importantes, além dos custos envolvidos na operação.This paper analyzes the decisions of consumer goods organizations in the design of supply chain networks, and these decisions are, fundamentally, strategic in order to consider factors and constraints such as: Location; capacity allocation; socioeconomic changes; logistics and capillarity; infrastructure and at least tax, including potential tax benefits. Considering that one of the roles of the Supply Chain area is to provide the revision of the operational mode in order to guarantee the fulfillment or balance of dimensions such as operational efficiency, resource optimization and cost reduction, in order to make the company competitive with other competitors in the market. The first step to guarantee the main proposal was to understand the literature involved in the definition and review of Supply Chain design network, in order to consider the list of factors involved. Subsequently, a qualitative research has been done through interviews with 07 senior Supply Chain managers in fast-moving consumer goods companies to shall draw up a list of factors considered as a trigger for the decision making of the supply chain design network, provided performance indicators for verification and effectiveness. As a practical and secondary contribution, the paper analyzes particularities and criteria regarding the decision making of location of logistics facilities in consumer goods companies in Brazil. Finally, this qualitative analysis identified that currently the decision making of fast-moving consumer goods companies in Brazil has a common list of factors, with customer service being one of the most important, besides the costs involved in the operation.porSupply chainLogistics network designDesenho da malha logísticaAdministração de empresasLogística empresarialBens de consumo - Brasil - IndústriasProcesso decisórioRevisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALT.A. Rodrigo Soares_versão final.pdfT.A. Rodrigo Soares_versão final.pdfPDFapplication/pdf2166779https://repositorio.fgv.br/bitstreams/90967ba7-dc7e-4a2f-bf67-67b8263d69a5/download575225e89babb3d1a18a5205052a1f09MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d08c6275-9045-4d94-a675-ee947e998206/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTT.A. Rodrigo Soares_versão final.pdf.txtT.A. Rodrigo Soares_versão final.pdf.txtExtracted texttext/plain103072https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dcf0d255-5273-46da-a215-10109988b315/downloadfd10fc6afbc601d29cce5502c3c4c648MD55THUMBNAILT.A. Rodrigo Soares_versão final.pdf.jpgT.A. Rodrigo Soares_versão final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2633https://repositorio.fgv.br/bitstreams/26fca5a6-92cc-44e6-a643-d8b5b0c74cde/download7ae099a7c12bf57e3b5d9d6e911201ceMD5610438/289182023-11-25 09:21:17.543open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/28918https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T09:21:17Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão
title Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão
spellingShingle Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão
Soares, Rodrigo Baptista
Supply chain
Logistics network design
Desenho da malha logística
Administração de empresas
Logística empresarial
Bens de consumo - Brasil - Indústrias
Processo decisório
title_short Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão
title_full Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão
title_fullStr Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão
title_full_unstemmed Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão
title_sort Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão
author Soares, Rodrigo Baptista
author_facet Soares, Rodrigo Baptista
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Pignanelli, Alexandre
Silva, Andrea Lago da
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Rodrigo Baptista
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miguel, Priscila Laczynski de Souza
contributor_str_mv Miguel, Priscila Laczynski de Souza
dc.subject.eng.fl_str_mv Supply chain
Logistics network design
topic Supply chain
Logistics network design
Desenho da malha logística
Administração de empresas
Logística empresarial
Bens de consumo - Brasil - Indústrias
Processo decisório
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho da malha logística
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Logística empresarial
Bens de consumo - Brasil - Indústrias
Processo decisório
description Este trabalho analisa as decisões das organizações de bens de consumo no desenho da malha logística, sendo essas decisões, por natureza, estratégicas, de modo a considerarem fatores e restrições como localização; alocação de capacidade; mudanças socioeconômicas, logísticas e de capilaridade relativas à infraestrutura e, por fim, mudanças tributárias, incluindo potenciais benefícios fiscais. As decisões estratégicas devem considerar que um dos papéis da área de Supply Chain é prover a revisão do modo operante, a fim de garantir o cumprimento ou o equilíbrio de dimensões como eficiência operacional, otimização de recursos e redução de custos, com o objetivo de tornar a empresa competitiva frente ao mercado em que atua. O primeiro passo para atingimento do propósito deste trabalho foi entender a literatura envolvida no exercício de definição e revisão da malha logística, de forma a considerar quais são os possíveis fatores envolvidos. Em seguida, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com sete gestores sêniores da área de Supply Chain em empresas de bens de consumo, de modo a evidenciar a lista de fatores considerados como gatilho para a tomada de decisão da malha logística, munida de indicadores de performance para verificação de sua efetividade. Como contribuição prática, este trabalho analisa particularidades e critérios relativos à tomada de decisão quanto à localização das instalações logísticas das empresas de bens de consumo no Brasil. Por fim, a análise qualitativa permitiu constatar que atualmente a tomada de decisão das empresas de bens de consumo no País possui uma lista de fatores comuns, sendo o atendimento aos clientes um dos mais importantes, além dos custos envolvidos na operação.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-20T20:01:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-20T20:01:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/28918
url https://hdl.handle.net/10438/28918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/90967ba7-dc7e-4a2f-bf67-67b8263d69a5/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d08c6275-9045-4d94-a675-ee947e998206/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dcf0d255-5273-46da-a215-10109988b315/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/26fca5a6-92cc-44e6-a643-d8b5b0c74cde/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 575225e89babb3d1a18a5205052a1f09
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
fd10fc6afbc601d29cce5502c3c4c648
7ae099a7c12bf57e3b5d9d6e911201ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024535883251712