Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/10438/28918 |
Resumo: | Este trabalho analisa as decisões das organizações de bens de consumo no desenho da malha logística, sendo essas decisões, por natureza, estratégicas, de modo a considerarem fatores e restrições como localização; alocação de capacidade; mudanças socioeconômicas, logísticas e de capilaridade relativas à infraestrutura e, por fim, mudanças tributárias, incluindo potenciais benefícios fiscais. As decisões estratégicas devem considerar que um dos papéis da área de Supply Chain é prover a revisão do modo operante, a fim de garantir o cumprimento ou o equilíbrio de dimensões como eficiência operacional, otimização de recursos e redução de custos, com o objetivo de tornar a empresa competitiva frente ao mercado em que atua. O primeiro passo para atingimento do propósito deste trabalho foi entender a literatura envolvida no exercício de definição e revisão da malha logística, de forma a considerar quais são os possíveis fatores envolvidos. Em seguida, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com sete gestores sêniores da área de Supply Chain em empresas de bens de consumo, de modo a evidenciar a lista de fatores considerados como gatilho para a tomada de decisão da malha logística, munida de indicadores de performance para verificação de sua efetividade. Como contribuição prática, este trabalho analisa particularidades e critérios relativos à tomada de decisão quanto à localização das instalações logísticas das empresas de bens de consumo no Brasil. Por fim, a análise qualitativa permitiu constatar que atualmente a tomada de decisão das empresas de bens de consumo no País possui uma lista de fatores comuns, sendo o atendimento aos clientes um dos mais importantes, além dos custos envolvidos na operação. |
id |
FGV_dcb9d40fbc847529a7c77e28911f3e25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/28918 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Rodrigo BaptistaEscolas::EAESPPignanelli, AlexandreSilva, Andrea Lago daMiguel, Priscila Laczynski de Souza2020-03-20T20:01:41Z2020-03-20T20:01:41Z2020https://hdl.handle.net/10438/28918Este trabalho analisa as decisões das organizações de bens de consumo no desenho da malha logística, sendo essas decisões, por natureza, estratégicas, de modo a considerarem fatores e restrições como localização; alocação de capacidade; mudanças socioeconômicas, logísticas e de capilaridade relativas à infraestrutura e, por fim, mudanças tributárias, incluindo potenciais benefícios fiscais. As decisões estratégicas devem considerar que um dos papéis da área de Supply Chain é prover a revisão do modo operante, a fim de garantir o cumprimento ou o equilíbrio de dimensões como eficiência operacional, otimização de recursos e redução de custos, com o objetivo de tornar a empresa competitiva frente ao mercado em que atua. O primeiro passo para atingimento do propósito deste trabalho foi entender a literatura envolvida no exercício de definição e revisão da malha logística, de forma a considerar quais são os possíveis fatores envolvidos. Em seguida, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com sete gestores sêniores da área de Supply Chain em empresas de bens de consumo, de modo a evidenciar a lista de fatores considerados como gatilho para a tomada de decisão da malha logística, munida de indicadores de performance para verificação de sua efetividade. Como contribuição prática, este trabalho analisa particularidades e critérios relativos à tomada de decisão quanto à localização das instalações logísticas das empresas de bens de consumo no Brasil. Por fim, a análise qualitativa permitiu constatar que atualmente a tomada de decisão das empresas de bens de consumo no País possui uma lista de fatores comuns, sendo o atendimento aos clientes um dos mais importantes, além dos custos envolvidos na operação.This paper analyzes the decisions of consumer goods organizations in the design of supply chain networks, and these decisions are, fundamentally, strategic in order to consider factors and constraints such as: Location; capacity allocation; socioeconomic changes; logistics and capillarity; infrastructure and at least tax, including potential tax benefits. Considering that one of the roles of the Supply Chain area is to provide the revision of the operational mode in order to guarantee the fulfillment or balance of dimensions such as operational efficiency, resource optimization and cost reduction, in order to make the company competitive with other competitors in the market. The first step to guarantee the main proposal was to understand the literature involved in the definition and review of Supply Chain design network, in order to consider the list of factors involved. Subsequently, a qualitative research has been done through interviews with 07 senior Supply Chain managers in fast-moving consumer goods companies to shall draw up a list of factors considered as a trigger for the decision making of the supply chain design network, provided performance indicators for verification and effectiveness. As a practical and secondary contribution, the paper analyzes particularities and criteria regarding the decision making of location of logistics facilities in consumer goods companies in Brazil. Finally, this qualitative analysis identified that currently the decision making of fast-moving consumer goods companies in Brazil has a common list of factors, with customer service being one of the most important, besides the costs involved in the operation.porSupply chainLogistics network designDesenho da malha logísticaAdministração de empresasLogística empresarialBens de consumo - Brasil - IndústriasProcesso decisórioRevisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALT.A. Rodrigo Soares_versão final.pdfT.A. Rodrigo Soares_versão final.pdfPDFapplication/pdf2166779https://repositorio.fgv.br/bitstreams/90967ba7-dc7e-4a2f-bf67-67b8263d69a5/download575225e89babb3d1a18a5205052a1f09MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d08c6275-9045-4d94-a675-ee947e998206/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTT.A. Rodrigo Soares_versão final.pdf.txtT.A. Rodrigo Soares_versão final.pdf.txtExtracted texttext/plain103072https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dcf0d255-5273-46da-a215-10109988b315/downloadfd10fc6afbc601d29cce5502c3c4c648MD55THUMBNAILT.A. Rodrigo Soares_versão final.pdf.jpgT.A. Rodrigo Soares_versão final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2633https://repositorio.fgv.br/bitstreams/26fca5a6-92cc-44e6-a643-d8b5b0c74cde/download7ae099a7c12bf57e3b5d9d6e911201ceMD5610438/289182023-11-25 09:21:17.543open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/28918https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T09:21:17Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão |
title |
Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão |
spellingShingle |
Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão Soares, Rodrigo Baptista Supply chain Logistics network design Desenho da malha logística Administração de empresas Logística empresarial Bens de consumo - Brasil - Indústrias Processo decisório |
title_short |
Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão |
title_full |
Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão |
title_fullStr |
Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão |
title_full_unstemmed |
Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão |
title_sort |
Revisão da malha logística nas indústrias de bens de consumo: principais fatores considerados na tomada de decisão |
author |
Soares, Rodrigo Baptista |
author_facet |
Soares, Rodrigo Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Pignanelli, Alexandre Silva, Andrea Lago da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Rodrigo Baptista |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Miguel, Priscila Laczynski de Souza |
contributor_str_mv |
Miguel, Priscila Laczynski de Souza |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Supply chain Logistics network design |
topic |
Supply chain Logistics network design Desenho da malha logística Administração de empresas Logística empresarial Bens de consumo - Brasil - Indústrias Processo decisório |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho da malha logística |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Logística empresarial Bens de consumo - Brasil - Indústrias Processo decisório |
description |
Este trabalho analisa as decisões das organizações de bens de consumo no desenho da malha logística, sendo essas decisões, por natureza, estratégicas, de modo a considerarem fatores e restrições como localização; alocação de capacidade; mudanças socioeconômicas, logísticas e de capilaridade relativas à infraestrutura e, por fim, mudanças tributárias, incluindo potenciais benefícios fiscais. As decisões estratégicas devem considerar que um dos papéis da área de Supply Chain é prover a revisão do modo operante, a fim de garantir o cumprimento ou o equilíbrio de dimensões como eficiência operacional, otimização de recursos e redução de custos, com o objetivo de tornar a empresa competitiva frente ao mercado em que atua. O primeiro passo para atingimento do propósito deste trabalho foi entender a literatura envolvida no exercício de definição e revisão da malha logística, de forma a considerar quais são os possíveis fatores envolvidos. Em seguida, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com sete gestores sêniores da área de Supply Chain em empresas de bens de consumo, de modo a evidenciar a lista de fatores considerados como gatilho para a tomada de decisão da malha logística, munida de indicadores de performance para verificação de sua efetividade. Como contribuição prática, este trabalho analisa particularidades e critérios relativos à tomada de decisão quanto à localização das instalações logísticas das empresas de bens de consumo no Brasil. Por fim, a análise qualitativa permitiu constatar que atualmente a tomada de decisão das empresas de bens de consumo no País possui uma lista de fatores comuns, sendo o atendimento aos clientes um dos mais importantes, além dos custos envolvidos na operação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-20T20:01:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-20T20:01:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/28918 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/28918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/90967ba7-dc7e-4a2f-bf67-67b8263d69a5/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d08c6275-9045-4d94-a675-ee947e998206/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dcf0d255-5273-46da-a215-10109988b315/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/26fca5a6-92cc-44e6-a643-d8b5b0c74cde/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
575225e89babb3d1a18a5205052a1f09 dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 fd10fc6afbc601d29cce5502c3c4c648 7ae099a7c12bf57e3b5d9d6e911201ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810024535883251712 |