A influência das imagens na intenção de compra de motocicletas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Vieillescazes, Tim
Orientador(a): Fontes Filho, Joaquim Rubens
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10438/25759
Resumo: Objetivo – Este estudo tem como objetivo compreender a influência das imagens da motocicleta na intenção de compra do produto. Metodologia – O estudo contou com o levantamento de dados através da aplicação de questionários, com o objetivo de formar e analisar as variáveis independentes e dependentes do estudo. Foram realizadas a categorização das palavras representativas da motocicleta, a formação das imagens do produto, e a análise descritiva dos dados. Por último, foram realizados testes estatísticos, através da técnica de regressão linear múltipla, orientados a verificar a influência das imagens sobre a intenção de compra de motocicletas. Resultados – Mostrou-se que: a intenção de compra pode ser parcialmente explicada pelas imagens de um produto; nem todas as imagens influenciam a intenção de compra; tanto imagens positivas quanto negativas podem influenciar a intenção de compra; as imagens positivas possuem uma influência superior às negativas sobre a intenção de compra. Limitações – Primeiro, os resultados obtidos são relativos ao objeto de análise, a motocicleta, não devendo ser, necessariamente, generalizados para outros bens e serviços. Segundo, o público-alvo do estudo foram jovens de 18 a 29 anos estudantes de três universidades cariocas, e com renda familiar superior à 10 salários mínimos. Deve-se observar que públicos distintos podem possuir imagens distintas e, consequentemente, intenção de compra diferenciada. Por último, a não influência de determinadas imagens sobre a intenção de compra de motocicletas pode ter sido consequência do tamanho amostral. Aplicabilidade do trabalho – Este estudo permitiu compreender, com base no objeto de análise, a forma e intensidade com que as imagens, positivas ou negativas, influenciam a intenção de compra. Essas informações contribuirão para a compreensão do mercado de motocicletas e formação de conhecimento sobre a aplicação prática dos fundamentos de marketing e vendas sobre imagens e consumo, fornecendo subsídios aos gestores para direcionar as decisões de lançamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento de estratégias de posicionamento de produtos, além do composto de marketing e comunicação.
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Resultados – Mostrou-se que: a intenção de compra pode ser parcialmente explicada pelas imagens de um produto; nem todas as imagens influenciam a intenção de compra; tanto imagens positivas quanto negativas podem influenciar a intenção de compra; as imagens positivas possuem uma influência superior às negativas sobre a intenção de compra. Limitações – Primeiro, os resultados obtidos são relativos ao objeto de análise, a motocicleta, não devendo ser, necessariamente, generalizados para outros bens e serviços. Segundo, o público-alvo do estudo foram jovens de 18 a 29 anos estudantes de três universidades cariocas, e com renda familiar superior à 10 salários mínimos. Deve-se observar que públicos distintos podem possuir imagens distintas e, consequentemente, intenção de compra diferenciada. Por último, a não influência de determinadas imagens sobre a intenção de compra de motocicletas pode ter sido consequência do tamanho amostral. Aplicabilidade do trabalho – Este estudo permitiu compreender, com base no objeto de análise, a forma e intensidade com que as imagens, positivas ou negativas, influenciam a intenção de compra. Essas informações contribuirão para a compreensão do mercado de motocicletas e formação de conhecimento sobre a aplicação prática dos fundamentos de marketing e vendas sobre imagens e consumo, fornecendo subsídios aos gestores para direcionar as decisões de lançamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento de estratégias de posicionamento de produtos, além do composto de marketing e comunicação.Purpose – This study aims to understand the influence of motorcycle images on the intention of purchasing the product. Design/methodology – The study relied on data collection through the application of questionnaires, with the objective of forming and analyzing the independent and dependent variables of the study. The categorization of the representative words of the motorcycle, the formation of the images of the product, and the descriptive analysis of the data were performed. Finally, statistical tests were developed, using the multiple linear regression technique, to verify the influence of the images on the intention to purchase motorcycles. Findings – It was shown that: the purchase intention can be partially explained by the images of a product; not all images influence purchase intent; both positive and negative images can influence the purchase intention; the positive images have a greater influence than the negatives on the purchase intention. Research limitations – First, the results obtained are relative to the object of analysis, the motorcycle, and should not necessarily be generalized to other goods and services. Second, the target audience of the study were youngsters from 18 to 29 years old students from three Rio de Janeiro universities, and with a family income above 10 minimum wages. It should be noted that distinct audiences may have different images and, consequently, different purchase intentions. Finally, the non-influence of certain images on the intention to purchase motorcycles may have been a consequence of the sample size. Practical implications – This study allowed to understand, based on the object of analysis, the form and intensity with which the images, positive or negative, influence the purchase intention. This information will contribute to the understanding of the motorcycle market and knowledge development on the practical application of marketing and sales fundamentals on images and consumption, providing managers with the tools to guide the decisions to launch, improve and develop product positioning strategies, besides the compound of marketing and communication.porConsumoIntenção de compraMotocicletaMarketingImagemConsumptionImagePurchase intentionMotorcycleMarketingAdministração de empresasMarketingConsumoImagemConsumidores - AtitudesA influência das imagens na intenção de compra de motocicletasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2018-10-09reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTA Influência das Imagens na Intenção de Compra de Motocicletas.pdf.txtA Influência das Imagens na Intenção de Compra de Motocicletas.pdf.txtExtracted 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