Os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Ricardo, Angela Maria Albuquerque de Paula
Orientador(a): Veiga, Laura da lattes
Banca de defesa: Somarriba, Maria das Mercês Gomes lattes, Costa, Bruno Lazzarotti Diniz lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Fundação João Pinheiro
Programa de Pós-Graduação: Curso de Mestrado em Administração Pública
Departamento: Administração Pública
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/313
Resumo: A Constituição de 1988 promoveu uma profunda mudança na gestão das políticas sociais, sobretudo na área da educação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sancionada em dezembro de 1996, introduz inovações nos diferentes níveis e modalidades de ensino com maior flexibilidade e fortalecimento da autonomia dos sistemas escolares estaduais e municipais, enfatizando a descentralização e a participação da sociedade civil na busca da efetividade das políticas públicas. A Emenda Constitucional n° 14/96 cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério - FUNDEF e institui o Conselho de Acompanhamento e Controle Social para acompanhar e controlar a repartição, transferência e aplicação dos recursos do FUNDEF. O objetivo desta dissertação foi avaliar as condições de funcionamento, o papel, a atuação e os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF no ensino fundamental público nos municípios de Minas Gerais. O estudo comparativo propiciou identificar rotinas, procedimentos e dificuldades enfrentadas pelos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF; pesquisar ações realizadas e estratégias desenvolvidas por seus membros para viabilizar o cumprimento de suas atribuições; analisar as leis de criação dos conselhos, identificando o perfil de seus membros, composição e formas de indicação; avaliar as relações estabelecidas entre o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF e o executivo municipal; bem como identificar as principais necessidades de capacitação profissional por parte dos conselheiros.
id FJP-2_9532bea5be2913f4d42d12fed369542b
oai_identifier_str oai:repositorio.fjp.mg.gov.br:tede/313
network_acronym_str FJP-2
network_name_str Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
repository_id_str
spelling 2016-01-25T14:52:41Z2023-10-25T12:58:06Z2010-05-282023-10-25T12:58:06Z2003-11-18RICARDO, Angela Maria Albuquerque de Paula. Os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF. 2003. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2003.http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/313application/pdfporFundação João PinheiroCurso de Mestrado em Administração PúblicaFJPBRAdministração PúblicaEducaçãoFinanciamento da educaçãoPolítica socialConselho setorialEnsino fundamentalMinas GeraisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOs desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVeiga, Laura daSomarriba, Maria das Mercês GomesCosta, Bruno Lazzarotti Dinizhttp://lattes.cnpq.br/3149829192330097http://lattes.cnpq.br/2084604177044476http://lattes.cnpq.br/7530447934015963Ricardo, Angela Maria Albuquerque de PaulaA Constituição de 1988 promoveu uma profunda mudança na gestão das políticas sociais, sobretudo na área da educação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sancionada em dezembro de 1996, introduz inovações nos diferentes níveis e modalidades de ensino com maior flexibilidade e fortalecimento da autonomia dos sistemas escolares estaduais e municipais, enfatizando a descentralização e a participação da sociedade civil na busca da efetividade das políticas públicas. A Emenda Constitucional n° 14/96 cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério - FUNDEF e institui o Conselho de Acompanhamento e Controle Social para acompanhar e controlar a repartição, transferência e aplicação dos recursos do FUNDEF. O objetivo desta dissertação foi avaliar as condições de funcionamento, o papel, a atuação e os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF no ensino fundamental público nos municípios de Minas Gerais. O estudo comparativo propiciou identificar rotinas, procedimentos e dificuldades enfrentadas pelos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF; pesquisar ações realizadas e estratégias desenvolvidas por seus membros para viabilizar o cumprimento de suas atribuições; analisar as leis de criação dos conselhos, identificando o perfil de seus membros, composição e formas de indicação; avaliar as relações estabelecidas entre o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF e o executivo municipal; bem como identificar as principais necessidades de capacitação profissional por parte dos conselheiros.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiroinstname:Fundação João Pinheiro (FJP)instacron:FJPORIGINALAngela Maria.pdfapplication/pdf9187865http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/c95ac4a6-9050-476b-b81a-57a2c13e9e4e/download975351aee315d771ce8b65c3eb29b855MD51tede/3132024-02-09 10:52:24.308open.accessoai:repositorio.fjp.mg.gov.br:tede/313http://repositorio.fjp.mg.gov.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/oai/requestopendoar:2024-02-09T13:52:24Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro - Fundação João Pinheiro (FJP)false
dc.title.por.fl_str_mv Os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF
title Os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF
spellingShingle Os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF
Ricardo, Angela Maria Albuquerque de Paula
Educação
Financiamento da educação
Política social
Conselho setorial
Ensino fundamental
Minas Gerais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF
title_full Os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF
title_fullStr Os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF
title_full_unstemmed Os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF
title_sort Os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF
author Ricardo, Angela Maria Albuquerque de Paula
author_facet Ricardo, Angela Maria Albuquerque de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veiga, Laura da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Somarriba, Maria das Mercês Gomes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Costa, Bruno Lazzarotti Diniz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3149829192330097
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2084604177044476
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7530447934015963
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Angela Maria Albuquerque de Paula
contributor_str_mv Veiga, Laura da
Somarriba, Maria das Mercês Gomes
Costa, Bruno Lazzarotti Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Financiamento da educação
Política social
Conselho setorial
Ensino fundamental
Minas Gerais
topic Educação
Financiamento da educação
Política social
Conselho setorial
Ensino fundamental
Minas Gerais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A Constituição de 1988 promoveu uma profunda mudança na gestão das políticas sociais, sobretudo na área da educação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sancionada em dezembro de 1996, introduz inovações nos diferentes níveis e modalidades de ensino com maior flexibilidade e fortalecimento da autonomia dos sistemas escolares estaduais e municipais, enfatizando a descentralização e a participação da sociedade civil na busca da efetividade das políticas públicas. A Emenda Constitucional n° 14/96 cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério - FUNDEF e institui o Conselho de Acompanhamento e Controle Social para acompanhar e controlar a repartição, transferência e aplicação dos recursos do FUNDEF. O objetivo desta dissertação foi avaliar as condições de funcionamento, o papel, a atuação e os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF no ensino fundamental público nos municípios de Minas Gerais. O estudo comparativo propiciou identificar rotinas, procedimentos e dificuldades enfrentadas pelos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF; pesquisar ações realizadas e estratégias desenvolvidas por seus membros para viabilizar o cumprimento de suas atribuições; analisar as leis de criação dos conselhos, identificando o perfil de seus membros, composição e formas de indicação; avaliar as relações estabelecidas entre o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF e o executivo municipal; bem como identificar as principais necessidades de capacitação profissional por parte dos conselheiros.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-11-18
dc.date.available.fl_str_mv 2010-05-28
2023-10-25T12:58:06Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-25T14:52:41Z
2023-10-25T12:58:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RICARDO, Angela Maria Albuquerque de Paula. Os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF. 2003. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/313
identifier_str_mv RICARDO, Angela Maria Albuquerque de Paula. Os desafios dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF. 2003. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2003.
url http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação João Pinheiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Curso de Mestrado em Administração Pública
dc.publisher.initials.fl_str_mv FJP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração Pública
publisher.none.fl_str_mv Fundação João Pinheiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
instname:Fundação João Pinheiro (FJP)
instacron:FJP
instname_str Fundação João Pinheiro (FJP)
instacron_str FJP
institution FJP
reponame_str Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
collection Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/c95ac4a6-9050-476b-b81a-57a2c13e9e4e/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 975351aee315d771ce8b65c3eb29b855
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro - Fundação João Pinheiro (FJP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797676083284279296