Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Pedroso, Carla Carvalho
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.furg.br/handle/1/10269
Resumo: A leitura de textos literários, no contexto escolar brasileiro, é historicamente vivenciada pelos alunos como uma tarefa imposta e, muitas vezes, desagradável, que tanto pode afastá-los quanto, em raras vezes, aproximá-los do contato com os livros. No entanto, por representar para muitas crianças e jovens a única oportunidade de acesso aos livros, a escola desempenha papel fundamental na formação de leitores. Motivado por esse conflito, o presente trabalho de pesquisa busca investigar as questões que perpassam o ensino de leitura literária na escola através da revisão bibliográfica da literatura pertinente ao letramento literário e investigação das crenças de oito professoras de língua portuguesa e literatura de duas escolas de ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados dá-se através de entrevista semiestruturada com as participantes. Verifica-se diversos fatores que contribuem para o insucesso das práticas de letramento literário no ensino fundamental, tanto na dimensão do ensino de literatura na escola, quanto na dimensão da formação de professores. Realiza-se o levantamento dos fatores encontrados e destaca-se a descontinuidade do processo de letramento literário no ensino fundamental.
id FURG_1390581aefeee010d0ad33a46343f17b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/10269
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamentalLetramento literárioLeitura literáriaMediação pedagógicaLinguística aplicada críticaEstudo de crençasLiterary literacyLiterary readingPedagogical mediationCritical applied linguisticsStudy of beliefsA leitura de textos literários, no contexto escolar brasileiro, é historicamente vivenciada pelos alunos como uma tarefa imposta e, muitas vezes, desagradável, que tanto pode afastá-los quanto, em raras vezes, aproximá-los do contato com os livros. No entanto, por representar para muitas crianças e jovens a única oportunidade de acesso aos livros, a escola desempenha papel fundamental na formação de leitores. Motivado por esse conflito, o presente trabalho de pesquisa busca investigar as questões que perpassam o ensino de leitura literária na escola através da revisão bibliográfica da literatura pertinente ao letramento literário e investigação das crenças de oito professoras de língua portuguesa e literatura de duas escolas de ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados dá-se através de entrevista semiestruturada com as participantes. Verifica-se diversos fatores que contribuem para o insucesso das práticas de letramento literário no ensino fundamental, tanto na dimensão do ensino de literatura na escola, quanto na dimensão da formação de professores. Realiza-se o levantamento dos fatores encontrados e destaca-se a descontinuidade do processo de letramento literário no ensino fundamental.The reading of literary texts, in the Brazilian school context, is historically experienced by students as an imposed and, often, unpleasant task, which can either alienate them or, on rare occasions, bring them closer to contact with books. However, as it represents for many children and young people the only opportunity to access books, the school plays a fundamental role in the training of readers. Motivated by this conflict, the present research work seeks to investigate the issues that permeate the teaching of literary reading in the school through the bibliographic review of the literature pertinent to literary literacy and investigation of the beliefs of eight teachers of Portuguese language and literature from two fundamental schools of the public school system in the city of Rio Grande in the state of Rio Grande do Sul. Data collection takes place through semi-structured interviews with the participants. There are several factors that contribute to the failure of literary literacy practices in elementary education, both in the dimension of teaching literature at school, and in the dimension of teacher training. A survey of the factors found is carried out and the discontinuity of the literary literacy process in elementary education is highlighted.Fritsch, Valter Henrique de CastroPedroso, Carla Carvalho2021-12-31T00:07:50Z2021-12-31T00:07:50Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEDROSO, Carla Carvalho. Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.http://repositorio.furg.br/handle/1/10269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-12-31T00:07:50Zoai:repositorio.furg.br:1/10269Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-12-31T00:07:50Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental
title Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental
spellingShingle Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental
Pedroso, Carla Carvalho
Letramento literário
Leitura literária
Mediação pedagógica
Linguística aplicada crítica
Estudo de crenças
Literary literacy
Literary reading
Pedagogical mediation
Critical applied linguistics
Study of beliefs
title_short Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental
title_full Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental
title_fullStr Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental
title_full_unstemmed Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental
title_sort Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental
author Pedroso, Carla Carvalho
author_facet Pedroso, Carla Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fritsch, Valter Henrique de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Carla Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Leitura literária
Mediação pedagógica
Linguística aplicada crítica
Estudo de crenças
Literary literacy
Literary reading
Pedagogical mediation
Critical applied linguistics
Study of beliefs
topic Letramento literário
Leitura literária
Mediação pedagógica
Linguística aplicada crítica
Estudo de crenças
Literary literacy
Literary reading
Pedagogical mediation
Critical applied linguistics
Study of beliefs
description A leitura de textos literários, no contexto escolar brasileiro, é historicamente vivenciada pelos alunos como uma tarefa imposta e, muitas vezes, desagradável, que tanto pode afastá-los quanto, em raras vezes, aproximá-los do contato com os livros. No entanto, por representar para muitas crianças e jovens a única oportunidade de acesso aos livros, a escola desempenha papel fundamental na formação de leitores. Motivado por esse conflito, o presente trabalho de pesquisa busca investigar as questões que perpassam o ensino de leitura literária na escola através da revisão bibliográfica da literatura pertinente ao letramento literário e investigação das crenças de oito professoras de língua portuguesa e literatura de duas escolas de ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados dá-se através de entrevista semiestruturada com as participantes. Verifica-se diversos fatores que contribuem para o insucesso das práticas de letramento literário no ensino fundamental, tanto na dimensão do ensino de literatura na escola, quanto na dimensão da formação de professores. Realiza-se o levantamento dos fatores encontrados e destaca-se a descontinuidade do processo de letramento literário no ensino fundamental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31T00:07:50Z
2021-12-31T00:07:50Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEDROSO, Carla Carvalho. Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.
http://repositorio.furg.br/handle/1/10269
identifier_str_mv PEDROSO, Carla Carvalho. Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/10269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384480388743168