Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Souza, Vagner Viera de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.furg.br/handle/1/8412
Resumo: Para refletir sobre a Formação de Professores, em um âmbito geral, é preciso pensar em quão diferentes são os sujeitos que atuam nesta atividade. Ao voltarmos os nossos olhares para a Formação dos Professores que atuam na Educação do Campo, necessitamos respeitar as especificidades do contexto de atuação destes profissionais. A Proposta de Formação Continuada para as Escolas do Campo - ProfCampo, ocorreu durante o segundo semestre de 2018 nas três Escolas do Campo municipais, as quais ofertam os anos finais do ensino fundamental. Esta pesquisa de cunho qualitativo tem por objetivo identificar as potencialidades do ProfCampo enquanto espaço formativo semi- presencial para os professores dos anos finais das Escolas do Campo da cidade do Rio Grande (RS). Os sujeitos pesquisados constituem-se por 20 professores dos anos finais das Escolas do Campo da rede municipal de ensino do Rio Grande (RS), os quais participaram desta proposta formativa. Enquanto instrumento de produção dos dados, utilizamos o questionário, o qual foi disponibilizado on-line, a partir do Google Forms. Em relação a análise dos dados, utilizamos como proposta metodológica, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefèvre e Lefèvre (2005). Com a finalidade de responder a questão de pesquisa: "Quais as contribuiçoes do ProfCampo para a formação de professores dos anos finais do ensino fundamental das Escolas do Campo da cidade do Rio Grande (RS) ?", após operarmos a técnica de análise, obtivemos três discursos coletivos: "A Formação sob o Olhar dos Professores", "O Olhar Sobre Educação à Distância e Presencial" e "O Olhar dos Professores Sobre o ProfCampo". Em nossas considerações finais, apresentamos algumas reflexões acerca dos resultados encontrados após a análise dos discursos, bem como sugestões embasadas nas falas do sujeito coletivo, com a finalidade de qualificar as atividades do ProfCampo e, potencializá-lo enquanto uma proposta formativa semi-presencial recorrente do município de Rio Grande (RS). A pesquisa identificou aspectos positivos e negativos da proposta formativa, sob o olhar dos professores pesquisados, ao mesmo tempo em que identifica o ProfCampo enquanto um movimento importante na construção de novas possibilidades formativas, as quais levem para o contexto do Campo novas metodologias e, permeie novas aproximações com as tecnologias digitais presentes na sociedade globalizada atual.
id FURG_4b4f19e2e4f3d5af80c15421c6ed6f56
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8412
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do CampoFormação de professoresEducação do campoTecnologias digitaisWhatsAppTeacher trainingRural educationDigital technologiesWhatsAppPara refletir sobre a Formação de Professores, em um âmbito geral, é preciso pensar em quão diferentes são os sujeitos que atuam nesta atividade. Ao voltarmos os nossos olhares para a Formação dos Professores que atuam na Educação do Campo, necessitamos respeitar as especificidades do contexto de atuação destes profissionais. A Proposta de Formação Continuada para as Escolas do Campo - ProfCampo, ocorreu durante o segundo semestre de 2018 nas três Escolas do Campo municipais, as quais ofertam os anos finais do ensino fundamental. Esta pesquisa de cunho qualitativo tem por objetivo identificar as potencialidades do ProfCampo enquanto espaço formativo semi- presencial para os professores dos anos finais das Escolas do Campo da cidade do Rio Grande (RS). Os sujeitos pesquisados constituem-se por 20 professores dos anos finais das Escolas do Campo da rede municipal de ensino do Rio Grande (RS), os quais participaram desta proposta formativa. Enquanto instrumento de produção dos dados, utilizamos o questionário, o qual foi disponibilizado on-line, a partir do Google Forms. Em relação a análise dos dados, utilizamos como proposta metodológica, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefèvre e Lefèvre (2005). Com a finalidade de responder a questão de pesquisa: "Quais as contribuiçoes do ProfCampo para a formação de professores dos anos finais do ensino fundamental das Escolas do Campo da cidade do Rio Grande (RS) ?", após operarmos a técnica de análise, obtivemos três discursos coletivos: "A Formação sob o Olhar dos Professores", "O Olhar Sobre Educação à Distância e Presencial" e "O Olhar dos Professores Sobre o ProfCampo". Em nossas considerações finais, apresentamos algumas reflexões acerca dos resultados encontrados após a análise dos discursos, bem como sugestões embasadas nas falas do sujeito coletivo, com a finalidade de qualificar as atividades do ProfCampo e, potencializá-lo enquanto uma proposta formativa semi-presencial recorrente do município de Rio Grande (RS). A pesquisa identificou aspectos positivos e negativos da proposta formativa, sob o olhar dos professores pesquisados, ao mesmo tempo em que identifica o ProfCampo enquanto um movimento importante na construção de novas possibilidades formativas, as quais levem para o contexto do Campo novas metodologias e, permeie novas aproximações com as tecnologias digitais presentes na sociedade globalizada atual.In order to reflect on Teacher Training, in a general context, it is necessary to think about how different the subjects that act in this activity are. When we turn our eyes towards the Formation of Teachers who work in the Rural Education, we need to respect the specifics of the context of these professionals. The Proposta de Formação Continuada para as Escolas do Campo - ProfCampo, took place during the second half of 2018 in the three municipal Rural Schools, which offer the final years of elementary education. This qualitative research aims to identify the potential of ProfCampo as a semi-presential training space for the teachers of Rural Schools in the city of Rio Grande (RS). The subjects surveyed are comprised of 20 teachers who teach for final grades Rural Schools of the municipal school network of Rio Grande (RS), who participated in this training proposal. As a data production tool, we used the questionnaire, which was made available online from Google Forms. In relation to the data analysis, we used as a methodological proposal the Lefèvre and Lefèvre Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) technique (2005). With the purpose of answering the research question: "What are the contributions of ProfCampo to the training of teachers in the final years of elementary school in the Rural Schools of the city of Rio Grande (RS)?", After operating the analysis technique, we obtained three collective discourses: "The Training under the Eyes of Teachers", "The Look on Distance Learning and Presential" and "The Teachers' View About ProfCampo". In our final considerations, we present some reflections about the results found after the discourse analysis, as well as suggestions based on the collective subject's speech, in order to qualify the activities of ProfCampo and to potentiate it potentiate as a recurrent semi- presential training proposal of the municipality of Rio Grande (RS). The research identified positive and negative aspects of the training proposal, under the eyes of the teachers researched, while identifying the ProfCampo as an important movement in the construction of new formative possibilities, which lead to the Rural context new methodologies and, promote new approaches with the digital technologies in the current globalized society.Pereira, Elaine CorrêaSouza, Vagner Viera de2020-03-10T15:22:34Z2020-03-10T15:22:34Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Vagner Viera de. Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação em ciências) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande., 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/8412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-03-10T15:22:34Zoai:repositorio.furg.br:1/8412Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestrepositorio@furg.br||sib.bdtd@furg.bropendoar:2020-03-10T15:22:34Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo
title Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo
spellingShingle Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo
Souza, Vagner Viera de
Formação de professores
Educação do campo
Tecnologias digitais
WhatsApp
Teacher training
Rural education
Digital technologies
WhatsApp
title_short Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo
title_full Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo
title_fullStr Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo
title_full_unstemmed Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo
title_sort Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo
author Souza, Vagner Viera de
author_facet Souza, Vagner Viera de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Elaine Corrêa
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vagner Viera de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação do campo
Tecnologias digitais
WhatsApp
Teacher training
Rural education
Digital technologies
WhatsApp
topic Formação de professores
Educação do campo
Tecnologias digitais
WhatsApp
Teacher training
Rural education
Digital technologies
WhatsApp
description Para refletir sobre a Formação de Professores, em um âmbito geral, é preciso pensar em quão diferentes são os sujeitos que atuam nesta atividade. Ao voltarmos os nossos olhares para a Formação dos Professores que atuam na Educação do Campo, necessitamos respeitar as especificidades do contexto de atuação destes profissionais. A Proposta de Formação Continuada para as Escolas do Campo - ProfCampo, ocorreu durante o segundo semestre de 2018 nas três Escolas do Campo municipais, as quais ofertam os anos finais do ensino fundamental. Esta pesquisa de cunho qualitativo tem por objetivo identificar as potencialidades do ProfCampo enquanto espaço formativo semi- presencial para os professores dos anos finais das Escolas do Campo da cidade do Rio Grande (RS). Os sujeitos pesquisados constituem-se por 20 professores dos anos finais das Escolas do Campo da rede municipal de ensino do Rio Grande (RS), os quais participaram desta proposta formativa. Enquanto instrumento de produção dos dados, utilizamos o questionário, o qual foi disponibilizado on-line, a partir do Google Forms. Em relação a análise dos dados, utilizamos como proposta metodológica, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefèvre e Lefèvre (2005). Com a finalidade de responder a questão de pesquisa: "Quais as contribuiçoes do ProfCampo para a formação de professores dos anos finais do ensino fundamental das Escolas do Campo da cidade do Rio Grande (RS) ?", após operarmos a técnica de análise, obtivemos três discursos coletivos: "A Formação sob o Olhar dos Professores", "O Olhar Sobre Educação à Distância e Presencial" e "O Olhar dos Professores Sobre o ProfCampo". Em nossas considerações finais, apresentamos algumas reflexões acerca dos resultados encontrados após a análise dos discursos, bem como sugestões embasadas nas falas do sujeito coletivo, com a finalidade de qualificar as atividades do ProfCampo e, potencializá-lo enquanto uma proposta formativa semi-presencial recorrente do município de Rio Grande (RS). A pesquisa identificou aspectos positivos e negativos da proposta formativa, sob o olhar dos professores pesquisados, ao mesmo tempo em que identifica o ProfCampo enquanto um movimento importante na construção de novas possibilidades formativas, as quais levem para o contexto do Campo novas metodologias e, permeie novas aproximações com as tecnologias digitais presentes na sociedade globalizada atual.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-10T15:22:34Z
2020-03-10T15:22:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Vagner Viera de. Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação em ciências) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande., 2019.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8412
identifier_str_mv SOUZA, Vagner Viera de. Formação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação em ciências) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande., 2019.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@furg.br||sib.bdtd@furg.br
_version_ 1830651945195405312