Trajetória Histórica do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem de 1980 a 2010

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Afonso, Shirley
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Escola Paulista de Enfermagem
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/463
Resumo: Introdução: O ensino na Escola Paulista de Enfermagem, entre os anos de 1980 e 2010, participou de movimentos de transformações sociais e políticas, que influenciaram a gestão e repercutiram numa nova cultura escolar. Estes movimentos fizeram com que a escola lutasse por sua autonomia, permitindo constituir-se em um espaço de educação e pesquisa, além de referência para a profissionalização da enfermagem no Estado de São Paulo e no Brasil. Objetivo: Compreender como ocorreu o ensino de Graduação em Enfermagem na EscolaPaulista de Enfermagem, a partir da percepção das diretoras e vice-diretoras dedepartamento, coordenadoras de curso e docentes entre o período de 1980 a 2010. Método: O estudo teve como delineamento da pesquisa o tipo qualitativo, sob a perspectiva histórico-social e utilizando o método da História Oral Temática. Os participantes do estudo foram enfermeiras diretoras e vice-diretoras de departamento, coordenadoras de curso e docentes do curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem e que estiveramna escola, entre 1980 e 2010. A análise dos relatos foi realizada por meio do modelo proposto por Bardin. Resultados: Os resultados encontrados demonstraram, que os fatores históricos influenciadores na Escola Paulista de Enfermagem foram interpretados como um processo de democratização das relações sociais, econômicas, políticas e culturais, capazes de imprimir uma cultura escolar sustentada em valores que caracterizam o interesse pelo avanço, crescimento e aprimoramento da profissionalização em enfermagem. Identificou-se transformações que imprimiram um perfil de formação característico, com base num currículo flexível aos saberes da profissão e ao mundo do trabalho. Conclusões: É possível afirmar, que a escola expandiu de forma administrativa e acadêmica entre os anos 1980 e 2010, porém, conforme os relatos das docentes ainda precisa organizar seus processos administrativos para incorporar uma cultura mais ampla e adaptável às exigências técnico-científicas atuais, como organizar-se nos processos de internacionalização e oportunizar estratégias de ensino com uso de recursos tecnológicos mais avançados. Esta pesquisa historiográfica permitiu debater sobre o passado e ofereceu ferramentas, que poderão auxiliar nos processos educativos em contextos diversos. Promoveu elementos para uma compreensão e ampliação da consciência, sentidos e significados sobre a própria identidade profissional.
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Método: O estudo teve como delineamento da pesquisa o tipo qualitativo, sob a perspectiva histórico-social e utilizando o método da História Oral Temática. Os participantes do estudo foram enfermeiras diretoras e vice-diretoras de departamento, coordenadoras de curso e docentes do curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem e que estiveramna escola, entre 1980 e 2010. A análise dos relatos foi realizada por meio do modelo proposto por Bardin. Resultados: Os resultados encontrados demonstraram, que os fatores históricos influenciadores na Escola Paulista de Enfermagem foram interpretados como um processo de democratização das relações sociais, econômicas, políticas e culturais, capazes de imprimir uma cultura escolar sustentada em valores que caracterizam o interesse pelo avanço, crescimento e aprimoramento da profissionalização em enfermagem. Identificou-se transformações que imprimiram um perfil de formação característico, com base num currículo flexível aos saberes da profissão e ao mundo do trabalho. Conclusões: É possível afirmar, que a escola expandiu de forma administrativa e acadêmica entre os anos 1980 e 2010, porém, conforme os relatos das docentes ainda precisa organizar seus processos administrativos para incorporar uma cultura mais ampla e adaptável às exigências técnico-científicas atuais, como organizar-se nos processos de internacionalização e oportunizar estratégias de ensino com uso de recursos tecnológicos mais avançados. Esta pesquisa historiográfica permitiu debater sobre o passado e ofereceu ferramentas, que poderão auxiliar nos processos educativos em contextos diversos. Promoveu elementos para uma compreensão e ampliação da consciência, sentidos e significados sobre a própria identidade profissional.Introduction: Teaching at the Paulista School of Nursing, between the years 1980 and 2010, participated in movements of social and political transformations, which influenced management and had repercussions on a new school culture. These movements made the school fight for its autonomy, allowing it to become a space for education and research, as well as a reference for the professionalization of nursing in the state of São Paulo and in Brazil. Objective: To understand how undergraduate nursing education occurred at the Paulista School of Nursing, from the perception of the department directors and vice-directors, course coordinators and teachers between the period 1980 and 2010. Method: The research design of the study was qualitative, from a historical-social perspective and using the method of Thematic Oral History. The participants of the study were nurses, department directors and vice-directors, course coordinators and teachers of the Undergraduate Nursing Course of the Paulista School of Nursing who were at the school between 1980 and 2010. The analysis of the testimonies was performed using the model proposed by Bardin. Results: The results found demonstrated, that the historical influential factors in the Paulista School of Nursing were interpreted as a process of democratization of social, economic, political and cultural relations, capable of imprinting a school culture sustained in values that characterize the interest for the advancement, growth and improvement of professionalization in nursing. It was identified transformations that printed a profile of characteristic formation, based on a flexible curriculum to the knowledge of the profession and the world of work. Conclusions: It is possible to state that the school expanded administratively and academically between the 1980s and 2010. However, according to the reports of the teachers, it still needs to organize its administrative processes to incorporate a broader culture and adapt to current technical and scientific requirements, such as organizing itself in internationalization processes and providing teaching strategies with the use of more advanced technological resources. This historiographical research allowed us to debate about the past and offered tools that may help in the educational processes in different contexts. It promoted elements for an understanding and expansion of awareness, senses and meanings about one's own professional identity.Universidade Federal de São PauloEscola Paulista de EnfermagemBrasilPrograma de Pós-Graduação em Enfermagemhttp://lattes.cnpq.br/2041076765945086https://orcid.org/0000-0003-1824-0451Neves, Vanessahttps://orcid.org/0000-0002-2226-4723http://lattes.cnpq.br/7132941543481307Afonso, Shirley2024-01-10T14:09:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICT2024-01-10T14:09:06Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/463Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-01-10T14:09:06Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false
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