ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Pereira, Maria
Outros Autores: Brandao, Jefferson, Silva, Romulo, Carvalho, Erick
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1769
Resumo: Diante da car?ncia de estrutura f?sica escolar para o desenvolvimento de pr?ticas laboratoriais, principalmente, na ?rea de Matem?tica, uma vez que o uso de materiais concretos e instrumentos necess?rios para a realiza??o de experimentos ? algo bastante pertinente. Tendo em vista, o problema em ?nfase, surgiu a ideia de constru??o de um Laborat?rio Sustent?vel de Matem?tica (LSM), como alternativa eficaz e economicamente vi?vel para a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Valeriano Pereira, na cidade de Lagoa-PB. A ideia de inser??o da Sustentabilidade dentro da tem?tica estudada torna o tema de car?ter transversal, permeando as v?rias esferas que integram o conhecimento cient?fico. Diante do contexto em estudo, a pesquisa teve como finalidade central facilitar a compreens?o dos conte?dos de maior relev?ncia e complexidade no ?mbito da Matem?tica pelos educandos, buscando ferramentas de f?cil acessibilidade e de baixo custo, tendo o LSM como um espa?o educativo e interativo. Desta forma, trabalhar a tem?tica em enfoque no ensino fundamental, especificamente em duas turmas do 7? Ano (A e B), as quais contabilizam um total de 30 discentes, pressup?e uma vis?o otimista no desenvolvimento das compet?ncias e habilidades trabalhadas no ?mbito interdisciplinar, possibilitando a valoriza??o dos avan?os pedag?gicos que instiguem na eleva??o da autoestima, de maneira a tornar significativo o processo de constru??o do conhecimento. As atividades desenvolvidas neste trabalho tiveram um car?ter avaliativo qualitativo, a partir da anota??o de observa??es pontuais durante o processo de aplica??o das mesmas, as quais foram tidas como uma excelente forma de di?logo entre as esferas: escola, docente e discente, di?logo esse constru?do a partir de uma imers?o comunicativa, dial?gica e l?dica, tornando o componente curricular Matem?tica bastante atual e hol?stico quando se trata de repensar metodologias alternativas de ensino e aprendizagem.
id IFPB_239837906d9c30848daa7e0494b35032
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1769
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Pereira, MariaBrandao, JeffersonSilva, RomuloCarvalho, Erick2021-12-02T19:41:11Z2021-12-02T19:41:11Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1769Diante da car?ncia de estrutura f?sica escolar para o desenvolvimento de pr?ticas laboratoriais, principalmente, na ?rea de Matem?tica, uma vez que o uso de materiais concretos e instrumentos necess?rios para a realiza??o de experimentos ? algo bastante pertinente. Tendo em vista, o problema em ?nfase, surgiu a ideia de constru??o de um Laborat?rio Sustent?vel de Matem?tica (LSM), como alternativa eficaz e economicamente vi?vel para a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Valeriano Pereira, na cidade de Lagoa-PB. A ideia de inser??o da Sustentabilidade dentro da tem?tica estudada torna o tema de car?ter transversal, permeando as v?rias esferas que integram o conhecimento cient?fico. Diante do contexto em estudo, a pesquisa teve como finalidade central facilitar a compreens?o dos conte?dos de maior relev?ncia e complexidade no ?mbito da Matem?tica pelos educandos, buscando ferramentas de f?cil acessibilidade e de baixo custo, tendo o LSM como um espa?o educativo e interativo. Desta forma, trabalhar a tem?tica em enfoque no ensino fundamental, especificamente em duas turmas do 7? Ano (A e B), as quais contabilizam um total de 30 discentes, pressup?e uma vis?o otimista no desenvolvimento das compet?ncias e habilidades trabalhadas no ?mbito interdisciplinar, possibilitando a valoriza??o dos avan?os pedag?gicos que instiguem na eleva??o da autoestima, de maneira a tornar significativo o processo de constru??o do conhecimento. As atividades desenvolvidas neste trabalho tiveram um car?ter avaliativo qualitativo, a partir da anota??o de observa??es pontuais durante o processo de aplica??o das mesmas, as quais foram tidas como uma excelente forma de di?logo entre as esferas: escola, docente e discente, di?logo esse constru?do a partir de uma imers?o comunicativa, dial?gica e l?dica, tornando o componente curricular Matem?tica bastante atual e hol?stico quando se trata de repensar metodologias alternativas de ensino e aprendizagem.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-12-01T14:23:19Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_MARIA DAS GRA?AS DA SILVA PEREIRA.pdf: 182259 bytes, checksum: 1a052233ca9e675b1310a4476de14881 (MD5) tcc final (1).pdf: 839149 bytes, checksum: f318beadd879290eac8bd5cbd69ff57d (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-12-02T19:41:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_MARIA DAS GRA?AS DA SILVA PEREIRA.pdf: 182259 bytes, checksum: 1a052233ca9e675b1310a4476de14881 (MD5) tcc final (1).pdf: 839149 bytes, checksum: f318beadd879290eac8bd5cbd69ff57d (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-02T19:41:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_MARIA DAS GRA?AS DA SILVA PEREIRA.pdf: 182259 bytes, checksum: 1a052233ca9e675b1310a4476de14881 (MD5) tcc final (1).pdf: 839149 bytes, checksum: f318beadd879290eac8bd5cbd69ff57d (MD5) Previous issue date: 2020-12EnsinoAprendizagemLaborat?rio Sustent?vel de Matem?ticaSustentabilidadeELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?nciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_MARIA DAS GRA?AS DA SILVA PEREIRA.pdfAta de defesa_MARIA DAS GRA?AS DA SILVA PEREIRA.pdfapplication/pdf182259http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1769/1/Ata+de+defesa_MARIA+DAS+GRA%C3%87AS+DA+SILVA+PEREIRA.pdf1a052233ca9e675b1310a4476de14881MD51tcc final (1).pdftcc final (1).pdfapplication/pdf839149http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1769/2/tcc+final+%281%29.pdff318beadd879290eac8bd5cbd69ff57dMD52177683/17692021-12-02 16:41:11.712oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1769Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-12-02T19:41:11Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia
title ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia
spellingShingle ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia
Pereira, Maria
Ensino
Aprendizagem
Laborat?rio Sustent?vel de Matem?tica
Sustentabilidade
title_short ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia
title_full ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia
title_fullStr ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia
title_full_unstemmed ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia
title_sort ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia
author Pereira, Maria
author_facet Pereira, Maria
Brandao, Jefferson
Silva, Romulo
Carvalho, Erick
author_role author
author2 Brandao, Jefferson
Silva, Romulo
Carvalho, Erick
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria
Brandao, Jefferson
Silva, Romulo
Carvalho, Erick
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Laborat?rio Sustent?vel de Matem?tica
Sustentabilidade
topic Ensino
Aprendizagem
Laborat?rio Sustent?vel de Matem?tica
Sustentabilidade
description Diante da car?ncia de estrutura f?sica escolar para o desenvolvimento de pr?ticas laboratoriais, principalmente, na ?rea de Matem?tica, uma vez que o uso de materiais concretos e instrumentos necess?rios para a realiza??o de experimentos ? algo bastante pertinente. Tendo em vista, o problema em ?nfase, surgiu a ideia de constru??o de um Laborat?rio Sustent?vel de Matem?tica (LSM), como alternativa eficaz e economicamente vi?vel para a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Valeriano Pereira, na cidade de Lagoa-PB. A ideia de inser??o da Sustentabilidade dentro da tem?tica estudada torna o tema de car?ter transversal, permeando as v?rias esferas que integram o conhecimento cient?fico. Diante do contexto em estudo, a pesquisa teve como finalidade central facilitar a compreens?o dos conte?dos de maior relev?ncia e complexidade no ?mbito da Matem?tica pelos educandos, buscando ferramentas de f?cil acessibilidade e de baixo custo, tendo o LSM como um espa?o educativo e interativo. Desta forma, trabalhar a tem?tica em enfoque no ensino fundamental, especificamente em duas turmas do 7? Ano (A e B), as quais contabilizam um total de 30 discentes, pressup?e uma vis?o otimista no desenvolvimento das compet?ncias e habilidades trabalhadas no ?mbito interdisciplinar, possibilitando a valoriza??o dos avan?os pedag?gicos que instiguem na eleva??o da autoestima, de maneira a tornar significativo o processo de constru??o do conhecimento. As atividades desenvolvidas neste trabalho tiveram um car?ter avaliativo qualitativo, a partir da anota??o de observa??es pontuais durante o processo de aplica??o das mesmas, as quais foram tidas como uma excelente forma de di?logo entre as esferas: escola, docente e discente, di?logo esse constru?do a partir de uma imers?o comunicativa, dial?gica e l?dica, tornando o componente curricular Matem?tica bastante atual e hol?stico quando se trata de repensar metodologias alternativas de ensino e aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-02T19:41:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-02T19:41:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1769
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1769/1/Ata+de+defesa_MARIA+DAS+GRA%C3%87AS+DA+SILVA+PEREIRA.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1769/2/tcc+final+%281%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a052233ca9e675b1310a4476de14881
f318beadd879290eac8bd5cbd69ff57d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801661076085932032