ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | , , |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1769 |
Resumo: | Diante da car?ncia de estrutura f?sica escolar para o desenvolvimento de pr?ticas laboratoriais, principalmente, na ?rea de Matem?tica, uma vez que o uso de materiais concretos e instrumentos necess?rios para a realiza??o de experimentos ? algo bastante pertinente. Tendo em vista, o problema em ?nfase, surgiu a ideia de constru??o de um Laborat?rio Sustent?vel de Matem?tica (LSM), como alternativa eficaz e economicamente vi?vel para a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Valeriano Pereira, na cidade de Lagoa-PB. A ideia de inser??o da Sustentabilidade dentro da tem?tica estudada torna o tema de car?ter transversal, permeando as v?rias esferas que integram o conhecimento cient?fico. Diante do contexto em estudo, a pesquisa teve como finalidade central facilitar a compreens?o dos conte?dos de maior relev?ncia e complexidade no ?mbito da Matem?tica pelos educandos, buscando ferramentas de f?cil acessibilidade e de baixo custo, tendo o LSM como um espa?o educativo e interativo. Desta forma, trabalhar a tem?tica em enfoque no ensino fundamental, especificamente em duas turmas do 7? Ano (A e B), as quais contabilizam um total de 30 discentes, pressup?e uma vis?o otimista no desenvolvimento das compet?ncias e habilidades trabalhadas no ?mbito interdisciplinar, possibilitando a valoriza??o dos avan?os pedag?gicos que instiguem na eleva??o da autoestima, de maneira a tornar significativo o processo de constru??o do conhecimento. As atividades desenvolvidas neste trabalho tiveram um car?ter avaliativo qualitativo, a partir da anota??o de observa??es pontuais durante o processo de aplica??o das mesmas, as quais foram tidas como uma excelente forma de di?logo entre as esferas: escola, docente e discente, di?logo esse constru?do a partir de uma imers?o comunicativa, dial?gica e l?dica, tornando o componente curricular Matem?tica bastante atual e hol?stico quando se trata de repensar metodologias alternativas de ensino e aprendizagem. |
id |
IFPB_239837906d9c30848daa7e0494b35032 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1769 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, MariaBrandao, JeffersonSilva, RomuloCarvalho, Erick2021-12-02T19:41:11Z2021-12-02T19:41:11Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1769Diante da car?ncia de estrutura f?sica escolar para o desenvolvimento de pr?ticas laboratoriais, principalmente, na ?rea de Matem?tica, uma vez que o uso de materiais concretos e instrumentos necess?rios para a realiza??o de experimentos ? algo bastante pertinente. Tendo em vista, o problema em ?nfase, surgiu a ideia de constru??o de um Laborat?rio Sustent?vel de Matem?tica (LSM), como alternativa eficaz e economicamente vi?vel para a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Valeriano Pereira, na cidade de Lagoa-PB. A ideia de inser??o da Sustentabilidade dentro da tem?tica estudada torna o tema de car?ter transversal, permeando as v?rias esferas que integram o conhecimento cient?fico. Diante do contexto em estudo, a pesquisa teve como finalidade central facilitar a compreens?o dos conte?dos de maior relev?ncia e complexidade no ?mbito da Matem?tica pelos educandos, buscando ferramentas de f?cil acessibilidade e de baixo custo, tendo o LSM como um espa?o educativo e interativo. Desta forma, trabalhar a tem?tica em enfoque no ensino fundamental, especificamente em duas turmas do 7? Ano (A e B), as quais contabilizam um total de 30 discentes, pressup?e uma vis?o otimista no desenvolvimento das compet?ncias e habilidades trabalhadas no ?mbito interdisciplinar, possibilitando a valoriza??o dos avan?os pedag?gicos que instiguem na eleva??o da autoestima, de maneira a tornar significativo o processo de constru??o do conhecimento. As atividades desenvolvidas neste trabalho tiveram um car?ter avaliativo qualitativo, a partir da anota??o de observa??es pontuais durante o processo de aplica??o das mesmas, as quais foram tidas como uma excelente forma de di?logo entre as esferas: escola, docente e discente, di?logo esse constru?do a partir de uma imers?o comunicativa, dial?gica e l?dica, tornando o componente curricular Matem?tica bastante atual e hol?stico quando se trata de repensar metodologias alternativas de ensino e aprendizagem.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-12-01T14:23:19Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_MARIA DAS GRA?AS DA SILVA PEREIRA.pdf: 182259 bytes, checksum: 1a052233ca9e675b1310a4476de14881 (MD5) tcc final (1).pdf: 839149 bytes, checksum: f318beadd879290eac8bd5cbd69ff57d (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-12-02T19:41:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_MARIA DAS GRA?AS DA SILVA PEREIRA.pdf: 182259 bytes, checksum: 1a052233ca9e675b1310a4476de14881 (MD5) tcc final (1).pdf: 839149 bytes, checksum: f318beadd879290eac8bd5cbd69ff57d (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-02T19:41:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_MARIA DAS GRA?AS DA SILVA PEREIRA.pdf: 182259 bytes, checksum: 1a052233ca9e675b1310a4476de14881 (MD5) tcc final (1).pdf: 839149 bytes, checksum: f318beadd879290eac8bd5cbd69ff57d (MD5) Previous issue date: 2020-12EnsinoAprendizagemLaborat?rio Sustent?vel de Matem?ticaSustentabilidadeELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?nciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_MARIA DAS GRA?AS DA SILVA PEREIRA.pdfAta de defesa_MARIA DAS GRA?AS DA SILVA PEREIRA.pdfapplication/pdf182259http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1769/1/Ata+de+defesa_MARIA+DAS+GRA%C3%87AS+DA+SILVA+PEREIRA.pdf1a052233ca9e675b1310a4476de14881MD51tcc final (1).pdftcc final (1).pdfapplication/pdf839149http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1769/2/tcc+final+%281%29.pdff318beadd879290eac8bd5cbd69ff57dMD52177683/17692021-12-02 16:41:11.712oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1769Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-12-02T19:41:11Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia |
title |
ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia |
spellingShingle |
ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia Pereira, Maria Ensino Aprendizagem Laborat?rio Sustent?vel de Matem?tica Sustentabilidade |
title_short |
ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia |
title_full |
ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia |
title_fullStr |
ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia |
title_full_unstemmed |
ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia |
title_sort |
ELABORA??O DE MATERIAL DID?TICO: Um relato de experi?ncia |
author |
Pereira, Maria |
author_facet |
Pereira, Maria Brandao, Jefferson Silva, Romulo Carvalho, Erick |
author_role |
author |
author2 |
Brandao, Jefferson Silva, Romulo Carvalho, Erick |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria Brandao, Jefferson Silva, Romulo Carvalho, Erick |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Laborat?rio Sustent?vel de Matem?tica Sustentabilidade |
topic |
Ensino Aprendizagem Laborat?rio Sustent?vel de Matem?tica Sustentabilidade |
description |
Diante da car?ncia de estrutura f?sica escolar para o desenvolvimento de pr?ticas laboratoriais, principalmente, na ?rea de Matem?tica, uma vez que o uso de materiais concretos e instrumentos necess?rios para a realiza??o de experimentos ? algo bastante pertinente. Tendo em vista, o problema em ?nfase, surgiu a ideia de constru??o de um Laborat?rio Sustent?vel de Matem?tica (LSM), como alternativa eficaz e economicamente vi?vel para a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Valeriano Pereira, na cidade de Lagoa-PB. A ideia de inser??o da Sustentabilidade dentro da tem?tica estudada torna o tema de car?ter transversal, permeando as v?rias esferas que integram o conhecimento cient?fico. Diante do contexto em estudo, a pesquisa teve como finalidade central facilitar a compreens?o dos conte?dos de maior relev?ncia e complexidade no ?mbito da Matem?tica pelos educandos, buscando ferramentas de f?cil acessibilidade e de baixo custo, tendo o LSM como um espa?o educativo e interativo. Desta forma, trabalhar a tem?tica em enfoque no ensino fundamental, especificamente em duas turmas do 7? Ano (A e B), as quais contabilizam um total de 30 discentes, pressup?e uma vis?o otimista no desenvolvimento das compet?ncias e habilidades trabalhadas no ?mbito interdisciplinar, possibilitando a valoriza??o dos avan?os pedag?gicos que instiguem na eleva??o da autoestima, de maneira a tornar significativo o processo de constru??o do conhecimento. As atividades desenvolvidas neste trabalho tiveram um car?ter avaliativo qualitativo, a partir da anota??o de observa??es pontuais durante o processo de aplica??o das mesmas, as quais foram tidas como uma excelente forma de di?logo entre as esferas: escola, docente e discente, di?logo esse constru?do a partir de uma imers?o comunicativa, dial?gica e l?dica, tornando o componente curricular Matem?tica bastante atual e hol?stico quando se trata de repensar metodologias alternativas de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-02T19:41:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-02T19:41:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1769 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1769/1/Ata+de+defesa_MARIA+DAS+GRA%C3%87AS+DA+SILVA+PEREIRA.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1769/2/tcc+final+%281%29.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a052233ca9e675b1310a4476de14881 f318beadd879290eac8bd5cbd69ff57d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801661076085932032 |