USO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE COMO M?TODO DE APRENDIZAGEM FOCADO AO ENEM
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2740 |
Resumo: | Ciente das dificuldades enfrentadas pelos alunos concluintes do Ensino M?dio, em especial aqueles matriculados em escolas p?blicas, o presente trabalho apresenta, como alternativa para autoorganiza??o discente, a utiliza??o de ferramentas gerenciais da qualidade, com o intuito de otimizar, sistematizar e planejar um cronograma estrat?gico voltado para a realidade do Exame Nacional de Ensino M?dio (ENEM). Diante das defici?ncias e limita??es por parte de algumas metodologias adotadas nas escolas e com o intuito de auxiliar os alunos nos seus cronogramas de estudos, s?o indicadas algumas ferramentas, tais como: Estratifica??o, Diagrama de Pareto e Diagrama de Ishikawa, para a elabora??o de um plano de estudos otimizado e eficiente. Ap?s aplica??o dessas metodologias foi poss?vel concluir que tais ferramentas se mostraram eficientes para alcan?ar os objetivos propostos, sendo que a estratifica??o foi utilizada para categorizar e organizar os conte?dos analisados, o Diagrama de Pareto respons?vel por indicar quais assuntos deveriam ser priorizados e, por fim, o Diagrama de Ishikawa foi capaz de investigar as causas ra?zes dos principais problemas listados. |
id |
IFPB_62c4b9788b3f1e2e40c5b16f723cec20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2740 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
VIEIRA, P?MELA LARISSA DE SOUSA2023-01-18T19:20:29Z2023-01-18T19:20:29Z2022-06-22http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2740Ciente das dificuldades enfrentadas pelos alunos concluintes do Ensino M?dio, em especial aqueles matriculados em escolas p?blicas, o presente trabalho apresenta, como alternativa para autoorganiza??o discente, a utiliza??o de ferramentas gerenciais da qualidade, com o intuito de otimizar, sistematizar e planejar um cronograma estrat?gico voltado para a realidade do Exame Nacional de Ensino M?dio (ENEM). Diante das defici?ncias e limita??es por parte de algumas metodologias adotadas nas escolas e com o intuito de auxiliar os alunos nos seus cronogramas de estudos, s?o indicadas algumas ferramentas, tais como: Estratifica??o, Diagrama de Pareto e Diagrama de Ishikawa, para a elabora??o de um plano de estudos otimizado e eficiente. Ap?s aplica??o dessas metodologias foi poss?vel concluir que tais ferramentas se mostraram eficientes para alcan?ar os objetivos propostos, sendo que a estratifica??o foi utilizada para categorizar e organizar os conte?dos analisados, o Diagrama de Pareto respons?vel por indicar quais assuntos deveriam ser priorizados e, por fim, o Diagrama de Ishikawa foi capaz de investigar as causas ra?zes dos principais problemas listados.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-01-18T14:24:42Z No. of bitstreams: 2 P?MELA LARISSA DE SOUSA VIEIRA.pdf: 450292 bytes, checksum: 284d5243b0846fd038d3929f893926ea (MD5) P?MELA LARISSA DE SOUSA VIEIRA.pdf: 112117 bytes, checksum: f7c3b7513a7a97d38d9c3bd4d27bb29c (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-01-18T19:20:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 P?MELA LARISSA DE SOUSA VIEIRA.pdf: 450292 bytes, checksum: 284d5243b0846fd038d3929f893926ea (MD5) P?MELA LARISSA DE SOUSA VIEIRA.pdf: 112117 bytes, checksum: f7c3b7513a7a97d38d9c3bd4d27bb29c (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-18T19:20:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 P?MELA LARISSA DE SOUSA VIEIRA.pdf: 450292 bytes, checksum: 284d5243b0846fd038d3929f893926ea (MD5) P?MELA LARISSA DE SOUSA VIEIRA.pdf: 112117 bytes, checksum: f7c3b7513a7a97d38d9c3bd4d27bb29c (MD5) Previous issue date: 2022-06-22n?o h?interven??o pedag?gicaENEMferramentas da qualidadeotimiza??o de estudosUSO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE COMO M?TODO DE APRENDIZAGEM FOCADO AO ENEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALP?MELA LARISSA DE SOUSA VIEIRA.pdfP?MELA LARISSA DE SOUSA VIEIRA.pdfapplication/pdf450292http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2740/1/P%C3%82MELA+LARISSA+DE+SOUSA+VIEIRA.pdf284d5243b0846fd038d3929f893926eaMD51P?MELA LARISSA DE SOUSA VIEIRA.pdfP?MELA LARISSA DE SOUSA VIEIRA.pdfapplication/pdf112117http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2740/2/P%C3%82MELA+LARISSA+DE+SOUSA+VIEIRA.pdff7c3b7513a7a97d38d9c3bd4d27bb29cMD52177683/27402023-01-18 16:20:30.242oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2740Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-18T19:20:30Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
USO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE COMO M?TODO DE APRENDIZAGEM FOCADO AO ENEM |
title |
USO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE COMO M?TODO DE APRENDIZAGEM FOCADO AO ENEM |
spellingShingle |
USO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE COMO M?TODO DE APRENDIZAGEM FOCADO AO ENEM VIEIRA, P?MELA LARISSA DE SOUSA interven??o pedag?gica ENEM ferramentas da qualidade otimiza??o de estudos |
title_short |
USO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE COMO M?TODO DE APRENDIZAGEM FOCADO AO ENEM |
title_full |
USO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE COMO M?TODO DE APRENDIZAGEM FOCADO AO ENEM |
title_fullStr |
USO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE COMO M?TODO DE APRENDIZAGEM FOCADO AO ENEM |
title_full_unstemmed |
USO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE COMO M?TODO DE APRENDIZAGEM FOCADO AO ENEM |
title_sort |
USO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE COMO M?TODO DE APRENDIZAGEM FOCADO AO ENEM |
author |
VIEIRA, P?MELA LARISSA DE SOUSA |
author_facet |
VIEIRA, P?MELA LARISSA DE SOUSA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VIEIRA, P?MELA LARISSA DE SOUSA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interven??o pedag?gica ENEM ferramentas da qualidade otimiza??o de estudos |
topic |
interven??o pedag?gica ENEM ferramentas da qualidade otimiza??o de estudos |
description |
Ciente das dificuldades enfrentadas pelos alunos concluintes do Ensino M?dio, em especial aqueles matriculados em escolas p?blicas, o presente trabalho apresenta, como alternativa para autoorganiza??o discente, a utiliza??o de ferramentas gerenciais da qualidade, com o intuito de otimizar, sistematizar e planejar um cronograma estrat?gico voltado para a realidade do Exame Nacional de Ensino M?dio (ENEM). Diante das defici?ncias e limita??es por parte de algumas metodologias adotadas nas escolas e com o intuito de auxiliar os alunos nos seus cronogramas de estudos, s?o indicadas algumas ferramentas, tais como: Estratifica??o, Diagrama de Pareto e Diagrama de Ishikawa, para a elabora??o de um plano de estudos otimizado e eficiente. Ap?s aplica??o dessas metodologias foi poss?vel concluir que tais ferramentas se mostraram eficientes para alcan?ar os objetivos propostos, sendo que a estratifica??o foi utilizada para categorizar e organizar os conte?dos analisados, o Diagrama de Pareto respons?vel por indicar quais assuntos deveriam ser priorizados e, por fim, o Diagrama de Ishikawa foi capaz de investigar as causas ra?zes dos principais problemas listados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-18T19:20:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-18T19:20:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2740 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2740/1/P%C3%82MELA+LARISSA+DE+SOUSA+VIEIRA.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2740/2/P%C3%82MELA+LARISSA+DE+SOUSA+VIEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
284d5243b0846fd038d3929f893926ea f7c3b7513a7a97d38d9c3bd4d27bb29c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801661080005509120 |